Um estudo publicado pela GameDiscoverCo, uma agência que faz pesquisas e levantamentos sobre o mercedo de jogos de consoles e PC, mostra como é a divisão dos jogadores de Xbox, PlayStation e Steam entre os países, com base tanto em perfis públicos de jogadores (na Xbox network, PSN e Steam), além do volume de avaliações e reviews dos jogos em cada região. Embora esses dados possam não representar a realidade com 100% de certeza, já que por algum motivo aleatório, usuários de um país X podem ser mais ativos nesses critérios do que outros, ainda assim dá pra pintar um cenário geral que - aparentemente - condiz bastante com o que vemos por aí.
A GameDiscoverCo foi fundada por Simon Carless, ex-presidente do IGF (Independent Game Festival), criador da Game Developers Conference Indie Games Summit e um dos primeiros investidores da publisher independente No More Robots (aquela que lança uma penca de jogo no Game Pass e disse que vai lançar ainda mais).
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Os gráficos abaixo representam os 20 países com mais jogadores, seguindo essa metodologia proposta, com os percentuais representando a parcela de cada país dentro do seu grupo.
Xbox
PlayStation
Steam
A GameDiscoverCo foi fundada por Simon Carless, ex-presidente do IGF (Independent Game Festival), criador da Game Developers Conference Indie Games Summit e um dos primeiros investidores da publisher independente No More Robots (aquela que lança uma penca de jogo no Game Pass e disse que vai lançar ainda mais).
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Os gráficos abaixo representam os 20 países com mais jogadores, seguindo essa metodologia proposta, com os percentuais representando a parcela de cada país dentro do seu grupo.
Xbox
- Estados Unidos e Reino Unido representam quase metade do total;
- As posições de Brasil e México são notáveis em relação ao PlayStation: nosso país representa 6,9% do total entre os 20 prinicipais mercados da marca, em comparação com os 4,3% do PlayStation. No México, a tendência é a mesma (o país representa 4,8% do Xbox e 2,3% do PlayStation);
- Apesar dos esforços em crescer por terrar orientais, o Japão representa apenas 1,1% do público do Xbox.
PlayStation
- Estados Unidos na frente com grande vantagem, sem surpresas. Mas, apesar da diferença total, quando se fala em proporção em relação ao número de habitantes, alguns países europeus estão bem próximos;
- A Arábia Saudita se destaca com 4,5%. Somando com os Emirados Árabes Unidos, são quase 6% do bolo. A pesquisa indica que a localização de jogos para idiomas de lá têm contribuído para esse aumento de penetração. Nesse tópico, lembro até de uma entrevista, acho que do Jim Ryan há alguns anos, falando que o Oriente Médio era a região em que o PlayStation mais estava crescendo;
- A presença de Hong Kong é um ponto a se destacar, pois apesar de representar relativamente pouco em relação ao todo (2,5%), o país está no top 3 entre vários dos jogos mais jogados recentes, como The Callisto Protocol.
Steam
- Ao contrário de Xbox e PlayStation, o Steam se mostra uma plataforma mais global, mostrando também um domínio bem menor dos Estados Unidos;
- China e Rússia se mostram como grandes públicos da plataforma, apesar das dificuldades dos jogadores desses países de acessarem a loja da Valve;
- Olho no Sudeste Asiático: Filipinas, Indonésia e Tailândia registram 4,7% do total de usuários, sendo países com um crescimento bastante significativo nos últimos anos.
Where are Steam, Xbox and PlayStation's players located?
We crunch a lot of data for the answers. Also: the state of Switch & more.
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