Estudo aponta Brasil como 3º maior mercado do Xbox

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Um estudo publicado pela GameDiscoverCo, uma agência que faz pesquisas e levantamentos sobre o mercedo de jogos de consoles e PC, mostra como é a divisão dos jogadores de Xbox, PlayStation e Steam entre os países, com base tanto em perfis públicos de jogadores (na Xbox network, PSN e Steam), além do volume de avaliações e reviews dos jogos em cada região. Embora esses dados possam não representar a realidade com 100% de certeza, já que por algum motivo aleatório, usuários de um país X podem ser mais ativos nesses critérios do que outros, ainda assim dá pra pintar um cenário geral que - aparentemente - condiz bastante com o que vemos por aí.

A GameDiscoverCo foi fundada por Simon Carless, ex-presidente do IGF (Independent Game Festival), criador da Game Developers Conference Indie Games Summit e um dos primeiros investidores da publisher independente No More Robots (aquela que lança uma penca de jogo no Game Pass e disse que vai lançar ainda mais).

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Os gráficos abaixo representam os 20 países com mais jogadores, seguindo essa metodologia proposta, com os percentuais representando a parcela de cada país dentro do seu grupo.

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Xbox
  • Estados Unidos e Reino Unido representam quase metade do total;
  • As posições de Brasil e México são notáveis em relação ao PlayStation: nosso país representa 6,9% do total entre os 20 prinicipais mercados da marca, em comparação com os 4,3% do PlayStation. No México, a tendência é a mesma (o país representa 4,8% do Xbox e 2,3% do PlayStation);
  • Apesar dos esforços em crescer por terrar orientais, o Japão representa apenas 1,1% do público do Xbox.

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PlayStation
  • Estados Unidos na frente com grande vantagem, sem surpresas. Mas, apesar da diferença total, quando se fala em proporção em relação ao número de habitantes, alguns países europeus estão bem próximos;
  • A Arábia Saudita se destaca com 4,5%. Somando com os Emirados Árabes Unidos, são quase 6% do bolo. A pesquisa indica que a localização de jogos para idiomas de lá têm contribuído para esse aumento de penetração. Nesse tópico, lembro até de uma entrevista, acho que do Jim Ryan há alguns anos, falando que o Oriente Médio era a região em que o PlayStation mais estava crescendo;
  • A presença de Hong Kong é um ponto a se destacar, pois apesar de representar relativamente pouco em relação ao todo (2,5%), o país está no top 3 entre vários dos jogos mais jogados recentes, como The Callisto Protocol.

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Steam
  • Ao contrário de Xbox e PlayStation, o Steam se mostra uma plataforma mais global, mostrando também um domínio bem menor dos Estados Unidos;
  • China e Rússia se mostram como grandes públicos da plataforma, apesar das dificuldades dos jogadores desses países de acessarem a loja da Valve;
  • Olho no Sudeste Asiático: Filipinas, Indonésia e Tailândia registram 4,7% do total de usuários, sendo países com um crescimento bastante significativo nos últimos anos.


 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Abril 11, 2007
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Não foi o Thiago Onorato que disse "o brasileiro joga muito, mas gasta bem menos do que outros países relevantes do mercado?"

Creio que temos um público grande, mas nossa moeda é fraca e o salário médio é baixo. Isso gera uma receita menor do que quando nosso dólar estava a R$ 2 ou menos.
Na hora de contar o MAU (usuários ativos mensais) a gente aumenta os números, mas quando contam "as moedas", a gente fica nessa situação de nem ter mais uma liderança com autonomia no país.
 

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Não foi o Thiago Onorato que disse "o brasileiro joga muito, mas gasta bem menos do que outros países relevantes do mercado?"
Ele mesmo.

Creio que temos um público grande, mas nossa moeda é fraca e o salário médio é baixo. Isso gera uma receita menor do que quando nosso dólar estava a R$ 2 ou menos.
Na hora de contar o MAU (usuários ativos mensais) a gente aumenta os números, mas quando contam "as moedas", a gente fica nessa situação de nem ter mais uma liderança com autonomia no país.
O Game Pass é uma boa estrada pra começar a mudar esse cenário por aqui, já que corta no meio um dos nossos principais problemas que é o alto custo de entrada em uma plataforma. Ter uma renda recorrente saindo do nosso país pode fazer com que a gente volte a ser visto com mais carinho.
 

IronLexPM

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Barbacena
Por isso a importância em localizar os games e ter preços competitivos, infelizmente nossa moeda é fraca e falta mto conhecimento a nossa classe política sobre o assunto e o potencial de empregos e renda que ele acompanha. Uma boa notícia, mas fica aquela sensação de que se o time XboxBR fosse mais capacitado e comprometido o resultado poderia ser bem melhor.

Jogo no Xbox por opção, graças a Deus tenho meu Play, meu Switch e só não tenho um PC pq não curto. Tendo o jogo no Xbox, sempre comprarei nessa plataforma, pois aqui me sinto em casa.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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Quando eu vejo os consumidores de Nintendo, aqueles que compararam o Switch, eu só consigo imaginar um cara que além de comprar o console, compra os jogos da Nintendo, paga assinatura e tudo. Quem sabe até usar aqueles chapéuzinhos ridículos do Mario.

No caso da Playstation, eu ainda consigo ver pessoas que compram Playstation e só jogam Minecraft, Fortnite, Fifa, Warzone, jogos F2P em geral. Mas uma quantidade razoável, na minha pequena experiência pessoal, continuam comprando jogos grandes, jogos da Playstation e por aí vai. Afinal, comprar um console ainda é uma barreira a entrada gigantesca no sentido financeiro, e se gastaram na compra, provavelmente devem/podem gastar na plataforma.

Já no caso da Xbox, eu sempre me pergunto: é o cara que comprou o console, assinou o Game Pass etc? Ou é o cara que baixou o Xbox App no PC e foi testar um jogo, nunca mais voltando? Ou é alguém que testou xCláudio recentemente? Porque na métrica oficial da Microsoft, esses três consumidores são "iguais" e contam na soma, quando evidentemente não são. O primeiro tipo tem um ticket médio muito maior de gasto na plataforma, enquanto os demais podem ser "usuários ativos" sem gastar 1 centavo sequer.

Esse é um ponto que não ficou claro pra mim no estudo.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Espero que a galera não confunda isso com vendas de hardwares, imagina achar que Brasil e Japão estão quivalentes nisso quando colocamos o PS como exemplo.

Phil mesmo já elogiou o Brasil no caso da Cloud e pesquisas simples provam que o Brasil é um dos maiores mercados em potencial para jogos, assim como a China, India e qualquer país populoso subdesenvolvido.
É o famoso querer não é poder, mas que com mobile e futuramente cloud poderá mudar drasticamente esse cenário.

A cultura de jogos no Japão é tão forte que as vendas de consoles Xbox por lá não é muito diferente doq se vende na Austrália, e levando em consideração o VGChutes, o 'resto do mundo' na qual inclui Brasil não passam as vendas de um único país como a própria Austrália.
 

IronLexPM

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Barbacena
tem mais xbox que PS no Brasil? Entendi certo?
Não, o estudo diz número de jogadores. Como ps tem mais consoles vendidos, pode ser que mesmo sendo o 8 mercado do PS (n de jogadores) ele ainda pode ser mto maior que o Xbox.

No relatório do CADE sobre a compra da Activision, tinha a informação que o PS representa 70% do mercado nacional.

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Link do tópico onde debatemos sobre o assunto.
 
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sehloco

Guerreiro
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'além do volume de avaliações e reviews dos jogos em cada região'

Isso aqui que confunde, mas é interessante para medir alguma métrica relacionada a engajamento.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
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Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Quando eu vejo os consumidores de Nintendo, aqueles que compararam o Switch, eu só consigo imaginar um cara que além de comprar o console, compra os jogos da Nintendo, paga assinatura e tudo. Quem sabe até usar aqueles chapéuzinhos ridículos do Mario.

No caso da Playstation, eu ainda consigo ver pessoas que compram Playstation e só jogam Minecraft, Fortnite, Fifa, Warzone, jogos F2P em geral. Mas uma quantidade razoável, na minha pequena experiência pessoal, continuam comprando jogos grandes, jogos da Playstation e por aí vai. Afinal, comprar um console ainda é uma barreira a entrada gigantesca no sentido financeiro, e se gastaram na compra, provavelmente devem/podem gastar na plataforma.

Já no caso da Xbox, eu sempre me pergunto: é o cara que comprou o console, assinou o Game Pass etc? Ou é o cara que baixou o Xbox App no PC e foi testar um jogo, nunca mais voltando? Ou é alguém que testou xCláudio recentemente? Porque na métrica oficial da Microsoft, esses três consumidores são "iguais" e contam na soma, quando evidentemente não são. O primeiro tipo tem um ticket médio muito maior de gasto na plataforma, enquanto os demais podem ser "usuários ativos" sem gastar 1 centavo sequer.

Esse é um ponto que não ficou claro pra mim no estudo.

Só aqui tenho 20 contas ativas no Xbox , e só não têm mais porque não cabe.
Minha parte eu estou fazendo , kkk
 

Tauguro

I've been waiting for this
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Outubro 25, 2017
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A diferença dos states com o resto é bizarra, da pra entender do pq as empresas se matarem tanto por aquele mercado, a galera vive videogame por lá. Legal ver que há jogadores de xbox na França, imaginava que na europa era apenas Reino Unido e Alemanha. Mesmo com todo mundo batendo no brasileiro ele continua jogando videogame, ai se a nossa moeda fosse forte...

Baita materia
 
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sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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A diferença dos states com o resto é bizarra, da pra entender do pq as empresas se matarem tanto por aquele mercado, a galera vive videogame por lá. Legal ver que há jogadores de xbox na França, imaginava que na europa era apenas Reino Unido e Alemanha. Mesmo com todo mundo batendo no brasileiro ele continua jogando videogame, ai se a nossa moeda fosse forte...

Baita materia
Temos que lembrar que 5% dos brasileiros tem um poder de compra equivalente ao americano que recebe 1300 dólares mês. Tem variáveis que pesa pra eles e toneladas que pesam pra nós na qual a conversão direta não se aplica, mas é uma media.
Nossa moeda nem é tão fraca, o nosso problema é o poder de compra.
Vou ser o chatão repetindo a mesma coisa aqui em relação a esse estudo mas eu realmente acho que isso aí vai levar muitos a acharem que significa vendas de consoles ou número de consumidores. Contas ativas posso até relevar, mas definitivamente o Brasil não tem essa parcela de consumidores de qualquer natureza relacionada a essas 3 marcas.

Ou sou um completo desinformado e o Brasil ta voando.
 

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