Tópico Oficial [E3 2018 ] Conferência Microsoft - 10/06 às 17h

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
Toda vez que eu leio esse negócio que a Microsoft só faz Halo, Forza e Gears e que obriga suas devs a focarem na tríade, que não inova etc, eu desanimo. É quase um "Microsoft não tem exclusivos hihihi" só que implícito e com ar de isento.

Mario é a mesma coisa há décadas. Pokémon é a mesma coisa há décadas. E não, não são jogos "revolucionários com mecânicas ultra avançadas e estarrecedoras". É praticamente tudo a mesma coisa, simples assim. Pode ser divertido, pode ser nostálgico, mas você tem que ser MUITO fanboy pra não ver a evolução praticamente NULA que a Nintendo vem tendo desde o Wii, tirando raras exceções como o novo Zelda. Hoje a piada na internet é que o consumidor da Nintendo é um cara de 30~40 anos que revive seus momentos de infância comprando os mesmos games da Nintendo há 10 anos. A questão é: até quando esse cara vai sustentar a Nintendo? O que a Nintendo fez nos últimos 10 anos pra se conectar com o público mais jovem que não passou pela geração de ouro da Nintendo? Eu digo: praticamente nada.

E não só na titia Nintendo, a Sony tem MUITAS franquias com VÁRIAS edições. Nós tivemos nessa geração um Gears e um Halo, e vamos para o segundo Gears em breve. Uncharted teve uma edição, teve uma coletânea de remasterizações e depois teve uma DLC que é quase um novo jogo. Já estamos na SEXTA edição de Yakuza, QUINTA edição de Persona, SÉTIMA edição de Gran Turismo, e tem gente reclamando de um possível State of Decay 3 (sim, dois State of Decay numa geração é um absurdo da reciclagem). Ou seja, quando é do outro lado é vibrante, emocionante, nostálgico, mas quando é aqui é forçação de barra, decadência, etc. Teve até um Youtuber GIGANTE esses dias que estava malucaço pra Sony mostrar God of War 2 como teaser 1 MÊS DEPOIS DE GOD OF WAR NO PS4. UM MÊS (!!!)

E essa mentalidade da Sony de usar seus estúdios clássicos para fazer outras franquias é coisa RECENTE, então por favor não usem isso como política da Sony exemplar de anos e anos porque ela lançou praticamente 4 Killzones na geração passada e eu não via esse butthurt todo. E como assim a Microsoft não teve franquias novas essa geração? Quantum Break? Sunset Overdrive? Ryse: Son of Rome? Recore? Ori? Sea of Thieves? Acho que existe uma galera que NECESSITA que a Microsoft não só tenha um modelo de negócios igual a Sony, mas que SEJA a própria Sony, e isso não vai acontecer.

O único jogo que realmente virou muito rotineiro, com pouco suporte pós lançamento foi a franquia Forza. Mas adivinha? Continua com metacritic lá em cima e vendendo uma porrada. Que executivo no pleno exercício das suas capacidades mentais não apostaria na franquia com mais recorrência (bienalmente)? Hoje eu gostaria da franquia Forza mais como serviço, de atualizações constantes e sem tantos lançamentos, assim como é a Gran Turismo, isso é uma coisa que pode ser discutível. Agora Gears e Halo que tiveram 1 jogo e a geração já tá quase acabando? Por favor, né.

O que eu vi nessa conferência da E3 foi a mais honesta e aberta intenção da Microsoft de aumentar seus estúdios internos e produzir novos games, e isso é louvável e foi o praticamente o melhor anúncio da Microsoft na geração. Uma escolha que não afeta a Xbox só hoje, mas daqui anos e anos. Então deem um tempo vai.
giphy.gif

Olha, em teoria todo comentário pode ser refutado, mas esse eu acho difícil de refutar. Nem pelo mais fã da Nintendo e Sony.
Precisaria ser alguém com uma retórica escrita muito boa.

Certa vez eu também havia comentado com tom crítico sobre a abordagem da Nintendo, e também sobre essa questão da Microsoft em relação ao mercado de jogos, mas seu comentário foi brilhante e abrangente.
A tal repetição de uns é legal, de outros é saturação? A desonestidade intelectual já começa aí. Isso é algo pra ver caso a caso.

Toda franquia tem seus altos e baixos em algum momento da história. Não existe essa história de "X SEMPRE mantém o mais alto nível".
Franquias de Nintendo e Sony podem ter tantos altos e baixos como qualquer franquia da M$. A diferença pode residir na memória afetiva a respeito dessa ou daquela franquia, algo que até faz parte dos games.

E sim, Zelda teve seus altos e baixos também (Zelda Skyward World?), e Mário igualmente (Mario 2, Mario Sunshine?), então se é pra debater as coisas sob a luz do que o mercado oferece, que seja um debate honesto e menos sentimental, sob critérios justos, algo que é muito difícil de ver na internet, pois é um assunto comumente permeado de ufanismos e leviandades.

Isso porque nem vou me ater a franquias como Metroid (lembram do Other M?), Star Fox (lembram do último?), enfim.
Sim meu caro, a Nintendo também erra, e erra como qualquer outra com as franquias dela. Por trás dessas franquias estão seres humanos, pessoas que por múltiplos fatores podem errar, seja pelo "timing" impreciso ao lançar um jogo no mercado, seja pelo contexto de desenvolvimento mesmo.

No mais, colocar jogos no mercado é isso, tentativa e erro. O mais importante para a Microsoft é admitir as escolhas erradas, filtrar as corretas, e seguir em frente, sempre com o objetivo de acertar, de oferecer o melhor para os jogadores.
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)