Deus Ex liberado as 23h11 com a palavra Grátis no alto a esquerda, comprado!
Errei por 1h11min.
Tentei jogar mais o Zheros pra ver se melhorava, devo ter chegado a umas três horas. Mas não, na real minha percepção piorou.
Até melhorei a questão dos combos, mas outros aspectos me fizeram desistir e desinstalar, e olha que eu quase nunca desisto dos jogos depois de iniciá-los.
Zheros passa agora a figurar ao lado de outro título que não me desceu e larguei de mão com 1/3 de jogo: Resident Evil 5.
Mas voltando ao Zheros (à esquerda), que
level design horrível. Explico com alguns exemplos.
Em algumas partes, o jogo possui caminhos alternativos. O que seria bom por dar variedade ao gameplay acaba sendo ruim quando alguns destes caminhos te fazem ficar trancado. Como outros jogos deste estilo meio beat 'n up, após uma parte da fase tu não pode voltar. Aí amigo, se não fez algum pré-requisito que tu não sabia que existia, pode dar um restart e faz toda a fase de novo.
Agora um com imagens. Nesta parte do jogo, tu enfrenta inimigos relativamente fáceis. Dá pra se complicar, mas é difícil de morrer. Notem que, nesta parte, temos dois baús de vida (os verdinhos) aqui abaixo à direita e mais dois lá no fundo. Ou seja, uma parte com um desafio médio, espaço amplo e que te oferece quatro oportunidades de melhorar a tua vida e não morrer.
Passemos agora para a imagem abaixo. Aqui, temos um inimigo restante (tinham mais quatro normais e dois um pouco mais complicados) que te mata em poucos golpes, consegue te prensar em um canto, lutando em um espaço reduzido e com zero itens de vida na volta. Se não colocaram nada para aumentar o desafio, ok, faz parte. Mas por que então, há pouco mais de 5 minutos dali, colocaram tantas vidas em uma parte mais fácil? Isso que eu tava jogando no normal. Nesse Zheros tu tá no raso aí vai pro fundo e aí volta pro raso e assim vai, não é algo constante que tu vai aprendendo e evoluindo.
Outro erro é adicionar combos aos montes e não dar tempo do cara aprender aos poucos e ir se acostumando com os golpes e suas combinações. É impossível que esses caras nunca tenham ouvido falar em
curva de aprendizagem. Acaba que tu testa um e outro, vê qual funciona melhor pro teu estilo de jogo e rema com ele até onde der, tipo quadrado + quadrado + triângulo em God of War. Distinguir a movimentação dos inimigos é complicado, e se tu estiver rodeado, não sabe se vão atirar, bater, explodir, tu só vê a muvuca. Aí chega o momento que tu tá quase no fim da fase e morre - só pra voltar lá pro início e repetir todo o processo novamente, alternando entre momentos da fase com inimigos e momentos em que tu só passeia por um cenário morto e sem vida.
Chegou em um nível que o jogo tava começando a me irritar com essas pequenas cagadas.
Tem quem vai gostar, mas pra mim esse Zheros não desceu.