Tópico Oficial Games Optimized for Xbox Series X|S: já tava bom, agora parece que melhorou!

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
4K@120fps no MCC


Não exatamente.

. 120 FPS em campanha e multiplayer;
. Melhorias na tela dividida e até 4K no Series X

Provavelmente vai ser resolução dinâmica, como já haviam falado.
E implementar 120 FPS na campanha eu acho decepcionante demais, deveriam ter focado em ray tracing. Uma pena.

EDIT: estava lendo MCC e pensando em Halo Infinite. De qualquer forma, resta confirmar se vão suportar 4K/120, pois o tweet não deixou isso claro.
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Última edição:
Agosto 26, 2014
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Rio de Janeiro
Não exatamente.

. 120 FPS em campanha e multiplayer;
. Melhorias na tela dividida e até 4K no Series X

Provavelmente vai ser resolução dinâmica, como já haviam falado.
E implementar 120 FPS na campanha eu acho decepcionante demais, deveriam ter focado em ray tracing. Uma pena.
Concordo.
No X, dá pra fazer 4k/60 com RT?
E mais uma opção de desempenho com 4k/120 FPS?
No S, 1080/60/RT?
Que tal, MS?
Dá pra fazer?
 
D

Deleted member 20402

Visitante
Não exatamente.

. 120 FPS em campanha e multiplayer;
. Melhorias na tela dividida e até 4K no Series X

Provavelmente vai ser resolução dinâmica, como já haviam falado.
E implementar 120 FPS na campanha eu acho decepcionante demais, deveriam ter focado em ray tracing. Uma pena.
Você sabe informar se as TVs 4k suportam 120 fps?
Meu conhecimento limitado acha que frequência não é a mesma coisa que fps.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Não exatamente.

. 120 FPS em campanha e multiplayer;
. Melhorias na tela dividida e até 4K no Series X
Mas até aí não deixa de ser 4K, oras rs.

Se 4K só for o fixo, tem que mandar excluir a página oficial da Xbox/Playstation de jogos optimizados, porque pode contar nos dedos os que são nativos kk.

Enfim, eu gostei de ver a 120fps, é algo que eu esperava já que o Xbox One X entrega 4K praticamente nativo a 60fps na coletânea. Prefiro isso atualmente do que a RT, além de ser bem mais barato e tranquilo de se fazer.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Concordo.
No X, dá pra fazer 4k/60 com RT?
E mais uma opção de desempenho com 4k/120 FPS?
No S, 1080/60/RT?
Que tal, MS?
Dá pra fazer?
Sim, qualquer jogo é possível rodar em 4K/60 com RT, o problema vai ser o desempenho e o que vai ser necessário sacrificar para atingir isso. ?
RT no Series S eu ainda preciso entender como será feito, pois o recurso é bem pesado mesmo em hardwares muito mais poderosos. De repente, utilizam RT apenas para reflexos e usam outras técnicas de iluminação e sombra para poupar recursos.
 
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Agosto 26, 2014
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Você sabe informar se as TVs 4k suportam 120 fps?
Meu conhecimento limitado acha que frequência não é a mesma coisa que fps.
Tem gente muita mais qualificada que eu pra te responder.
Mas, até onde eu sei, as TVs 4K de uma maneira geral só entregam 60hz de atualização de tela (60 FPS).
Acima disso, só monitor de PC e TVs muito mais caras.
Os ninjas do PXB confirmam a informação?
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Mas até aí não deixa de ser 4K, oras rs.

Se 4K só for o fixo, tem que mandar excluir a página oficial da Xbox/Playstation de jogos optimizados, porque pode contar nos dedos os que são nativos kk.
Eu entendo, mas é pq o próprio tweet original menciona "up to 4K". A Microsoft bateu muito forte na tecla do 4K real durante os últimos anos, então ela não pode sair falando em resolução dinâmica como se fossem 2160p nativos. Achei muito inteligente da parte deles, senão depois vai aparecer gente falando que mentiram.

 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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Só eu acho que já está na hora de uma coletânea remasterizada do Gears? Seria bem bacana.

Mas tudo indica que a retro vai estar tão redonda com as prováveis otimizações para a next-gen que nem vai precisar, rs.

TVs 4K de uma maneira geral só entregam 60hz de atualização de tela (60 FPS).
Acima disso, só monitor de PC e TVs muito mais caras.
Sim, exatamente.

Porém existem benefícios de se jogar um game 120fps em uma TV ou monitor 60hz, como um input lag mais baixo, por exemplo. Em games como Halo isso faz toda a diferença, principalmente no multiplayer.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Você sabe informar se as TVs 4k suportam 120 fps?
Meu conhecimento limitado acha que frequência não é a mesma coisa que fps.
4K e 120Hz são coisas distintas. Nem toda TV 4K oferece tela com frequência de 120Hz, e nem toda TV que oferece 120Hz é 4K (lá fora, aqui no BR todos os modelos 120Hz são 4K).

Frequência é a quantidade de ciclos em um determinado período. No caso de telas de TV, é a quantidade de imagens que a tela consegue exibir em um segundo. Neste caso, 120Hz.

FPS é outra coisa, vai depender do dispositivo que gera os frames (no caso, o console) e envia para o dispositivo de saída (TV). Vc pode muito bem estar com sua TV configurada para 120Hz, mas o console só atingir 60 FPS. A questão é que a tela limita a quantidade de frames que vc vai conseguir enxergar, mesmo que o console consiga gerar 300 FPS. Se a tela só consegue exibir 120 frames em um segundo, não adianta o console gerar 200 frames por segundo (aí podem entrar outros benefícios, como redução de input latency e frame blending, mas são outras questões que não vêm ao caso).

Outra coisa, algumas TVs 4K possuem modo 120Hz, mas como utilizam versões mais antigas do padrão HDMI, baixam a resolução para 1080p (mais comum) ou 1440p para atingir esta frequência. No caso do Series X, mesmo que o jogo rode a 4K/120, uma TV que consiga exibir apenas 1080/120 rodaria normal, apenas com resolução mais baixa (mas com benefícios em relação ao 1080p normal, pois o console faz supersampling).

Eu fui ler a minha explicação e acho que está muito confusa, a didática passou longe daqui hoje. ?
Deu pra entender alguma coisa?
 
D

Deleted member 20402

Visitante
4K e 120Hz são coisas distintas. Nem toda TV 4K oferece tela com frequência de 120Hz, e nem toda TV que oferece 120Hz é 4K (lá fora, aqui no BR todos os modelos 120Hz são 4K).

Frequência é a quantidade de ciclos em um determinado período. No caso de telas de TV, é a quantidade de imagens que a tela consegue exibir em um segundo. Neste caso, 120Hz.

FPS é outra coisa, vai depender do dispositivo que gera os frames (no caso, o console) e envia para o dispositivo de saída (TV). Vc pode muito bem estar com sua TV configurada para 120Hz, mas o console só atingir 60 FPS. A questão é que a tela limita a quantidade de frames que vc vai conseguir enxergar, mesmo que o console consiga gerar 300 FPS. Se a tela só consegue exibir 120 frames em um segundo, não adianta o console gerar 200 frames por segundo (aí podem entrar outros benefícios, como redução de input latency e frame blending, mas são outras questões que não vêm ao caso).

Outra coisa, algumas TVs 4K possuem modo 120Hz, mas como utilizam versões mais antigas do padrão HDMI, baixam a resolução para 1080p (mais comum) ou 1440p para atingir esta frequência. No caso do Series X, mesmo que o jogo rode a 4K/120, uma TV que consiga exibir apenas 1080/120 rodaria normal, apenas com resolução mais baixa (mas com benefícios em relação ao 1080p normal, pois o console faz supersampling).

Eu fui ler a minha explicação e acho que está muito confusa, a didática passou longe daqui hoje. ?
Deu pra entender alguma coisa?
Foi tranquila a explicação. Obrigado.
 

HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
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Acre
Não sei se já saiu notícias sobre isso, mas existe alguma tendência de que a maioria dos jogos da geração atual serão otimizados para o Series X/S? Ou existe a possibilidade de por exemplo dark souls 3, sekiro, entre outros, terem uma performance "ruim"?

Se um jogo não ter o selo de "otimizado para series x/s", ele vai rodar exatamente a mesma versão do console anterior? Até com o mesmo fps?
 
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4K e 120Hz são coisas distintas. Nem toda TV 4K oferece tela com frequência de 120Hz, e nem toda TV que oferece 120Hz é 4K (lá fora, aqui no BR todos os modelos 120Hz são 4K).

Frequência é a quantidade de ciclos em um determinado período. No caso de telas de TV, é a quantidade de imagens que a tela consegue exibir em um segundo. Neste caso, 120Hz.

FPS é outra coisa, vai depender do dispositivo que gera os frames (no caso, o console) e envia para o dispositivo de saída (TV). Vc pode muito bem estar com sua TV configurada para 120Hz, mas o console só atingir 60 FPS. A questão é que a tela limita a quantidade de frames que vc vai conseguir enxergar, mesmo que o console consiga gerar 300 FPS. Se a tela só consegue exibir 120 frames em um segundo, não adianta o console gerar 200 frames por segundo (aí podem entrar outros benefícios, como redução de input latency e frame blending, mas são outras questões que não vêm ao caso).

Outra coisa, algumas TVs 4K possuem modo 120Hz, mas como utilizam versões mais antigas do padrão HDMI, baixam a resolução para 1080p (mais comum) ou 1440p para atingir esta frequência. No caso do Series X, mesmo que o jogo rode a 4K/120, uma TV que consiga exibir apenas 1080/120 rodaria normal, apenas com resolução mais baixa (mas com benefícios em relação ao 1080p normal, pois o console faz supersampling).

Eu fui ler a minha explicação e acho que está muito confusa, a didática passou longe daqui hoje. ?
Deu pra entender alguma coisa?
Com certeza!✌?
Muito melhor do que a minha...?
 
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Shivan

Desde o Oddysey
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Belo Horizonte
Se um jogo não ter o selo de "otimizado para series x/s", ele vai rodar exatamente a mesma versão do console anterior? Até com o mesmo fps?
Sim. Sobre o fps se o mesmo for travado pela desenvolvedora sim. O Series S/X pode ter poder a rodar a 1000 fps q se for travado não passa. Se o jogo não tiver a trava ai o céu é o limite, deste q sua tv colabore.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
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Se um jogo não ter o selo de "otimizado para series x/s", ele vai rodar exatamente a mesma versão do console anterior? Até com o mesmo fps?
Sim. Sobre o fps se o mesmo for travado pela desenvolvedora sim.
O Shivan quis dizer que se o jogo for travado em 30fps, não vai passar disso.
Mas mesmo assim, uma diferença que já vimos em jogos não otimizados é que as partes em que o jogo tem quedas de frames, mesmo no One X, o que se nota é o console da nova geração conseguindo sustentar a performance "travada" (30 ou 60). Então mesmo sem otimizações, você se beneficia do poder extra e da velocidade de carregamento.
 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
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Camaçari, BA
Tomara que tenha a opção de 4k 60fps com Ray Tracing também.
Se bem que eles também poderiam fazer halo 3 anniversary pra comemorar a chegada da nova geração. Ficaria top.
 

HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
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Sim. Sobre o fps se o mesmo for travado pela desenvolvedora sim. O Series S/X pode ter poder a rodar a 1000 fps q se for travado não passa. Se o jogo não tiver a trava ai o céu é o limite, deste q sua tv colabore.
Mas será que existe a possibilidade das desenvolvedoras de pelo menos dos principais jogos da geração não lançarem nem um patchzinho pra destravar o FPS? Porque parece uma coisa TÃAAAO simples de fazer ..
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Eu entendo, mas é pq o próprio tweet original menciona "up to 4K". A Microsoft bateu muito forte na tecla do 4K real durante os últimos anos, então ela não pode sair falando em resolução dinâmica como se fossem 2160p nativos. Achei muito inteligente da parte deles, senão depois vai aparecer gente falando que mentiram.





FOV ajustável.
Você aí que joga em console, não sabe do que se trata, não é?

"Campo de visão

Se você quiser ver mais do mundo de uma só vez, especialmente nas periferias do seu display, você precisa aumentar o Campo de Visão (FoV). A desvantagem é que os objetos no meio da tela aparecerão menores à medida que o FoV for levantado, tornando-os mais difíceis de ver ou mirar. Em geral, porém, ser capaz de ver mais ao seu redor é a maneira preferida de jogar, pois reduz a quantidade de giradas de câmera constantes necessárias para ver inimigos que estão atacando pelos lados. "

No link abaixo do Reddit tem um vídeo que mostra muito bem como muda a percepção de velocidade da cena quando a gente altera o FOV. Quando a tela está bem focada no centro (FoV baixo) as coisas parecem mais lentas, porque a gente não está enxergando o canto da tela passando por nós. Ao aumentar o campo de visão, a gente tem uma noção maior da velocidade de deslocamento. O ponto negativo de aumentar o FOV é que a imagem central vai se afastar, logo fica menor.

 

João Vitor Fraga

Guerreiro
Setembro 26, 2014
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218
Mas será que existe a possibilidade das desenvolvedoras de pelo menos dos principais jogos da geração não lançarem nem um patchzinho pra destravar o FPS? Porque parece uma coisa TÃAAAO simples de fazer ..
Tem animações que não se comportam bem. É de engine pra engine mesmo, tem umas mais porcas que não se adaptam a muitos frames, o jogo fica muito rápido.
 
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Reações: Shivan

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