Eu não me empolgo mais com FH pq agora ele é mais um playground de carros sem endgame (e virou também um showcase gráfico do
Xbox) do que propriamente um game de corrida raiz, como foi o 1.
Eu tenho essa mesma percepção. Sei que o jogo é bonito tecnicamente, sei que ele voa na especializada, sei que existem muitas novidades em relação aos antecessores, mas FH4 pra mim foi um pouco decepcionante. Para alguém que nunca jogou Forza Horizon e cai direto no FH4, talvez ache um game de corrida sublime, mas pra quem jogou todos os anteriores até à exaustão, a fórmula já aparece desgastada; seja pelo mapa aparentemente menor e mais vertical que a FH3, seja pela repetição dos cenários "rurais", off-road o tempo todo etc. Acho que FH precisa ir para o próximo patamar, quem sabe investir em algum procedural nos mapas, como Flight Simulator? Investir na simulação de danos, quem sabe criar uma campanha um pouco mais robusta, com algumas filmagens, diálogos etc... Já teve parceria com Velozes e Furiosos em FH2 com uma DLC, fecha agora pra um jogo completo, inspirado tipo no Desafio em Tokyo (já agrada a galera do Japão), aproveita o fracasso retumbante do Crossroads e eleva o patamar da coisa, como a Insomniac fez com Spider-Man. Tem tanta coisa bacana pra fazer além de "mais um showcase de festival paradisíaco aleatório, toma os carros e corre aí".
A linha de FH precisa ser revista, mas é uma opinião meramente particular. Eles não devem ter muito incentivo pra mudar, vide o sucesso que faz, de público e crítica. Outro dia anunciaram uma atualização contendo umas pistas tipo trackmania, avacalhação total tipo GTA V, acho que é o tipo de coisa que eles vão atuar daqui pra frente.
Enfim, ultimamente tenho estado mais curioso para Test Drive: Solar Crown, uma franquia lendária que muito serviu de inspiração para o FH. Espero ser a alternativa para quem já se saturou de Forza, The Crew e NFS.