EA pode não lançar mais FIFA ou Madden todo ano

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,729
76,223
Rio Grande do Sul
ea-sports-fifa-18-screen-03-us-02jun17

Do Engadget

Se você joga títulos de esportes da EA com frequência, você conhece o esquema: todo verão tem uma rodada de novos títulos com novos modos, mudanças de gameplays e, claro, atualizações de times e uniformes. Na maior parte das vezes, são pequenas e nem sempre compensa comprar, mas que saída você tem caso queira se manter atualizado? Pode ser que exista uma saída prática em breve. Em uma entrevista para a Bloomberg, Andrew Wilson, CFO da EA, cogitou a possibilidade da companhia largar os lançamentos anuais de esportes em favor de atualizações ou assinaturas. A publisher pode tratar os jogos como "um serviço vivo, 365 dias por ano". Ao invés de comprar FIFA ou Madden todo ano, você pode pagar uma taxa mensal ou baixar algum conteúdo para mantê-lo relevante.

Wilson argumentou que a mudança para o conteúdo da internet tornou isso possível. Quando as vendas estão migrando de discos para lojas online, por que não tratar os jogos mais como serviços? A EA provavelmente terá desafios caso abrace a internet totalmente, oferecendo jogos por streaming ao invés de downloads, mas é notável que seja pelo menos uma opção.

O executivo não sugeriu um preço, nem mesmo um cronograma para isso acontecer. Entretanto, é fácil ver por que a EA colocaria essa estratégia na mesa. Como muitas empresas já perceberam, assinaturas são uma maneira de manter o dinheiro entrando de maneira mais constante, ao invés de torcer para que os usuários talvez comprem um novo software. E, teoricamente, é mais conveniente para developers e jogadores. A EA não precisaria mais enviar tantas cópias físicas, e você não precisaria mais esperar por um jogo novo completo para testar um modo que pode ser facilmente incluído através de um patch ou um add-on mais barato.

.
.
.

Pode até demorar um pouco pra virar realidade, ou não. Mas só de saber que estão com essa possibilidade no horizonte já é algo positivo pra quem curte esses jogos anuais. Algo benéfico tanto pra indústria como para os jogadores, coisa rara de acontecer simultaneamente.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
já passou da hora de fazer isso, jogo sai no outro ano e não muda quase nada. Um ano sim e outro não seria bem melhor, lança uma dlc barata de atualização no final de temporada que vai ser bem melhor.

Mas eu acho difícil a EA fazer isso com um dos jogos mais vendidos, só se o objetivo dela for aumentar base pra aumentar venda de microtransações.
 
  • Curtir
Reações: mafc e jairopicanco

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Eu sustento meu fifa 16 até hj no PS4...não compro FIFA novo não...nem fodendo.
Só estou no FIFA 17 por conta do EA ACESS...caso contrario a EA nem iria ver a minha grana.
Mas to com o xuas, vai ser uma assinatura.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
É, vão investir forte na fidelização dos usuários, e jogo atualizável.
O Fifa meio que belisca isso hoje, no sentido de que o nível dos jogadores midiáticos acompanha a temporada atual, e atualizável em tempo real.
Exemplo: Se a fase do Neymar não estiver legal, baixa o status dele dele no jogo. Só que ao sair o fifa novo, o anterior fica praticamente obsoleto.

Será que no futuro teríamos uma mídia física do Fifa 20/21 ou 22/23, podendo abranger 2 temporadas completas?
Ou simplesmente "Fifa Soccer", onde o jogador tem acesso à temporada atual, e a renovação da temporada seguinte se faz on line? Talvez fosse esse o caso.

Eu pessoalmente acho um modelo interessante pra jogos de esporte, porque torna a atualização do jogo contínua e estável, ao invés de disruptiva.

Amigos meus do PS e Xbox vão adorar esse esquema, o Fifa é sagrado todo ano hehe.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: patrickfb

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Para FIFA, a idéia parece boa a primeira vista.
Mas em se tratando de EA, vai ter alguma coisa a menos em algum lugar, podem ter certeza.
$40 só acesso a liga espanhola.
 
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,653
36,043
São Paulo
Depois do EA Access eu até tenho esperança que saia algo interessante disso. As franquias de esporte se beneficiariam bastante...
 
  • Curtir
Reações: brenicio

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,193
3,979
a
Como vocês estão falando, pra colocar um serviço que cobra o mesmo preço do jogo novo, melhor não mudar. Deixa ali quietinho que todo ano vende bem(eu compro também) e todo mundo ta gostando, parem de nos explorar.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
1,961
2,163
Rio de janeiro
Tava na hora ne? Fifa de um ano para outro muda muito pouco. vende aí um alguns patches nesse intervalo, e compra quem quiser. Até pro jogador aficionado acredito que não seja bom esses lançamentos anuais, quando o cara começa engrenar e monta o time dos sonhos no UT acaba tendo que zerar tudo para o próximo game.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Outra coisa, aquele FIFA usadinho do ano passado que você compra baratinho, pois é, já era.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,297
19,135
Manaus
Mas eu acho difícil a EA fazer isso com um dos jogos mais vendidos, só se o objetivo dela for aumentar base pra aumentar venda de microtransações.
O FUT já é a microtransação do Fifa. Da forma como é construída, é praticamente um jogo dentro do outro.
O modelo de jogo anual, na perspectiva de quem oferece serviço on line, e até do jogador, acaba segregando. A base de jogadores fica espalhada entre os Fifa 14, 15, 16...
- Eaí Joãozinho, vamos jogar uma partidinha rápida de Fifa 18?
- Ainda estou no 15 ainda.
- ....

Então acho que vão adotar um modelo com o Fifa onde eles oferecerem uma Basic Edition a um preço acessível o suficiente pra ter 1 só uma população on line ativa.
A partir daí, vão oferecendo 'pacotes' diversos, abrangendo 2 Season, 1 Season, FUT + Legends Cards, e por aí vai.
O ruim é que pra quem for almejar ter um 'completão', vai ter que gastar mais do que 200 reais convencionais.
A parte boa, é que talvez com assinante EA Access mantenham esse esquema de sair a temporada atual no Valt depois de uns 8 meses, como é atualmente.

O mercado meio que está trabalhando nesse modelo. Quem tem e quer gastar muito, gasta. Quem quer gastar pouco, tem a opção. E quem não quer gastar nada, idem.
 
Última edição:

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,843
4,277
São Paulo
Eu sempre pensei numa solução pra isso, a minha é mais ou menos igual a essa - eles lançarem um FIFA com um codinome e abandonar os números, e só lançarem um jogo novo quando verem que o último que lançaram estiver ultrapassado. Eu acho válido lançarem um jogo de futebol e ficarem uns 3 anos com ele até quando verem que precisam lançar algo novo e relevante.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,193
3,979
a
Tava na hora ne? Fifa de um ano para outro muda muito pouco. vende aí um alguns patches nesse intervalo, e compra quem quiser. Até pro jogador aficionado acredito que não seja bom esses lançamentos anuais, quando o cara começa engrenar e monta o time dos sonhos no UT acaba tendo que zerar tudo para o próximo game.
A maior perda acaba ficando nessa parte mesmo. Mas isso, faz os jogadores abaixarem de preço, acho que se fosse um periodo mais longo, os jogadores seriam bem mais caros.
 
  • Curtir
Reações: felipevasco31

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,193
3,979
a
O FIFA está bom do jeito que está, claro que poderia ficar melhor? Sim, mas conhecendo a EA, só iria piorar, tem la os FIFA Points, compra quem quer, e apesar de favorecer bastante a pessoa, não garanti a vitória, então por enquanto OK.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Não sei se exatamente um serviço, mas acho que jogos poderiam ter uma vida útil maior.

Hoje não faz mais sentido lançar jogos anuais da mesma franquia anualmente. Digo isso porque hoje é fácil você atualizar o game vigente se quiser alguma modificação. Fifa e Call of Duty pelo menos deveriam seguir por esta linha. a estrutura dos jogos continuam as mesmas com os novos jogos. GTA 5 foi um bom exemplo de como um jogo pode perdurar por anos, recebendo sempre atualizações e sempre vendendo bem.

Ainda sonho com um Forza Motorsport que perdure por 3~5 anos, sempre recebendo atualizações de carros, pistas, DLCs, e até da própria mecânica do jogo. Isso é um ponto forte do Gran Turismo. Por mais capado que o GT Sport tenha saído, a Polyphony vai dar suporte contínuo a ele por pelo menos uns 2~3 anos. Gran Turismo 6 já teve um suporte incrível, e não duvido que GT Sport receba até clima dinâmico por DLC, editor de pistas, etc... Enquanto Forza já perde suporte em menos de um ano de jogo, sem contar que é sempre a mesma coisa: carros e umas 2 pistas.

Outro caso curioso foi o CoD BO3, que tem mais players online que o Infinite Warfare até hoje. Quem sabe se a Activision tivesse continuado com o BO3 não teriam ganhado mais dinheiro do que o fracasso colossal do Infinite Warfare (que até é um bom jogo, mas desnecessário no cenário atual)? É de se pensar.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)