Tópico Oficial Games Optimized for Xbox Series X|S: já tava bom, agora parece que melhorou!

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF
Essa questão de perceber diferença de resolução ou FPS é muito pessoal, ninguém vai poder te dizer o que é melhor. A minhas sugestão é: se vc nem sabe do que estamos falando, vai de Series S e seja feliz!

Vou relatar a minha experiência abaixo. É mais fácil perceber a diferença entre as resoluções no PC, onde vc pode manter todas as configurações e alterar apenas a resolução. Nos consoles, quando vc altera entre modo performance ou qualidade, geralmente outras configurações são alteradas além da resolução. Já aviso que não sou jogador competitivo, considerem este ponto. Vamos lá:

30 FPS - só consigo tolerar em gêneros específicos

60 FPS - sweet spot de FPS na minha opinião

75 FPS - zero diferença em relação aos 60 FPS

120 FPS - diferença muito pequena para 60 FPS, provavelmente imperceptível para a maioria.

144 FPS - interessante, mas não acho que a pouca diferença em fluidez para 60 FPS compense o impacto em qualidade visual.

240 FPS - nunca vi ao vivo.

360 FPS - nunca vi ao vivo.

1080p e abaixo - não tolero mais, acho tudo borrado. Até a dashboard do Series X me incomoda às vezes.

1440p - o sweet spot em resolução na minha opinião. Cheguei a ter um monitor 1440p e outro 2160p ao mesmo tempo e acabei vendendo o 2160p pq era muito difícil perceber qualquer diferença em definição/aliasing. Até mesmo na RTX 2080 Ti eu jogava em 1440p.

2160p - Na teoria, deveria ser muito superior ao 1440p. Na prática, isso geralmente não ocorre. Se for necessário capar outros recursos apenas para aumentar resolução, eu sou contra.

Ultrawide (independente da resolução) - uma merda. É uma perfumaria que se torna inútil em pouquíssimo tempo pq seu cérebro acaba não percebendo a área extra de tela.
Um hack and slash com 60 fps é outra experiencia ...
 
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DigoM4RS

Guerreiro
Maio 6, 2019
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1440p - o sweet spot em resolução na minha opinião. Cheguei a ter um monitor 1440p e outro 2160p ao mesmo tempo e acabei vendendo o 2160p pq era muito difícil perceber qualquer diferença em definição/aliasing....
....
2160p - Na teoria, deveria ser muito superior ao 1440p. Na prática, isso geralmente não ocorre....
Essas afirmações são referentes a monitor, correto? De que tamanho estamos falando?

Pq jogar em uma tv 55", ou maior, essas resoluções são completamente diferentes.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Essas afirmações são referentes a monitor, correto? De que tamanho estamos falando?

Pq jogar em uma tv 55", ou maior, essas resoluções são completamente diferentes.
Sim, ele falava da experiência com monitores. Menos de 30". Ou não.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Essas afirmações são referentes a monitor, correto? De que tamanho estamos falando?

Pq jogar em uma tv 55", ou maior, essas resoluções são completamente diferentes.
Resolução não muda, o que varia de acordo com o tamanho da tela é apenas DPI. Pra mim, considerando até 55" (que foi o máximo que eu já pude testar em PC), o sweet spot continua sendo 1440p. Densidade de pixels ainda muito boa, mesmo sentando próximo à tela. 4K ou acima só faz sentido se não for sacrificar nada para poder atingir essa resolução. Lembrando que não dá pra fazer esses testes com consoles.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Nessa entrevista o Jason Ronald fala que a questão de trabalhar em casa trouxe uma séries de dificuldades que atrapalharam a qualidade de alguns sistemas. Ficou bem mais difícil de fazer os testes, considerando que os jogos estressam as engines de formas bem diferentes entre si.
Comentou que mensalmente saem updates para o dev kit com base no feedback dos desenvolvedores, para corrigir pontos que estão sendo apontados como oportunidades de melhoria.
 

DigoM4RS

Guerreiro
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Tenho um PC ligado numa Qled 55". Acima de 1800p não dá pra ver diferença entre 2160p. Abaixo disso a diferença eh facilmente vista, em 1440p então nem se fala.
Se eh vantagem ou não jogar em resoluções altas, ai eh outro papo, cada um decide oq eh melhor pra si e oq vale a pena sacrificar. Mas a diferença entre resoluções eh gritante.......para algumas pessoas.
 
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CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
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Outubro 19, 2011
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Tenho um PC ligado numa Qled 55". Acima de 1800p não dá pra ver diferença entre 2160p. Abaixo disso a diferença eh facilmente vista, em 1440p então nem se fala.
Se eh vantagem ou não jogar em resoluções altas, ai eh outro papo, cada um decide oq eh melhor pra si e oq vale a pena sacrificar. Mas a diferença entre resoluções eh gritante.
Faltou falar que a diferença é gritante para algumas pessoas. Eu não consigo ver diferença no Assassin's Creed Valhalla rodando em 1080p e 1440p.
Edit: jogo numa tv de 49" e fico a uma distância aproximada de 1,5m.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus


Nessa entrevista o Jason Ronald fala que a questão de trabalhar em casa trouxe uma séries de dificuldades que atrapalharam a qualidade de alguns sistemas. Ficou bem mais difícil de fazer os testes, considerando que os jogos estressam as engines de formas bem diferentes entre si.
Comentou que mensalmente saem updates para o dev kit com base no feedback dos desenvolvedores, para corrigir pontos que estão sendo apontados como oportunidades de melhoria.

Sim, é certo que a pandemia trouxe dificuldades em série.
 
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Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF


Nessa entrevista o Jason Ronald fala que a questão de trabalhar em casa trouxe uma séries de dificuldades que atrapalharam a qualidade de alguns sistemas. Ficou bem mais difícil de fazer os testes, considerando que os jogos estressam as engines de formas bem diferentes entre si.
Comentou que mensalmente saem updates para o dev kit com base no feedback dos desenvolvedores, para corrigir pontos que estão sendo apontados como oportunidades de melhoria.

Aquela sua tese faz ainda mais sentido sobre os davkit Saci . ( off toppic , ele ficaria mais bonito de juliet kkkkkkk )
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Abril 11, 2007
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Aquela sua tese faz ainda mais sentido sobre os davkit Saci
Pois é, não é nada muito surpreendente se for parar pra pensar.
Eles demoraram um pouco mais do que o ideal para receber o hardware e poder concluir os sistemas, porém isso gera todo um atraso em cadeia.

Legal que ele lembra algumas coisas que envolvem a produção de jogos: mesmo que você dê um hardware com capacidade de novas features, se faltarem alguns meses pra lançar o jogo, a tendência é não incluir nada diferente nos projetos, pois isso aumenta o risco de acontecer algo errado e comprometer o cronograma. Num ambiente de pandemia, isso é ainda mais sério.
Ele cita o VRS como uma coisa que não é difícil de implementar mais no final do projeto, já Ray Tracing tende a ser algo que deve ter sido planejado desde o início, caso contrário são muitas as dificuldades para adaptar o pipeline de renderização. Por isso que é normal os jogos melhorarem tanto ao longo da geração: os devs tomam conhecimento da ferramenta FUNCIONANDO no início da geração, testam e aí sim começam projetos prevendo seu uso, projetos esses que vão sair 3, 4 anos depois de começar a geração.
 

broskione

Guerreiro
Dezembro 29, 2017
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Brasília


Nessa entrevista o Jason Ronald fala que a questão de trabalhar em casa trouxe uma séries de dificuldades que atrapalharam a qualidade de alguns sistemas. Ficou bem mais difícil de fazer os testes, considerando que os jogos estressam as engines de formas bem diferentes entre si.
Comentou que mensalmente saem updates para o dev kit com base no feedback dos desenvolvedores, para corrigir pontos que estão sendo apontados como oportunidades de melhoria.

Ótima propaganda dele sobre a Bombril nessa barba
O careca dos anos 90 e 2000 não tem chances contra ele
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Mas The Witcher não está com os loadings rápidos? Vi um vídeo do canal do Max (esqueci a outra parte do nome dele) mostrando justamente isso.
É só resultado da força bruta do console mesmo, SSD praticamente, mas a CD Projekt RED ainda não lançou uma atualização pra otimizar o jogo nos novos consoles. É pra vir em 2021, mas com o cronograma apertado do estúdio e aquele vazamento de dados que atrasou ainda mais as coisas, sabe-se lá quando isso vai acontecer.
 
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Asprobocop

Guerreiro
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Farroupilha
Mas The Witcher não está com os loadings rápidos? Vi um vídeo do canal do Max (esqueci a outra parte do nome dele) mostrando justamente isso.
Rápido? É instantâneo. The Witcher é um grande exemplo do que a força bruta do console pode fazer um um game retro, mesmo sem estar otimizado. No modo performance ele atinga 4k a 60fps, isso por a resolução é dinâmica, então o console seta sempre a maior possível.
 
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tecioricardo

Jogador
Dezembro 23, 2020
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Brumado - BA
Rápido? É instantâneo. The Witcher é um grande exemplo do que a força bruta do console pode fazer um um game retro, mesmo sem estar otimizado. No modo performance ele atinga 4k a 60fps, isso por a resolução é dinâmica, então o console seta sempre a maior possível.
O teste que ele fez foi no SX, será que os loadings no SS são instantâneos também?
 

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