Do Engadget
Se você joga títulos de esportes da EA com frequência, você conhece o esquema: todo verão tem uma rodada de novos títulos com novos modos, mudanças de gameplays e, claro, atualizações de times e uniformes. Na maior parte das vezes, são pequenas e nem sempre compensa comprar, mas que saída você tem caso queira se manter atualizado? Pode ser que exista uma saída prática em breve. Em uma entrevista para a Bloomberg, Andrew Wilson, CFO da EA, cogitou a possibilidade da companhia largar os lançamentos anuais de esportes em favor de atualizações ou assinaturas. A publisher pode tratar os jogos como "um serviço vivo, 365 dias por ano". Ao invés de comprar FIFA ou Madden todo ano, você pode pagar uma taxa mensal ou baixar algum conteúdo para mantê-lo relevante.
Wilson argumentou que a mudança para o conteúdo da internet tornou isso possível. Quando as vendas estão migrando de discos para lojas online, por que não tratar os jogos mais como serviços? A EA provavelmente terá desafios caso abrace a internet totalmente, oferecendo jogos por streaming ao invés de downloads, mas é notável que seja pelo menos uma opção.
O executivo não sugeriu um preço, nem mesmo um cronograma para isso acontecer. Entretanto, é fácil ver por que a EA colocaria essa estratégia na mesa. Como muitas empresas já perceberam, assinaturas são uma maneira de manter o dinheiro entrando de maneira mais constante, ao invés de torcer para que os usuários talvez comprem um novo software. E, teoricamente, é mais conveniente para developers e jogadores. A EA não precisaria mais enviar tantas cópias físicas, e você não precisaria mais esperar por um jogo novo completo para testar um modo que pode ser facilmente incluído através de um patch ou um add-on mais barato.
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Pode até demorar um pouco pra virar realidade, ou não. Mas só de saber que estão com essa possibilidade no horizonte já é algo positivo pra quem curte esses jogos anuais. Algo benéfico tanto pra indústria como para os jogadores, coisa rara de acontecer simultaneamente.