Fable - Era uma vez, num reino tão tão distante...

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
o Fable já tem 4 anos do anúncio feito? Oo
O anúncio oficial foi feito em julho de 2020.

O jogo em si está em desenvolvimento, pelo menos, em paralelo com a estruturação da nova equipe da Playground, que teve início entre o final de 2016 e o início de 2017. Essa nova estrutura já era financiada pela Microsoft, que deu luz verde não apenas para a ideia apresentada pelo estúdio mas também para a sua expansão e eventual compra pouco mais de um ano depois.

E, por desenvolvimento, leia-se em estágios iniciais nesse período.
 

RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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Fable 4 da Playground Games está aparentemente em um estado jogável
O produtor do jogo revelou silenciosamente que o jogo está em um estado jogável.

Fable 4 parece estar se aproximando de uma nova fase em seu desenvolvimento depois que o produtor do jogo, Vijay Gill, soltou um pequeno comentário sobre o desenvolvimento de Fable via LinkedIn. De acordo com o perfil de Gill, o produtor tem “preparado e facilitado sessões regulares do jogo e construído análises com as principais partes interessadas” – o que sugere que o jogo já esteja em um estado jogável.

Apesar de parecer uma eternidade desde que Fable 4 foi anunciado, na verdade só descobrimos sobre isso em 2020, o que significa que esperamos apenas três anos por ele. Infelizmente, é improvável que possamos jogar Fable este ano, já que a equipe que trabalha no jogo passou por várias mudanças desde este anúncio, incluindo a conquista de uma nova liderança narrativa. Isso pode sugerir que ainda há muito trabalho a fazer antes que o jogo possa ser lançado.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
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Outubro 19, 2016
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Estava pensando aqui, com tanto rumor que fable foi pro buraco, mudança de engine etc, será que a M$ teria coragem de fazer um shadow drop com FABLE?

Entendo que são jogos diferentes, de escopo diferentes, propostas diferentes e uma marca já consolidada no caso de fable, mas será que seria um outro boom lançar ele dessa forma?
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Estava pensando aqui, com tanto rumor que fable foi pro buraco, mudança de engine etc, será que a M$ teria coragem de fazer um shadow drop com FABLE?

Entendo que são jogos diferentes, de escopo diferentes, propostas diferentes e uma marca já consolidada no caso de fable, mas será que seria um outro boom lançar ele dessa forma?

Eu acho difícil , é um dos jogos mais esperados do Xbox então já tem um " marketing " envolvido.

Um jogo destes tem que ser apresentado igual no último Direct do Xbox , ou / e numa E3 , resumindo , tem que ser muito explorado.
Chuto que ele só venha pra 2024/25 aliás , Hellblade 2 também tô achando que só pra 24 tbm.

Shadow Drop deve ser o jogo da Double Fine , aquele multiplayer.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Estava pensando aqui, com tanto rumor que fable foi pro buraco, mudança de engine etc, será que a M$ teria coragem de fazer um shadow drop com FABLE?

Entendo que são jogos diferentes, de escopo diferentes, propostas diferentes e uma marca já consolidada no caso de fable, mas será que seria um outro boom lançar ele dessa forma?
É um jogo muito grande pra ser lançado dessa forma, do nada.

Hi-Fi Rush foi um caso bem específico, um jogo com escopo menor feito por um estúdio conhecido pelos jogos de terror e que poderia inclusive gerar um peso desnecessário caso o primeiro jogo deles pós-Microsoft não fosse do gênero tradicional deles. É garantido que, se tivessem apresentado Hi-Fi Rush com lançamento pra algumas semanas/meses depois, teríamos comentários do tipo "ah lá, a Microsoft 'estragando' a Tango". E, mesmo com tanto barulho e recepção excelente de público e crítica, alcançou "só" 2 milhões de pessoas.

Fable, pelo contrário, tem um peso bem diferente. Está em desenvolvimento desde o início de 2017, em um dos estúdios AAA mais premiados e respeitados da última década, é o retorno de uma franquia histórica do Xbox depois de mais de uma década, logo, existe uma expectativa grande de gerar barulho - e, pra isso, é preciso tempo, investimento de marketing, essas coisas.
 

Drfroti

Não tão Novato
Outubro 8, 2013
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Little Boat City - SC
Eu tenho todos os fable que foram dados no gwg mas nunca joguei nenhum deles, vale a pena jogar ainda? Precisaria jogar os 3 pra entender ou só o 3 já é o suficiente?
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Eu tenho todos os fable que foram dados no gwg mas nunca joguei nenhum deles, vale a pena jogar ainda? Precisaria jogar os 3 pra entender ou só o 3 já é o suficiente?
não precisa jogar nenhum. vai ser um reboot, não uma sequência.

Pode ser, mas iluminação é algo que ~normalmente~ acompanha o projeto até o final, na fase de polimento e ajustes de otimização.
Tomara que já esteja terminado mesmo.
Até procurei alguma lugar que descrevesse, nem que mais ou menos, o que fazem certas funções num desenvolvimento de games, mas não achei. Tudo que achei foi um artigo aqui e aqui que não fala nada do "cara da luz"...

Alguém conhece algum bom artigo que fale sore os papéis dos devs e sua importância e duração no desenvolvimento?
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Pode ser, mas iluminação é algo que ~normalmente~ acompanha o projeto até o final, na fase de polimento e ajustes de otimização.
Tomara que já esteja terminado mesmo.
Pode usar, mas não o time inteiro, provavelmente.
Eles usam bastante apoio externo durante as fases críticas de vários departamentos.
 

Otto Sporteman

Jogador
Dezembro 6, 2008
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São Paulo
não precisa jogar nenhum. vai ser um reboot, não uma sequência.


Até procurei alguma lugar que descrevesse, nem que mais ou menos, o que fazem certas funções num desenvolvimento de games, mas não achei. Tudo que achei foi um artigo aqui e aqui que não fala nada do "cara da luz"...

Alguém conhece algum bom artigo que fale sore os papéis dos devs e sua importância e duração no desenvolvimento?
Cara, no canal do YouTube do NoClip tem diversos documentários making of. Dá para pegar vários insights.
Um bom também é a o making of do Psychonauts 2, embora esse esteja mais para uma novela do que documentário ehhehe
 

Otto Sporteman

Jogador
Dezembro 6, 2008
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não precisa jogar nenhum. vai ser um reboot, não uma sequência.


Até procurei alguma lugar que descrevesse, nem que mais ou menos, o que fazem certas funções num desenvolvimento de games, mas não achei. Tudo que achei foi um artigo aqui e aqui que não fala nada do "cara da luz"...

Alguém conhece algum bom artigo que fale sore os papéis dos devs e sua importância e duração no desenvolvimento?
Alguns artigos:

Iluminação normalmente está em pré-produção, produção e pré-launch, nos temas de arte, gráficos e conteúdo visual.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Alguém conhece algum bom artigo que fale sore os papéis dos devs e sua importância e duração no desenvolvimento?
Tava procurando esse post, achei que era na Taverna mas agora encontrei.

Complementando o que o @Otto Sporteman postou acima, a Remedy divulgou seu relatório fiscal e, dentro dele, duas páginas que explicam resumidamente como é a forma que eles trabalham - as etapas, quanta gente é envolvida, quanto tempo leva cada uma, etc.

Frxck3WWIAMbLyg
FrxcpGuWAAMeDeA
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Eu jogaria pelo menos o 1, achei uma experiência incrível mesmo jogando há pouco tempo.
O 3 eu joguei na época e achei razoável.
O 3 é o pior. O desenvolvimento dessa game gerou muito barulho e o Molyneux até saiu do estúdio por conta dessas tretas. Segundo ele, a MS pressionou a Lionhead para fazer o game em 2 anos e o cara reclamava do prazo e que nunca tinha feito um game em dois anos antes disso.

O primeiro teve muitas promessas não cumpridas, mas conseguiu ser um ótimo game com mecânicas muito legais e algumas inéditas até então.
 

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