Comparações entre os Consoles Next-Gen

OFalasque

#TeamPaninho
PXB Gold
Setembro 30, 2020
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Curitiba
Mas rapaz até parece que quem está aqui reclamando insatisfeito não está jogando? Eu estou insatisfeito pois pretendo ter os dois consoles eventualmente e, como sempre fiz, uso as análises da Digital Foundry pra ver em qual console eu jogo qual jogo. Faço isso desde a geração PS360. Isso não significa que eu não me divirto e não jogo.

Assim, eu acho muito chato mesmo o pessoal que fala "deixem de levar a sério essas análises e apenas joguem!!!!", implica que quem liga pra esse lado técnico não está jogando. E eu acredito que nesse fórum de entusiastas dá pra presumir com muita segurança que todos estão aproveitando os consoles e que todos estão no mesmo time. Esse tipo de postagem só chateia e desvirtua a discussão. Se você não liga pra comparações técnicas, não tem por que vir aqui falar para quem liga deixar de ligar.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
Isso acontece em Dark Souls 3 pois o PS4 Pro recebeu um patch do jogo em 2016, quando foi lançado. Assim que o Xbox One X saiu, eles não quiseram fazer o patch. Talvez se o Xbox One X tivesse saído em 2016, teria sido simultâneo.

Um caso bem parecido foi Mass Effect Andromeda, que teve um patch apenas para PS4 Pro por muito tempo. Só em 2018 (final do ano), dois anos do lançamento e um ano após o lançamento do monstro, o patch foi liberado. De qualquer forma o resultado prático é que Dark Souls 3 está muito melhor na Playstation, sem dúvida. Esperar que a From Software mexa nos arquivos do jogo é ilusão, só ver Bloodborne, então o jeito é esperar um update pago ou um remaster mais pra frente.

Sobre atualização dos jogos para 60fps, eles até prometeram algumas coisas no início do ano, falaram dos Gears de x360, mostraram um teaser de Fallout 4 a 60 quadros, mas nada se concretizou (ainda?). Eu não sei se enfrentaram problemas técnicos e abandonaram a parada, ou se ainda vamos ver mais a frente... Eu sei que, por enquanto, a retrocompatibilidade do Xbox, tirando o AUTO-HDR que é fenomenal, está muito próxima da PS5. Não só em termos de desempenho com as thirds, mas em termos de liberação da framerate das first também: li que Ghost of Tsushima e Days Gone subiram para 60fps, assim como Sea of Thieves e State of Decay 2.
Mas o PS5 não goza das melhorias que tem no one X né, ou as melhorias do one X são as mesmas do ps4 pro? Se ele rodar a versão base do game na retro o Series X se sai bem melhor.
 

HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
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Acre
Mas rapaz até parece que quem está aqui reclamando insatisfeito não está jogando? Eu estou insatisfeito pois pretendo ter os dois consoles eventualmente e, como sempre fiz, uso as análises da Digital Foundry pra ver em qual console eu jogo qual jogo. Faço isso desde a geração PS360. Isso não significa que eu não me divirto e não jogo.

Assim, eu acho muito chato mesmo o pessoal que fala "deixem de levar a sério essas análises e apenas joguem!!!!", implica que quem liga pra esse lado técnico não está jogando. E eu acredito que nesse fórum de entusiastas dá pra presumir com muita segurança que todos estão aproveitando os consoles e que todos estão no mesmo time. Esse tipo de postagem só chateia e desvirtua a discussão. Se você não liga pra comparações técnicas, não tem por que vir aqui falar para quem liga deixar de ligar.
Se controla cara, eu por acaso disse que "todos que reclamam nem jogam"? Se você não é assim beleza, então minha mensagem não foi pra você
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Mas o PS5 não goza das melhorias que tem no one X né, ou as melhorias do one X são as mesmas do ps4 pro? Se ele rodar a versão base do game na retro o Series X se sai bem melhor.
No caso do Dark Souls 3 ele roda a versão do Pro. E esse jogo não tem versão de One X, logo fica melhor.
 
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Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
No caso do Dark Souls 3 ele roda a versão do Pro. E esse jogo não tem versão de One X, logo fica melhor.
Sim no caso do DS3 ok, mas minha dúvida é, os jogos (no geral) que possuem melhorias no one X, possuem também no ps4 pro? Sei que a versão de vários jogos são bem melhores no one X, logo a retor do Series X seria melhor. Acho que não me expressei bem.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Sim no caso do DS3 ok, mas minha dúvida é, os jogos (no geral) que possuem melhorias no one X, possuem também no ps4 pro? Sei que a versão de vários jogos são bem melhores no one X, logo a retor do Series X seria melhor. Acho que não me expressei bem.
Quando tiver versão do Pro, vai rodar essa.
Você tem razão, porém nesse momento o pessoal está explorando os jogos que tem frames desbloqueados nos consoles, que são poucos.
Os jogos a 30 fps com resolução máxima sub-4K original o pessoal nem se anima a fazer vídeos, porque vai ficar muito igual ao console da geração passada.
O vídeo fica sem atrativos para o canal.
Se for um jogo que mesmo a 30 tinha muitas quedas, daí até fazem um vídeo mostrando o jogo sem quedas, mas visualmente não vai mudar. No PS, pelo menos, já que alguns jogos de Xbox One tem auto-HDR, que tem alguns resultados bem legais.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Mas o PS5 não goza das melhorias que tem no one X né, ou as melhorias do one X são as mesmas do ps4 pro? Se ele rodar a versão base do game na retro o Series X se sai bem melhor.
Aí depende, né. A PS4 Pro roda games de forma inferior ao Xbox One X, isso é inegável, porém tem alguns casos interessantes...

Sekiro, por exemplo, roda a 1800p nativo na Series X (resolução do One X) enquanto roda a 1800p checkerboard no PS5 (resolução do PS4 Pro). Dá pra ver que a PS5, por ter uma resolução menor, consegue segurar a framerate cravada em 60 quadros. Por outro lado a Series X sofre um pouco para segurar o game nesse nível com estabilidade completa. Nesse caso existe um dilema entre resolução e suavidade da framerate, por mais que a VRR seja aliada da Xbox nessas situações.



O inverso acontece com Unity também: o Series X entrega uma framerate mais estável com o PS5 a 1080p, sem o patch de Day One que trava o FPS. Porém ele é um caso raro de framerate desbloqueada nos consoles de 2013. A maioria de framerate desbloqueada que temos são nos consoles intermediários - como The Evil Within 2, Hitman, Assetto Corsa Competizione etc. Nesses casos a framerate tende a ser mais estável na PS5.

Então depende do que você procura na realidade. Por enquanto não dá pra cravar que a retrocompatibilidade do Series é simplesmente superior, mas isso pode mudar com, por exemplo, a promessa da equipe de retrocompatibilidade de subir os jogos para 60fps. Não fico decepcionado com o fato da Series ter uma retrocompatibilidade próxima do PS5, mas impressionado com o trabalho da Sony ter chego tão redondo ao nível da Xbox.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
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PunkSxE

Warrior ?‍?
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São Paulo
Comparação com Borderlands 3



Performance igual no modo resolução entre os dois consoles, com o PS5 tendo uma leve vantagem em tempo de loading, folhagem e sombras (vantagem que o PS4 Pro também tinha sobre o One X).

Series X leva no modo framerate, conseguindo manter os 120 fps de maneira mais estável e tendo a vantagem do VRR.
 

OFalasque

#TeamPaninho
PXB Gold
Setembro 30, 2020
796
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Curitiba
Se controla cara, eu por acaso disse que "todos que reclamam nem jogam"? Se você não é assim beleza, então minha mensagem não foi pra você
Olha meu comentário não era pra você especificamente também, inclusive eu achei que mais postagens como a sua estariam aqui, mas na verdade o agora estou vendo que eram no outro tópico que foi trancado.
Pedir pra eu me controlar é meio inusitado kk
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
Uma coisa que eu senti falta nesse lançamento do Series foi de uma lista robusta de jogos Enhanced, como havia no One X.
A MS tem uma rica biblioteca de jogos de X360 pra explorar, e seria um bom ponto de diferenciação do concorrente, que conseguiu oferecer uma solução mais ou menos aproximada de retrocompabilidade.
 
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LucaxMeira

Guerreiro
Setembro 20, 2017
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Joao Pessoa
Uma coisa que eu senti falta nesse lançamento do Series foi de uma lista robusta de jogos Enhanced, como havia no One X.
A MS tem uma rica biblioteca de jogos de X360 pra explorar, e seria um bom ponto de diferenciação do concorrente, que conseguiu oferecer uma solução mais ou menos aproximada de retrocompabilidade.

É, mas se for para a otimização não impactar, melhor nem colocar o selo.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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Comparação com Borderlands 3



Performance igual no modo resolução entre os dois consoles, com o PS5 tendo uma leve vantagem em tempo de loading, folhagem e sombras (vantagem que o PS4 Pro também tinha sobre o One X).

Series X leva no modo framerate, conseguindo manter os 120 fps de maneira mais estável e tendo a vantagem do VRR.


Resumiu bem.

O que me chamou a atenção foi ele dizer que o foco do time foi em entregar 4K 60, não melhoraram quase nada em relação as versões da geração passada, tanto que o PS5 herdou a maior densidade de folhagens do PS4 e o XSX herdou a menor densidade do One. As máquinas antigas estão segurando com força a evolução dos jogos agora nesse período cross-gen e a maioria dos jogos se limitando a adicionar modos 4K60 para aproveitar a potência extra.
 
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MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
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Irlandinha
Uma coisa que eu senti falta nesse lançamento do Series foi de uma lista robusta de jogos Enhanced, como havia no One X.
A MS tem uma rica biblioteca de jogos de X360 pra explorar, e seria um bom ponto de diferenciação do concorrente, que conseguiu oferecer uma solução mais ou menos aproximada de retrocompabilidade.
Isso é uma coisa que também achei que faltou, mas entendo o pq disso, a equipe de retrocompatibilidade teve que testar TODOS os jogos retrocompativeis, e isso consumiu muito tempo.
Tenho uma esperança enorme que em um futuro próximo, teremos mais jogos retrocompativeis e também jogos otimizados. É algo que espero bastante, e concordo que seria algo que agregaria muito ao lançamento, como agregou no One X.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
PS5 tendo uma leve vantagem em tempo de loading, folhagem e sombras (vantagem que o PS4 Pro também tinha sobre o One X).
Eles reduziram a qualidade da versão do Xbox One na época (não só a resolução, como de costume) em relação ao PS4 Base. Acabou que as diferenças também constaram nas versões de PS4 Pro e Xbox One X, mesmo sendo o X bastante superior.

Agora a Gearbox já está fazendo a terceira versão para os consoles e não corrigiu isso ainda.
 
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