Eu peguei isso na Wikipedia e mudou a forma como eu enxergo essa empresa "japonesa":
A Standard Games foi fundada em 1940 em
Honolulu no
Havaí,
Estados Unidos, pelos empresários norte-americanos Martin Bromley, Irving Bromberg e James Humpert. Seu objetivo era levar máquinas de diversão a fichas, incluindo
caça-níqueis, para bases militares, pois o aumento de pessoal devido ao começo da
Segunda Guerra Mundial também criaria uma demanda por entretenimento. Os três venderam a empresa em 1945, depois do fim da guerra, e estabeleceram no ano seguinte a Service Games, nomeada por seu foco militar.
[2] O governo norte-americano ilegalizou caça-níqueis em seus territórios em 1952, assim Bromley enviou os funcionários Richard Stewart e Ray LeMaire para
Tóquio a fim de estabelecerem a Service Games of Japan, que proporcionaria caça-níqueis a fichas para as bases norte-americanas no
Japão.
[3][4][5] Os cinco fundaram um ano depois a Service Games Panama para controlar todas as entidades da Service Games no mundo. A companhia se expandiu pelos sete anos seguintes para incluir distribuição na
Coreia do Sul,
Filipinas e
Vietnã do Sul.
[6] O nome Sega, abreviação de Service Games,
[7] foi usado pela primeira vez em 1954 no caça-níquel Diamond Star.
[6]
A Service Games of Japan foi dissolvida em 31 de maio de 1960 devido a notoriedade cada vez maior de investigações sobre práticas comerciais criminosas.
[6] Em 3 de junho,
[8] Bromley estabeleceu duas empresas para assumirem as mesmas atividades: a Nihon Goraku Bussan e a Nihon Kikai Seizō. As duas compraram todos os ativos da Service Games of Japan. A Nihon Kikai Seizō, que adotou o
nome comercial Sega, Inc., focou-se na produção de caça-níqueis. Já a Nihon Goraku Bussan, sob o comando de Stewart e cujo nome comercial era Utamatic, Inc., atuava como distribuidora e operadora de máquinas a fichas, particularmente
jukeboxes.
[6][9][10] As duas empresas se fundiram em 1964 e mantiveram o nome Nihon Goraku Bussan.
[6]
Durante o mesmo período,
David Rosen, um oficial da
Força Aérea dos Estados Unidos que estava servindo no Japão, lançou em 1954 uma cabine de fotos em Tóquio.
[3] Esta companhia se tornou a Rosen Enterprises, que começou a importar jogos a fichas para o Japão em 1957. A Nihon Goraku Bussan comprou a Rosen Enterprises em 1965, formando a Sega Enterprises, Ltd.. Rosen foi nomeado o
diretor executivo e gerente, enquanto Stewart ficou como presidente e LeMaire o diretor de planejamento. A Sega, pouco depois, parou de servir bases militares e mudou seu foco de caça-níqueis para máquinas de entretenimento operadas a fichas.
[11] Suas importações incluíam jukeboxes Rock-Ola Manufacturing, jogos de
fliperamas da
Williams Manufacturing e jogos de armas de luz da
Midway Manufacturing.
[12]
O logo da Sega na década de 1960
As máquinas que a Sega importava de terceiros necessitavam de manutenção frequente, assim ela começou a construir suas próprias armas e fliperamas substitutos para seus jogos importados. Isto acabou levando a empresa e desenvolver seus próprios jogos.
[12] O primeiro deles foi
Periscope, um jogo eletromagnético simulador de submarino que estreou no final da década de 1960. Possuía efeitos de luz e som que foram considerados inovadores, tendo sido um sucesso no Japão. Foi exportado para shoppings e lojas de departamento na
Europa e nos Estados Unidos, ajudando a padronizar o custo de 25 centavos por jogo para
arcades na
América do Norte. A Sega se surpreendeu pelo sucesso e, pelos dois anos seguintes, a companhia produziu e exportou de oito a dez títulos por ano.
[13] Mesmo assim, a ampla pirataria presente na indústria fez a Sega parar de exportar seus jogos por volta de 1970.
[14]
A Sega foi comprada em 1969 pelo conglomerado midiático norte-americano
Gulf and Western Industries, porém Rosen continuou como diretor executivo. A Gulf and Western, em 1974, transformou a Sega Enterprises, Ltd. em uma
subsidiária de uma companhia norte-americana que foi renomeada para Sega Enterprises, Inc.. Um ano antes a empresa tinha lançado seu primeiro
jogo eletrônico,
Pong-Tron.
[14] A Sega enfrentou competição vinda do arcade
Space Invaders da
Taito, em 1978,
[12] mas mesmo assim prosperou na chamada
era de ouro dos arcades do final da década de 1970, com sua receita chegando a mais de cem milhões de
dólares em 1979. Nesse período a empresa adquiriu a Gremlin Industries, que produzia jogos de arcade baseados em
microprocessadores,
[15] e também a Esco Boueki, uma distribuidora de fichas fundada por Hayao Nakayama, que depois disso foi colocado no gerenciamento das operações japonesas da Sega.
[16] A companhia era, no começo da década de 1980, uma das cinco maiores produtores de arcade nos Estados Unidos, com sua receita total subindo para mais de 214 milhões de dólares.
[17] Em 1979 ocorreu o lançamento de
Head On, que apresentou o conceito de "coma os pontos" que a
Namco depois usou em
Pac-Man.
[18] A Sega em 1981 licenciou e publicou
Frogger, da
Konami, que foi seu título de maior sucesso até então,
[19] enquanto no ano seguinte foi a estreia de
Zaxxon, o primeiro jogo com gráficos isométricos.
[20