Pra 'jogos fenômenos' assim, 'lauch exclusive' tem praticamente a mesma eficácia do 'full exclusive', e a um custo muito menor.Não tem como a Microsoft comprar a exclusividade as cegas, provavelmente já devem ter acordado um período para verificar se o jogo vai ser sucesso ou não. Se o jogo vingar e vender o que a MS espera, não tenho dúvidas da exclusividade.
Agora, se o fenômeno for mais duradouro que o esperado, aí sim a M$ pode injetar ainda mais verba pra quem sabe adquirir a franquia, e trabalhar no longo prazo.
Não vejo gente vendendo um ps4 ou coisas do tipo, não por esse motivo em larga escala, mas acho perfeitamente razoável gente comprando Xbox pra jogar o jogo, não pela exclusividade em si, mas pela disponibilidade para o Xbox e vínculo social que esse perfil de game proporciona.
Eu fico olhando hoje a turma mais jovem jogando, falando do que eles acham 'épico' e tal, e percebo que tudo aquilo que cresci cultivando e tendo como parâmetro de jogo épico, marcante... passou. Ou melhor, fica apenas pra mim mesmo, pois já não é mais tão aplicável considerando o macro da coisa.
Hoje é outro perfil de jogador e jogo que vem predominando, havendo evidências robustíssimas seja na internet ou fora dela pra reforçar, mas que só é melhor constatável quando saímos mais do fórum, internet e afins, e passamos a observar melhor a vida real, o cotidiano das pessoas.