Pelo que entendi, ficará assim então a questão dos jogos em disco:
PS4 First Parties: fica como está hoje: emprestar, doar, vender, trocar, sem qualquer restrição tanto na transação quanto nas funcionalidades do jogo, que continuará com todas as funcionalidades do novo, inclusive multiplayer.
PS4 Third Parties: depende da produtora. Algumas podem adotar a mesma política da Sony e outras (EA, Activision, Ubisoft...) podem decidir impôr restrições a jogos usados, como online pass ou "offline" pass (para fases single player do jogo, por exemplo. Nesses casos, o jogo pode ser doado, vendido ou emprestado, mas para que ele tenha todas as funcionalidades de um novo será necessário pagar uma taxa.
?Xbox One First Parties: para vender o jogo será necessário fazê-lo a retailers cadastrados. a microsoft não cobra taxa alguma nem do jogador e nem do retailer. Para "doar" para um amigo, deve ser feito para alguém que esteja na sua lista de amigos da Live há mais de 30 dias, e o jogo só pode ser doado uma única vez. Em ambos os casos, o comprador terá o jogo com as mesmas funcionalidades do jogo novo comprado na loja.
Xbox One Third Parties: as produtoras é que definem se o jogo poderá ou não ser vendido ou doado, e se haverá ou não cobrança de alguma taxa para tal. Caso decidam permitir a transação, segue os mesmos moldes dos First Parties, com exceção da eventual cobrança de taxa. E nas negociações, o jogo terá para o comprador as mesmas funcionalidades do jogo novo.
Vejam que as diferenças não são tão grandes assim. Claro que no PS4 as restrições são menores para o comércio, mas mesmo assim, a política para os First Parties do
Xbox One são bem liberais. A microsoft ainda deve uma explicação mais detalhada de quais são os tais retailers, por exemplo, dentre outros aspectos. Na prática o que muda é para quem e em que momento pagamos a taxa pra poder vender o jogo. (ou pra ter a funcionalidade completa, no caso do PS4).
Temos que colocar na balança também algumas vantagens do
Xbox One, como por exemplo o backup dos jogos na nuvem, mesmo os em disco. Isso só é possível por causa desse atrelamento do jogo à conta da Live.