Hideo Kojima: 'Jogos grandes e longos serão uma coisa do passado'

RAMIKAPIRA

Novato
Abril 3, 2014
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Kojima, Konami, Sony, e muitas outras empresas Nipônicas, se acham os revolucionários do mundo tecnológico, tiveram boas idéias, que deram certo, mas hj não estão na crista da onda sozinhos, precisam ter mais humildade e respeito as outras empresas e desenvolvedores.
 
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felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
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Rio de janeiro
Kojima quer apenas fazer de uma opinião pessoal uma tendência a ser seguida por toda a indústria. Ele que faça seus jogos segundo as concepções que ele acredita, mas sabendo que há espaço para mais The Witcher´s 3 no mercado. Cada qual com seu cada qual.

Isso que dá conferir status de Pop Star a um desenvolvedor apenas bom, que de tão superestimado que é, acaba se tornando presunçoso.
Rapaz eu já fiquei triste por ter que esperar as DLCs de the witcher 3, imagine se ele fosse produzido no formato episódico?
Na verdade a fama do kojima provém de Metal Gear, e não dá para negar que o game tem muitos admiradores a lhe conceder voz na indústria. Eu mesmo não sou muito fã da franquia, apesar de ter gostado bastante de MGSV com ressalvas.
 

Suspiria

Guerreiro
Agosto 22, 2013
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Eu gosto do Kojima, do David Lynch, do Cronenberg, do Miyazaki. Gosto dos excêntricos. Principalmente nessa indústria ainda tão careta como a dos games. O que tem me aborrecido nessa questão dos jogos longos é que, na maioria das vezes, você percebe que eles não têm mais bons recursos de jogabilidade, de narrativa, mesmo visuais, pra estender o jogo, e aí a qualidade do produto final piora em nome de uma percepção estúpida de que o jogo tem que ter 80 horas, 40 horas, pra valer o dinheiro investido pelo consumidor. Isso é tratar o jogador como consumidor mirim de brinquedo, sinceramente. Há espaço pra tudo, desde que se respeite a intenção do criador. Não é justo a gente estragar o trabalho do cara só pra ter direito a mais 20 horas de passeio e combate.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Nunca fui fã do Kojima, mas concordo com ele.
Não vejo problema em entregar jogos episódicos. Nem é um problema termos jogos mais curtos, mais bem acabados e sem bugs.

Fazer jogos com historias memoráveis em 20 a 40 horas no maximo me parece razoável. Acho essas metas de 200 horas de jogo uma enrolação sem fim e talvez até afaste os casuais.
 
Última edição:

joaorfigueiredo

Jogador
Janeiro 5, 2016
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BR
Comentário estranho quando o jogo mais premiado da história da indústria pode te prender por mais de 300 horas. Não vi muito sentido não, mas...

Enviado de meu Lenovo Vibe K5 usando Tapatalk
 
M

MASTER JNO

Visitante
Para o Kojima 20 a 40 horas já é considerado um jogo grande. Eu não sou a favor de jogos inacabados com a promessa de que um dia você chegara ao fim, além de você não ter garantia alguma de que um dia irá zera-lo, comprar por partes é bem mais caro do que comprar o jogo completo (olha o Killer Instincti ai), fora o fato que o jogo completo permite ser avaliado evitando assim que a gente compre um bomba. No caso de jogos por episódio como fazer tal avaliação? Ah, sei, eu jogo esse episódio que ficou foda mas esse outro que é uma bost* eu pulo?!

O kojima deve estar de olho no sucesso de alguns Indies, pois são jogos curtos e quando bem feito vendem muito. Sei que jogos Indie não são jogos episódicos, mas comparo o tempo de um jogo Indie a um episódio porque o Kojima em outras palavras ta querendo cortar custos e porque não, talvez esteja sentindo dificuldade em manter o ritmo de criar jogos longos, afinal até as estrelas se apagam algum dia, se é que me entende?!

Até que algo decente surja provando que esse modelo de negócio será melhor e o preço seja bom e não uma exploração, ainda fico com o pacote completo. Gosto de saber que pra chegar ao final do jogo só depende de mim e não de ter que esperar a boa vontade da produtora em lançar o próximo episódio.
 
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MauroRibeiro

Guerreiro
Outubro 15, 2011
552
542
Sobre o lance dos jogos curtos, o que as empresas tão de olho é nisso aqui:

Newzoo_Global_Games_Market_Revenue_Growth_2015-2019-1.png
Também prefiro jogos longos, focados em single-player, etc. Mas este gráfico explica bem porque estão dizendo isto. Esta semana mesmo, anunciaram o lançamento do Fallout Shelter pra PCs, e estavam dizendo que a versão mobile teve mais de 50 milhões de downloads, e se gabando que era mais do que a soma de todos os outros Fallouts somados.
 

Philipelim

Guerreiro
Maio 6, 2015
454
177
Pacajus - Ce
Eu espero muito que ele esteja enganado, muito enganado mesmo, fico desapontado cada vez que sai excelentes jogos com foco exclusivamente multplayer, eu gosto de jogo com história, nao importa ser muito grande, tem que ser historia decente, mas daí virar episódios...
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
1,187
1,215
Novo Hamburgo
Nunca fui fã do Kojima, mas concordo com ele.
Não vejo problema em entregar jogos episódicos. Nem é um problema termos jogos mais curtos, mais bem acabados e sem bugs.

Fazer jogos com historias memoráveis em 20 a 40 horas no maximo me parece razoável. Acho essas metas de 200 horas de jogo uma enrolação sem fim e talvez até afaste os casuais.

Essa história de que todo jogo tem que ter casual em mente que não procede. Se um jogo tipo Witcher III afasta casuais... problema dos casuais? Não tem necessidade de todo jogo ser moldado ao gosto e necessidade de tempo dos mesmos. Jogadores com maior comprometimento ou vontade de experimentar uma história mais longa e envolvente não tem que ser punidos pelas vontades de outros. Tem bastante espaço no mercado pros dois coexistirem sem problemas.

Querer dizer que não tem espaço para jogos longos hoje em dia é tão ignorante quanto querer dizer que não tem espaço para jogos curtos. Tem espaço de sobra pros dois e mais um pouco. Um não tem que destruir o outro, só quem perde com essa homogeneização dos games são os gamers em si que vão ficando com cada vez menos opções.

Um exemplo recente desse tipo de pensamento radical que felizmente parece que não vingou foi quando quiseram empurrar que todo jogo precisava de um multiplayer e que singleplayer não era mais necessário e da vontade do público.
 
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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Não acho que os jogos de 200 horas tem que acabar...
Eles sempre terão seu nincho e sempre serão aclamados pela crítica (se as 200 horas valerem a pena).
Mas acho bom expandirem o leque de possibilidades com jogos episodicos.
 

Marauder

Guerreiro
Julho 17, 2016
187
106
Brasil
No passado era muito fã de Metal Gear e Kojima (até cheguei a Miletar MGSV) mas esse cara é totalmente dispensável atualmente.

Ele é um cara que fez história mas hoje em da igual a ele tem muitos, aliás o Japão não canta de galo há muito tempo na indústria dos Games, tanto que nem me lembro a última vez que joguei um Game Japonês.

E que não acabe jogos longos, estou me deliciando com Batman AK aqui.

Tem vários Candys Crush por aí.
 

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Esse Kojima tem moral demais a meu ver.
O cara merece os parabéns e está na história por Metal Gear lá do ps1, isso é fato. Mas depois disso a série descambou completamente e o que ele fez de bom além do MGS?
Tem muito disso na indústria de games, poderíamos citar vários, molineux, inafuni, etc. Caras fazem um gol de placa depois não jogam mais nada o resto da carreira e ainda assim são idolatrados.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Do mesmo modo que vimos uma mudança nos cinemas na duração dos filmes, provavelmente veremos uma mudança nos games.
Os games estão virando diversão das massas, logo vão produzir games para as massas, e cada vez mais veremos um nicho de gamers hard core..
Do mesmo modo que um filme hj tem em média 1h10, 1h20, para facil associação das massas, os jogos começaram a serem menores pra as massas.
Só reparar na dificuldade que tbm vem mudando.
A inudstria está querendo mudar...agora tem q ver se iremos aceitar isso, eu não compro jogo de episodio sem ter lançado pelo menos uns 3 ou 4 episodios...
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Eu mudei bastante meu perfil depois que outras responsabilidades foram surgindo. Hoje eu penso várias vezes antes de iniciar um jogo grande, que vai me exigir muitas horas. O último que fiz isso foi Dragon Age Inquisition. Devo ter jogado umas 80h dele, mas não sei quando farei isso de novo, já que demorei no mínimo 3 meses pra termina-lo e acabo deixando outros jogos de lado pela falta de tempo que eu tenho pra jogar.

Por isso hoje, prefiro jogos mais curtos, entre 12 e 18h, para que eu possa aproveitar mais jogos. Pensem que tem muitos jogadores nesse perfil, que joga video game a muito tempo e foi envelhecendo e hoje não consegue ter o mesmo ritmo.
 
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Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
1,187
1,215
Novo Hamburgo
Eu mudei bastante meu perfil depois que outras responsabilidades foram surgindo. Hoje eu penso várias vezes antes de iniciar um jogo grande, que vai me exigir muitas horas. O último que fiz isso foi Dragon Age Inquisition. Devo ter jogado umas 80h dele, mas não sei quando farei isso de novo, já que demorei no mínimo 3 meses pra termina-lo e acabo deixando outros jogos de lado pela falta de tempo que eu tenho pra jogar.

Por isso hoje, prefiro jogos mais curtos, entre 12 e 18h, para que eu possa aproveitar mais jogos. Pensem que tem muitos jogadores nesse perfil, que joga video game a muito tempo e foi envelhecendo e hoje não consegue ter o mesmo ritmo.

Eu jogo muito pouco e continuo gostando de jogos longos da mesma maneira que gosto dos casuais

Tem dia que estou a fim de ligar o X1 e jogar uma partida rápida de Peggle, Gems of War, agora Tumblestone
Tem dias que mesmo tendo pouco tempo jogo um pouco de Witcher, exploro um pouco aqui e ali, faço umas duas quests, avanço um pouco a história e continuo satisfeito do mesmo jeito.

Tenho o jogo tem um bom tempo e sei que ainda estou longe de zerar por não poder jogar tanto, mas continuo feliz com ele. Sei que é um jogo longo que ainda tenho muito pra aproveitar, sei que meu dinheiro foi muito bem investido e tenho muita agua pra rolar dentro do Witcher ainda mesmo que vá demorar bastante, não fico com essa idéia mesquinha de "se eu não tenho tempo pra curtir então ninguém mais pode"
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,653
3,398
Eu já fico feliz de falta de tempo e jogo longo, pois como tenho outras responsabilidades para gastar meu dinheiro, sei que durante uns 3 meses consigo economizar, sem ter a necessidade de comprar jogo novo por ter acabado já todos, melhor ainda que não preciso comprar jogos no lançamento, podendo comprar com preços mais em conta quando eu realmente for jogar.
Tem mercado para todos os tipos de jogos, dos curtos aos longos, não concordo com a ideia de ser ou 8 ou 80. Por que não podemos ter os dois mundos juntos? Por que essa mania de querer sempre direcionar para um lado só?
 
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Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
não fico com essa idéia mesquinha de "se eu não tenho tempo pra curtir então ninguém mais pode"

Calma amigo, eu só coloquei minha impressão que eu tenho e como hoje meu estilo de vida mudou e como precisei me adaptar aos jogos. Não disse que esse tipo de público é absoluto ou que jogos longos devem acabar. Comentei que EU hoje tenho pouco tempo e foco em jogos mais rápidos para aproveitar mais jogos.

Pessoal do PXB anda com muita pedra na mão ultimamente.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Calma amigo, eu só coloquei minha impressão que eu tenho e como hoje meu estilo de vida mudou e como precisei me adaptar aos jogos. Não disse que esse tipo de público é absoluto ou que jogos longos devem acabar. Comentei que EU hoje tenho pouco tempo e foco em jogos mais rápidos para aproveitar mais jogos.

Pessoal do PXB anda com muita pedra na mão ultimamente.
Depois que cravaram que jogador de xone é mais hard core o pessoal anda bravo.
Já falei que é questão de tempo de vermos alguem sendo espancado na rua por usar uma camiseta do last of us!
 

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