Gears of War 3: Táticas de jogo
A série Gears está longe de ser um exemplo de jogo tático, mas isso não significa que você deva desligar seu cérebro enquanto joga. Existem estratégias muito úteis que podem ser usadas por qualquer pessoa. Algumas são mais fáceis, outras mais complexas, mas todas ajudam a torná-lo um melhor jogador.
Último tiro de uma power weapon
Você alguma vez parou pra pensar no que fazer com o último tiro de uma power weapon? Enquanto tiver munição, a arma não irá renascer e isto pode ser usado a seu favor. Digamos que no mapa Torre Big Ben você pegou a Boomshot e correu para as escadarias. O time adversário agora dominou a parte de baixo (inclusive o local onde a Boomshot renasce) e seu time dominou a parte superior. Você, então, pode tentar segurar o último tiro da Boomshot para que o time adversário não tenha a chance de pegá-la e usá-la contra vocês. É bom ressaltar que, caso você morra, a Boomshot cairá no chão (se estiver na sua mão) ou irá renascer normalmente (em 30 segundos).
A mesma dica também vale para granadas, mas como você recebe tão poucas por vez (2 de Fragmentação, 2 Incendiárias e 1 de Tinta), analise bem a situação para ver se vale a pena. Uma tática interessante é pegar a granada mais próxima do ponto de regeneração inimigo e segurá-la por algum tempo.
É bom lembrar que esse tipo de tática não funciona com pistolas. Elas tem um tempo determinado de regeneração, que independe do quanto você usou delas.
Uma variação dessa tática é quando duas power weapons iguais estão em lados opostos do mapa (Longshots em Banco de Areia e Azura, por exemplo). Você pode tentar pegar a arma mais próxima do ponto de regeneração inimigo para privá-los dela.
Fintas
Uma tática bastante eficaz é fingir que está correndo numa direção e emboscar um adversário que comprou a ideia e decidiu te perseguir. Então você pode se posicionar atrás de um cover e se aproveitar da Right Hand Advantage que eu expliquei anteriormente [link=[url="http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?1646225.80#post_1672568"]http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?1646225.80#post_1672568[/url]][link][/link]. Nem sempre o cara compra essa ideia, mas algo em torno de 8 em 10 vezes que o cara caiu nessa, eu consegui matar.
Você pode também atrai-lo para uma granada plantada ou para um local em que tenha mais aliados. A ideia é que VOCÊ tenha algum tipo de vantagem em um local e, para isso, você deve atraí-lo até o ponto. Por exemplo, você pode estar num duelo de Gnasher, correr fingindo que está ferido, e pegar uma posição que te dê vantagem sobre o oponente. Você pode também ter sido pego de surpresa (ou “de surpresa”, até isso dá pra fingir), correr até um ponto vantajoso e emboscar seu adversário.
A sua capacidade de atrair inimigos vai depender tanto da sua habilidade pessoal e experiência, como da maneira de jogar do adversário. Há momentos em que não se justifica perseguir um adversário, mas o cara persegue porque é o jeito de jogar dele. Ou o contrário: o melhor seria perseguir e o cara não o faz. Existe de tudo no jogo, então esteja pronto.
Fingir que não está vendo um jogador para pegá-lo de surpresa enquanto se aproxima também é uma tática interessante, mas bastante arriscada. Vai exigir um bocado de prática até acertar o timing correto de sair do cover e também um tanto de mira para pegar o cara num tiro só. Mas como a maioria do pessoal corre pra cima pra matar o cara num tiro só, você tem grandes chances de conseguir pegar o cara desprevenido.
Tática “stealth”
Pegar inimigos desprevenidos é, talvez, a maneira mais fácil de matá-los. Para isso você precisará se ocultar ao máximo enquanto se aproxima dele. Chegue rápido pelos flancos ou costas dele, mas seja silencioso – quando você estiver bastante perto, evite correr. “Perto quanto?”. Depende. Às vezes o cara nem tá tão perto assim e já consigo ouvir os passos dele. Por exemplo, em Consequência, ao subir a pequena escada lateral que vai dar nas granadas de Fumaça/Tinta, já consegui ouvir passos de alguém com a sniper mais acima. Experiência conta bastante neste ponto, tanto para observar locais onde os jogadores ficam com mais frequência, quanto para saber se tem alguém por perto só de ouvir os passos.
“Matar com um tiro só ou fuzilá-lo de longe?” De novo, depende. Existem bons jogadores que fingem não estar vendo o inimigo só para, quando próximo o suficiente, dar um tiro certeiro no cara que tentou ser furtivo. Se o cara estiver metrancando, pode avançar sem medo, pois nem os seus passos ele vai conseguir ouvir. Se ele estiver com uma Longshot, pode ser uma boa esperar que ele dê um tiro antes de partir pra cima, ou que a luz se acenda (indicando que ele está usando o zoom), pois você terá certeza de que as chances dele se virar e te acertar são mínimas. Se ele estiver com uma Gnasher na mão e for um bom jogador, muito cuidado: mantenha distância e atire.
Procure dar a volta nos jogadores. Não é difícil pegar uns dois ou três desprevenidos assim. Teve uma partida, por exemplo, em que tinha sobrado eu mais uns dois caras, contra uns quatro do outro time. Meus companheiros estavam presos no ponto de regeneração em Torre Big Ben, enquanto eu estava no ponto onde fica a Longshot. Quando percebi que estavam todos os inimigos metrancando os meus aliados (use o LB! Não esqueça NUNCA!), foi quase uma festa. Matei dois com um tiro de Gnasher cada e acertei um terceiro cara, que me matou, mas que foi devidamente fuzilado pelos caras do meu time. O outro foi morto pelos meus companheiros antes mesmo de eu chegar.
Último homem
O que você faz quando é o último jogador vivo do time? Parte pra cima dos adversários porque tudo está perdido? Se esconde igual tatu para preservar a vida ao máximo? Se mata para não correr o risco de apanhar de algum inimigo? Vou dar umas dicas do que eu faço quando estou nessa situação.
Primeiro de tudo, não se afobe. Analise a situação e procure identificar onde estão os inimigos (se você tiver algum aliado morto que esteja de headset, peça para ele lhe ajudar neste ponto). Depois disso, procure ser o mais “stealth” possível, evite denunciar sua posição desnecessariamente. Jogue com os números a seu favor, isto é, procure matar inimigos na base do 1x1. Cace-os ou atraia-os para alguma emboscada em um ponto que você tenha vantagem ou possa fazer um ataque surpresa. Via de regra, o time que está com melhores números normalmente faz muitas besteiras, fica mais agressivo e os jogadores avançam mesmo estando sozinhos.
Lembre-se de que pegar uma power weapon pode significar avisar ao time adversário INTEIRO onde você está (caso você já tenha a arma e só precise de munição, isso não acontece). Só faça isso se realmente valer a pena, ou se você quiser mesmo atrair os adversários para perto. Procure uma rota de fuga para sair o mais rápido possível da sua posição atual – é bem possível que você encontre algum inimigo no caminho, então escolha o trajeto que tiver apenas um deles.
Não metranque desnecessariamente. Se você não tiver chances de finalizar o inimigo, isso só vai atrair mais atenção. Metranque se o inimigo estiver num campo aberto e não tiver como se desviar, ou se você pretende partir pra cima com uma Gnasher (reduzir um pouco a vida do seu adversário antes de iniciar o combate pode ajudar bastante).
Não plante granadas a esmo. Cada uma delas conta bastante nessa hora. O melhor é jogar nos seus inimigos. Se decidir plantar, que seja porque você tem CERTEZA que um inimigo vai passar por ali, ou para defender sua retaguarda em locais com mais de um acesso. Incendiárias e de Tinta DEVEM ser jogadas, não as desperdice plantando.
Dúvidas, críticas e sugestões são bem-vindas.