Divinity: Original Sin 2 - Impressões

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731


Divinity OS2 saiu do Early Access no último dia 14 e já conseguiu ficar vários dias no topo da lista de jogos mais vendidos do Steam. Atualmente está com uma avaliação positiva no Steam de 93% enquanto o Metacritic ainda não saiu porque vários sites ainda estão avaliando o jogo.

E o sucesso inicial é muito merecido. Comprei no lançamento e joguei umas 10 horas de um dos melhores RPGs party based que já tive o prazer de apreciar.

A Larian, produtora do jogo, definitivamente entrou para os grandes estúdios do mundo dos RPGs. Divinity OS2 fica tranquilamente ao lado de clássicos como Baldur´s Gate, Fallout e Dragon Age Origins. Na verdade, o jogo além de ser uma evolução desse gênero que fez muito sucesso no passado, também apresenta uma pá de inovações que o põe à frente dos mais recentes como Pillars of Eternity, Wasteland 2, Planescape Tides of Numenera e o próprio primeiro Divinity Original Sin.

Algumas das inovações (são muitas): co-op online para até 4 jogadores; tela dividida para até 4 jogadores em co-op local; ambos co-ops que permitem sair e entrar nas partidas a qualquer momento; sistema de combate por turnos que oferece estratégia complexa e de alto nível ao estilo XCOM; 6 protagonistas para se escolher com cada um tendo seu enredo próprio e objetivos diferentes; os outros 5 que você não escolhe podem ser encontrados no jogo e levados como companions; trouxe de volta o modo Game Master de jogos tradicionais como Neverwinter Nights com a vantagem de poder baixar campanhas novas criadas pela comunidade pelo Steam Workshop; suporte total e perfeito para controle ou teclado e mouse entre outros.

Dá pra pensar que o jogo foi simplificado pra comportar um co-op pra 4 jogadores, mas não foi. D: OS2 é um RPG bastante complexo e que vai exigir um certo tempo até que você entenda o funcionamento de todos os sistemas do jogo. O tutorial é através de caixas de texto explicando mecânicas conforme você joga. É bastante útil mesmo pra quem já está acostumado com esse tipo de jogo e pode ser desligado ou ligado a qualquer momento.

Talvez o aspecto mais complexo e um dos melhores e mais divertidos do jogo seja o combate. Pra quem já conhece o primeiro D:OS, sabe o que esperar do uso constante de magias e habilidades que utilizam elementos como água, fogo, gelo, eletricidade... para potencializar os ataques e fazer combinações, mas agora o mapa do jogo e posicionamento dos seus personagens observando o relevo ficou mais importante.

A IA está bem desafiadora e vai ser comum você morrer bastante, mesmo no nível normal, porque fez um movimento errado ou deixou de observar o melhor posicionamento. O que se pode dizer em linhas gerais é que o combate em D:OS2 é um sandbox. Qualquer NPC do jogo pode ser morto e isso vai trazer consequências que você vai ter que encarar se não quiser recarregar um save. Já vi situações onde uma resposta errada ou atravessada me levou a um combate com um NPC e toda sua gangue, pra quem eu tinha acabado de completar uma quest. Até os companions podem ser mortos ou podem tentar matar você, caso você deixe-os irritados com suas decisões.



E nada de chegar em um ponto onde um gatilho de narrativa coloca você e sua equipe no meio de uma armadilha cercado por todos os lados. Aqui você pode fazer a armadilha e atrair os inimigos para ela. Até mesmo fazer com que NPCs inimigos se tornem aliados pra ajudar na hora da batalha é possível. A impressão de liberdade que o jogo dá é absurda.

Falando das classes, elas são outra parte muito bem bolada do jogo. Nenhuma raça está presa a uma classe e você pode misturar classes como bem entender, desde que gaste os pontos nos skills necessários. O mundo do jogo reage de forma diferente pra cada raça que você escolher e só por isso já é um motivo pra ter um fator replay bem grande. É possível escolher entre humanos, lagartos, anões, elfos e mortos-vivos. Esses últimos, por exemplo, pelo aspecto monstruoso, obrigam você a usar máscaras e magia pra ser mais aceitável aos NPCs do jogo que podem te atacar ou se recusar a falar com você.

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A jogabilidade está excelente e é possível jogar tranquilamente com gamepad ou teclado e mouse e a interface muda conforme sua opção. O jogo é tão completo que oferece até o mapeamento para controle Dualshock 4 com direito a glifos do controle aparecendo na tela.

Graficamente é o mais belo RPG party based já feito. Considerando que todo o mundo é 3d e você pode girar e aproximar a câmera livremente, não tem nem muito como comparar com jogos como os já citados anteriormente que geralmente são isométricos com câmera fixa.

Em relação ao primeiro Divinity OS, esse 2 é tranquilamente superior em todos os aspectos e isso já diz muito, considerando que o primeiro era um jogo excelente. A diferença mais notável depois dos aspectos técnicos é que a Larian deu um tom mais sério e dark a esse Divinity. Ainda tem humor, mas em doses mais moderadas.

O enredo também recebeu um grande peso em função dos 6 protagonistas cada uma com suas histórias, linhas de diálogos e quests próprias. Estou totalmente fisgado pela história da minha personagem que é uma barda com problemas de possessão demoníaca. Às vezes, perco o controle sobre ela e acabo atacando NPCs aliados por conta disso, mas tudo faz parte da história pessoal dela. Também é possível criar um personagem do zero, totalmente personalizado.

Concluindo, ainda não tenho como dar um parecer final, mas já não tenho dúvidas que Divinity: Original Sin 2 é a evolução do sub-gênero RPG de estratégia, uma evolução que não víamos desde Dragon Age Origins. Candidato fortíssimo ao GOTY desse ano no PC e seria no geral não estivesse sendo o ano dominado pela Nintendo.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Assisti a vídeos e fiquei babando pelo jogo. Vou terminar o Pillars of Eternity e depois esse será meu próximo RPG no PC.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 
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User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Excelente análise, Johannes.
Eu só não peguei pois ainda não fechei o primeiro, apesar de que pelo que li não é preciso terminar para aproveitar a história do 2.

Que ano esse 2017!
Acho que D-OS e XCOM a prova viva que as batalhas táticas ainda funcionam, só precisam ser bem feitas.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Excelente análise, Johannes.
Eu só não peguei pois ainda não fechei o primeiro, apesar de que pelo que li não é preciso terminar para aproveitar a história do 2.

Que ano esse 2017!
Acho que D-OS e XCOM a prova viva que as batalhas táticas ainda funcionam, só precisam ser bem feitas.

É o ponto alto do jogo. Combate muito divertido e com infinitas possibilidades.

Esqueci de falar que ainda tem um modo arena multiplayer online. Acho que é um dos jogos mais completos já vistos nos últimos anos.
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Nota da Gameinformer: 9.75

9.75 Concept:Experience a fantasy trek through dungeons and monsters, driven by choice and freedom
  • Graphics:Graphics are rarely a highlight in isometric titles, but they are crisp and convey environments and encounters well
  • Sound:An absolutely stirring score that highlights precipitous battles and deadly dungeon crawls. A fully-voiced cast of characters enhances the experience
  • Playability:The sheer open-ended nature of the gameplay is overwhelming at first, and it takes significant time to understand the systems at work
  • Entertainment:A majestic offering that stands tall among the greatest PC RPGs of all time
  • Replay:High
http://www.gameinformer.com/games/d.../pc/archive/2017/09/18/a-godly-ascension.aspx
 
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Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,167
2,476
Salvador
Joguei o primeiro no Xone e gostei bastante, apesar de não ter terminado porque comecei em dificuldade elevada e ficou bem complicado mais pra frente. Fora que tinha muito diálogo e fiquei cansado.

Deu vontade de pegar, mas só quando traduzir pro português dessa vez. É um jogo bem complexo e divertido que, apesar de ter um bom domínio do idioma estrangeiro, merece estar localizado.


Enviado do meu SM-J700M usando o app mobile do PXB!
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Tenho a "definitive edition" do primeiro aqui na Steam... assim que eu terminar o Cuphead (que lança semana que vem), eu vou começar ele.

Bom que até lá o 2 vai caindo um pouco de preço (sendo que ele já está com um valor ótimo para lançamento.. 90 moedas de ouro).
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
E ainda tem PVP com modo arena.

Só mesmo um estúdio indie pra lançar um jogo tão completo sem entupir tudo com microtransações idiotas. Vou até dar mais dinheiro pra Larian comprando o upgrade pra edição especial.

Divinity é uma das melhores coisas que Kickstarer nos proporcionou.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Passando das 20 horas e ainda nem saí do primeiro mapa e o jogo vai ficando cada vez melhor e mais cativante. Definitivamente é um dos melhores RPGs já feitos. É só abrir o Metacritic agora e ver quantos sites já afirmaram a mesma coisa. GOTY RPG e só não leva goty geral por culpa da Nintendo.
 
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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Revivendo um tópico super antigo.

Bom, só agora que estou jogando devido as legendas em português que um brasileiro fez e a desenvolvedora incorporou no jogo.

O jogo em si é muito complexo e como é difícil. Na criação do personagem já é um oceano de informações, o que acaba gerando muitas dúvidas.

Daqui a pouco chego em 20 horas jogadas e não fiz absolutamente nada, até porque quando tentei não tenho nível para enfrentar os inimigos.

Comecei a ler dicas para iniciantes para não ficar muito frustrado. No início acostumar com os controles foi difícil, já que o jogo foi projetado para PC e a conversão para os consoles não ficou legal. Pelo menos agora já me acostumei.

Infelizmente o jogo dá problema com o quick resume , então toda vez tenho que fechar o jogo e iniciar novamente. Via quick resume o botão A para de funcionar e ao carregar o último save fica a tela escura.
 

Beazy

Novato
Outubro 10, 2023
2
0
São Paulo
Esse jogo definitivamente é o melhor rpg em turnos que eu já joguei, dps de ter pillars of eternity 2 com todas as dlc, e testado Pathfinder kingmaker e todo os atuais rpg de turno ou combate em tempo real, oq mais me agrada é o Divinity 2.
Não tem como bater de frente, muito mais polido, skills e combate muito mais dinamicos, bem elaborados e etc.
A propósito, recentemente fiquei viciado em jogos de azar e descobri que você pode ganhar um bom dinheiro usando programas de afiliados de cassino que encontrei graças ao After. Com um programa de afiliados de cassino de primeira linha, o Affter oferece uma gama de jogos emocionantes e comissões generosas.
 
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