Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


  • Total voters
    107

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,191
3,966
a
Estamos falando da mesma Square que cobrou 100 milhões por 1 ano de exclusividade para o Rise of Tomb Raider no Xbox e essa mesma Square, alguns anos depois, vendeu essa IP e mais 3 estúdios por "apenas" 300 milhões.
Eu tinha esquecido essa parte, da venda de 1 ano de exclusividade por esse preço.

Alguma treta teve no valor dessa venda, tomara que ainda seja revelado.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,712
76,139
Rio Grande do Sul
Eu tinha esquecido essa parte, da venda de 1 ano de exclusividade por esse preço.

Alguma treta teve no valor dessa venda, tomara que ainda seja revelado.
Em 2021, o lucro somado de Crystal Dynamics ($3,3 milhões) e Eidos ($504 mil) foi de $3,8 milhões. Já a receita foi de $170 milhões ($92,2 da CD e $77,89 da Eidos), então, as margens de lucro ficam em 3,57% e 0,64%, respectivamente - muito abaixo da média da Square, que é de 14,2%. As estururas eram muito caras e cada vez mais arriscadas, com margens bem espremidas. Os números estão aqui, da CD em dólares e Eidos em dólares canadenses, mas já converti acima.

Vendendo, a Square embolsou, de uma vez, o equivalente a 78x o lucro de ambos os estúdios no ano passado. Pode até parecer que tem alguma treta no meio pra se livrarem dessa forma, mas olhando para os números, comparando com as outras equipes da Square e pensando que eles não terão mais custo algum para manter essas equipes, é uma decisão que faz sentido.
 
Última edição:

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,647
36,007
São Paulo
Em 2021, o lucro somado de Crystal Dynamics ($3,3 milhões) e Eidos ($504 mil) foi de $3,8 milhões. Já a receita foi de $170 milhões ($92,2 da CD e $77,89 da Eidos), então, as margens de lucro ficam em 3,57% e 0,64%, respectivamente - muito abaixo da média da Square, que é de 14,2%. As estururas eram muito caras e cada vez mais arriscadas, com margens bem espremidas. Os números estão aqui, da CD em dólares e Eidos em dólares canadenses, mas já converti acima.

Vendendo, a Square embolsou, de uma vez, o equivalente a 78x o lucro de ambos os estúdios no ano passado. Pode até parecer que tem alguma treta no meio pra se livrarem dessa forma, mas olhando para os números, comparando com as outras equipes da Square e pensando que eles não terão mais custo algum para manter essas equipes, é uma decisão que faz sentido.
Até um quiosque de paletas mexicanas consegue uma margem melhor que a Crystal Dynamics e Eidos :laughing:
 
  • Curtir
  • Haha
Reações: 2JLR e Edu Barros

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,191
3,966
a
Em 2021, o lucro somado de Crystal Dynamics ($3,3 milhões) e Eidos ($504 mil) foi de $3,8 milhões. Já a receita foi de $170 milhões ($92,2 da CD e $77,89 da Eidos), então, as margens de lucro ficam em 3,57% e 0,64%, respectivamente - muito abaixo da média da Square, que é de 14,2%. As estururas eram muito caras e cada vez mais arriscadas, com margens bem espremidas. Os números estão aqui, da CD em dólares e Eidos em dólares canadenses, mas já converti acima.

Vendendo, a Square embolsou, de uma vez, o equivalente a 78x o lucro de ambos os estúdios no ano passado. Pode até parecer que tem alguma treta no meio pra se livrarem dessa forma, mas olhando para os números, comparando com as outras equipes da Square e pensando que eles não terão mais custo algum para manter essas equipes, é uma decisão que faz sentido.
Se a MS deixou isso passar sendo realmente 300M, pagando 100M a exclusividade de 1 ano de uma IP que esta incluída nesse negócio. Não entra na minha cabeça.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,712
76,139
Rio Grande do Sul
Se a MS deixou isso passar sendo realmente 300M, pagando 100M a exclusividade de 1 ano de uma IP que esta incluída nesse negócio. Não entra na minha cabeça.
Tem duas opções.

Ou nem chegou na Microsoft ou chegou e ela não achou que valia os $300 milhões.

Olhando as IPs que levaram, tendo nas principais Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain, a única que tem algum valor hoje é Tomb Raider. Deus EX não encontrou o sucesso comercial ou reconhecimento que deveria, o último Thief foi uma piada e Legacy of Kain tá morto há quase duas décadas. Todas elas podem voltar a ter espaço, mas pra isso é preciso investimento e apetite por risco, algo cada vez mais complicado se falando em jogos AAA.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Tem duas opções.

Ou nem chegou na Microsoft ou chegou e ela não achou que valia os $300 milhões.

Olhando as IPs que levaram, tendo nas principais Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain, a única que tem algum valor hoje é Tomb Raider. Deus EX não encontrou o sucesso comercial ou reconhecimento que deveria, o último Thief foi uma piada e Legacy of Kain tá morto há quase duas décadas. Todas elas podem voltar a ter espaço, mas pra isso é preciso investimento e apetite por risco, algo cada vez mais complicado se falando em jogos AAA.
Eu acho que a MS deve ter deixado passar mesmo. Um passivo monstruoso e uma cacetada de IPs antigas (coisa que não está faltando na MS hoje).
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,191
3,966
a
Tem duas opções.

Ou nem chegou na Microsoft ou chegou e ela não achou que valia os $300 milhões.

Olhando as IPs que levaram, tendo nas principais Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain, a única que tem algum valor hoje é Tomb Raider. Deus EX não encontrou o sucesso comercial ou reconhecimento que deveria, o último Thief foi uma piada e Legacy of Kain tá morto há quase duas décadas. Todas elas podem voltar a ter espaço, mas pra isso é preciso investimento e apetite por risco, algo cada vez mais complicado se falando em jogos AAA.
O engraçado é que só o Tomb deve valer isso fácil... Legacy ta "morto" mas não tem uma pessoa que não queira reviver a franquia.

E não ter chegado também, bem difícil, estão abocanhando tudo, se a Square tinha intenção de vender, deve ter batido na porta de todas...
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,323
5,512
Goiás
Acho que teve o fator "proporção do cliente" tambem.
Eu posso facilmente cobrar 500 reais pra fazer o logo da padaria aqui da esquina, mas facilmente cobraria milhões se a Microsoft batesse aqui na porta pedindo por isso.

Cada um sabe o que cobra mas também o outro lado sabe o que paga! E é de se esperar que uma empresa trilionária são seja extorquida por qualquer outra empresa que aplica
o fator "proporção do cliente".

Agorinha estarão justificando que a Faber-CastelL deveria cobrar um milhar por cada lápis porquê quem está comprando é a MS.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,647
36,007
São Paulo
Cada um sabe o que cobra mas também o outro lado sabe o que paga! E é de se esperar que uma empresa trilionária são seja extorquida por qualquer outra empresa que aplica
o fator "proporção do cliente".

Agorinha estarão justificando que a Faber-CastelL deveria cobrar um milhar por cada lápis porquê quem está comprando é a MS.
é que coisas nao materiais tendem a variar muito de preço por questao de alcance e influencia. o mercado publicitário é um facil exemplo dessa variação. Uma Lara Croft estampando com exclusividade uma empresa multinacional cobra muito mais do que sendo apenas a garoto propaganda da Farofa da Gkay. Coisas desse tipo :laughing:
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
O valor é muito baixo Edu, a oportunidade é gigante com as IPs, se estivéssemos falando de uma empresa que não tinha muito pra investir...
Eu entendo o seu ponto, mas acho que foi tudo questão de matemática mesmo. O grande chamariz dessa aquisição foi Tomb Raider, mas talvez a galera esteja superestimando um pouco o peso da franquia. Como comparativo, vou usar o exemplo da aquisição da Insomniac que o @xJohnKennedy citou:

Spider-Man - 20 milhões de unidades vendidas (info de novembro de 2020);
Miles Morales - 6,5 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
R&C Rift Apart - 1,1 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
Total: 27,6 milhões de unidades vendidas em 3 anos e em apenas uma plataforma.

Trilogia Reboot Tomb Raider - 38 milhões de unidades vendidas ao longo de 9 anos e com estes jogos lançados em pelo menos 3 plataformas (info de maio de 2022).

Uma análise bem rasa, com certeza, mas isso tudo sem considerar o passivo gigantesco. A Insomniac tem cerca de 400 funcionários, o que já é muita coisa, enquanto a Embracer absorveu mais de 1.100 funcionários com essa aquisição. A Microsoft tem o agravante de estar no meio do processo de aquisição da Activision Blizzard, mas a Sony poderia ter fechado esse negócio e não o fez. Eu acho que não tem mágica nenhuma aí, simplesmente as empresas acharam que o negócio não iria valer a pena.

Reforçando: tudo achismo!
 
  • Curtir
Reações: Lightwarrior8

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,191
3,966
a
Eu entendo o seu ponto, mas acho que foi tudo questão de matemática mesmo. O grande chamariz dessa aquisição foi Tomb Raider, mas talvez a galera esteja superestimando um pouco o peso da franquia. Como comparativo, vou usar o exemplo da aquisição da Insomniac que o @xJohnKennedy citou:

Spider-Man - 20 milhões de unidades vendidas (info de novembro de 2020);
Miles Morales - 6,5 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
R&C Rift Apart - 1,1 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
Total: 27,6 milhões de unidades vendidas em 3 anos e em apenas uma plataforma.

Trilogia Reboot Tomb Raider - 38 milhões de unidades vendidas ao longo de 9 anos e com estes jogos lançados em pelo menos 3 plataformas (info de maio de 2022).

Uma análise bem rasa, com certeza, mas isso tudo sem considerar o passivo gigantesco. A Insomniac tem cerca de 400 funcionários, o que já é muita coisa, enquanto a Embracer absorveu mais de 1.100 funcionários com essa aquisição. A Microsoft tem o agravante de estar no meio do processo de aquisição da Activision Blizzard, mas a Sony poderia ter fechado esse negócio e não o fez. Eu acho que não tem mágica nenhuma aí, simplesmente as empresas acharam que o negócio não iria valer a pena.

Reforçando: tudo achismo!
Ah não ser pelo Spider que é muuuito forte, Tomb vendeu muuuito mais que as outras citadas Edu e tinhas as Ips cara... Insomn não veio com o Spider, veio com o Bonus de ir pra casa da Sony e la ter os direitos.

Pelos funcionários não sei se seria um problema, eu continuo achando muito estranho.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,711
4,759
Farroupilha
Eu entendo o seu ponto, mas acho que foi tudo questão de matemática mesmo. O grande chamariz dessa aquisição foi Tomb Raider, mas talvez a galera esteja superestimando um pouco o peso da franquia. Como comparativo, vou usar o exemplo da aquisição da Insomniac que o @xJohnKennedy citou:

Spider-Man - 20 milhões de unidades vendidas (info de novembro de 2020);
Miles Morales - 6,5 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
R&C Rift Apart - 1,1 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
Total: 27,6 milhões de unidades vendidas em 3 anos e em apenas uma plataforma.

Trilogia Reboot Tomb Raider - 38 milhões de unidades vendidas ao longo de 9 anos e com estes jogos lançados em pelo menos 3 plataformas (info de maio de 2022).

Uma análise bem rasa, com certeza, mas isso tudo sem considerar o passivo gigantesco. A Insomniac tem cerca de 400 funcionários, o que já é muita coisa, enquanto a Embracer absorveu mais de 1.100 funcionários com essa aquisição. A Microsoft tem o agravante de estar no meio do processo de aquisição da Activision Blizzard, mas a Sony poderia ter fechado esse negócio e não o fez. Eu acho que não tem mágica nenhuma aí, simplesmente as empresas acharam que o negócio não iria valer a pena.

Reforçando: tudo achismo!
Acho que Spider por si só já é um ponto fora da curva, visto que o personagem já é hypado no mundo todo. Claro que tudo isso aliado a um game muito bem feito.
A questão é que não sabemos o quão spider é da Sony ou até quando. Diferente de Tomb Rider.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,872
18,432
Juiz de fora
Eu entendo o seu ponto, mas acho que foi tudo questão de matemática mesmo. O grande chamariz dessa aquisição foi Tomb Raider, mas talvez a galera esteja superestimando um pouco o peso da franquia. Como comparativo, vou usar o exemplo da aquisição da Insomniac que o @xJohnKennedy citou:

Spider-Man - 20 milhões de unidades vendidas (info de novembro de 2020);
Miles Morales - 6,5 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
R&C Rift Apart - 1,1 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
Total: 27,6 milhões de unidades vendidas em 3 anos e em apenas uma plataforma.

Trilogia Reboot Tomb Raider - 38 milhões de unidades vendidas ao longo de 9 anos e com estes jogos lançados em pelo menos 3 plataformas (info de maio de 2022).

Uma análise bem rasa, com certeza, mas isso tudo sem considerar o passivo gigantesco. A Insomniac tem cerca de 400 funcionários, o que já é muita coisa, enquanto a Embracer absorveu mais de 1.100 funcionários com essa aquisição. A Microsoft tem o agravante de estar no meio do processo de aquisição da Activision Blizzard, mas a Sony poderia ter fechado esse negócio e não o fez. Eu acho que não tem mágica nenhuma aí, simplesmente as empresas acharam que o negócio não iria valer a pena.

Reforçando: tudo achismo!
Verdade, essa questão dos milhares de funcionários para gerir e uma produtividade não muito boa devem ter pesado na balança.

Tem ainda o acordo da Activision, e talvez quem sabe outros já rolando em segundo plano.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
1,025
Brasil
Tem duas opções.

Ou nem chegou na Microsoft ou chegou e ela não achou que valia os $300 milhões.

Olhando as IPs que levaram, tendo nas principais Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain, a única que tem algum valor hoje é Tomb Raider. Deus EX não encontrou o sucesso comercial ou reconhecimento que deveria, o último Thief foi uma piada e Legacy of Kain tá morto há quase duas décadas. Todas elas podem voltar a ter espaço, mas pra isso é preciso investimento e apetite por risco, algo cada vez mais complicado se falando em jogos AAA.

Ignorando as IPs então (só Tomb Raider vale esse valor), a Microsoft pediu ajuda da Crystal Dynamics pra fazer Perfect Dark. Já tem esse histórico de relação com Rise of the Tomb Raider. Sabe que foi a empresa responsável por revitalizar uma IP que estava tão esquecida quanto todas as outras que tu citou, e uma das coisas que a Microsoft mais precisa é uma empresa pra revitalizar IPs.

É um troço que não faz nenhum sentido.
 

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
1,025
Brasil
Eu entendo o seu ponto, mas acho que foi tudo questão de matemática mesmo. O grande chamariz dessa aquisição foi Tomb Raider, mas talvez a galera esteja superestimando um pouco o peso da franquia. Como comparativo, vou usar o exemplo da aquisição da Insomniac que o @xJohnKennedy citou:

Spider-Man - 20 milhões de unidades vendidas (info de novembro de 2020);
Miles Morales - 6,5 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
R&C Rift Apart - 1,1 milhões de unidades vendidas (info de julho de 2021);
Total: 27,6 milhões de unidades vendidas em 3 anos e em apenas uma plataforma.

Trilogia Reboot Tomb Raider - 38 milhões de unidades vendidas ao longo de 9 anos e com estes jogos lançados em pelo menos 3 plataformas (info de maio de 2022).

Uma análise bem rasa, com certeza, mas isso tudo sem considerar o passivo gigantesco. A Insomniac tem cerca de 400 funcionários, o que já é muita coisa, enquanto a Embracer absorveu mais de 1.100 funcionários com essa aquisição. A Microsoft tem o agravante de estar no meio do processo de aquisição da Activision Blizzard, mas a Sony poderia ter fechado esse negócio e não o fez. Eu acho que não tem mágica nenhuma aí, simplesmente as empresas acharam que o negócio não iria valer a pena.

Reforçando: tudo achismo!

Spider-Man é o ponto fora da curva. Mas estamos falando de uma IP que pertence ao gênero mais bombado do momento (super-heróis e spider-man especificamente nunca estiveram tão forte) e também os méritos de terem feito um jogo melhor.

E fora que as pessoas tem mais gana por exclusivos.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)