Da Eurogamer (não a de Portugal):
Tudo velho é novo outra vez. Isso é Grounded, baseado na
pequena demo que acabei de jogar como parte do Summer Games Festival do Steam. Um pouco de exploração, um pouco de elaboração, algum combate desajeitado em primeira pessoa. Um mundo de coisas interessantes para investigar que se expande gradualmente em todas as direções. Isso não é novidade. Mas esse mundo! Enormes folhas de grama erguendo-se acima. Parando sob um dossel de trevo. Um edifício no horizonte, uma parede branca e, quando você se aproxima, é uma embalagem de Tic-Tacs jogados na terra. O apelo para Grounded é tão simples: é "Querida, encolhi as crianças", um monte de vocês no quintal de repente não são maiores que formigas. Mas essa venda simples também é completamente transformadora. O mundo do Grounded é mágico.
Eu inicio a demo no subsolo, terra macia levando em várias direções. Ando um pouco, pegando caules de plantas menores e finalmente encontro um pequeno domo geodésico - um lugar onde posso analisar as coisas que encontro. Meu trabalho é apenas explorar por enquanto, explorar e reunir coisas e descobrir o que está próximo. Eu vejo formigas e uma joaninha que eu absolutamente me recuso a mexer. Dobro uma esquina e a luz do sol dourada lança através da grama - grama que é tão espessa que vou precisar de uma ferramenta para cortá-la.
A maior parte da demo que eu joguei parece ser um gadget no gramado que estou tentando reativar. Possui chips de computador e uma placa-mãe no interior - um terreno que eu literalmente consigo andar por cima - e três lasers que se conectam a ele para ligá-lo. Alguns dos lasers estão bloqueados e desbloqueá-los é a missão óbvia.
E tudo bem. Faça um machado para cortar uma folha que esteja atrapalhando, investigue o que estiver comendo um fio que está impedindo que outro laser funcione corretamente. Todas as coisas perfeitamente boas para se dar bem. Mas o Grounded já é muito mais que isso.
Por ser o meu próprio mundo, um pouco menor, é um mundo em que a fantasia é muito fácil de atrair. Eu olhei para cima em um momento e vi uma forma gigante pairando ao longe. Uma casa humana, incompreensivelmente vasta. Vi uma bolha de orvalho na grama e bebi para evitar a sede.
Crucialmente, eu me perdi. Eu me perdi! Neste pequeno mundo de marcos em escala demo, caminhos simples de A a B, neste mundo construído para as crianças se divertirem um pouco com RPG, eu me perdi completamente, não consegui encontrar minha cúpula geodésica ou o caminho em que eu estava ou aquela engenhoca com os lasers. Eu vaguei, encontrando insetos cada vez mais assustadores com quem não queria brigar, encontrando coisas úteis para colecionar, mas sempre procurando um ponto de referência que reconheci sem encontrar um. Caí em um lago profundo, que provavelmente era apenas uma poça pequena. Eu me virei completamente e fiquei um pouco assustado.
E então, sobre uma cordilheira, um marco que eu conhecia. Meu Salvador. Uma embalagem de Tic-Tacs caída na terra. Grounded vai ser bem especial, eu acho.