Eu entendo o seu ponto, mas acho que foi tudo questão de matemática mesmo. O grande chamariz dessa aquisição foi Tomb Raider, mas talvez a galera esteja superestimando um pouco o peso da franquia. Como comparativo, vou usar o exemplo da aquisição da Insomniac que o
@xJohnKennedy citou:
Spider-Man - 20 milhões de unidades vendidas (info de novembro de 2020);
Miles Morales - 6,5 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
R&C Rift Apart - 1,1 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
Total: 27,6 milhões de unidades vendidas em 3 anos e em apenas uma plataforma.
Trilogia Reboot Tomb Raider - 38 milhões de unidades vendidas ao longo de 9 anos e com estes jogos lançados em pelo menos 3 plataformas (info de maio de 2022).
Uma análise bem rasa, com certeza, mas isso tudo sem considerar o passivo gigantesco. A Insomniac tem cerca de 400 funcionários, o que já é muita coisa, enquanto a Embracer absorveu mais de 1.100 funcionários com essa aquisição. A Microsoft tem o agravante de estar no meio do processo de aquisição da Activision Blizzard, mas a Sony poderia ter fechado esse negócio e não o fez. Eu acho que não tem mágica nenhuma aí, simplesmente as empresas acharam que o negócio não iria valer a pena.
Reforçando: tudo achismo!