Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


  • Total voters
    107

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Pelo que vejo você postando eu imagino que você entende de hardware, e não está sendo levado pelo argumento de outro console.
Mas gostaria de saber porque você acha isso? Quem sabe eu não esteja vendo algo óbvio.
Na verdade eu não entendo quase nada de hardware haha
A minha opinião se baseia nos movimentos que eu vejo da MS e da Sony em adotar uma tecnologia que sequer é barata o suficiente ainda como padrão da próxima geração. E não é nem "recomendamos SSD". É SSD ou nada. Jogos next-gen só rodarão em SSD e deve existir um motivo pra isso. O fato da MS ter pensado até em uma forma de expansão proprietária e da Sony ter "reinventado" um SSD pro PS5 não deve ser a toa. Eu acho que teremos uma percepção de velocidade que a gente não tem há muitos anos, já que os "loadings" são padrão da industria desde o PS1.
Evolução gráfica entre gerações é sempre esperado. Velocidade de carregamento não. Mas dessa vez teremos os dois.
 

Diego Sousa

Jogador
Novembro 5, 2010
1,727
1,647
Lauro de Freitas - BA
Pelo que vejo você postando eu imagino que você entende de hardware, e não está sendo levado pelo argumento de outro console.
Mas gostaria de saber porque você acha isso? Quem sabe eu não esteja vendo algo óbvio.

Eu concordo com o @GhutozBR que o SSD é excelente, mas não dá show sozinho.
Só lembrando que SSD nos console MS, além de mais rápidos que os SSDs comuns, ainda usufruirão da Velocity Architeture e da compressão BCPack.

Isso sim, SOMADOS, vão fazer a diferença.

(Note que nem to falando do PS5)

Maxximuzão, concordo em grande parte com você!
Entretanto, discordo em uma parte do que o @GhutozBR comentou! Pra mim, a diferença com e sem SSD, é gritante!

Experimentem ligar o windows, com uns 6 apps sendo carregados na inicialização por exemplo (isso considerando pouco, pq geral tem mais de 10). Com SSD sua máquina liga em uns 50 segundos. Sem, uns 5 minutos (até ficar pronta pra usar).
Ou um exemplo, mais extremo, experimenta inicializar GTA V no PC com e sem SSD....

Então assim, a diferneça HD x SSD é sim, absurdamente gigante, gritante mesmo! Agora a nível de desempenho, também não vejo como algo cinequanon pra a próxima geração! Nesse aspecto, concordo com vocês!
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Na verdade eu não entendo quase nada de hardware haha
A minha opinião se baseia nos movimentos que eu vejo da MS e da Sony em adotar uma tecnologia que sequer é barata o suficiente ainda como padrão da próxima geração. E não é nem "recomendamos SSD". É SSD ou nada. Jogos next-gen só rodarão em SSD e deve existir um motivo pra isso. O fato da MS ter pensado até em uma forma de expansão proprietária e da Sony ter "reinventado" um SSD pro PS5 não deve ser a toa. Eu acho que teremos uma percepção de velocidade que a gente não tem há muitos anos, já que os "loadings" são padrão da industria desde o PS1.
Evolução gráfica entre gerações é sempre esperado. Velocidade de carregamento não. Mas dessa vez teremos os dois.
Fala-se muito do SSD místico do PS5, mas é preciso lembrar que o o SSD do XSX também é um puta SSD.
 
  • Curtir
Reações: brenicio e fblipe

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,650
36,023
São Paulo
Um exemplo claro que a equipe de hardware do Xbox nos deu do porque ter um SSD: jogos de celular. Você joga em qualquer lugar pq não precisa de "tempo" para eles. Se você tem 2min para jogar, não vai conseguir nunca jogar em um console, mas pode muito bem apertar um icone na tela do seu celular e jogar um jogo durante quase a totalidade desses 2 minutos. É exatamente nesse conceito que eles querem entregar quando optaram pelo SSD no console. Tanto o tempo de carregamento quanto o instant replay surgiram pra validar isso.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,723
76,190
Rio Grande do Sul
Na verdade eu não entendo quase nada de hardware haha
A minha opinião se baseia nos movimentos que eu vejo da MS e da Sony em adotar uma tecnologia que sequer é barata o suficiente ainda como padrão da próxima geração. E não é nem "recomendamos SSD". É SSD ou nada. Jogos next-gen só rodarão em SSD e deve existir um motivo pra isso. O fato da MS ter pensado até em uma forma de expansão proprietária e da Sony ter "reinventado" um SSD pro PS5 não deve ser a toa. Eu acho que teremos uma percepção de velocidade que a gente não tem há muitos anos, já que os "loadings" são padrão da industria desde o PS1.
Evolução gráfica entre gerações é sempre esperado. Velocidade de carregamento não. Mas dessa vez teremos os dois.
Eu até tento ir além dos loadings, sabe.

Tipo, Forza Horizon é um jogo de mundo aberto, mas ele não é sempre de mundo aberto, as transições deixam bem claro quando saímos da parte mais livre e entramos em uma "fase" fechada, com ponto inicial e final. De que forma isso poderia ficar mais borrado, menos claro? Talvez, com as novas tecnologias, SSD, Velocity Architecture e tal, imagina se ao encerrar uma corrida, ao invés de passarmos por telas de loading e resultados e imagens que a Playground gosta de mostrar, nós não perdêssemos nunca nosso carro de vista após a corrida, essas informações apareceriam em alguns boxes com transparência nas laterais, eles sumiriam e a gente voltaria a andar de novo na parte open world. Tudo isso sem perder o carro de vista, como se fosse tudo a mesma coisa.

Ou um Halo Infinite onde, tendo uma Banshee disponível, fosse possível ir literalmente pra qualquer lugar do cenário, sem barreiras invisíveis e sistemas de checkpoints onde chegar em um lugar X desencadeia ação Y, mas com o jogo respondendo a isso de diferentes formas. Tipo, tem lá um acampamento que tem que chegar a pé, se tu chegar a pé, vem uma nave, larga inimigos, blablabla; mas, se pegarmos uma nave e destruirmos todo o acampamento, ao invés de aparecer essa nave de inimigos, surgem outros veículos e se inicia uma batalha nos céus.

Quando penso em SSD (EDIT: e, lógico, CPU, GPU e todas as novas tecnologias que veremos nos novos consoles), é esse tipo de coisa que me vem em primeiro lugar. Que tipos de interações diferentes a gente pode ter com os jogos.

Os devs falam muito em "ah porque SSD vai mudar a forma como fazemos os jogos". Eu não espero que isso fique apenas em loadings mais rápidos e/ou imperceptíveis.
 
Última edição:

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Maxximuzão, concordo em grande parte com você!
Entretanto, discordo em uma parte do que o @GhutozBR comentou! Pra mim, a diferença com e sem SSD, é gritante!

Experimentem ligar o windows, com uns 6 apps sendo carregados na inicialização por exemplo (isso considerando pouco, pq geral tem mais de 10). Com SSD sua máquina liga em uns 50 segundos. Sem, uns 5 minutos (até ficar pronta pra usar).
Ou um exemplo, mais extremo, experimenta inicializar GTA V no PC com e sem SSD....

Então assim, a diferneça HD x SSD é sim, absurdamente gigante, gritante mesmo! Agora a nível de desempenho, também não vejo como algo cinequanon pra a próxima geração! Nesse aspecto, concordo com vocês!

Opa, tamo junto nas ideias. ;)
A diferença é grande sim, acho que o Ghuto quis dizer que você acostuma com essa velocidade, e que no caso dele ele esperava mais do que estão falando.
Acho que nos consoles o SSD vai estar em outro patamar QUANDO junto às tecnologias que empurram o console next-gen.

Para um exemplo clássico que SSD sozinho não faz show, basta pesquisar no Youtube a galera que botou SSD em PS4 ou Xbox One X, e viu poucos segundos de diferença. O sistema precisa estar preparado. E os dois consoles next-gen estarão. (assim espero)
 

DigoM4RS

Guerreiro
Maio 6, 2019
2,720
6,287
SP
Placar do tópico de Rumores.
RUMORES:
giphy.gif


Especulações sobre o SX:
tenor.gif
 

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
2,648
1,954
Porto Alegre / RS
Putz, pelo visto a galera não entendeu a questão do SSD nos consoles, muito menos no caso do Xbox e por que o Series X não precisa de um HDD tão rápido quanto o do PS5.

A grande sacada da nova geração não é os SSD em si, pois como a galera do PC já sabe, ajuda, mas não chega a ser revolucionário.

A grande sacada da nova geração é que apesar de usar componentes com arquitetura de PC esses componentes são altamente customizados. E que customização milagrosa é essa vão me questionar? é simples, os engenheiros da nova geração perceberam que estão trabalhando com computadores de hardware FIXO, ou seja não há não cognatas em que modelo de placa mãe, processador, ram, SSD gpu teremos.... e por ser desta forma eles podem trabalhar com um sistema de hardware e software de entrada e saída de dados entre os componentes de forma fixa e customizada, permitindo diminuir qualquer possível gargalo entre os componentes, maximizando a eficiência entre eles e assim extraindo o máximo de desempenho do console final.

Essa customização é a mágica que permite algumas inovações como um acesso mais rápido aos dados do SSD, mais rápido do que acontece no PC por exemplo, dando a possibilidade de carregar informações como texturas praticamente na hora que a GPU vai processar, eliminando intermediações por outros componentes como memórias do tipo cache ou a necessidade de carregar alguns buffers....

Esse acesso mais direto, por vias de maior banda, com otimizações específicas para os componentes e mesmo com o auxílio de outras ferramentas de software como o learning machine é que farão se extrair uma maior eficiencia dos componentes...

E como todo o hardware foi desenvolvido para esse funcionamento específico e não apenas para se ter uma maior leitura e escrita com o uso do SSD, isso permite que os desenvolvedores usem o SSD de outras formas em relação a execução dos softwares (jogos e SO).

A microsoft optou por um SSD mais lento em relação a concorrência, por ter toda uma estrutura extra de hardware e software que elimina a necessidade de um SSD mais rápido que causaria um custo extra desnecessário para a produção do console final e que possivelmente geraria um sistema de gargalo em relação aos demais componentes...

Os SSDs nos consoles da nova geração vão muito além de simplesmente ter um sistema de armazenamento mais eficiente para leitura e escrita...

infelizmente acho que apenas quem é programador de software, realmente consegue ter uma noção das promessas da nova geração. E por isso, a apresentação da sony foi tão técnica...

a Sony esta apostando numa tecnologia inversa a da Microsoft.

A Microsoft, aposta em um sistema mais equilibrado, impulsionado pela GPU e CPU respectivamente, gerando maior eficiência para os demais componentes como o SSD e A memória Ram...
A Sony tenta apostar no inverso, usar o SSD como componente principal para impulsionar a eficiência da GPU e da memória Ram, de forma a gerar uma maior eficiência e capacidade para o console, eliminando a necessidade de uma CPU e GPU tão rápidas e poderosas....

No final podemos ter dois sistemas de alto desempenho, até com poder equivalente, mas tudo vai depender dos programadores, do quanto cada um irá conseguir entender essas novas formas de desenvolver os softwares para estes sistemas, ai entra a grande responsabilidade das empresas com seus Dev kits e como engines de empresas terceirizadas (como o Unreal 5, Unity, Frostbit) irão conseguir trabalhar e extrair esses peculiaridades de cada sistema...

Então, como o @RAYMON já falou algumas vezes... Esqueçam o Xbox One (seja Fat, S ou X) e o PS4, o hardware não tera apenas mais poder e filtros novos com RT, são sistemas diferentes até dos computadores, sejam atuais ou mesmo de componentes novos como os novos processadores da AMD ou memo da GTX3080. São sistemas com diferenciada forma de interação entre seus componentes.

Xbox One e PS4 são sistemas que terão suporte pelas desenvolvedoras por mais alguns anos, 1, 2 3 anos vai de cada empresa devido a grande base instalada de usuários que não trocarão seu console tão cedo... Mas os jogos mesmo que co-existam nas duas gerações, terão desempenos extremamente diferentes.

Não só isso, desenvolver um game para as duas gerações devera ser quase como desenvolver o mesmo jogo duas vezes, tal qual costuma acontecer com os ports de jogos atualmente e por isso que existe a feature Smart Deliveri da Microsoft, que de certa forma já conhecemos e usamos, mas agora ganha um nome e um destaque.

Quando compramos um game retrocompatível estamos usando o Smart Deliveri. Ao baixar o game no 360 recebemos uma cópia com uma programação específica e ao baixar o mesmo game no Xbox One recebemos o mesmo jogo mas em uma versão e programação diferente, seja para retirar bugs, ou para acrescentar as melhorias.... Tanto é que alguns jogos como FF13 tem até arquivos de CGs diferentes com qualidades diferentes. Não é a toa que ao inserir um game de 360 em disco físico, o Xbox One não copia simplesmente o jogo e roda, ele busca na Live a Melhor Versão, otimizada para o Xbox One e faz o download, o disco acaba servindo apenas como licença para rodar o game. E de forma idêntica teremos no Series X, mas com um nome bonito.

Mão iremos virar a página com a nova geração. Nova geração, Novo Livro, nova história.

PS: Essa explicação deveria estar fixa em algum post para que evitasse da galera continuar batendo a cabeça na parede e falar sempre o mesmo ponto.... kkkk

PS2: Descupem o textão.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Putz, pelo visto a galera não entendeu a questão do SSD nos consoles, muito menos no caso do Xbox e por que o Series X não precisa de um HDD tão rápido quanto o do PS5.

A grande sacada da nova geração não é os SSD em si, pois como a galera do PC já sabe, ajuda, mas não chega a ser revolucionário.

A grande sacada da nova geração é que apesar de usar componentes com arquitetura de PC esses componentes são altamente customizados. E que customização milagrosa é essa vão me questionar? é simples, os engenheiros da nova geração perceberam que estão trabalhando com computadores de hardware FIXO, ou seja não há não cognatas em que modelo de placa mãe, processador, ram, SSD gpu teremos.... e por ser desta forma eles podem trabalhar com um sistema de hardware e software de entrada e saída de dados entre os componentes de forma fixa e customizada, permitindo diminuir qualquer possível gargalo entre os componentes, maximizando a eficiência entre eles e assim extraindo o máximo de desempenho do console final.

Essa customização é a mágica que permite algumas inovações como um acesso mais rápido aos dados do SSD, mais rápido do que acontece no PC por exemplo, dando a possibilidade de carregar informações como texturas praticamente na hora que a GPU vai processar, eliminando intermediações por outros componentes como memórias do tipo cache ou a necessidade de carregar alguns buffers....

Esse acesso mais direto, por vias de maior banda, com otimizações específicas para os componentes e mesmo com o auxílio de outras ferramentas de software como o learning machine é que farão se extrair uma maior eficiencia dos componentes...

E como todo o hardware foi desenvolvido para esse funcionamento específico e não apenas para se ter uma maior leitura e escrita com o uso do SSD, isso permite que os desenvolvedores usem o SSD de outras formas em relação a execução dos softwares (jogos e SO).

A microsoft optou por um SSD mais lento em relação a concorrência, por ter toda uma estrutura extra de hardware e software que elimina a necessidade de um SSD mais rápido que causaria um custo extra desnecessário para a produção do console final e que possivelmente geraria um sistema de gargalo em relação aos demais componentes...

Os SSDs nos consoles da nova geração vão muito além de simplesmente ter um sistema de armazenamento mais eficiente para leitura e escrita...

infelizmente acho que apenas quem é programador de software, realmente consegue ter uma noção das promessas da nova geração. E por isso, a apresentação da sony foi tão técnica...

a Sony esta apostando numa tecnologia inversa a da Microsoft.

A Microsoft, aposta em um sistema mais equilibrado, impulsionado pela GPU e CPU respectivamente, gerando maior eficiência para os demais componentes como o SSD e A memória Ram...
A Sony tenta apostar no inverso, usar o SSD como componente principal para impulsionar a eficiência da GPU e da memória Ram, de forma a gerar uma maior eficiência e capacidade para o console, eliminando a necessidade de uma CPU e GPU tão rápidas e poderosas....

No final podemos ter dois sistemas de alto desempenho, até com poder equivalente, mas tudo vai depender dos programadores, do quanto cada um irá conseguir entender essas novas formas de desenvolver os softwares para estes sistemas, ai entra a grande responsabilidade das empresas com seus Dev kits e como engines de empresas terceirizadas (como o Unreal 5, Unity, Frostbit) irão conseguir trabalhar e extrair esses peculiaridades de cada sistema...

Então, como o @RAYMON já falou algumas vezes... Esqueçam o Xbox One (seja Fat, S ou X) e o PS4, o hardware não tera apenas mais poder e filtros novos com RT, são sistemas diferentes até dos computadores, sejam atuais ou mesmo de componentes novos como os novos processadores da AMD ou memo da GTX3080. São sistemas com diferenciada forma de interação entre seus componentes.

Xbox One e PS4 são sistemas que terão suporte pelas desenvolvedoras por mais alguns anos, 1, 2 3 anos vai de cada empresa devido a grande base instalada de usuários que não trocarão seu console tão cedo... Mas os jogos mesmo que co-existam nas duas gerações, terão desempenos extremamente diferentes.

Não só isso, desenvolver um game para as duas gerações devera ser quase como desenvolver o mesmo jogo duas vezes, tal qual costuma acontecer com os ports de jogos atualmente e por isso que existe a feature Smart Deliveri da Microsoft, que de certa forma já conhecemos e usamos, mas agora ganha um nome e um destaque.

Quando compramos um game retrocompatível estamos usando o Smart Deliveri. Ao baixar o game no 360 recebemos uma cópia com uma programação específica e ao baixar o mesmo game no Xbox One recebemos o mesmo jogo mas em uma versão e programação diferente, seja para retirar bugs, ou para acrescentar as melhorias.... Tanto é que alguns jogos como FF13 tem até arquivos de CGs diferentes com qualidades diferentes. Não é a toa que ao inserir um game de 360 em disco físico, o Xbox One não copia simplesmente o jogo e roda, ele busca na Live a Melhor Versão, otimizada para o Xbox One e faz o download, o disco acaba servindo apenas como licença para rodar o game. E de forma idêntica teremos no Series X, mas com um nome bonito.

Mão iremos virar a página com a nova geração. Nova geração, Novo Livro, nova história.

PS: Essa explicação deveria estar fixa em algum post para que evitasse da galera continuar batendo a cabeça na parede e falar sempre o mesmo ponto.... kkkk

PS2: Descupem o textão.

Caraca!! Textão bonito, textão formoso.
 
Última edição:

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
2,648
1,954
Porto Alegre / RS
Eu até tento ir além dos loadings, sabe.

Tipo, Forza Horizon é um jogo de mundo aberto, mas ele não é sempre de mundo aberto, as transições deixam bem claro quando saímos da parte mais livre e entramos em uma "fase" fechada, com ponto inicial e final. De que forma isso poderia ficar mais borrado, menos claro? Talvez, com as novas tecnologias, SSD, Velocity Architecture e tal, imagina se ao encerrar uma corrida, ao invés de passarmos por telas de loading e resultados e imagens que a Playground gosta de mostrar, nós não perdêssemos nunca nosso carro de vista após a corrida, essas informações apareceriam em alguns boxes com transparência nas laterais, eles sumiriam e a gente voltaria a andar de novo na parte open world. Tudo isso sem perder o carro de vista, como se fosse tudo a mesma coisa.

Ou um Halo Infinite onde, tendo uma Banshee disponível, fosse possível ir literalmente pra qualquer lugar do cenário, sem barreiras invisíveis e sistemas de checkpoints onde chegar em um lugar X desencadeia ação Y, mas com o jogo respondendo a isso de diferentes formas. Tipo, tem lá um acampamento que tem que chegar a pé, se tu chegar a pé, vem uma nave, larga inimigos, blablabla; mas, se pegarmos uma nave e destruirmos todo o acampamento, ao invés de aparecer essa nave de inimigos, surgem outros veículos e se inicia uma batalha nos céus.

Quando penso em SSD (EDIT: e, lógico, CPU, GPU e todas as novas tecnologias que veremos nos novos consoles), é esse tipo de coisa que me vem em primeiro lugar. Que tipos de interações diferentes a gente pode ter com os jogos.

Os devs falam muito em "ah porque SSD vai mudar a forma como fazemos os jogos". Eu não espero que isso fique apenas em loadings mais rápidos e/ou imperceptíveis.
Sabe, no caso especifico do FH4, já é possível se fazer um game como vc imaginou... contudo o problema é outro, o design do game...
Para se ter um game de mundo aberto, linear no sentido de não se perder o carro de vista e evitar qualquer loading, o jogo teria que ser diferente do que é. No game atual como conhecemos, quando chegamos no ponto de um evento e entramos nele, o game ajusta o mundo, colocando marcações checkpoints, marcando rotas, adicionando um ponto de largada e oponentes.... Para ser da forma que vc imaginou o mundo teria que já estar cheios desses eventos prontos, onde ao chegar no evento vc teria que entrar e se posicionar no grid, aguardar outros competidores chegarem e fazer o mesmo..... o que talvez não tornasse o mundo tão aberto... seria mais poluído com essas marcações e eventos.... é possível, mas tornaria menos dinâmico o mapa...

Caso se mantive-se o design do game como ele é, o game seria apenas eliminando esse loading e talvez colocando um CG ou animação para suavizar a transição na mudança brusca do mapa...

Por isso que a nova geração com suas tecnologias inovadoras podem mudar o panorama gamer. A nova geração vai forçar os Devs a criarem novos Designs e consequentemente novas jogabilidades, caso contrário teremos apenas mais do mesmo, os mesmo jogos com gráficos melhores e menos loading.... Ai sim para jogos com um universo mais detalhado e pesado como um the Witcher 3, um Halo Infinity, Assassins Creed em mundo aberto ai sim o maior poder dessa tecnologias, permitirão que o Design de jogos assim sejam menos monótonos e tenham mais vida, como no seu exemplo do Halo.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,723
76,190
Rio Grande do Sul
Sabe, no caso especifico do FH4, já é possível se fazer um game como vc imaginou... contudo o problema é outro, o design do game...
Para se ter um game de mundo aberto, linear no sentido de não se perder o carro de vista e evitar qualquer loading, o jogo teria que ser diferente do que é. No game atual como conhecemos, quando chegamos no ponto de um evento e entramos nele, o game ajusta o mundo, colocando marcações checkpoints, marcando rotas, adicionando um ponto de largada e oponentes.... Para ser da forma que vc imaginou o mundo teria que já estar cheios desses eventos prontos, onde ao chegar no evento vc teria que entrar e se posicionar no grid, aguardar outros competidores chegarem e fazer o mesmo..... o que talvez não tornasse o mundo tão aberto... seria mais poluído com essas marcações e eventos.... é possível, mas tornaria menos dinâmico o mapa...

Caso se mantive-se o design do game como ele é, o game seria apenas eliminando esse loading e talvez colocando um CG ou animação para suavizar a transição na mudança brusca do mapa...

Por isso que a nova geração com suas tecnologias inovadoras podem mudar o panorama gamer. A nova geração vai forçar os Devs a criarem novos Designs e consequentemente novas jogabilidades, caso contrário teremos apenas mais do mesmo, os mesmo jogos com gráficos melhores e menos loading.... Ai sim para jogos com um universo mais detalhado e pesado como um the Witcher 3, um Halo Infinity, Assassins Creed em mundo aberto ai sim o maior poder dessa tecnologias, permitirão que o Design de jogos assim sejam menos monótonos e tenham mais vida, como no seu exemplo do Halo.
Pois é, eu não manjo nada disso, sei que teria essa mudança de design, de como o jogo é feito, mas não faço ideia de quais consequências isso traria e até se isso já não passou pela cabeça dos devs mas descartaram porque ia deixar o jogo ainda pior, mais poluído e complexo. Mas é um caminho de tentar ir além, de pegar exemplos atuais e tentar visualizar o que poderia mudar, no campo da ideia mesmo.

Parabéns pelo post anterior teu, inclusive, deixou algumas questões bem claras.
 
  • Curtir
Reações: Ferreiraces

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,402
4,028
Brasilia DF
Na verdade eu não entendo quase nada de hardware haha
A minha opinião se baseia nos movimentos que eu vejo da MS e da Sony em adotar uma tecnologia que sequer é barata o suficiente ainda como padrão da próxima geração. E não é nem "recomendamos SSD". É SSD ou nada. Jogos next-gen só rodarão em SSD e deve existir um motivo pra isso. O fato da MS ter pensado até em uma forma de expansão proprietária e da Sony ter "reinventado" um SSD pro PS5 não deve ser a toa. Eu acho que teremos uma percepção de velocidade que a gente não tem há muitos anos, já que os "loadings" são padrão da industria desde o PS1.
Evolução gráfica entre gerações é sempre esperado. Velocidade de carregamento não. Mas dessa vez teremos os dois.
Eu sei o que é velocidade em loading desde 2006,07 no master race parrudo , não é novidade e sim algo que ira vim com certo atraso. Lembrando que loading não é por conta propriamente do poder que o console oferece , as vezes pode ser algo mal feito no desenvolvimento . O último batman que saiu é um exemplo disso que apresentava loads demorados em pcs de 10,15 mil
 

TensiveCobra

Guerreiro
PXB Gold
Junho 17, 2013
3,581
7,148
Putz, pelo visto a galera não entendeu a questão do SSD nos consoles, muito menos no caso do Xbox e por que o Series X não precisa de um HDD tão rápido quanto o do PS5.

A grande sacada da nova geração não é os SSD em si, pois como a galera do PC já sabe, ajuda, mas não chega a ser revolucionário.

A grande sacada da nova geração é que apesar de usar componentes com arquitetura de PC esses componentes são altamente customizados. E que customização milagrosa é essa vão me questionar? é simples, os engenheiros da nova geração perceberam que estão trabalhando com computadores de hardware FIXO, ou seja não há não cognatas em que modelo de placa mãe, processador, ram, SSD gpu teremos.... e por ser desta forma eles podem trabalhar com um sistema de hardware e software de entrada e saída de dados entre os componentes de forma fixa e customizada, permitindo diminuir qualquer possível gargalo entre os componentes, maximizando a eficiência entre eles e assim extraindo o máximo de desempenho do console final.

Essa customização é a mágica que permite algumas inovações como um acesso mais rápido aos dados do SSD, mais rápido do que acontece no PC por exemplo, dando a possibilidade de carregar informações como texturas praticamente na hora que a GPU vai processar, eliminando intermediações por outros componentes como memórias do tipo cache ou a necessidade de carregar alguns buffers....

Esse acesso mais direto, por vias de maior banda, com otimizações específicas para os componentes e mesmo com o auxílio de outras ferramentas de software como o learning machine é que farão se extrair uma maior eficiencia dos componentes...

E como todo o hardware foi desenvolvido para esse funcionamento específico e não apenas para se ter uma maior leitura e escrita com o uso do SSD, isso permite que os desenvolvedores usem o SSD de outras formas em relação a execução dos softwares (jogos e SO).

A microsoft optou por um SSD mais lento em relação a concorrência, por ter toda uma estrutura extra de hardware e software que elimina a necessidade de um SSD mais rápido que causaria um custo extra desnecessário para a produção do console final e que possivelmente geraria um sistema de gargalo em relação aos demais componentes...

Os SSDs nos consoles da nova geração vão muito além de simplesmente ter um sistema de armazenamento mais eficiente para leitura e escrita...

infelizmente acho que apenas quem é programador de software, realmente consegue ter uma noção das promessas da nova geração. E por isso, a apresentação da sony foi tão técnica...

a Sony esta apostando numa tecnologia inversa a da Microsoft.

A Microsoft, aposta em um sistema mais equilibrado, impulsionado pela GPU e CPU respectivamente, gerando maior eficiência para os demais componentes como o SSD e A memória Ram...
A Sony tenta apostar no inverso, usar o SSD como componente principal para impulsionar a eficiência da GPU e da memória Ram, de forma a gerar uma maior eficiência e capacidade para o console, eliminando a necessidade de uma CPU e GPU tão rápidas e poderosas....

No final podemos ter dois sistemas de alto desempenho, até com poder equivalente, mas tudo vai depender dos programadores, do quanto cada um irá conseguir entender essas novas formas de desenvolver os softwares para estes sistemas, ai entra a grande responsabilidade das empresas com seus Dev kits e como engines de empresas terceirizadas (como o Unreal 5, Unity, Frostbit) irão conseguir trabalhar e extrair esses peculiaridades de cada sistema...

Então, como o @RAYMON já falou algumas vezes... Esqueçam o Xbox One (seja Fat, S ou X) e o PS4, o hardware não tera apenas mais poder e filtros novos com RT, são sistemas diferentes até dos computadores, sejam atuais ou mesmo de componentes novos como os novos processadores da AMD ou memo da GTX3080. São sistemas com diferenciada forma de interação entre seus componentes.

Xbox One e PS4 são sistemas que terão suporte pelas desenvolvedoras por mais alguns anos, 1, 2 3 anos vai de cada empresa devido a grande base instalada de usuários que não trocarão seu console tão cedo... Mas os jogos mesmo que co-existam nas duas gerações, terão desempenos extremamente diferentes.

Não só isso, desenvolver um game para as duas gerações devera ser quase como desenvolver o mesmo jogo duas vezes, tal qual costuma acontecer com os ports de jogos atualmente e por isso que existe a feature Smart Deliveri da Microsoft, que de certa forma já conhecemos e usamos, mas agora ganha um nome e um destaque.

Quando compramos um game retrocompatível estamos usando o Smart Deliveri. Ao baixar o game no 360 recebemos uma cópia com uma programação específica e ao baixar o mesmo game no Xbox One recebemos o mesmo jogo mas em uma versão e programação diferente, seja para retirar bugs, ou para acrescentar as melhorias.... Tanto é que alguns jogos como FF13 tem até arquivos de CGs diferentes com qualidades diferentes. Não é a toa que ao inserir um game de 360 em disco físico, o Xbox One não copia simplesmente o jogo e roda, ele busca na Live a Melhor Versão, otimizada para o Xbox One e faz o download, o disco acaba servindo apenas como licença para rodar o game. E de forma idêntica teremos no Series X, mas com um nome bonito.

Mão iremos virar a página com a nova geração. Nova geração, Novo Livro, nova história.

PS: Essa explicação deveria estar fixa em algum post para que evitasse da galera continuar batendo a cabeça na parede e falar sempre o mesmo ponto.... kkkk

PS2: Descupem o textão.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,577
Campo Grande - MS
Bom, para mim o mais importante de tudo a Microsoft já tacou-lhe pau . Desceu a ladeira a mil, o Marcos ficou para trás nessa. Ah Marcos véio ficou para trás heim nesse morro.

Independente do suspiro que os consoles atuais terão, só o fato de saber que toda a minha biblioteca de jogos serão mantidas, os meus acessórios (no caso só tenho o controle Razer) e ainda vou poder usufruir de alguns jogos com qualidade melhor. A Microsoft é outro patamar.

44p6ml.jpg
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)