Comercio de games x GamePass, EA Access etc...

Daniel Tatsch

Novato
Outubro 16, 2010
29
23
Fala Galera,

Sei que ninguém me conhece aqui, eu já estou nesse fórum desde a época do Portal xbox, sempre achei o máximo o publico daqui, fiz vários amigos aqui na época que eu tinha xbox 360. De uns anos pra cá tem sido difícil jogar alguma coisa, na verdade quem vinha usando meu Xbox one era meu filho de 6 anos, mas desde que eu peguei o forza horizon 3 tenho jogado por horas...
Bem, mas o que me fez abrir esse post foi apos ler sobre o gamepass e o mercado de games.
Eu trabalho a 8 anos com games, hoje focado somente na parte de reparos, mas ja trabalhei com a parte de vendas muito e hoje quero compartilhar com vocês a mimha experiencia.
Trabalhei como gerente comercial de uma conhecida loja aqui do sul.
Bem o que muitos não sabem, mas pelos menos aqui no sul e na grande maioria das lojas o lucro na venda de consoles é bem baixo, baixo mesmo. Vou usar como exemplo o nosso Xbox one s que hoje tem um custo de aproximadamente R$ 960,00 reais e é vendido na media de R$ 1199,00. Um lucro aproximado de R$ 239,00 sei que muitos devem pensar que isso é uma margem boa, mas não. Esses produtos na maioria dos casos, para não dizer todos são importados e a garantia quem acaba assumindo é a própria loja e por mais que sejam produtos de boa qualidade, são eletrônicos que em alguns casos podem dar problema. Para piorar tem a questão do transporte que mesmo vindo legalmente é horrível, e ilegalmente vindo de mercados de países vizinhos é ainda muito pior, mas muito pior mesmo. Ou seja as vezes a perda de um console impacta muito no lucro geral da venda de consoles. O que torna na venda de consoles quase que obrigatório a venda de acessórios e jogos para aumentar o lucro da venda no geral.
Sempre troco muita ideia com o pessoal aqui do comercio, e aqui todo mundo é unanime em falar que o Xbox one é um console que não tem muito apelo da midia fisica, a verdade é que desde sempre o xbox one foi assim, muitos ja compravam com indicação de uma amigo para dividir contas, para não falar dos games with gold, deals with e tudo mais. Mas para os logistas isso é terrivel, vender um console e depois o cara nunca mais aparecer, nem para comprar um controlezinho hehe. Vender um console sem agregar algo era realmente ruim porque ao vender um console sem itens, você perdia a oportunidade de vender um com, isso é pensamento de vendedor, mas onde eu quero chegar:
Muita gente ainda julga a mídia digital, mas ela esta ai, o gamepass esta ai, o eAccess e todas as outras coisas que ainda podem surgir.
Eu não estou falando que sou contra, bem pelo contrario desfruto disso também e acho sensacional apesar de ainda ser viciado em caixinhas verdes (hoje pego meu Dragonball fighterz), mas a verdade é que o mercado de games esta sofrendo com isso. Nas ultimas blacksfriday por exemplo, vi muita gente falando que vendeu mais psn cards e cartão presente da xbox live do que as "promoções da loja".
O gamepass e todos os outros serviços são maravilhosos e em breve teremos muito mais disso, e o mercado em geral sente isso, o comercio pequeno sente muito mais. E com isso as lojas deixaram de investir em midias e iram procurar outros meios para investir como ja acontece hoje (vejo muitos investindo hoje em pcgamer). Digo isso porque sofri muito com isso quando tinha gamecube passava um sufoco pra achar jogos porque ninguem queria investir em gamecube no tempo aureo do ps2.
Não estou vindo aqui para dizer para vocês comprarem mais midias fisicas, estou espressando minha analise em relação ao mercado de games, da transformação que ele está tendo, e obviamente um ponto para a gente discutir.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,049
12,660
Barbacena
Toda história tem sempre dois lados. Isso tudo esbarra em mtas questões. Moro no interior de Minas e aqui ou vc paga caro, isso qdo encontra o item, ou compra na internet e espera a boa vontade dos correios....

Acaba que o digital se torna mto mais atrativo. Essa é a realidade de mtos no Brasil. Infelizmente estamos numa época de transição e nisso MTA gente vai ficando pra trás. Não sei como solucionar essa equação, nem como a Microsoft vai lidar com isso.

Talvez o cara investir na venda de créditos parcelado, mtas vezes essas lojas parcelam no máximo de 3x e no ML o que mais tem são anúncios de 12* sem juros; Assistência técnica, MTA gente não sabe como compartilhar conta, entre outras coisas que mtos aqui consideram até como básicas, mas pra mtos são um verdadeiro mistério;

Aqui onde moro eles costumam fazer umas feiras nerds e sempre vendem bem lá, eu mesmo já comprei produtos lá que sabia que na Net era bem mais em conta. O segredo está no marketing, sabendo fazer tem mto mercado ainda.

Um outro exemplo, qdo saiu o X estava rodando no centro aqui e deu na telha de ver se alguma loja aqui já o tinha é pra minha surpresa em duas lojas qdo falei no novo X a mulher veio com o S e a incríveis R$ 1999,00. Não me passou confiança e ainda senti a sensação que queriam me assaltar.
 
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JCS

Guerreiro
Julho 15, 2015
2,318
3,100
Brasil
Isso aí, o mercado tá mudando, se os donos de lojas não se adequarem serão engolidos, triste realidade! Mas não tem como fugir dela.

Se pensarmos bem, não é só loja física de games não, é tudo que é loja física, eu raramente vou a shopping comprar qualquer coisa.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
5,058
Rio Grande do Sul
E ai amigo, bem-vindo de volta.

Sua discussão é muito pertinente, já que de fato, os serviços que citou, vão desacelerar o comércio das lojas físicas. 2010 em diante iniciou-se a 'revolução digital', e agora finalmente chegou aos jogos. O público casual é o que domina o PS4, e esse publico não é tão ávido nas ultimas notícias dos games como nós, mas o custo-benefício dos serviços ofertados pela Microsoft com certeza vai chamar atenção, já que o que importa, de fato, é o bolso do consumidor.

Se o Game Pass for um sucesso, não vai demorar pra Sony tomar alguma medida parecida. Então para quem tem loja, eu recomendaria já ir procurando algumas estratégias e adaptações.

Da mesma forma que a Revolução Industrial simplesmente acabou com a grande maioria dos empregos 'braçais', e isso sim foi um baque gigantesco, a sangria vai acontecer da mesma forma com essas lojas, mas vai passar. O que importa é o consumidor tendo algo de qualidade sempre mais em conta, como citei, nada pode ficar acima do bolso do consumidor, esse sim é o que 'manda' no mercado.
 

bereljs

Guerreiro
Junho 11, 2016
275
204
Brasil
Fazem investimento em pc gamer que só vende mídia digital. E a evolução. Como outro rapaz disse e a briga entre uber e taxi. Inevitável isso vai ocorrer na sony depois com a chegada do ea acess tbm.

Enviado do meu Moto E (4) Plus usando o app mobile do PXB!
 

PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
923
748
Jaraguá do Sul - SC
Mas se olhar de uma forma geral, o conceito "loja física" é que está em decadência.

Vamos sair dos games, vamos comprar uma TV por exemplo, algo que ta a muito mais tempo ai. Quem aqui ja foi numa Casas Bahia ou Magazine Luiza da sua cidade e pediu informações pro vendedor sobre as opções que tem na loja? Na grande maioria os vendedores estão despreparados e não sabem responder nada além do tamanho da TV e se é LED ou LCD... agora se é 4K ou não... Sem nem saber direito o que isso significa... Ou vc faz a pesquisa em casa e se informa muitíssimo bem, ou não vai ter jeito. O ponto que eu quero chegar é que a loja não se adaptou, não agrega valor ao atendimento, ai porque vc vai pagar 20% mais caro na loja física se "todo o trabalho" quem fez foi vc mesmo??

E isso é um ciclo sem volta, UMA vez que você pesquisou sobre, comprou na internet, pagou mais barato e teve um produto que melhor se adequou a sua necessidade, já era...

E a culpa é da internet? É obvio que o preço de um produto estocado num galpão vai ser menor que um que ta numa loja lindona no centro.... O valor tava era no serviço que o vendedor tinha que fazer, hoje em dia, tirando raros casos, não faz mais...

A loja física sempre terá seu público, mas a muito tempo o pessoal acordou pra formas mais satisfatórias de comprar.
 
Última edição:

felipeserpa

Guerreiro
Julho 25, 2014
1,170
945
@Daniel Tatsch ótima tópico!
Cara, algo que vejo pouco na maioria das lojas físicas são voucher para baixar o jogo, tipo o código de 25 dígitos, sabe?
Isso (jogos digitais) hoje já é uma realidade porque eu vejo muito por mim e meus amigos que compramos muita mídia digital porque compartilhamos com 1 amigo e os jogos sempre custam metade do valor, acho que isto já seria um pequeno diferencial porque nem todos tem cartão de crédito para comprar na live em 1x, nem todos gostam de usar serviço digital e se sentem mais seguros em sair com o game (mesmo que digital) da loja onde podem fazer boleto ou parcelado por exemplo...
O mercado evolui bastante nos últimos anos e as formas de consumo estão evoluindo também, se os lojistas não acompanharem infelizmente vão fechar mesmo.
Te deixo o exemplo de uma reportagem que saiu a pouco onde uma das grandes lojas de games dos EUA estavam falando como o Xbox One X estava vendendo bem e ajudando nas receitas, óbvio que no caso deles deve existir algum incentivo por parte da Microsoft e tal, mas o que impede nossos lojistas de fecharem parcerias com a Microsoft br? Vejo muito lojista que senta no banco da loja o dia inteiro esperando que entre algum cliente e isso hoje já não cabe mais...
Se o cara não "pensar fora da caixinha" vai falir, simples assim... opções existem aos montes e cada opção se adapta ou não a cada tipo de negócio diferente, só que pra isso ocorrer tem que "se mexer" tem que correr atras e fazer acontecer.

Certa vez fui em uma loja em Santa Catarina mas os preços eram surreais, sei que a carga tributária é alta e tal (trabalho no fiscal de uma empresa) mas cara, existe uma diferença entre pagar muito imposto e querer assaltar o consumidor, tchê jogo antigo e usado os caras cobravam o mesmo preço de jogo novo comprado nos sites, a loja era bem legal mas o atendimento nem tanto, não tinha aquele vendedor gamer que entendia de jogos e no mais os preços literalmente me escorraçaram da loja!
Exemplo: ta pagando muito imposto? te pergunto... estas no regime tributário correto para tua loja?
Correu atras dos fornecedores para negociar preço ou alguma parceria?
Procurou fazer eventos ou trazer algo diferente para chamar o publico?
Entrou em contato com a Microsoft buscando parceria?
As vezes não é necessário nenhuma "revolução" entende... só levantar a bunda da cadeira e tentar melhorar dentro das situações que te atingem diretamente e diariamente, mas para muitos é mais "comodo" esperar alguém entrar pela porta disposto a pagar o que tu cobra e ir embora, sem indicar tua loja, sem compartilhar com ninguém que esteve ali, sem falar nada... enquanto que um bom atendimento e bons preços podem fazer 1 único cliente se multiplicar por vários quando ele sai falando bem e compartilhando boas informações sobre tua loja...
 

Daniel Tatsch

Novato
Outubro 16, 2010
29
23
Mas se olhar de uma forma geral, o conceito "loja física" é que está em decadência.

Vamos sair dos games, vamos comprar uma TV por exemplo, algo que ta a muito mais tempo ai. Quem aqui ja foi numa Casas Bahia ou Magazine Luiza da sua cidade e pediu informações pro vendedor sobre as opções que tem na loja? Na grande maioria os vendedores estão despreparados e não sabem responder nada além do tamanho da TV e se é LED ou LCD... agora se é 4K ou não... Sem em saber direito o que isso significa... Ou vc faz a pesquisa em casa e se informa muitíssimo bem, ou não vai ter jeito. O ponto que eu quero chegar é que a loja não se adaptou, não agrega valor ao atendimento, ai porque vc vai pagar 20% mais caro na loja física se "todo o trabalho" quem fez foi vc mesmo??

E isso é um ciclo sem volta, UMA vez que você pesquisou sobre, comprou na internet, pagou mais barato e teve um produto que melhor se adequou a sua necessidade, já era...

E a culpa é da internet? É obvio que o preço de um produto estocado num galpão vai ser menor que um que ta numa loja lindona no centro.... O valor tava era no serviço que o vendedor tinha que fazer, o hoje em dia, tirando raros casos, não faz mais...

A loja física sempre terá seu público, mas a muito tempo o pessoal acordou pra formas mais satisfatórias de comprar.

Magazine Luiza e lojas do tipo não são parâmetros, é diferente tu comprar um jogo na loja física da saraiva ou fnac do que uma loja especializada de games, pelo menos aqui na região metropolitana de Porto alegre tem varias lojas com um pessoal bem preparado, obvio que tem loja que não estão preparadas, obvio que pode acontecer de você pedir um xbox one x e vir alguém com um s, mas o pessoal evoluiu, em relação ao que era antes.
O exemplo que você deu sobre tvs, eu fui muito bem atendido quando fui até a multisom, mas quem compra ali? É difícil pq eles tem os preço mais caros, mas o vendedor sabia absolutamente tudo sobre a tv e obviamente eu comprei pq o que eu procurava não estava nas "ofertas" das grandes lojas.
 

Daniel Tatsch

Novato
Outubro 16, 2010
29
23
@Daniel Tatsch ótima tópico!
Cara, algo que vejo pouco na maioria das lojas físicas são voucher para baixar o jogo, tipo o código de 25 dígitos, sabe?
Isso (jogos digitais) hoje já é uma realidade porque eu vejo muito por mim e meus amigos que compramos muita mídia digital porque compartilhamos com 1 amigo e os jogos sempre custam metade do valor, acho que isto já seria um pequeno diferencial porque nem todos tem cartão de crédito para comprar na live em 1x, nem todos gostam de usar serviço digital e se sentem mais seguros em sair com o game (mesmo que digital) da loja onde podem fazer boleto ou parcelado por exemplo...
O mercado evolui bastante nos últimos anos e as formas de consumo estão evoluindo também, se os lojistas não acompanharem infelizmente vão fechar mesmo.
Te deixo o exemplo de uma reportagem que saiu a pouco onde uma das grandes lojas de games dos EUA estavam falando como o Xbox One X estava vendendo bem e ajudando nas receitas, óbvio que no caso deles deve existir algum incentivo por parte da Microsoft e tal, mas o que impede nossos lojistas de fecharem parcerias com a Microsoft br? Vejo muito lojista que senta no banco da loja o dia inteiro esperando que entre algum cliente e isso hoje já não cabe mais...
Se o cara não "pensar fora da caixinha" vai falir, simples assim... opções existem aos montes e cada opção se adapta ou não a cada tipo de negócio diferente, só que pra isso ocorrer tem que "se mexer" tem que correr atras e fazer acontecer.

Certa vez fui em uma loja em Santa Catarina mas os preços eram surreais, sei que a carga tributária é alta e tal (trabalho no fiscal de uma empresa) mas cara, existe uma diferença entre pagar muito imposto e querer assaltar o consumidor, tchê jogo antigo e usado os caras cobravam o mesmo preço de jogo novo comprado nos sites, a loja era bem legal mas o atendimento nem tanto, não tinha aquele vendedor gamer que entendia de jogos e no mais os preços literalmente me escorraçaram da loja!
Exemplo: ta pagando muito imposto? te pergunto... estas no regime tributário correto para tua loja?
Correu atras dos fornecedores para negociar preço ou alguma parceria?
Procurou fazer eventos ou trazer algo diferente para chamar o publico?
Entrou em contato com a Microsoft buscando parceria?
As vezes não é necessário nenhuma "revolução" entende... só levantar a bunda da cadeira e tentar melhorar dentro das situações que te atingem diretamente e diariamente, mas para muitos é mais "comodo" esperar alguém entrar pela porta disposto a pagar o que tu cobra e ir embora, sem indicar tua loja, sem compartilhar com ninguém que esteve ali, sem falar nada... enquanto que um bom atendimento e bons preços podem fazer 1 único cliente se multiplicar por vários quando ele sai falando bem e compartilhando boas informações sobre tua loja...

Sobre o comercio de usados, sim as lojas realmente estão se aproveitando disso, mas hoje posso afirmar com toda a certeza a fatia do bolo do faturamento de usados corresponde a no minimo 70% do faturamento de uma loja física de games!! Você compra um jogo por R$ 230,00 zera ele vai até a loja vende por 60 e depois dias depois tu vê ele sendo vendido por R$ 150,00. Logico que eles precisam de um lucro, mas estamos falando de casos de 100%, 200%, 300% de lucro, claro que isso aceita quem quer, mas os lojistas hoje estão espertos nisso.
Quanto a parceria da MSbr, não tenho propriedade para falar, porque nunca estive frente a isso, mas tudo que sei que o volume que eles pedem para comprar é muito alto e o preço e infactível, mas isso novamente não posso afirmar com certeza pq nunca estive frente a isso.
 
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Daniel Tatsch

Novato
Outubro 16, 2010
29
23
Fazem investimento em pc gamer que só vende mídia digital. E a evolução. Como outro rapaz disse e a briga entre uber e taxi. Inevitável isso vai ocorrer na sony depois com a chegada do ea acess tbm.

Enviado do meu Moto E (4) Plus usando o app mobile do PXB!

Com essas questões de desempenho de jogos FPS, 4k etc... O publico fica sedento por upgrade das maquinas e troca de placa de video, processador e afins igual troca de roupa. É um novo mercado! Aqui vende tanto quando ps4 e xbox.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,653
36,043
São Paulo
otimo relato. estava esperando que alguem do meio se manifestasse com a propria visao tambem.
acredito que o maior impacto ja foi causado pela propria venda digitais nas lojas dos consoles. o gamepass em si só veio somar com os desdobramentos disso.
mas nem tem muito o que falar. é uma evoluçao natural de toda uma forma de consumir entretenimento, e os games ainda tiveram um "colher de chá" pq estao sendo os ultimos a embarcar nesse trem, entao tivemos um bom tempo pra "prever" que tudo isso iria acontecer.
 

PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
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Jaraguá do Sul - SC
Magazine Luiza e lojas do tipo não são parâmetros, é diferente tu comprar um jogo na loja física da saraiva ou fnac do que uma loja especializada de games, pelo menos aqui na região metropolitana de Porto alegre tem varias lojas com um pessoal bem preparado, obvio que tem loja que não estão preparadas, obvio que pode acontecer de você pedir um xbox one x e vir alguém com um s, mas o pessoal evoluiu, em relação ao que era antes.
O exemplo que você deu sobre tvs, eu fui muito bem atendido quando fui até a multisom, mas quem compra ali? É difícil pq eles tem os preço mais caros, mas o vendedor sabia absolutamente tudo sobre a tv e obviamente eu comprei pq o que eu procurava não estava nas "ofertas" das grandes lojas.

Isso eu concordo, mas por isso sitei o modelo no geral, pra outras coisas você já viu e meio que se obrigou a comprar online, você já está adaptado a esse modelo de negócio, hoje em dia, isso não é mais um problema pra muitos, o que sobra?? preço, simples assim.
 

PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
923
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Jaraguá do Sul - SC
Sobre o comercio de usados, sim as lojas realmente estão se aproveitando disso, mas hoje posso afirmar com toda a certeza a fatia do bolo do faturamento de usados corresponde a no minimo 70% do faturamento de uma loja física de games!! Você compra um jogo por R$ 230,00 zera ele vai até a loja vende por 60 e depois dias depois tu vê ele sendo vendido por R$ 150,00. Logico que eles precisam de um lucro, mas estamos falando de casos de 100%, 200%, 300% de lucro, claro que isso aceita quem quer, mas os lojistas hoje estão espertos nisso.
Quanto a parceria da MSbr, não tenho propriedade para falar, porque nunca estive frente a isso, mas tudo que sei que o volume que eles pedem para comprar é muito alto e o preço e infactível, mas isso novamente não posso afirmar com certeza pq nunca estive frente a isso.

Isso se mostra muito bem nos grupos locais de vendas no Facebook/OLX, o cara que vende um usado pode pedir um pouco mais, e o cara que compra paga, mesmo assim, metade que a lojinha da esquina quer. Vi muito disso aqui onde moro, e foi outro fator pra mim abandonar esse esquema de ganhar 40 e pagar 120 num usado, se eu tenho jogo eu só faço troca no Face e pronto...
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
O único lado "bom" disso pra lojas é que a coisa está acontecendo de forma gradual.
Dá tempo pra mudar foco e se adaptar.

No inicio desta geração era opinião quase unanime aqui que na proxima geração teriamos maioria dos jogos vendendo digital, alguns até falando em digital exclusivo.

Agora está bem claro que isso é irreversível.
 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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O gamepass e todos os outros serviços são maravilhosos e em breve teremos muito mais disso, e o mercado em geral sente isso, o comercio pequeno sente muito mais. E com isso as lojas deixaram de investir em midias e iram procurar outros meios para investir como ja acontece hoje (vejo muitos investindo hoje em pcgamer). Digo isso porque sofri muito com isso quando tinha gamecube passava um sufoco pra achar jogos porque ninguem queria investir em gamecube no tempo aureo do ps2.
Não estou vindo aqui para dizer para vocês comprarem mais midias fisicas, estou espressando minha analise em relação ao mercado de games, da transformação que ele está tendo, e obviamente um ponto para a gente discutir.

Obrigado por trazer sua experiência, Daniel.

Eu fico pensando em como seria o modelo mais evoluído, maduro para as lojas que trabalham com games na realidade em que distribuição digital predomina.
Que vantagens as plataformas podem oferecer para as lojas físicas permanecerem vendendo seus consoles.
Tenho um amigo que teve um tempo loja de games e ele dizia ser fundamental diversificar a linha de produtos, porque só de jogo em disco não dava pra se manter. Isso foi coisa de 4 anos atrás.
Acho que a venda de gift cards é interessante porque não fica "velho", não tem pressão para baixar o preço do cartão porque já lançou há mais de 1 ano; a não ser que o cartão seja do próprio jogo digital.

Fico pensando aqui, @Daniel Tatsch , se o melhor caminho para a loja não seria abraçar essa distribuição digital, pegando edições especiais em disco ou produtos sob encomenda e fornecendo os cartões para esses programas? Isso junto com merchandising relacionados a games.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
Seja bem vindo. Ótimo relato. É bacana ver um relato sincero.

É, a revolução digital chegou, como o Locatelli frisou.

De uns tempos para cá, eu notei algumas lojas daqui da cidade tem mudando a abordagem com o cliente.
Passaram a estimular o cliente a fazer compras pelo APP mobile da própria Loja ou site, oferecendo bônus de fidelidade em dobro, garantia extra, etc.
Com isso, poderiam enxugar os custos operacionais nas lojas físicas e reposicionar-se para atender uma demanda cada vez mais digital.

Talvez seja o caso das lojas de games também, de passar a vender vouchers/gift Cards para usar na loja digital, onde pode parcelar, aproveitando-se do fato de que na Store não é possível parcelar comprando diretamente na Store.
Lembro que na época que tinha ps3, alguns lojistas locais não viam com bons olhos os grupos de vendas e trocas no Facebook. Era compreensível.
Então com o desestímulo crescente à compra e venda de jogos físicos usados, talvez aí seja uma nova oportunidade de negócio digital.
 

PekSGN

Guerreiro
Novembro 21, 2017
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748
Jaraguá do Sul - SC
Aqui na cidade eu vi algo que gostei, paa aumentar o portfolio deles, algo que era raro se tornou bem comum, que é a venda de canecas, camisetas, action figures, acessórios temáticos, isso pode parecer bobagem ou não representar muito no faturamento, mas isso é uma ótima forma de presentear quem vc conhece que gosta de games, mesmo vc não entendendo muito, pego de exemplo meu filho, ele tem praticamente todo jogo que gosta, nesse aniversário ele ganhou uma camiseta e uma toalha de banho do Minecraft de um conhecido nosso. Ele como quase toda criança ODEIA ganhar roupa, mas ele adorou os presentes, dava de ver que ele gostou mais da camisa que dos outros brinquedos... E pra pessoa que dá o presente é uma opção bem mais em conta que o jogo novo em si.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Ele como quase toda criança ODEIA ganhar roupa, mas ele adorou os presentes, dava de ver que ele gostou mais da camisa que dos outros brinquedos... E pra pessoa que dá o presente é uma opção bem mais em conta que o jogo novo em si.
Criança (principalmente menino) odeia roupa... até você dar roupa temática da franquia preferida dele.
Sei bem.
 
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Daniel Tatsch

Novato
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Obrigado por trazer sua experiência, Daniel.

Eu fico pensando em como seria o modelo mais evoluído, maduro para as lojas que trabalham com games na realidade em que distribuição digital predomina.
Que vantagens as plataformas podem oferecer para as lojas físicas permanecerem vendendo seus consoles.
Tenho um amigo que teve um tempo loja de games e ele dizia ser fundamental diversificar a linha de produtos, porque só de jogo em disco não dava pra se manter. Isso foi coisa de 4 anos atrás.
Acho que a venda de gift cards é interessante porque não fica "velho", não tem pressão para baixar o preço do cartão porque já lançou há mais de 1 ano; a não ser que o cartão seja do próprio jogo digital.

Fico pensando aqui, @Daniel Tatsch , se o melhor caminho para a loja não seria abraçar essa distribuição digital, pegando edições especiais em disco ou produtos sob encomenda e fornecendo os cartões para esses programas? Isso junto com merchandising relacionados a games.

Quanto a Gift cards, foi algo que me envolvi a algum tempo atras, mas no meu caso foi complicado achei o preço um pouco altos se comparar com a mídias físicas, e os gift cards em si tem um lucro muito baixo . Hoje eu trabalho exclusivamente com manutenção de consoles e controles somente de vídeo games nada mais.Se hoje eu fosse ter uma loja de games com toda certeza eu ia apostar muito no conteúdo geek, camisetas, bonés, canecas etc... Mas eu acho que é um pouco mais que isso. O que eu quero é um ambiente gamer aqueles que tu reunia a galera juntava uma mesa e rolava um card game. Aquele que rolava umas jogatinas bem insanas de street. Trabalhar a pre venda de uma forma honesta, valorizando o jogo estendendo a campanha de publicidade das publicher. O que eu vejo hoje é os caras só vendendo os jogos mais comuns em pre venda o que não for fifa, gta etc... Não sai tanto quanto os demais jogos. Eu trabalharia muito mais iria fazer a loja ter cara daquele jogo iria divulgar conteúdo para mostrar para quem ainda não conhece o jogo que vai chegar. São muitos projetos e confesso que por não conseguir realizar acabei me afastando da área de vendas. Acho que as lojas querem tanto vender que no fim esquecem que nos jogamos é isso, tem espaço para se adaptar.
Igual ir em uma pizzaria, pq vc vai se vc pode pider em casa?
Porque todos nos sabemos que ir la é outro sabor é outra vibe que transforma a experiencia em algo melhor.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Então, por isso comentei que a plataforma possivelmente teria que repensar as vantagens oferecidas ao revendedor, desde percentuais a ajuda em merchandising, etc .

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

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