Tenho NET de 60MB sou de Sumaré/SP e o problema também me atinge. Porém vim aqui explicar um pouco mais sobre essas rotas e tirar algumas dúvidas que estou vendo aqui neste tópico.
- Trocar IP resolve? Não
- Trocar DNS resolve? Não
?Não é o DNS que determina que rota sua conexão deve fazer, ele simplesmente converte dominios de sites (
www....) em ip.
O problema é na Embratel, ela quem detem a infra estrutura de rede que a NET usa. Na verdade a Embratel é quem detem a maior infra de rede do país.
A Embratel que está desviando as rotas.
Vi alguem relatando que a Oi Velox arrumou e que talvez a NET poderia arrumar também... Na verdade não é bem assim que funciona.
A Oi pelo que pude ver aqui e em outros sites, tem uma situação diferente, uma hora ela desvia rotas outra não. Isso pode ser duas coisas, ou ela usa a Infra da Embratel em horários de pico para desafogar sua rede e a Embratel que está desviando, ou a própria Oi está desviando o tráfego nos horários de pico.
Ja na NET a situação complica um pouco, pois ela usa inteiramente a Embratel, afinal são empresas do mesmo dono, e a Embratel está desviando o tráfego para evitar congestionamentos no tráfego principal.
Já vi gente falando, como ela quer descongestionar enviando o trafego para os EUA e depois para o Brasil? Acontece que fazendo isso ela evita que o tráfego fique congestionado, o que vc prefere, ping de 250ms ou não conseguir se conectar na servidor e se conseguir será de forma bem lenta?
Apenas uma anologia:
- O caminho mais curto de SP para RJ é uma rodovia de 300Km, que anda a 120Km/h, existe um caminho alternativo que tem 600Km e anda a 100Km/h.
- Hoje a rodovia ficou com um transito muito lento andando a 20Km/h porém a rota alternativa que é o dobro do caminho está andando a 100Km/h. Por qual rota você iria?
- Pela rota da rodovia você demoraria 15 horas, pelo caminho alternativo você demoraria 6 horas.
? OBVIO que isso só vale se de fato a rota estiver realmente congestionada, pois talves o problema seja simplesmente um encaminhamento incorreto de rotas por parte da Embratel na qual pode ser facilmente corrigida pela mesma.
Então o unico de jeito de resolver o problema é a Embratel verificar as rotas, não adianta querer trocar ip, dns, etc.
Por isso temos que reclamar, PORÉM quando forem reclamar já deixem claro que o problema é na EMBRATEL pois só quem pode reclamar na EMBRATEL é a NET, pois ela que de fato é a CLIENTE.
Acredito eu (e rezo) que seja apenas um problema de direcionamento de rotas, aí com as pessoas reclamando o problema será facilmente corrigido.