Dúvida Directx 12 irá rodar no XONE?

mbvviana

Novato
Abril 10, 2006
136
20
Salvador
Pessoal,
Conversando com amigos sobre esse tópico surgiu essa pergunta acima pois os fabricantes de estão anunciando novas placas de vídeo compatível com o DX12 , ou seja, as placas atuais no mercado não serão compatíveis. E o XBOX ONE que é baseado no DX11? Vai rodar o DX12?
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Pessoal,
Conversando com amigos sobre esse tópico surgiu essa pergunta acima pois os fabricantes de estão anunciando novas placas de vídeo compatível com o DX12 , ou seja, as placas atuais no mercado não serão compatíveis. E o XBOX ONE que é baseado no DX11? Vai rodar o DX12?
Vai receber uma implementação sim.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
5,058
Rio Grande do Sul
Os comentários que rolam por ai é que o Xbox One iria ser lançado em 2015, junto com o DirectX 12. Com o anuncio do PS4 feito pela Sony, Microsoft teve que lançar tudo às pressas pra não perder mercado, como o DX12 estava em produção, não ficou nem um pouco pronto para o lançamento; =/

Vai ter total suporte ao DX12. Um produtor afirmou que o DX11 faz com que somente 1 núcleo do processador do One seja usado, com o DX12 fará uso de todos os 8 núcleos. Uma diferença bem considerável!
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Os comentários que rolam por ai é que o Xbox One iria ser lançado em 2015, junto com o DirectX 12. Com o anuncio do PS4 feito pela Sony, Microsoft teve que lançar tudo às pressas pra não perder mercado, como o DX12 estava em produção, não ficou nem um pouco pronto para o lançamento; =/

Vai ter total suporte ao DX12. Um produtor afirmou que o DX11 faz com que somente 1 núcleo do processador do One seja usado, com o DX12 fará uso de todos os 8 núcleos. Uma diferença bem considerável!
Nunca li esses comentários.
 

andremachado

Novato
Abril 25, 2014
44
15
Canada
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Conversando com amigos sobre esse tópico surgiu essa pergunta acima pois os fabricantes de estão anunciando novas placas de vídeo compatível com o DX12 , ou seja, as placas atuais no mercado não serão compatíveis. E o XBOX ONE que é baseado no DX11? Vai rodar o DX12?

Opa, tudo bom?

Sim, nós teremos novas placas compatíveis com o DirectX 12. Mas a grande vantagem dessa nova versão é que ela traz a retro-compatibilidade, ou seja, as placas compatíveis com o DirectX 11 serão, automaticamente, compatíveis com essa nova versão. Dessa forma o Xbox One e outros dispositivos (tablets por exemplo) que possuem placas DirectX 11 vão suportar o DirectX 12 através de uma atualização de software.
 

LOCATELLi

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Outubro 31, 2011
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Nunca li esses comentários.
http://www.baixakijogos.com.br/noti...blemas-resolucao-xbox-one-diz-ceo_775333.htm#!

As controvérsias relacionadas a resolução e taxa de quadros por segundos, que incitam guerras de discussões entre os fãs das marcas (Sony e Microsoft), podem ter seus dias contados após o lançamento do DirectX 12 no Xbox One. Na visão de Brad Wardell, CEO da Stardock (companhia de desenvolvimento de softwares), o DirectX 12 no Xbox One vai facilitar os desenvolvedores a rodarem os jogos em resoluções maiores e com mais detalhes.

“Uma forma de olhar para o Xbox One com o DirectX 11 é que ele tem 8 núcleos, dos quais apenas um funciona. Com o DX12, todos os 8 funcionarão”, sugeriu o executivo no Twitter.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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4,380
A diferença não será tão grande assim, certamente não tão grande quanto muitos esperam. Nos PCs ela será beeeemmmm mais perceptivel, mas no XB1 não. Melhorará processos, streamline, novas ferramentas, oportunidade de refinamento de APIs, possibilidade de melhores shaders, soluções de ambient occlusion, anti aliasing etc, mas o lance do console ter dificuldade em manter jogos a 1080p por exemplo não será corrigido com DX12. O XB1 tem um "gargalo fisico" dentro dele, e ele terá até o fim de seus dias - sua memória mais lenta e bipartida entre o main pool de 8gb e a EDSRAM de 32mb - e não há software no planeta que corrija isso. A diferença dos dois consoles jaz basicamente nisso, e na GPU do PS4 ser mas robusta.
 

LOCATELLi

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Outubro 31, 2011
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A diferença não será tão grande assim, certamente não tão grande quanto muitos esperam. Nos PCs ela será beeeemmmm mais perceptivel, mas no XB1 não. Melhorará processos, streamline, novas ferramentas, oportunidade de refinamento de APIs, possibilidade de melhores shaders, soluções de ambient occlusion, anti aliasing etc, mas o lance do console ter dificuldade em manter jogos a 1080p por exemplo não será corrigido com DX12. O XB1 tem um "gargalo fisico" dentro dele, e ele terá até o fim de seus dias - sua memória mais lenta e bipartida entre o main pool de 8gb e a EDSRAM de 32mb - e não há software no planeta que corrija isso. A diferença dos dois consoles jaz basicamente nisso, e na GPU do PS4 ser mas robusta.
Pelas notícias dos produtores de jogos, eles estão tendo dificuldades em programar para o One, e é nisso que o DX12 facilitará! Ele deixará toda a programação mais fácil, alem de melhorar a ''comunicação'' entre o hardware e o software. A questão de jogos que não rodam a 1080p no One não se deve pelo Hardware, e sim pela dificil programação pelo atual kit de desenvolvimento.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Segundo um dos programadores do motor gráfico do The Witcher 3, à história é bem isso que o @Marcus_007 falou... é hardware, com o DX12 pode até melhorar um pouco (mudar a forma como o hardware é usado atualmente, mas nada de milagres) porém o ps4 sempre vai ter mais "potência" sobrando, pra fazer uma coisinha aqui e outra ali que no one não vai dar. Só resta a galera aceitar isso e parar de construir esse hype todo no DX12 (o próprio Spencer já disse isso) pra depois não quebrar a cara.
http://www.eurogamer.pt/articles/20...-ainda-e-dificil-chegar-aos-1080p-na-xbox-one
 
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Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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4,380
Eu não falo isso por maldade galera, não quero botar ninguém para baixo, mas é assim que hardware funciona. Eu nem digo que um ou outro jogo não possa acabar tendo um benefício maior e realmente fiquem emparelhando com o PS4, rodando igualzinho, 1080p com 30 ou 60fps, é claro que pode (muitos já desfrutam disso mesmo antes do DX12), mas o novo DirectX não vai corrigir de forma generalizada e abrangente. O novo protocolo melhorará sim muitas coisas no aparelho (melhores APIs etc) só não terá esse poder milagroso transformador que muita gente vem cantando em sites por ai, boatos aliás que estão da mesma linha do pessoal que jurava de pé junto que o XB1 viria com 12Gb de RAM ou um segundo processador gráfico escondido dentro dele. Isso é pseudociência e a internet é cheia de coisas assim.

O próprio Phill Spencer admitiu que não se deve esperar uma melhora significativa de antes e depois da implementação do DX12 no aparelho - o que eu acho uma atitude extremamente honesta e responsável dele, a melhor coisa que poderia ter ocorrido com o XBox foi o Don Mattrick sair e o Phil Spencer assumir a divisão. Só por isso já descarte todo e qualquer boato de site que fala em dobrar GPU do console, que vai ficar 50% mais disso ou aquilo...isso não existe. Melhorará bastante o lado do desenvolvedor, facilitando e simplificando a criação de jogos, diminuindo o tempo necessário para criação dos mesmos, mais tempo para refinamentos, otimizações, menos bugs, mas pouca coisa além disso. No jogo em si, os ganhos serão apenas marginais, talvez um pouco mais de estabilidade, menos variação de framerate, AA um pouco melhor.

http://www.dualshockers.com/2014/06...explains-expectations-from-1st-party-studios/
http://www.baixakijogos.com.br/noti...nao-trara-mudanca-massiva-xbox-one_788390.htm
 
Última edição:

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
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Embu das Artes - SP
Eu não falo isso por maldade galera, não quero botar ninguém para baixo, mas é assim que hardware funciona. O DX12 melhorará sim muitas coisas no aparelho (melhores APIs etc) só não terá esse poder milagroso transformador que muita gente vem cantando em sites por ai, boatos aliás que estão da mesma linha do pessoal que jurava de pé junto que o XB1 viria com 12Gb de RAM ou um segundo processador gráfico escondido dentro dele. Isso é pseudociência e a internet é cheia de coisas assim. O próprio Phill Spencer admitiu que não se deve esperar uma melhora significativa de antes e depois da implementação do DX12 no aparelho, só por isso já descarte todo e qualquer boato de site que fala em dobrar GPU do console, que vai ficar 50% mais disso ou aquilo...isso não existe. Melhorará bastante o lado do desenvolvedor, facilitando e simplificando a criação de jogos, mas nada além disso. No jogo em si, os ganhos serão apenas marginais, talvez um pouco mais de estabilidade, menos variação de framerate, AA um pouco melhor.

http://www.dualshockers.com/2014/06...explains-expectations-from-1st-party-studios/
http://www.baixakijogos.com.br/noti...nao-trara-mudanca-massiva-xbox-one_788390.htm


Obrigado Marcus!

;)
 

andremachado

Novato
Abril 25, 2014
44
15
Canada
Um fato importante é que embora o hardware dos consoles (PS4 e Xbox One) seja bem parecido e ambos tenham a mesma arquitetura (x86) de base, existe uma diferença no layout da memória e no GPU (processador gráfico). A diferença na GPU é importante e o PS4 é, tecnicamente, mais poderoso do que o Xbox One: o console da Sony tem maior poder de processamento bruto.

Mas esse superioridade técnica não explica totalmente essa discrepância nas resoluções que temos visto ultimamente entre diferentes versões de um mesmo jogo para as duas plataformas. Minha opinião: com um SDK pouco otimizado e um layout de memória um pouco mais complicado em comparação ao PS4, o Xbox One sai em desvantagem nesse início. Um desenvolvedor dificilmente vai gastar tempo otimizando um jogo para o console da Microsoft (a não ser em um jogo exclusivo como o Forza, por exemplo). Então diminui-se a resolução (solução mais simples e barata) da versão do One e pronto.

Enfim, acredito que nos próximos meses, com as novas versões do SDK, os desenvolvedores terão mais facilidade em alcançar a resolução máxima, de forma nativa, no Xbox One (se assim quiserem). Mas não dá para esquecer que tecnicamente o PS4 tem um poder de processamento gráfico (bruto) maior do que o Xbox One. A Microsoft pode diminuir a diferença através das otimizações via software mas essa diferença (técnica) sempre vai existir (nível hardware). Além disso a Sony também pode (e vai) otimizar seu SDK e as APIs gráficas GNM e GNMX.
 
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