(Debate) O que é um jogo AAA? Faz sentido classificar jogos assim?

O que não falta na nossa amada indústria dos jogos são justamente os jogos, o problema é que com tantos jogos não é mais possível jogar tudo e disto surge a necessidade de se classificar os jogos.
A classificação dos jogos tem como objetivo principal orientar o jogador em quais jogos ele deve escolher. Hoje temos basicamente 2 categorias de classificação de jogos a classificação por categorias onde temos FPS, mundo aberto, RPG, corrida e por aí vai, além desta temos a classificação por qualidade onde temos os AAA os jogos B e os Indie.

Os AAA são os jogos de grande orçamento de produção (primeiro A) grande qualidade ( Segundo A) e grande marketing (terceiro A), a questão é que há um movimento que prega que estes jogos são os únicos que devem merecer atenção, e aí começa o debate será que este é o caminho?
Não deveríamos estar debatendo classificações mais inteligentes, em vez de botar Forza, GOW e The witcher 3 no mesmo balaio o AAA?
Por fim tem gente falando em AAAA o que seria isso e faz algum sentido?
 

Saci

Heimdall dos Pampas
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A classificação dos jogos tem como objetivo principal orientar o jogador em quais jogos ele deve escolher.
Você nem percebeu, mas já cometeu uma falha exatamente aí. Classificar é identificar um grupo ao qual podemos ver similaridades.
Há uma confusão por parte das pessoas com o termo AAA. É um termo criado pela indústria, mas que algumas pessoas resolveram que podiam adaptar pra que significasse o que elas acham melhor.
É recorrente esse tema.
AAA vem de "A lot of". Cada "A" corresponde a tempo, dinheiro, e recursos humanos (quantidade de pessoas envolvidas no projeto).
Mas muitas pessoas associam o conceito AAA com "um jogo excelente e de alto nível de produção".
Mas se uma empresa contratar 600 pessoas, gastar US$ 200 milhões e entregar um jogo 5 anos depois, ela fez um AAA. Que pode ser uma porcaria de jogo.

As outras interpretações são invenções pessoais, eventualmente adotadas por outros usuários. Não vou atrás das referências bibliográficas disso porque o Ronabs já fez isso e não adiantou. :blush:
Por fim tem gente falando em AAAA o que seria isso e faz algum sentido?
Creio que não faz muito sentido. A intenção pode ter sido a de indicar que o projeto será significativamente maior que a média dos AAA's do mercado, mas no fim isso cria uma confusão nas pessoas e gera uma expectativa de êxtase que acaba por pressionar desnecessariamente a equipe de trabalho.
 

ronabs

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Os AAA são os jogos de grande orçamento de produção (primeiro A) grande qualidade ( Segundo A) e grande marketing (terceiro A), a questão é que há um movimento que prega que estes jogos são os únicos que devem merecer atenção, e aí começa o debate será que este é o caminho?


Quem pensa assim não sabe o que tá perdendo.
 

Creis92

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As pessoas estão sempre classificando as coisa. Não será diferente com jogos. Fazer ou não sentido, é de cada um. Você pode ser uma pessoa que pensa "jogo é jogo" é ignorar isso numa boa.

No meu caso as classificações são importante pra mim pra facilitar comunicação. Se alguém me pergunta "qual seu tipo de preferido de jogo?" É mais fácil responder "gosto de AAA e AA, jogo indies, mas eles não me despertam ânimo algum". Essas coisas.
 
Exatamente, você disse tudo.
Hoje em dia a galera fica mais preocupada em qualificar, taxar etc, do que jogar, ou seja muita falação e pouca game play. Em minha opinião a galera tem e que se divertir, jogar bastante ao invés de ficar com comparações de jogos que as vezes nem são do mesmo estilo, por exemplo o jogo que é mais me divertiu esse ano foi o "crackudão" e tem gente que nem testou e classifica ele como lixo. O game pass é uma ótima oportunidade, pois podemos testar todo seu acervo sem pagar por cada um independentemente.
Já ouvi gente dizer que Gears não é AAA e por ai vai, ou seja isso vai mudar de acordo com o gosto e visão de cada um mesmo a produtora dizendo ele ser um AAA.
Pois é, ultimamente tenho jogado muito mais jogos independentes ou de orçamento mais baixo do que grandes. No geral tenho me divertido mais com os pequenos, muito mais.
 
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As pessoas procuram muito pelo em ovo, os significados são simples e objetivos

Indie - Jogo desenvolvimento por um estúdio independe sem aporte financeiro, independentemente da qualidade do jogo. Hellblade foi um indie, Cuphead é indie, Hollow Knight é indie.
Muita gente atrela erradamente o termo indie ao estilo gráfico ou a simplicidade de jogo. Sendo assim Battletoads não é indie, Ori não é indie.

AA
- Define que um jogo foi desenvolvido com umas dessas 2 combinações
* Equipe Grande, Orçamento Grande e Pouco tempo (Inferior a 2 anos) (Em alguns casos são DLC'S Stand Alone) - Exemplo: Wolfenstein Young Blood (Arkane Studios), Uncharted: The Lost Legacy (Naughty Dog), Far Cry New Dawn (Ubisoft)
* Tempo Grande, Orçamento baixo e Equipe pequena(Inferior a 30 pessoas e U$ 10 Milhões) - Exemplo: State of Decay 2 (Undead Labs), ReCore (Amarture Studios)
Teoricamente é impossível desenvolver um jogo com Equipe Pequena e Orçamento Grande ou vice-versa pois um está relacionado ao outro

AAA - É um jogo desenvolvido em larga escala com uma grande equipe, um grande orçamento, bastante tempo de desenvolvimento, além de um grande marketing por trás.
Independente da qualidade do jogo, Halo 5, Uncharted 4 e Anthem, ambos são triplo A

AAAA - Essa sigla foi criada nessa geração para dar destaque a jogos AAA onde o diferencial, ai sim é qualidade, geralmente são jogos open world que prendem o jogador no game por pelo menos 100 horas, fator replay muito grande e qualidade muito acima do normal.
Exemplos: GTA V (Rockstar Games), The Witcher 3 (CD Projekt Red), The Legend of Zelda BOTW (Nintendo), God of War (Sony Santa Mônica), Red Dead Redemption 2 (Rockstar Games)
 
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ronabs

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Indie - Jogo desenvolvimento por um estúdio independe sem aporte financeiro, independentemente da qualidade do jogo. Hellblade foi um indie, Cuphead é indie, Hollow Knight é indie.
Mas se for por isso, Cuphead não é independente, já que teve apoio maciço da Microsoft principalmente em marketing. Hellblade e Hollow Knight sim, já que foram feitos e publicados com recursos próprios pelos estúdios (Ninja Theory e Team Cherry). Só ver que pra Cuphead sair no Switch ou Tesla, tem dedo da Microsoft no meio.

AAAA - Essa sigla foi criada nessa geração para dar destaque a jogos AAA onde o diferencial, ai sim é qualidade, geralmente são jogos open world que prendem o jogador no game por pelo menos 100 horas, fator replay muito grande e qualidade muito acima do normal.
Quanto a AAAA, a única empresa que vi usando o termo foi a Microsoft. CDPR trata Cyberpunk/Witcher como AAA, Rockstar trata GTA/RDR2 como AAA, SSM trata God of War como AAA. Tanto que tu joga qualquer um desses estúdios com "AAAA" e não encontra resultado algum, só com a Microsoft.
 
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ronabs

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@MainFrame93
Como falei uma outra vez que esse assunto surgiu, são termos muito abrangentes que englobam jogos em pontas bem distantes, um Quantum Break ou um Infamous da vida tá no mesmo saco que um Assassin's Creed Odyssey.

Tipo, tu botou State of Decay 2 como AA, junto a outros jogos que tem orçamento não tão grande e tal, feitos com equipes menores. Mas olha como a própria Undead Labs classifica State of Decay 2.
 
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Mas se for por isso, Cuphead não é independente, já que teve apoio maciço da Microsoft principalmente em marketing. Hellblade e Hollow Knight sim, já que foram feitos e publicados com recursos próprios pelos estúdios (Ninja Theory e Team Cherry). Só ver que pra Cuphead sair no Switch ou Tesla, tem dedo da Microsoft no meio.
Cuphead é um pouco diferente, ele recebeu aporte da Microsoft sim mas o jogo já estava em fase final, o aporte foi suficiente para que o estúdio mudasse o formato do jogo de boss rush para uma campanha completa, mas ainda sim o jogo estava praticamente pronto quando a Microsoft se apresentou. Digamos que é um Indie financiado 😂

Quanto a AAAA, a única empresa que vi usando o termo foi a Microsoft. CDPR trata Cyberpunk/Witcher como AAA, Rockstar trata GTA/RDR2 como AAA, SSM trata God of War como AAA. Tanto que tu joga qualquer um desses estúdios com "AAAA" e não encontra resultado algum, só com a Microsoft.
Ai não sei dizer mas já tinha visto esse termo em muitos sites da mídia e sempre com a mesma definição, os AAA master piece


@MainFrame93
Como falei uma outra vez que esse assunto surgiu, são termos muito abrangentes que englobam jogos em pontas bem distantes, um Quantum Break ou um Infamous da vida tá no mesmo saco que um Assassin's Creed Odyssey.

Tipo, tu botou State of Decay 2 como AA, junto a outros jogos que tem orçamento não tão grande e tal, feitos com equipes menores. Mas olha como a própria Undead Labs classifica State of Decay 2.
Nesse caso ai eu entendi que o cara do twitter quis dizer que o jogo não era um indie (conforme a pergunta), mas acabou gerando mais confusão ainda
 
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itotinaru

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Acho os AAA por assim dizer, necessários para aquecer e manter o hype da indústria de games.

Mas pra mim, só indica uma superprodução com orçamento robusto. Isso não quer dizer que o jogo seja bom. Pode ser mediano apenas.
Noto tbém o medo e cautela das produtoras inovarem qdo se trata dos AAA. Meio que o investimento tem que ser feito na certeza de lucro.

Essa importância e foco excessivo dos gamers e indústria nos AAA, talvez não seja bom. Pelo menos não foi no meu caso.
Durante um período quis jogar apenas os AAA e com o passar dos jogos fui percebendo a mesmice, graficos lindos mas com gameplay apenas razoável, irritação por comentários e análises dizendo que o AAA é péssimo por tem nota 8 (pô, nota 8 é uma grande nota).

Fui perdendo cada vez mais a vontade de jogar videogame.
Foi então que depois de um tempo, foquei mais em diversão. Deixando de lado se o jogo é A, AA, AAA, -A......
então entrei de cabeça nos indies e acompanhei o tópico dos jogos pouco conhecidos.

Foi uma virada de mesa. A diversão voltou . O prazer de jogar videogame voltou. Acho que é pq fez-me lembrar da jogatina descompromissada e feliz de minha infância. E acho que essa é a essência de qq hobbie.

Se vc que está lendo, só se preocupa com os AAA, já odeia o jogo só pela "capinha", ou acha que somente um 10/10 ou um "recomendado" da eurogamer serve, espero que de verdade, vc não seja afetado NEGATIVAMENTE, como eu fui e quase larguei os games.

Bem, o que quis dizer com esse textão, é que deixemos a classificação sofisticada dos AAA, B, indie pra indústria.
Vamos apenas nos divertir sem preconceito, pré julgamento.
 

Ronan Barros

Novato
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Eu não sei quais são os critérios específicos desta classificação (nem sei se realmente existem)... Basicamente o que se percebe é que jogos triplo A são jogos com produção de grandes orçamentos. Bom... Mas nem acho que este seja o problema dos exclusivos do Xbox... Acho que falta no Xbox acertar é no estilo dos games. Por exemplo... Hellblade era um Indie... E é um jogaço. A Plague Tale Innocence também vem de uma produtora não tão grande... E também é um jogaço. Ou seja, acho que a Microsoft tem errado no conceito dos seus jogos entregando games com muitas experimentações ou mesmo conceitos que dificilmente emplacam no gosto popular.
 

Lightwarrior8

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Juiz de fora
Tópico muito informativo.
Me parece que o termo AAA e Indie é usado muito erroneamente inclusive por produtores de jogos , na maioria das vezes usados para chamar a atenção do público e é uma faca de 2 gumes. The Initiave por exemplo foi apontada como um estúdio que vai criar AAAA , se os maiores jogos conhecidos hoje são classificados como AAA é comum a pessoa pensar que vai superar tudo o que já foi feito , olha a responsabilidade que jogaram no estúdio. Dae os caras estão começando , quem sabe pensando em fazer algo menor para ganhar experiência e lá vem a chuva de críticas novamente.
Hoje eu analiso os jogos simplesmente pela expectativa no gênero ou pelo jogo mostrado , provavelmente vou ter muito mais horas de indies do que de AAA
 
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MainFrame93

Velhato
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Tópico muito informativo.
Me parece que o termo AAA e Indie é usado muito erroneamente inclusive por produtores de jogos , na maioria das vezes usados para chamar a atenção do público e é uma faca de 2 gumes. The Initiave por exemplo foi apontada como um estúdio que vai criar AAAA , se os maiores jogos conhecidos hoje são classificados como AAA é comum a pessoa pensar que vai superar tudo o que já foi feito , olha a responsabilidade que jogaram no estúdio. Dae os caras estão começando , quem sabe pensando em fazer algo menor para ganhar experiência e lá vem a chuva de críticas novamente.
Hoje eu analiso os jogos simplesmente pela expectativa no gênero ou pelo jogo mostrado , provavelmente vou ter muito mais horas de indies do que de AAA
Perfeito, inclusive o termo Indie está morrendo, pois agora é muito mais fácil conseguir aporte financeiro via crowfunding, e os teoricamente "indies" com essa facilidade de obter recurso, estão igualando e até superando muitas grandes produções de grandes publishers. A plague tale inocence é um espetáculo, digno de uma grande produção
 

jairopicanco

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Manaus
Fazer sentido de classificar até faz, só não acho fazer muito sentido ter nessas classificações o ponto central do entretenimento, na perspectiva do jogador.
 

dezenove

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Sinceramente, só os fãs hardcore de vídeo game entende um pouco desse conceito de AAA, os cidadãos comum não faz nem ideia do que quer dizer isso, e sinceramente acho uma tremenda besteira classificar por esse critério.
 
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mad2035

Casual
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Segundo wikipedia:

"Na indústria dos jogos de vídeo, AAA (pronuncia-se "triple eɪ") ou Triplo-A(em português) é uma classificação utilizada para jogos com os maiores orçamentos e níveis de promoção. Um título considerado AAA, é esperado que seja de alta qualidade, ou que esteja entre os melhores do ano."

O maior problema que tem muito estudio investindo alto, fazendo um grande marketing, criando hyper e na hora do vamos ver entrega um produto que parece ter sido nas coxas. Pecando principalmente na qualidade nem chegando a ser candidato a goty.

Por mais que as paixoes dominam nesta geracao tem muita coisa ruim e fato, nao dar para perder tempo e dinheiro em coisa ruim.

Ps - fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/AAA_(indústria_de_jogos)

Tudo foi culpa da nintendo

"A Nintendo foi uma das primeiras empresas a tentar criar o seu próprio sistema, através do uso de um Selo Nintendo de Qualidade em seus produtos, o que denota que os jogos tinham sido devidamente testados e aprovados.[7]

Alfred Milgrom da Beam Software revelou como isso mudou a atitude de desenvolvimento dos jogos: "Em termos de teste de jogo, eles revolucionaram o conceito. Eles disseram zero defeitos – nós não vamos permitir que vocês lancem um jogo que tenha qualquer tipo de erros nele. O conceito de nenhum erro era inédito no desenvolvimento de programas ou em qualquer outra plataforma de jogos. Tivemos que mudar a nossa atitude de programação e a forma como desenvolvemos os jogos, o que foi brilhante. Foi muito trabalhoso".[8]"
 
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caddelin

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Ele é útil no aspecto de conformação de expectativa, que basicamente é o que vale para todo entretenimento. De acordo com o que lhe é prometido, e pelo que você paga, você avalia aquilo que foi entregue.
É natural que alguém que vá assistir um jogo da série C do campeonato brasileiro não seja prometido um jogo fabuloso, nem lhe seja cobrado um ingresso similar. Bem diferente se você vai assistir um jogo de Copa do Mundo de futebol, ou um jogo da Champions League. Se você vai assistir a uma peça de teatro de uma trupe de atores de uma escola de belas artes locais e assistir uma peça no Globe Theatre. Mesma coisa vale para shows de música, cinema, séries de tv, etc...
Estamos falando de diferenças de ambição da proposta, de expectativa de retorno, de horas de jogo, de valor de produção, etc... Isso tudo não impede que o jogo da série C seja ótimo, que o jogo da Copa do Mundo seja muito ruim, ou que os atores locais sejam a próxima Meryl Streep. Mas a avaliação ainda será segundo a proposta do jogo. Um jogo como Bastion pode ser excelente, mas jamais será cobrado, esperado ou criticado sob a mesma perspectiva de um GTA.
Assim como existem pessoas que vão amar uma mostra do novo cinema Paquistanês, muita gente só vai ao cinema para ver Vingadores, ou só assiste seriados como Game of Thrones. O ideal, portanto, é ter um portfólio de qualidade em todas as classificações de forma a atender o público com a maior abrangência possível.
 
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