Comparações entre os Consoles Next-Gen

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Tanto o Series quanto o PS5 permitem a compressão de assets e a eliminação de arquivos de redundância (necessários em discos rígidos), mas isso parece ter sido feito apenas no console da Sony.
Pois é. E vamos combinar, pra quem está vendendo edição definitiva com melhorias... Fica meio desproporcional. Teve menos trabalho no Xbox mas vende pelo mesmo preço. Ok.
Não vou ser hipócrita, por melhor que ficasse eu não ia comprar porque já fechei o jogo e não pretendo jogar de novo. Mas só vejo algum incentivo de compra pra essa edição melhorada no Xbox se a pessoa não jogou mesmo.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,295
19,130
Manaus
Não vi o vídeo, mas imagino que isso possa ser explicado pelo seguinte: o Series X está usando a mesma base de código da geração anterior, ou ao menos a mesma parte que resulta nas travadas. Possivelmente teria que mudar o processo para usar de forma mais eficiente o novo hardware, só que é complicado a gente afirmar, por exemplo, que a Remedy "teve preguiça" ou coisa assim, a gente não sabe até que ponto eles realmente tem condições de melhorar isso hoje, se tem algo que a MS deveria providenciar em termos de ferramenta ou não.
Pois é, o que não tem remédio, remediado está.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,080
14,399
Araraquara/SP
Pois é. E vamos combinar, pra quem está vendendo edição definitiva com melhorias... Fica meio desproporcional. Teve menos trabalho no Xbox mas vende pelo mesmo preço. Ok.
Não vou ser hipócrita, por melhor que ficasse eu não ia comprar porque já fechei o jogo e não pretendo jogar de novo. Mas só vejo algum incentivo de compra pra essa edição melhorada no Xbox se a pessoa não jogou mesmo.
Comprei por esse motivo, tanto que aguardei essa versão nextgen. Como não pretendo jogar nos próximos 40 dias, vou aguardar pra ver como essa novale vai terminar!
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo

É, basicamente a mesma coisa, inclusive o loading. Exceto pelo sutter:
Beyond this, Series X exhibits some stutter not seen on PS5 - regardless of it being set to graphics or performance modes. It crops up with the arrival of UI elements on screen and in standard traversal, and can be distracting.

Elogiaram bastante a versão do Series S, que corre a 60fps muito estáveis, mesmo a 900p.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Diferença entre Series X e PS5 é praticamente inexistente, quem deveria estar recebendo mais comentários é o Series S rodando redondinho a 60 FPS. E provavelmente nenhuma dessas versões é realmente otimizada, só ver que o tempo de loading é praticamente igual entre as três.
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

thehunter

Guerreiro
Setembro 24, 2020
1,020
714
Sistema Solar
Parece que ficou legal, mas cobrar a mais para ter a otimização é foda... Se chegar no gamepass com otimização, animo jogar, '-'
Na PSPLUS chegou com otimização...
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555


Mais um exemplo de jogo que mostra paridade entre XSX e PS5. Hitman 3 continua sendo o único a destoar desse histórico.

Algo que tem me chamado a atenção em todas essas análises de jogos que possuem modos gráficos (30FPS) e performance (60 FPS) é que em praticamente todos, o modo de 30FPS é sólido, com nenhuma perda de frames, enquanto que o modo de 60FPS sempre tem partes que cai ali para 52-58FPS. Dá a impressão que estão segurando 60FPS ali no limite do que a máquina pode oferecer. Então o sonho de 60FPS sem concessões parece distante.
 

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
434
878
Mojave Wasteland
Mais um exemplo de jogo que mostra paridade entre XSX e PS5. Hitman 3 continua sendo o único a destoar desse histórico.

Algo que tem me chamado a atenção em todas essas análises de jogos que possuem modos gráficos (30FPS) e performance (60 FPS) é que em praticamente todos, o modo de 30FPS é sólido, com nenhuma perda de frames, enquanto que o modo de 60FPS sempre tem partes que cai ali para 52-58FPS. Dá a impressão que estão segurando 60FPS ali no limite do que a máquina pode oferecer. Então o sonho de 60FPS sem concessões parece distante.

Essa instabilidade de framerate dos consoles Series é um pouco desanimadora, não tem explicação pra isso, o hardware em ambos os modelos é bem equilibrado, sem nenhum ponto fraco óbvio como foi a geração passada.

Eu estou torcendo que com o fim desse período de jogos cross gen e da utilização de novas técnicas de desenvolvimento enfim teremos 60 FPS sólidos nos consoles, mesmo que seja com resolução dinâmica.
 

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
3,059
3,737
Americana, SP
Essa instabilidade de framerate dos consoles Series é um pouco desanimadora, não tem explicação pra isso, o hardware em ambos os modelos é bem equilibrado, sem nenhum ponto fraco óbvio como foi a geração passada.
Talvez só a MS com ferramentas de diagnósticos consiga nos explicar, mas claro que isso não deve acontecer.

A especulação que fez mais sentido pra mim até hoje é que é mais difícil otimizar para o SX que tem mais UCs mas que são mais lentas do que o PS5 que tem menos UCs e são mais rápidas. (UC = unidade computacional).
 
  • Curtir
Reações: Nightwalker

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
434
878
Mojave Wasteland
Talvez só a MS com ferramentas de diagnósticos consiga nos explicar, mas claro que isso não deve acontecer.

A especulação que fez mais sentido pra mim até hoje é que é mais difícil otimizar para o SX que tem mais UCs mas que são mais lentas do que o PS5 que tem menos UCs e são mais rápidas. (UC = unidade computacional).

Uma especulação que eu acho que faz muito sentido é semelhante a essa, porém está mais relacionada ao fato de que quanto maior o número de Compute Units maior se torna a demanda por largura de banda de memória.

A otimização então se daria no SDK e por parte dos desenvolvedores pra mitigar o arranjo "exótico" das GDDR6 nos consoles Series (10GB 320-bit 560GB/s + 6GB 192-bit 336GB/s), diminuindo a largura de banda necessária.

O PS5 tem uma GPU com menos Compute Units e por isso precisa de menos largura de banda de memória, isso poderia explicar o framerate mais estável em situações onde se é usado "alpha effects" (torcha no AC:Valhalla/campos no Hitman 3), que tradicionalmente exigem muita largura de banda.

Outra questão no PS5 é a existência dos cache scrubbers, mas isso é uma outra história.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,295
19,130
Manaus
Diferença entre Series X e PS5 é praticamente inexistente, quem deveria estar recebendo mais comentários é o Series S rodando redondinho a 60 FPS. E provavelmente nenhuma dessas versões é realmente otimizada, só ver que o tempo de loading é praticamente igual entre as três.
Pois é, o Series S fazendo bonito novamente.
Estou curioso em ver mais jogos only next gen rodando nele.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Ok, é o mesmo canal de antes, mas não acredito que a DF vá fazer uma análise do jogo. Então se não tem tu, vai tu mesmo.

Por se tratar de um game de retrocompatibilidade, a versão de Series X a 2160p (topo do XONEX), a versão de PS5 a 1962p (topo do Pro) e a do Series S a 1080p (topo do One S). Series S tem um problema com carregamento de texturas, mas os consoles mais potentes têm um problema com efeitos de água, que não constam na Series S.

Framerate melhor na PS5, mas os tempos de carregamento são melhores na Xbox. A versão de PS5 aparentemente está com um bug na qualidade geral do jogo (reflections, fog, draw distance and filter anisotropic) que deixam o jogo pior que a PS4. O vídeo finaliza que vai recobrir quando o problema for arrumado.

Parece que jogos que são otimizados via retrocompatibilidade, sem uma nova SKU, ficam bem ruins na PS5, com raras exceções. Em Ghost Recon: Breakpoint foi a mesma coisa.

 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,595
5,128
Santa Catarina
Ok, é o mesmo canal de antes, mas não acredito que a DF vá fazer uma análise do jogo. Então se não tem tu, vai tu mesmo.

Por se tratar de um game de retrocompatibilidade, a versão de Series X a 2160p (topo do XONEX), a versão de PS5 a 1962p (topo do Pro) e a do Series S a 1080p (topo do One S). Series S tem um problema com carregamento de texturas, mas os consoles mais potentes têm um problema com efeitos de água, que não constam na Series S.

Framerate melhor na PS5, mas os tempos de carregamento são melhores na Xbox. A versão de PS5 aparentemente está com um bug na qualidade geral do jogo (reflections, fog, draw distance and filter anisotropic) que deixam o jogo pior que a PS4. O vídeo finaliza que vai recobrir quando o problema for arrumado.

Parece que jogos que são otimizados via retrocompatibilidade, sem uma nova SKU, ficam bem ruins na PS5, com raras exceções. Em Ghost Recon: Breakpoint foi a mesma coisa.


Diferente das gerações passadas, essa tá bem 'estranha' pq não se tem um padrão na qualidade e performance pra cada console.
Ninguém sabe qual console vai rodar melhor o próximo jogo com patch ou lançamento.
No papel, antes, o SX tinha vantagens em quase tudo e agora até mesmo no papel o PS5 aparenta ter algo melhor oferecendo menos em números, como 'ter menos CUs operando em Hz elevados ajuda a amenizar o gargalo da RAM e facilita os devs a aproveitarem ao máximo o console', e tudo isso já tinha sido dito pelo Cerny. Parece que ele já sabia como seria na prática, só não podia dizer que o PS5 seria 'melhor' ou tão forte quanto pq não tinha como provar em números.

A sensação que me passa é que o PS5 nesse exato momento já está operando no seu máximo e o SX ainda é um projeto a ser desmitificado, tanto pelo RDNA2 quanto pelas soluções criativas da MS pra poder produzir no X|S.

Bem curioso pra ver como será essa geração lá pra 2023, 34...
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Diferente das gerações passadas, essa tá bem 'estranha' pq não se tem um padrão na qualidade e performance pra cada console.
Ninguém sabe qual console vai rodar melhor o próximo jogo com patch ou lançamento.

Bem curioso pra ver como será essa geração lá pra 2023, 34...
Eu acho que é bem por aí mesmo. No papel, o PS5 parecia um projeto maquiado e o SX era visivelmente muito superior, mas a prática vem mostrando uma paridade muito forte. E assim como a Microsoft possui tecnologias próprias embarcadas e o SX se beneficiará da maturação e experiência com devkit, o mesmo deve se seguir com a PS5.

Eu acredito que lá pra 23/24 já tenhamos o novo Xbox Mid-Gen, genuíno sucessor do One X. E acredito que a Microsoft dessa vez deve se certificar de entregar um produto bem superior a concorrência, mesmo que saia depois ou custe mais caro, assim como foi o One X. Espero também que finalmente vejamos a implementação de um RT mais robusto, Path Tracing etc, e não apenas reflexos em vidros e coisas do tipo.
 

DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
6,959
13,480
Indaiatuba
Ok, é o mesmo canal de antes, mas não acredito que a DF vá fazer uma análise do jogo. Então se não tem tu, vai tu mesmo.

Por se tratar de um game de retrocompatibilidade, a versão de Series X a 2160p (topo do XONEX), a versão de PS5 a 1962p (topo do Pro) e a do Series S a 1080p (topo do One S). Series S tem um problema com carregamento de texturas, mas os consoles mais potentes têm um problema com efeitos de água, que não constam na Series S.

Framerate melhor na PS5, mas os tempos de carregamento são melhores na Xbox. A versão de PS5 aparentemente está com um bug na qualidade geral do jogo (reflections, fog, draw distance and filter anisotropic) que deixam o jogo pior que a PS4. O vídeo finaliza que vai recobrir quando o problema for arrumado.

Parece que jogos que são otimizados via retrocompatibilidade, sem uma nova SKU, ficam bem ruins na PS5, com raras exceções. Em Ghost Recon: Breakpoint foi a mesma coisa.


Entendo que comparações são necessárias e apontam características primordiais nos jogos. Mas TD2 eu joguei no Séries S e com essa otimização me motivou a jogar ele, tá muito bonito, rápido e estável e não vi nada me atrapalhando na gameplay. Na experiência, o jogo tá uma maravilha!
 

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
434
878
Mojave Wasteland
Eu acho que é bem por aí mesmo. No papel, o PS5 parecia um projeto maquiado e o SX era visivelmente muito superior, mas a prática vem mostrando uma paridade muito forte. E assim como a Microsoft possui tecnologias próprias embarcadas e o SX se beneficiará da maturação e experiência com devkit, o mesmo deve se seguir com a PS5.

Eu acredito que lá pra 23/24 já tenhamos o novo Xbox Mid-Gen, genuíno sucessor do One X. E acredito que a Microsoft dessa vez deve se certificar de entregar um produto bem superior a concorrência, mesmo que saia depois ou custe mais caro, assim como foi o One X. Espero também que finalmente vejamos a implementação de um RT mais robusto, Path Tracing etc, e não apenas reflexos em vidros e coisas do tipo.

Eu acho que nessa geração não teremos consoles "PRO", na passada foi meio que necessário pra empurrar o VR por parte da Sony (PS4 PRO), pra reafirmar o compromisso com o gamer e desvincular do "TV TV TV" por parte da Microsoft (Xbox One X) e simplesmente porque ambos os consoles base foram lançados totalmente obsoletos e com um processador fraquíssimo, o que não se verifica na atual geração.
 

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
434
878
Mojave Wasteland
Diferente das gerações passadas, essa tá bem 'estranha' pq não se tem um padrão na qualidade e performance pra cada console.
Ninguém sabe qual console vai rodar melhor o próximo jogo com patch ou lançamento.
No papel, antes, o SX tinha vantagens em quase tudo e agora até mesmo no papel o PS5 aparenta ter algo melhor oferecendo menos em números, como 'ter menos CUs operando em Hz elevados ajuda a amenizar o gargalo da RAM e facilita os devs a aproveitarem ao máximo o console', e tudo isso já tinha sido dito pelo Cerny. Parece que ele já sabia como seria na prática, só não podia dizer que o PS5 seria 'melhor' ou tão forte quanto pq não tinha como provar em números.

A sensação que me passa é que o PS5 nesse exato momento já está operando no seu máximo e o SX ainda é um projeto a ser desmitificado, tanto pelo RDNA2 quanto pelas soluções criativas da MS pra poder produzir no X|S.

Bem curioso pra ver como será essa geração lá pra 2023, 34...

Esse começo de geração quebrou bem as expectativas, o que era esperado é que o Series X apresentasse melhor resolução e framerate mais estável, enquanto que o PS5 teria um tempo de loading muito menor e por incrível que pareça está sendo justamente o contrário; PS5 mais estável e Series X com menor tempo de loading.
 

Rafael Nunes

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 3, 2016
1,618
1,908
São Caetano do Sul
Sei lá, na real, pra mim essas comparações da DF hoje em dia, parecem mais que são para motivar discução de fanboy na internet do que realmente mostrar algo serio, tem muito detalhe, tem muita coisa, que mesmo quem se preocupa com isso, não percebe a diferença, mas eles dão um baita foco.
Tipo tem vídeo dos caras discutindo por minutos, queda de fps em cenário que não tem nada (no destiny 2), só pra gerar motivo pra dizer que um é ou não melhor que o outro.
Eles tem vídeo bons sim, claro, mas no geral, acho que eles sabem que tem grande publico fanboy de marcas e estão investindo nisso pra ter espaço.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)