Mas será que eles adotar uma abordagem disruptiva com o novo
Xbox, alienando de imediato o
Xbox One (FAT/S e também o X)?
Eu lendo algumas declarações do Phil e observando o trabalho que a M$ vem fazendo com a plataforma
Xbox como um todo, eu vejo que eles querem tornar a transição para novos consoles mais suave e gradual possível para o jogador, até por razões comerciais, monetiza mais.
Acho que o X segura bem a barra junto com o "Scarlet" durante um tempo; já o FAT/S, não. O aspecto tecnológico vai pesar.
Então, essa questão de alienar na verdade vai ser ditada pelo mercado, como sempre é. A base instalada do novo console precisa crescer um pouco para começar a receber muitos títulos que só ele vai rodar.
Se você pensar no X apenas como Teraflops, é uma simplificação que te leva a pensar no efeito "celular", ou seja, tem 3 modelos de potências distintas, quando surgir o 4º, então o primeiro deixa de ser suportado, e passam a ter novos 3 modelos suportados. Mas no caso desses consoles, a coisa é um pouco mais complexa. O X não veio para ser uma nova geração (embora não falte quem apostou nisso), ele veio para fornecer uma "experiência 4K" para os jogos do
Xbox One. Os upgrades dele miram exclusivamente essa tarefa, digamos assim.
Mas e a próxima leva? Espera-se que permita jogos que a atual geração não consiga entregar. E aquela cpu Jaguar, amigo, aquilo ali é um baita limitador. O desenvolvimento tecnológico de CPU das principais empresas do mercado está bem longe dessa tecnologia adotada em 2013 (aliás, "lançada" em 2013 nos consoles, mas já existia anos antes disso). E o XoneX carrega consigo essa herança de CPU, necessária para que ele cumprisse adequadamente a sua missão como um todo.
Uma coisa que a MS trabalhou muito duro nessa geração foi no desenvolvimento do dev kit. E minha aposta é que eles vão possibilitar que os desenvolvedores consigam fazer jogos cross-gen com uma facilidade nunca antes vista. Aquela história de trabalhar com o dev kit conhecido pra entregar na geração velha e quebrar a cabeça pra aprender a trabalhar no dev kit novo? Acho que a história será diferente agora. Acredito que os desenvolvedores vão trabalhar com um dev kit novo e que permitirá que os jogos sejam lançados nas duas gerações, você que tem o novo console vai entrar na loja e enxergar todos os jogos de
Xbox One, e terá uma informação caso o título tenha benefícios extras para a nova geração. Similar ao "X Enhanced". Pontualmente vão aparecer mais e mais títulos que só quem abre a loja pelo novo console vai enxergar (ou no PC);
Eu imagino que jogos de pequeno a médio porte possam continuar sendo lançados cross gen por muito tempo, porque para o pequeno desenvolvedor isso será fantástico, ele põe um jogo na loja e a cada
Xbox novo vendido, a base dele só soma com a base de
Xbox One ativos! É como lançar no Steam, se o requisito não é alto, roda até em geladeira. Ele não precisa escolher pra qual geração vai lançar, ter dois processos de certificação, dois dev kits, duas equipes!
Enfim, acho que a próxima geração vai trazer uma era muito, mas muito interessante para os desenvolvedores.