A Microsoft tem um leque de exclusivos muito mais variado que a Sony. Tem shooter 1ª e 3ª pessoa, corrida arcade e simulação, rpg, luta, terror... Falta só os estúdios capricharem mais na campanha singleplayer deles. Jogos como Gears 4 e Halo 5 são bons, mas a campanha ficou abaixo dos jogos anteriores deles, muito por conta de focarem mais no multiplayer.
Com novas IPs de qualidade chegando com os novos estúdios mais a sequência das IPs que já possui o Xbox vai estar muito bem servido na próxima geração, só não pode capar o singleplayer em detrimento de foco no multiplayer, dá pra caprichar nos dois modos para agradar um número muito maior de jogadores.
Concordo. Mas o Phil Spencer falava que os jogos singles estão perdendo espaço, pq cada vez mais reclamam quando o jogo tem uma campanha intensa e pequena (Ryse: Son of Rome). Porém quando a campanha é longa e duradoura (20-30h) o jogo tem que ser muito bem roteirizado para não reclamarem de repetição (Anthem).
Halo e Gears são as maiores marcas do Xbox, famosos por multiplayer.
God of War e TLoU são as maiores marcas da Sony, famosos por singleplayer.
Acho que a filosofia da empresa dita como vão ser seus exclusivos.
Já os multis são diferentes:
Assassins Creed Odyssey, The Witcher 3, Far Cry 5, .... todos esses e muitos outros abordam a campanha com extensão. Ou seja, termina a campanha e você ainda tem side-quests para você ficar no jogo.
Destiny 2, The Division 2, Anthem,... são jogos com campanha multiplayer. Ou seja, você termina a campanha, que não acaba (Hehehe). O jogo tem campanha fraca e superficial, mas é exatamente quando você "termina" que o jogo começa.
Acho que com o leque de estúdios, vai ter um pouco de cada. O que é bom para todos.