Antes de começar, preciso listar meu histórico com jogos Hack and Slash.Como muitos comecei com Diablo original, joguei ele tanto no PC quando no PsOne gastando um memory card todo.Depois passei boa parte da minha graduação jogando D2 com o pessoal da faculdade, foram incontáveis horas. Fiz praticamente tudo que o jogo tinha a me oferecer.Fui daqueles que acordou 4 da manhã para tentar jogar Diablo 3, friso aqui no tentar. Veja bem eu gostei do jogo, mas faltou muito para ele se igualar ao seu antecessor, o jogo era chato, fator replay quase 0 e para um jogo desse tipo isso é cruel, joguei a versão de console, gostei muito das melhorias, e tenho acompanhado como anda o desenvolvimento da expansão, e estou empolgando que o jogo tá tomando o rumo agora.Joguei outras coisas no gênero como Dungeon Siege e Baldur's Gate: Dark Alliance e etc, mas nenhum desses jogos me prendeu tanto quanto Diablo 2. Para min esse foi o apice do genero, falo isso até esse momento pq agora com Path of Exile tudo isso mudou.Path of Exile é o jogo que eu esperava desde Diablo 2.Mas vamos lá, eu já tinha ouvido falar de Path of Exile fazia um tempo, ele está em desenvolvimento tem 7 fucking anos, mas eu não cheguei a jogar o Beta dele. Mas semana passada ele foi "oficalmente" lançado, e eu junto com um pessoal do trabalho resolvemos embarcar nesse jogo, e para minha surpresa eu encontrei um produto bem melhor do que aquele que a Blizzard fez com D3.Jogo é F2P, mas não se assuste, a filosofia da empresa é a seguinte:
Conceito é igual ao do FFX, você vai distribuindo os pontos como +10 destreza ou + 10% de esquiva ou algo mais complexo como fique imune a chaos damage mas seu HP agora é 1. O detalhe é que cada classe começa em um ponto diferente dessa árvore. você pode ser um Marauder que começa na parte mais voltada para Força e mudar o caminho dele e transformar ele em um mago por exemplo.É genial e gera um nível de customização quase infinito.Mas ai você se pergunta: "Se essa árvore é de habilidades passivas, aonde meu personagem consegue novas habilidades de ataque então?"Com as gems. Que são items que dropam no mapa, ou você ganha em quests, cada gem dessa tem habilidades únicas e elas são colocadas nos seus equipamentos. Essas gems variam de todo jeito, habilidades de ataques, auras, summonar monstros e etc, e assim como seu personagem elas sobem de nível.Para deixar a coisa ainda mais customizável, você pode "combinar" gems, seus equipamentos normalmente tem mais de um "soquete" e alguns desses tem links, com esses links você vai combinando as gems por exemplo, você tem uma gem que da cleave você equipa linkado com ela outra gem que aumenta a velocidade de ataque.Outra diferença do jogo, ele não tem o conceito de "Gold", você não tem uma moeda de troca para comprar coisas com os NPC's, você troca seus itens. Item X vale Item Y por exemplo, tem dezenas de combinações.As poções também funcionam um pouco diferente, você não compra elas, você tem um "cinto" com espaço para 5 poções, ai você pode equipar por exemplo 3 de life, 1 de mana e 1 de velocidade. As poções recarregam a medida que você mata monstros, mecânica bem divertida e mais interessante do que simplesmente ir na cidade e comprar 50 poções de vida.O jogo também tem um sistema de craft diferente, supomos que você achou um item cinza no jogo, itens cinzas são so mais comuns nesse tipo, seu instinto natural nesse tipo de jogo é simplesmente ignorar ele, aqui é diferente, as vezes esse item cinza tem uma combinação boa de gems, você pode transformar ele em um item raro, você pode ficar alterando os bônus dele. Nem sempre o item dourado é o melhor, alias quase nunca, maioria dos meus itens eu fui forjando e adaptando as minhas necessidades.Outra brincadeira interessante é que o jogo tem "Ligas", que são regras diferente de jogo. Essas ligas são como temporadas, elas vão estar sempre rotacionado, atualmente estou em uma liga em que no mapa tem shrines que dão buffs nos monstros. Mas já teve ligas como:
E é verdade, tudo que tem a venda no jogo é cosmético ou melhorias não essenciais como mais espaço no Baú pessoal ou on baú da guilda. Ao contrario do D3 onde você era obrigado a usar a Auction House ao chegar no Inferno, ou você não conseguia progredir.Mas vamos falar sobre o jogo, depois de uma longa tela de loading(ao menos no meu PC), você loga no servidor e pode escolher entre uma das 6 classes iniciais, cada classe representa um dos atributos/combinaçoes de atributos do jogo.Marauder - ForçaRanger - DestrezaWitcth - InteligênciaDuelist - Força/DestrezaTemplar - Força/ InteligênciaShadow - Destreza/ InteligênciaExiste uma classe extra que você desbloqueia ao terminar o jogo pela primeira vez a Scion, ela representa os 3 atributos.Ai começa o grande defeito do jogo, a história, ela não é cativante, por mais que eu não gosto do Gameplay do D3, ele tem aquela cinematics fodasticas que te prendem, falta isso no PoE, você simplesmente escolhe seu personagem, ele dá uma rápida introdução e você começa o jogo, o mundo não me pegou, mas em compensação o Gameplay.Inicialmente você tem aqueles comandos básicos de um H&S, andar e bater. Você vai notar a primeira grande diferença do PoE quando você subir de nível pela primeira vez. O jogo vai pedir para você alocar uma Skill Passiva. Quando você sobe de nível no PoE você não ganha mais atributos ou habilidades novas, você ganha uma skill passiva para colocar na sua passive tree, que é a parada mais genial desse jogo, é simplesmente esse pequeno monstro aqui:Path of Exile is completely free to download and play. We never intend to charge for content or access to the released game. In order to fund the development and continued expansion of Path of Exile, we offer a range of ethical microtransactions that allow you to distinguish yourself in the world of Wraeclast without receiving any gameplay advantage. We are completely opposed to the concept of "pay-to-win".The Points sold on this page can be spent on a wide range of cosmetic pets, weapon and armour effects, animations and alternate skill effects. Cosmetic effects can be moved between items. The Reclaim button in the microtransaction stash allows you to remove effects from items.
Dai pra frente só jogando para entender bem mesmo.Assim como Diablo o jogo é divido em Atos e o ato é divido em quests, e assim como no Diablo as quests são simples e se resumem a vá ao ponto X e mate fulano. Nada de inovador aqui.Só que apesar da estrutura batida, o jogo é extremamente divertido, você realmente se empolga em evoluir seu personagem, fica aquele sentimento, só mais um nível para eu chegar naquele parte da skill tree.E um detalhe importante, ao contrario do Diablo 3 o jogo é difícil, você vai morrer, vai morrer bastante.Uma comparação, eu consigo terminar Diablo 3 no normal rapidamente sem morrer e sem me preparar para nenhum combate, só usando a mesma habilidade, tente você também consegue.PoE é cruel contigo, você realmente tem que se preparar para cada mapa, "Esse mapa tem muito ice damage, use rings com ice resistance", os bosses também são bem difíceis, você tem que tá sempre atento aos ataques dele, qualquer erro e você morre, é difícil mas não é frustrante, você tem que saber atacar, tem que saber recuar.Agora vamos falar da parte um pouco chata.Primeiro o jogo é todo online o que assim como no D3 as vezes gera aquele lag chato, já aconteceu de eu receber alguns disconnects, mas isso vem melhorando bastante. Nada no nível do erro 37, para a primeira semana do jogo ele tá até bastante estável.A única coisa que realmente me incomoda no jogo é a maneira que ele reseta o mapa, nesse tipo de jogos os mapas são gerados aleatoriamente e aqui não é diferente, só que a parte chata é que o jogo reseta seu mapa entre 5-15 minutos que não tiver ninguém dentro dele.Acontece de o teleporte para a dungeon ser no primeiro andar, você subiu para o segundo passou um bom tempo lá nesse segundo andar morre e quando se teleporta de novo o mapa do primeiro andar resetou Tirando esse problema esse é o melhor jogo do gênero que eu já joguei.Terminei ele no normal agora(20h de jogos) e já parti para a segunda dificuldade.O jogo é bem leve, os gráficos são bonitos, art style bem dark. Achei ele mais bonito que D3 por exemplo.Recomendo é F2P tem ai no Steam se não gostar o máximo que você vai perder vai ser meia hora baixando e meia hora jogando. Eu estou adorando o jogo, extremamente empolgado, a comunidade do jogo é bastante receptiva, o fórum é extremamente movimentado e mais importante os devs são bem abertos e participativos na comunidade, sempre pegando feedback e etc.Cut-throatThe cut-throat leagues appeal to the niche of players who demand the most hardcore gaming experience possible. In this mode, all world areas are public, with full PvP enabled by default. Slain characters drop all their items upon death. This game mode can also be combined with Hardcore to create an even more unforgiving world.AttritionAn attrition league is a short duration league that starts with a fixed number of players and eliminates the player with the lowest amount of experience at periodic intervals. For example, a 24 hour attrition league might start with 100 players and eliminate one player per 12 minutes after a four hour initial leveling period. Players would be able to see how close to elimination they are on an on-screen ladder display.