Hideo Kojima: 'Jogos grandes e longos serão uma coisa do passado'

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
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brasil
Fim dos jogos longos? Aaaa nem... Como nosso amigo @ronabs fará o calculo do custo beneficio?
A 1 semana comecei a jogar MGSV:TPP depois de tanto criticar estou dando uma chance ao jogo, e me viciei. Faço tudo que o jogo me proporciona desde missoes principais até side ops, ignorando apenas desafios desnecessários, e depois de 30hrs de jogo estou com apenas 28% do game esse vai muuuuuito longe, passando minha jogatina de witcher 3.
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
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Novo Hamburgo
Calma amigo, eu só coloquei minha impressão que eu tenho e como hoje meu estilo de vida mudou e como precisei me adaptar aos jogos. Não disse que esse tipo de público é absoluto ou que jogos longos devem acabar. Comentei que EU hoje tenho pouco tempo e foco em jogos mais rápidos para aproveitar mais jogos.

Pessoal do PXB anda com muita pedra na mão ultimamente.

O post não era direcionado pra você. Sim pra essa idéia no geral. Tem muita gente que reclama de Witcher III sem nunca ter jogado justamente por ser "muito longo". Oras, e daí? Se não é pra você, então não é. O jogo não é ruim por causa disso. Hoje em dia as pessoas estão tendo muita dificuldade de reconhecer que nem tudo tem que agradar a elas.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
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Ribeirão Preto
Poderia passar o dia inteiro citando jogos longos ruins e jogos curtos bons.
Portanto, como pra mim o jogo ser curto ou longo não é parâmetro pra medir se ele é bom ou ruim então tô bem de boa.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Poderia passar o dia inteiro citando jogos longos ruins e jogos curtos bons.
Portanto, como pra mim o jogo ser curto ou longo não é parâmetro pra medir se ele é bom ou ruim então tô bem de boa.
Antes a preocupação fosse só sobre o tempo de duração de um jogo, mas a notícia não trata só disso, ela também fala da vontade dele de quebrar o jogo em partes, lançando ele no formato de episódios. Tomará que esse dia demore muito pra chegar até nós.
 
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Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Tomará que esse dia demore muito pra chegar até nós.

20160115112502!Hitman_2015_box.jpg


Video Games tão cada dia mais caros de se produzir, e os megas AAA tendem a diminuir.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Eu gosto do Kojima, do David Lynch, do Cronenberg, do Miyazaki. Gosto dos excêntricos. Principalmente nessa indústria ainda tão careta como a dos games. O que tem me aborrecido nessa questão dos jogos longos é que, na maioria das vezes, você percebe que eles não têm mais bons recursos de jogabilidade, de narrativa, mesmo visuais, pra estender o jogo, e aí a qualidade do produto final piora em nome de uma percepção estúpida de que o jogo tem que ter 80 horas, 40 horas, pra valer o dinheiro investido pelo consumidor. Isso é tratar o jogador como consumidor mirim de brinquedo, sinceramente. Há espaço pra tudo, desde que se respeite a intenção do criador. Não é justo a gente estragar o trabalho do cara só pra ter direito a mais 20 horas de passeio e combate.

Leia-se, jogos da Ubisoft e EA. Nenhum deles me desce mais por essa filosofia de encher uma mapa com coisas irrelevantes só pra dizer que o jogo é grande.

Quanto às críticas é pura dor de cotovelo porque o próximo jogo dele vai ser exclusivo da Sony. Quem não reconhece o trabalho do Kojima deveria mudar de hobby ou continuar jogando COD, FIFA e AC ano a ano e se preocupar menos com o resto. O cara fala uma bobagem e já querem julgar todo o trabalho dele. rsrs
 
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MASTER JNO

Visitante
20160115112502!Hitman_2015_box.jpg


Video Games tão cada dia mais caros de se produzir, e os megas AAA tendem a diminuir.
Verdade Schwarzz, eu até citei esse caso do Hitman uns posts atrás, só que "ainda" não virou uma regra onde todos os outros produtores a adotaram por isso eu disse que "tomará que esse dia demore a chegar". Casos isolados da pra aturar, mas se todos fizerem isso ai ferrou.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
20160115112502!Hitman_2015_box.jpg


Video Games tão cada dia mais caros de se produzir, e os megas AAA tendem a diminuir.

De um lado do ringue, temos desenvolvedores falando "precisamos de mais potência para fazer jogos melhores, antecipem a geração aí".

Do outro lado, temos desenvolvedores falando "mas jogos AAA são caros e demorados de se produzir, aceitem esses assim (AA, em partes, meia bomba, etc)".

Aí a gente fica eternamente correndo atrás do rabo, porque quando tem potência "é caro de fazer", quando os custos começam a baixar "lancem outra geração aí".
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
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Rondonópolis - MT
Não acho que seja tendencia jogos episódicos não até por que esse Hitman não deve ter vendido nada, galera fica prevendo altas teorias coisa e tal mas pra mim essa declaração do Kojima se não foi equivocada já mostrou que não podemos esperar muito do seu novo jogo.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
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Rondonópolis - MT
Do mesmo modo que um filme hj tem em média 1h10, 1h20, para facil associação das massas, os jogos começaram a serem menores pra as massas..

Rapaz em que cinema você anda indo? rsrsrsrsrs..... não vejo um filme top com menos de 2h de duração faz muito tempo rsrsrs, 1 hora é duração de episodio de seriado hoje em dia.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Rapaz em que cinema você anda indo? rsrsrsrsrs..... não vejo um filme top com menos de 2h de duração faz muito tempo rsrsrs, 1 hora é duração de episodio de seriado hoje em dia.
cara para ser bem sincero eu não vou no cinema, mas o tempo de filme diminuiu sim....em média é 1h30 de filme.
Alguns filmes tem lá suas 2h, 3h de duração, mas conforme uma pesquisa rápida aqui o tempo médio é de 1h50.

Segundo o site Slashfilm.com, que se deu realmente ao trabalho de fazer uma pesquisa sobre o assunto, compilando o tempo dos 50 filmes de maior sucesso de 2008, atingiu o tempo médio de 110 minutos, ou 1 hora e 50 minutos de projeção na telona. Aposto que se fosse feito uma pesquisa incluindo os filmes de Kevin Costner do início dos nos anos 90 essa média fosse saltar para umas 3 horas praticamente..

Mas o que quero dizer é q a industria está mudando, jogos agora tem dificuldade menor, tempo de duração menor, logicamente, que isso muda de nicho para nicho.
 

Schwarzz

Guerreiro
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Os filmes serem mais curtos tem um motivo.

Não é só o lance do que o público prefere filmes mais curtos.

Filme mais curtos são exibidos mais vezes por dia -> Mais sessões -> Mais dinheiro.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Esse encurtamento é uma tendência geral no entretenimento.

Texto tem que ser curto, não pode demorar mais que três ou quatro minutos - e se for assim, já pula direto pro último parágrafo, lê só a síntese mesmo.

Vídeo tem que ser curto, não adianta desenvolver um conteúdo em 25 minutos se o cara busca basicamente um resumo.

Filme tem que ser curto porque a atenção é compartilhada com celular. E tem o fato da bilheteria que o @Schwarzz falou.

É uma tendência pra atingir cada vez mais a galera que tá chegando, se adaptar à maneira que eles consomem conteúdo. Nessa onda, nós mais velhos ficaremos cada vez mais periféricos.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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É uma tendência pra atingir cada vez mais a galera que tá chegando, se adaptar à maneira que eles consomem conteúdo. Nessa onda, nós mais velhos ficaremos cada vez mais periféricos.

Sempre vai ter conteúdo para todo mundo.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Leia-se, jogos da Ubisoft e EA. Nenhum deles me desce mais por essa filosofia de encher uma mapa com coisas irrelevantes só pra dizer que o jogo é grande.

Quanto às críticas é pura dor de cotovelo porque o próximo jogo dele vai ser exclusivo da Sony. Quem não reconhece o trabalho do Kojima deveria mudar de hobby ou continuar jogando COD, FIFA e AC ano a ano e se preocupar menos com o resto. O cara fala uma bobagem e já querem julgar todo o trabalho dele. rsrs

Esse pensamento não é lá muito coeso Johannes, eu por exemplo acho que Kojima de fato é uma estrela no ramo de jogos sim, porém isso não significa que todo mundo gosta do trabalho dessa estrela. Eu mesmo nunca fui fã dos trabalhos dele, na época que saiu Splinter Cell e ao mesmo tempo eu tive a oportunidade de jogar um pouco pela primeira vez o Metal Gear, não consegui jogar MG por mais de 10 minutos, o jogo não me agradou nem um pouco, mas o Splinter Cell, cara que jogo na época, nossa, foi amor a primeira vista. Sillent Hill acho que é do Kojima também, outro jogo que não me cativou na época, já Resident Evil até Code Verônica pra mim eu considerava o máximo no quesito terror + diversão.

Kojima é o tipo do cara que não tem meio termo, ou você curte os jogos e bizarrices dele ou não. Eu estou de olho nesse novo jogo que será exclusivo do PS4, torço pra ser um jogão porque não vejo problema em dar outra chance aos jogos dele, vai que dessa vez ele consegue me cativar. :grinning:
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
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Vinhedo
Olha, eu jogo desde a década de 80, conheço uma pá de jogos, de tudo quanto é tipo e gênero, e posso falar com propriedade: eu não curto os jogos do Kojima. Aliás, ultimamente não gosto de quase nenhum jogo oriental. São poucos os que me agradam.
Não vejo genialidade nele, nem no Renato Russo, nem no Cazuza...pronto! huahauhua
 
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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
Quem não reconhece o trabalho do Kojima deveria mudar de hobby

Vejo o pessoal com essa coisa de ser fã ou não do cara e esquecem de que não tem nada a ver com isto, é impossível não reconhecer o brilhantismo do enredo Metal Gear (com furos ou não e fica aqui citar os co-escritores) nessas duas décadas de franquia. Temos que lembrar que diversas funcionalidades em seus jogos eram consideradas inovações para época que foram lançados e serviram como espelho para muitos outros jogos.
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Temos que lembrar que diversas funcionalidades em seus jogos eram consideradas inovações para época que foram lançados e serviram como espelho para muitos outros jogos.
Pois é, Metal Gear é o franquia que mais definiu tendências nos jogos stealth... tanto na época 2D no MSX quando na 3D do PS1 em diante.

Tem mecânicas que vemos até hoje no gênero que pintaram a primeira vez nessa série.... É totalmente compreensível o ser humano não gostar da franquia ou curtir os jogos, mas ignorar a importância dela para o gênero e até mesmo para indústria como um todo é se fazer de cego.

Isso que eu falei acima é um dos motivos do cara ter "essa moral toda", pois não é fácil pegar as rédeas de um game e manter a excelência de crítica, público e ainda manter a mesma franquia continuando relevante durante 28 anos.
 
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