Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


  • Total voters
    107
Janeiro 9, 2023
42
34
São Paulo
Tem que ver o outro lado da moeda.

Sim, estamos realmente pagando menos por três anos, e não é só no Brasil, em todo país que tem o serviço a galera faz esse tipo de conversão, é oficial, tá ali pra isso. Por um lado, pode parecer uma barganha que prejudica a empresa, afinal, ela está recebendo muito menos do que deveria para oferecer o serviço.

Por outro lado, olha só a quantidade de gente que compra três anos de Live Gold para fazer a conversão, isso desde a época em que ela está disponível (9 de junho de 2019). Quantas milhares (ou milhões) estocaram anos de assinatura, dando dinheiro antecipadamente para a Microsoft. Essa grana é o que possibilita justamente essa fase de expansão do serviço, como o @Pegazuswarri0R falou acima. O serviço está crescendo e precisa de bastante dinheiro entrando para se manter assim, e as assinaturas adiantadas servem justamente a esse propósito, injetando grana para produzir novos jogos, garantir acordos com terceiros, etc.. Nós somos pessoas que, provavelmente, estaríamos assinando do mesmo jeito, mas quando vimos uma chance de ter mais benefícios, mesmo pagando um pouquinho mais agora, pulamos pra aproveitar a oferta.

A Microsoft não espera recuperar o investimento em cima da gente. Mas o dinheiro dessas conversões com certeza serve para garantir um serviço melhor para, ali na frente, atrair novos milhões de consumidores.
A questão é que se cada pessoa comprasse dois jogos por ano, já cobriria todo o faturamento do gamepass. Difícil imaginar que o serviço seja rentável nessa situação, ou que tampouco esse dinheiro que foi "antecipado" seja relevante para uma empresa com a disponibilidade de caixa como a Microsoft. Pra mim é fato que hoje a Microsoft subsidia fortemente o serviço, na espera de recuperar lá na frente, mas pergunto: quantos aqui assinariam o serviço mensalmente por R$50,00 caso essa fosse a única opção? Eu stackei anos de gamepass simplesmente por ser muito barato, ai a conta é fácil e compensa bastante, agora se tivesse que pagar um valor considerável mensalmente, iria, no mínimo, fazer uma reflexão um pouco maior.
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,323
5,512
Goiás
A questão é que se cada pessoa comprasse dois jogos por ano, já cobriria todo o faturamento do gamepass. Difícil imaginar que o serviço seja rentável nessa situação,
A questão é que já sairam várias pesquisas que dizem que, na média, os usuários compram menos de 2 jogos full price por ano. Então, se segundo os seus cálculos, o faturamento do GamePass já está batendo essa média, significa que: prejuízo ele não dá, ou, se dá prejuízo agora então já dava prejuízo antes com a galera comprando jogo full price.

Complementando: seria necessário analisar tbm o que a MS gasta com isso, num primeiro momento até parece que tem tanto jogo que a conta não fecha, mas se voltarmos para analisar o mercado pré-GamePass, as grandes franquias sempre tiveram uma média de menos do que a metade do valor do jogo full para cada unidade vendida. Então voltando novamente na sua conta, estaríamos hoje então comprando 4 jogos grandes por ano assinando o GamePass?

É uma conta complicada, com várias variáveis que nem temos noção, certo é que, quando a mamata da Gold acabar com certeza terá pessoas que não irão assinar novamente pq pra ele não compensa pq pagava GamePass com a Gold. Mas o contrário também irá acontecer e muitas irão continuar pagando ao julgar que o valor compensa pela quantidade e qualidade dos jogos vendidos. Quanto mais o GamePass se expandir com essa mamata da Gold hoje mais gente será convertida ao valor "normal" do GamePass num FUTURO BEM PRÓXIMO!!!
 
Última edição:
Janeiro 9, 2023
42
34
São Paulo
A questão é que já sairam várias pesquisas que dizem que, na média, os usuários compram menos de 2 jogos full price por ano. Então, se segundo os seus cálculos, o faturamento do GamePass já está batendo essa média, significa que: prejuízo ele não dá, ou, se dá prejuízo agora então já dava prejuízo antes com a galera comprando jogo full price.

Complementando: seria necessário analisar tbm o que a MS gasta com isso, num primeiro momento até parece que tem tanto jogo que a conta não fecha, mas se voltarmos para analisar o mercado pré-GamePass, as grandes franquias sempre tiveram uma média de menos do que a metade do valor do jogo full para cada unidade vendida. Então voltando novamente na sua conta, estaríamos hoje então comprando 4 jogos grandes por ano assinando o GamePass?

É uma conta complicada, com várias variáveis que nem temos noção, certo é que, quando a mamata da Gold acabar com certeza terá pessoas que não irão assinar novamente pq pra ele não compensa pq pagava GamePass com a Gold. Mas o contrário também irá acontecer e muitas irão continuar pagando ao julgar que o valor compensa pela quantidade e qualidade dos jogos vendidos. Quanto mais o GamePass se expandir com essa mamata da Gold hoje mais gente será convertida ao valor "normal" do GamePass num FUTURO BEM PRÓXIMO!!!
Bom, não sei se seus dados estão corretos, mas mesmo que cada pessoa comprasse um único jogo por ano, em três ano a arrecadação já seria maior. Porém:

Anyway, the results of the survey revealed the average gamer spends roughly $76 per month on gaming or about $58,000 over the course of their entire life. Millennials spend the most out of all gamers at roughly $86 per month and $66,000 per lifetime. That makes sense as Millennials make more money than Gen Z and grew up in a world where gaming was already a multi-billion dollar industry. Gen X spends comparatively less since they grew up at the very beginning of gaming, and boomers spend the least because they’re probably too busy spending money on travel or fitness.
Fonte: https://www.thegamer.com/average-gamer-survey-spends-58000-lifetime/
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,187
3,961
a
A questão é que se cada pessoa comprasse dois jogos por ano, já cobriria todo o faturamento do gamepass. Difícil imaginar que o serviço seja rentável nessa situação, ou que tampouco esse dinheiro que foi "antecipado" seja relevante para uma empresa com a disponibilidade de caixa como a Microsoft. Pra mim é fato que hoje a Microsoft subsidia fortemente o serviço, na espera de recuperar lá na frente, mas pergunto: quantos aqui assinariam o serviço mensalmente por R$50,00 caso essa fosse a única opção? Eu stackei anos de gamepass simplesmente por ser muito barato, ai a conta é fácil e compensa bastante, agora se tivesse que pagar um valor considerável mensalmente, iria, no mínimo, fazer uma reflexão um pouco maior.
Bom, não sei se seus dados estão corretos, mas mesmo que cada pessoa comprasse um único jogo por ano, em três ano a arrecadação já seria maior. Porém:


Fonte: https://www.thegamer.com/average-gamer-survey-spends-58000-lifetime/
Falo tranquilamente, se o Gamepass não estivesse dando o retorno pra MS, ele ja teria acabado faz tempo. As empresas grandes não tem o "carinho" pra cancelar serviços. Basta olhar pro Stadia.
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,323
5,512
Goiás
Última edição:
  • Curtir
Reações: Rons e ronabs

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,692
76,038
Rio Grande do Sul
Estava falando de uma pesquisa de compras de jogos exclusivamente. Tu me veio com uma que põe gasto com internet no meio, compra de hardware e outras coisas.

Ver anexo 9109
Ia dizer que esse número tava alto demais, mas botando tudo na roda, aí faz sentido.


as grandes franquias sempre tiveram uma média de menos do que a metade do valor do jogo full para cada unidade vendida.
Aproveitando o gancho, a Sony divulgou esses dias que o preço médio de compra de jogos na PSN no último trimestre foi de $32 e uns quebrados - e que esse tinha sido o melhor resultado da marca na história.

É uma conta complicada, com várias variáveis que nem temos noção,
Quando o Game Pass entrou na equação, chacoalhou não só o modelo de negócios como até a forma como calculamos o resultado positivo. Os jogos first party seriam feitos de uma forma ou outra, talvez menos, mas seriam; agora, o custo de desenvolvimento deles entra como custo do Game Pass? Já que entram no lançamento no serviço, teoricamente sim. O resultado comercial deles, talvez não precisem gerar receita sozinhos pra de pagar, mas gerar um número X de novos assinantes. Isso embaralha toda a forma de medir o desempenho do serviço e dos jogos em si.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,293
19,126
Manaus
A questão é que se cada pessoa comprasse dois jogos por ano, já cobriria todo o faturamento do gamepass. Difícil imaginar que o serviço seja rentável nessa situação, ou que tampouco esse dinheiro que foi "antecipado" seja relevante para uma empresa com a disponibilidade de caixa como a Microsoft. Pra mim é fato que hoje a Microsoft subsidia fortemente o serviço, na espera de recuperar lá na frente, mas pergunto: quantos aqui assinariam o serviço mensalmente por R$50,00 caso essa fosse a única opção? Eu stackei anos de gamepass simplesmente por ser muito barato, ai a conta é fácil e compensa bastante, agora se tivesse que pagar um valor considerável mensalmente, iria, no mínimo, fazer uma reflexão um pouco maior.
Sim, mas antigamente se subsidiava o valor do console para ganhar na venda de jogos mais adiante.

Agora a MS está subsidiando o Gamepass para gerar receita com conteúdos extras, ter maior base de assinantes (o que permite maior poder em negociar jogos terceiros direto no serviço), e mais adiante ter maior receita recorrente oriundas das assinaturas. E isso tudo em paralelo com a venda de console e expansão do serviço para outros dispositivo.
 
  • Curtir
Reações: sehloco

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,692
76,038
Rio Grande do Sul
Sim, mas antigamente se subsidiava o valor do console para ganhar na venda de jogos mais adiante.

Agora a MS está subsidiando o Gamepass para gerar receita com conteúdos extras, ter maior base de assinantes (o que permite maior poder em negociar jogos terceiros direto no serviço), e mais adiante ter maior receita recorrente oriundas das assinaturas. E isso tudo em paralelo com a venda de console e expansão do serviço para outros dispositivo.
A Microsoft segue subsidiando a venda de consoles. No final de outubro, durante o WSJ Live, o Spencer comentou que a empresa perde entre $100 e $200 a cada Xbox Series que vendem (falando especificamente de hardware, custo de produção x receita que ganham com a venda).

"So when somebody goes and they buy an Xbox at their local retailer we’re subsidizing that purchase somewhere between $100 and $200, with the expectation that we will recoup that investment over time through accessory sales and storefront."

Achei o número relativamente alto em relação ao preço do console, ainda mais levando em consideração que a Sony já vende o PS5 com disco com lucro desde agosto de 2021 (o digital aparentemente ainda não, pelo menos não falaram isso).
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,399
4,024
Brasilia DF
Há um tempo atrás estava conversando com uns amigos em call na LIVE e comentei que me preocupava com o retorno financeiro que a MS tinha com o gamepass, pois aqui no Brasil era e é bem comum assinarmos três anos do serviço convertendo três anos de gold (não sei como é no resto do mundo), que podem ser adquiridos por R$600,00 ou menos. Ou seja, estamos dando cerca de $120,00 para a Microsoft por três anos de serviço. Não sou nenhum grande especialista, mas isso aqui não parece gerar um retorno significativo e eu tinha medo de que, em algum momento, o negócio pudesse desandar e nosso hobby ser prejudicado. Sei lá...
Brother, acho muito precipitado você pensar sobre essas coisas, sendo que sabidamente, vamos entrar no ponto G do Xbox a partir desse ano. Tem muita coisa pra acontecer ainda, acho que só podemos chegar em algum tipo de veredito após a continuidade do modelo, em alguma próxima Gen. A integração com a Activision ainda vai ser concluída e falta essa importante etapa, a Bethesda só agora está começando a fazer seus jogos exclusivos para o console, é muito cedo
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,293
19,126
Manaus
A Microsoft segue subsidiando a venda de consoles. No final de outubro, durante o WSJ Live, o Spencer comentou que a empresa perde entre $100 e $200 a cada Xbox Series que vendem (falando especificamente de hardware, custo de produção x receita que ganham com a venda).



Achei o número relativamente alto em relação ao preço do console, ainda mais levando em consideração que a Sony já vende o PS5 com disco com lucro desde agosto de 2021 (o digital aparentemente ainda não, pelo menos não falaram isso).
Mas essa perda de 100$ seria no Series X? Se for no Series S, considero elevado.
 

accoroni

Guerreiro
PXB Gold
Agosto 22, 2018
465
711
Ribeirão Preto
A Microsoft segue subsidiando a venda de consoles. No final de outubro, durante o WSJ Live, o Spencer comentou que a empresa perde entre $100 e $200 a cada Xbox Series que vendem (falando especificamente de hardware, custo de produção x receita que ganham com a venda).



Achei o número relativamente alto em relação ao preço do console, ainda mais levando em consideração que a Sony já vende o PS5 com disco com lucro desde agosto de 2021 (o digital aparentemente ainda não, pelo menos não falaram isso).
Então @ronabs eu não sei se o Phil falou totalmente a verdade nessa resposta ou ele deu uma resposta "conveniente" considerando o início das vendas de console onde o subsídio é certamente maior.
A entrevistadora perguntou por que a Epic Games (ainda sobre o caso Epic x Apple) não aceitava a taxa de corte de 30% para a Apple, porém aceitava a taxa de 30% do Xbox e do Playstation, eu senti que ele deu uma sabonetada, ele explicou que o negócio era diferente e que a cada Xbox vendido era vendido com o subsídio de $100 a $200, ele precisava justificar para a entrevistadora e se saiu bem na minha opinião, porém fiquei com a sensação que ele deu a resposta mais conveniente e não a completa, acredito que somente no lançamento do console o subsídio deve ser tão alto e vai caindo conforme os anos vão passando e em algum momento deve deixar de subsidiar e no fim do ciclo da geração o subsídio por unidade deve ser muito menor.
Por que se considerarmos que os vídeo games tem um custo alto de Pesquisa e Desenvolvimento e custo com sistema operacional, os celulares também têm, a diferença é que no caso do Android é dividido entre a Google e a fabricante do celular e no caso da Apple a mesma faz os dois se não estou enganado e o fabricante do celular até onde eu sei tem lucro com cada unidade vendida.
Eu não tenho nenhuma intenção de debater se é justo ou não a taxa de 30% para os celulares ou para os consoles, só que eu fiquei com uma puta sensação de que o Phil foi bem Malandro no bom sentido ao responder, principalmente considerando que a Sony não muito tempo antes ou depois deu uma entrevista falando que as unidades de PS5 já não eram mais subsidiadas.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,040
12,642
Barbacena
Esse debate sobre gamepass ser rentável ou não é complicado. Só a empresa detentora do produto que sabe, são tantos fatores que qqr afirmação tanto pro, como contra são baseadas em mais "achismo" que qualquer outra coisa.

O gamepass foi lançado em 2017, assino ele desde então e só vejo o serviço melhorar. Acredito que 2023 sera o ano mais incrivel do Gamepass. Se amanhã acabar, será uma pena, mas posso dizer que nesses mais de 5 anos que o uso, economizei uma grana descomunal e joguei de mais.

Agora uma coisa me chama atenção, essas bigtechs não costumam insistir naquilo que não está dando resultados, exemplos não faltam ao longo da história. Honestente duvido que a MS investisse tanta grana qto esta fazendo se o negócio não fosse sustentável.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,595
5,128
Santa Catarina
Tem que ver o outro lado da moeda.

Sim, estamos realmente pagando menos por três anos, e não é só no Brasil, em todo país que tem o serviço a galera faz esse tipo de conversão, é oficial, tá ali pra isso. Por um lado, pode parecer uma barganha que prejudica a empresa, afinal, ela está recebendo muito menos do que deveria para oferecer o serviço.

Por outro lado, olha só a quantidade de gente que compra três anos de Live Gold para fazer a conversão, isso desde a época em que ela está disponível (9 de junho de 2019). Quantas milhares (ou milhões) estocaram anos de assinatura, dando dinheiro antecipadamente para a Microsoft. Essa grana é o que possibilita justamente essa fase de expansão do serviço, como o @Pegazuswarri0R falou acima. O serviço está crescendo e precisa de bastante dinheiro entrando para se manter assim, e as assinaturas adiantadas servem justamente a esse propósito, injetando grana para produzir novos jogos, garantir acordos com terceiros, etc.. Nós somos pessoas que, provavelmente, estaríamos assinando do mesmo jeito, mas quando vimos uma chance de ter mais benefícios, mesmo pagando um pouquinho mais agora, pulamos pra aproveitar a oferta.

A Microsoft não espera recuperar o investimento em cima da gente. Mas o dinheiro dessas conversões com certeza serve para garantir um serviço melhor para, ali na frente, atrair novos milhões de consumidores.
O aumento pela procura de Live Gold deve ter crescido demais por aqui.

Hoje li um rumor interessante, que a MS poderá ofertar pagseguro/picpay para parcelar jogos da própria Store, isso para remediar a falta de mídia físicas, já que muitos preferem a opção de parcelamento.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,078
14,397
Araraquara/SP
O aumento pela procura de Live Gold deve ter crescido demais por aqui.

Hoje li um rumor interessante, que a MS poderá ofertar pagseguro/picpay para parcelar jogos da própria Store, isso para remediar a falta de mídia físicas, já que muitos preferem a opção de parcelamento.
Teve uma pesquisa tempos atrás perguntando sobre novas formas de pagamento. Creio que esse 'rumor' tenha nascido disso.

Se essa pesquisa se concretizar, será muito bom mesmo!
 
  • Curtir
Reações: accoroni

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)