[KOTAKU] Novas aquisições da Microsoft Studios mostram como o Xbox mudou

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,570
75,518
Rio Grande do Sul
meespwmzdccc4vsskpf3.jpg

Pillars of Eternity II: Deadfire

O Jason Schreier é um dos jornalistas mais respeitados no meio da jogos, e publicou um artigo interessante no Kotaku sobre o que as recentes aquisições representam para o Xbox e para a Microsoft. Tem algumas cutucadas no meio do texto: mas são palavras dele, não minhas. Botei umas figurinhas no meio pra não ficar só texto/texto/texto.

Fonte original, em inglês: https://kotaku.com/microsoft-s-new-studio-acquisitions-show-how-much-xbox-1830383030

Foi como uma leve surpresa o momento em que a Microsoft anunciou que estava comprando não um, mas dois estúdios médios com foco em jogos de RPG. Mas, por mais estranho que isso possa ser na superfície, o acordo faz total sentido para as três partes.

Ao final de um evento sem grandes surpresas na Cidade do México no sábado, o head da Microsoft Studios, Matt Booty, anunciou que a sua companhia pretende adquirir a Obsidian (Fallout New Vegas) e a Inxile (Wasteland). A primeira, nós já sabíamos – o Kotaku anunciou o furo mês passado – mas a segunda pareceu estranha. Obsidian e Inxile compartilham diversos traços em comum. As duas são especialistas em RPGs antigos de PC, ambas descendem da linhagem da Interplay (Fallout) e da Black Isle (Baldur’s Gate), e ambas operam naquela terra de ninguém entre jogos independentes e AAA, fazendo aqueles jogos de orçamento médio que muitas publishers abandonaram. Por que a Microsoft compraria as duas?

Para a Obsidian e a Inxile, o negócio era simples: ambos os estúdios enfrentaram problemas financeiros ao longo dos anos, e o financiamento coletivo não era suficiente para apoiar os jogos ambiciosos que eles queriam fazer. Pillars of Eternity 2, que saiu no primeiro semestre, foi um fracasso comercial – e um excelente jogo que ficou ofuscado pelo transcendente Divinity Original Sin 2. O recente The Bard’s Tale IV teve reviews medíocres. Pulando de financiamento coletivo em financiamento coletivo parecia insustentável, e agora, Obsidian e Inxile tem a segurança financeira por muitos anos (ou, pelo menos, até a próxima vez que o chefe de Xbox mudar).

https%3A%2F%2Fd3pylr1apgoxnh.cloudfront.net%2Fcampaign_images%2Fimages%2F47824e1739ee7b943052a4800796143bab22c1d3%2Foriginal.jpg%3F1477944047

Wasteland 3

Não é tão simples perceber o porquê da Microsoft querer duas companhias parecidas. Obviamente, a line-up de jogos first-party foi um pouco anêmica nos últimos dois anos, especialmente comparado ao seu principal competidor, Sony, que parece colocar na rua um competidor de Game of the Year atrás do outro. Mas a Obsidian e a Inxile são estúdios menores – nenhum é tã grande quanto uma Sony Santa Monica (God of War) ou Guerrilla Games (Horizon: Zero Dawn), e nenhuma tentou uma vez competir na corrida de fidelidade gráfica. Como elas se encaixam na estratégia de longo prazo da Microsoft?

A verdade é, e o time de Xbox tem sinalizado isso já há algum tempo, e como pescamos em nossas próprias conversas com pessoas dentro e fora da empresa, que a Microsoft não está mais interessada em competir diretamente com a Sony. É uma batalha perdida desde que os executivos começaram a delinear os planos estranhos do Xbox One, em 2013. O PS4 superou o Xbox One de maneira tão retumbante que a Microsoft simplesmente parou de oferecer números de vendas.

Ao invés de lamber as feridas e lutar com a Sony na próxima geração, sob o comando de Phil Spencer, a divisão Xbox optou por uma abordagem drasticamente diferente. O que a Microsoft quer hoje é ter estúdios que ajudem a impulsionar as assinaturas de seu impressionante Xbox Game Pass, sua futura plataforma de streaming, e suas contínuas tentativas no mercado de PC. Desenvolver grandes exclusivos de Xbox não é mais uma prioridade pra Microsoft, e de fato, a companhia decidiu em 2016 que todos os seus jogos chegariam ao Xbox e ao PC. Em breve, o Game Pass também estará disponível no PC, e não será chocante ver a Microsoft abraçando o Steam – ou reformulando a Windows Store – à medida que tenta alcançar milhões de jogadores que jogam em computadores.

988278fa8a4fe53234a4842dc46aa372.jpg

Matt Booty, Head da Microsoft Studios

Então, com isto em mente, por que a Microsoft não iria querer ter duas respeitadas desenvolvedoras de jogos pra PC? Spencer e a equipe devem estar salivando por apresentar bundles de RPG para os assinantes do Game Pass. Tanto a Obsidian quanto a Inxile possuem desenvolvedores talentosos mas minados por falta de recursos, e as duas fazem jogos com um apelo bem específico, para audiências mais hardcore, o que faz total sentido na estratégia de longo prazo da Microsoft.

Isso não quer dizer que tudo vai funcionar perfeitamente. Qualquer desenvolvedor que trabalhou com as versões anteriores da Microsoft tem histórias sobre o quão frustrante a estrutura de gestão da empresa pode ser. Até a Obsidian tem uma história assim, uma que tornou essa aquisição até mais chocante pra muita gente.

Em 2011, a Obsidian assinou um acordo para criar um jogo chamado Stormlands, planejado para ser um título de lançamento do Xbox One. Era um RPG ambicioso que a Microsoft cancelou por inúmeras razões – todos os envolvidos admitem que ambas as companhias dividem a culpa – mas foi um que sofreu muito com a natureza inchada da Microsoft à época. O CEO da Obsidian, Feargus Urquhart, me disse em uma entrevista há alguns anos que a Microsoft tinha uma equipe de diretores e produtores atribuídas em Stormlands, incluindo um produtor executivo que trabalhou com o estúdio durante as fases iniciais de apresentação e aprovação do desenvolvimento.

Como originalmente planejado, Stormlands teria um modo cooperativo multiplayer, diz Urquhart. Então, esse executivo sugeriu algo diferente. Relembra Urquhart: “uns três meses no processo de apresentação, ele disse algo como ‘eu acho que nós temos que fazer esse jogo ser incrível. O que vocês acham de acabar com o multiplayer e focar em ser um bom jogo de RPG?’”

stormlands-xbox-4.jpg

Stormlands

Então, como era comum na Microsoft da época, alguma coisa mudou. “Umas duas semanas depois disso, ele foi realocado e um produtor diferente ficou no seu lugar. Ele tinha uma visão diferente, e esta visão era dobrar o investimento em multiplayer.”

Stormlands foi, em diversas formas, a epítome do jeito antigo da Microsoft fazer as coisas. A Microsoft insistiu em uma longa lista de complementos, incluindo Kinect, computação na nuvem e suporte ao SmartGlass, e o projeto ficou tão abarrotado que nenhuma das companhias podia salvá-lo. Hoje, sob uma nova liderança e estrutura, a divisão Xbox é muito diferente, e é fácil vislumbrar um mundo onde Spencer e companhia permitam que Obsidian e Inxile prosperem. Se isto acontecer, a boa notícia para as pessoas que só gostam de jogar videogame é que dois estúdios de médio porte talentosíssimos que talvez não se encaixassem mais na indústria de hoje tem uma chance de conseguir o seu sucesso a longo prazo, graças a ambição cada vez maior da Microsoft.

.
.
.
É bem perceptível essa mudança de rumo que a Microsoft abraçou na segunda metade desta geração em relação ao Xbox. Pra muita gente, vai parecer que foi só um jeito de escapar das comparações diretas, e, apesar de concordar que aparentava ser realmente isso há alguns anos, hoje já dá pra ver um quadro muito mais claro do porquê isso foi feito e pra onde a Microsoft deseja ir.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,593
35,786
São Paulo
E por incrível que parece, e de forma até bastante arriscada, o Xbox se tornou uma das marcas mais arrojadas da Microsoft, apostando em ideia e novidades a frente do mercado (e dessa vez bem mais acertadas e explicadas). Enquanto as outras divisoes da empresa falham em inovar e só entregam o básico, o time de Xbox, depois da porrada que levou nessa geração, tem o futuro mais promissor entre as 3 concorrentes.
 

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Alguém ainda acredita em opinião de jornalista?
O cara se acha o Deus da indústria, sabe o que é certo e errado, como as empresas devem agir.
Será que ele especulou algo negativo com o cancelamento do evento da Sony? E sobre a propaganda de 4K do Pro que não roda quase nada a 4k?
O evento além dos 02 estúdios anunciados, o que é uma notícia grande, trouxe outras novidades que considero de peso como PUBG, Ori e Hellblade no Game Pass, esse último inclusive era considerado GOTY pela "mídia especializada" quando saiu somente para PS. Ainda anunciou outros jogos com lançamento no Game Pass, mouse e teclado Razer pro Xbox, corte de 100 no valor do X na BF, expansões de jogos, enfim.
Infelizmente a mídia deixou de ser profissional faz tempo e isso não somente no setor de games.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
"Today, under new leadership and structure, the Xbox department is very different, and it’s easy to envision a world where Spencer and co allow Obsidian and Inxile to thrive."

Bom demais.

Bom sim, mas até quando? O próprio autor menciona que isso deve durar pelo menos até o próximo chefe da divisão.
 

Zarathrasher

Guerreiro
Janeiro 21, 2014
636
383
Eu só não concordo com a forma que ele vê o gamepass, não faz sentido a compra desses estúdios que mal conseguem sobreviver se for pra continuarem a fazer jogos do mesmo porte.
Sem contar que se a Inxile e a Obsidian realmente tiverem todo esse pedigree, é dificil de imaginar que eles não vão tentar voltar ao topo das produtoras de RPG.
 
  • Curtir
Reações: The Psychologist BR

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
De Brian Fargo, da InXile:

"O acordo que fizemos com a MS permite que cresçamos e sonhemos como nunca antes. É uma coisa maravilhosa para o nosso futuro."
---

I can understand the natural skepticism of seeing small companies bought, we've all seen some subsequently dismantled after.

Our deal with Microsoft allows InXile to grow and dream like never before. This is a wonderful thing for our future.


---

Parece discurso de quem pretende fazer a mesma coisa que estava fazendo nos últimos anos?
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,570
75,518
Rio Grande do Sul
Bom sim, mas até quando? O próprio autor menciona que isso deve durar pelo menos até o próximo chefe da divisão.
Acho que foi mais num sentido de dar aquela cutucada por causa das decisões equivocadas do passado. A gente já viu diversas empresas com tudo na mão pra arrebentar fazendo coisas que resultavam em um "não, assim não seus animal". Microsoft, Nintendo, Sega, Sony, todas que já brincaram com hardware cometeram erros e podem voltar a cometer no futuro, mas essa mudança que aconteceu na Microsoft nos últimos cinco anos parece ter transformado o núcleo da empresa, o propósito, o jeito de agir das pessoas e como elas pensam. Depois de estruturada uma nova cultura, é bem difícil mudar. Tomara que dê certo.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554
Eu ainda estou com um pé atrás com relação a essas aquisições. Os fãs de Xbox estão vendo como mais estúdios para fazer jogos AAA exclusivos pro Xbox. Assumindo que a MS vai injetar muita grana e talento nesses estúdios.

Mas e se o objetivo for de fomentar o Gamepass com jogos novos porém menores e de escopo mediano?

Tipo, todo mundo achou que State of Decay 2 seria muito melhor que o anterior porque a MS estaria por trás com dinheiro infinito, mas não foi nada disso. Foi o mesmo estúdio, com os mesmos caras e fizeram um jogo um pouco melhor que o anterior (no aspecto tecnico), mas nada no nível AAA que se esperava de um exclusivo da plataforma.
 

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Eu ainda estou com um pé atrás com relação a essas aquisições. Os fãs de Xbox estão vendo como mais estúdios para fazer jogos AAA exclusivos pro Xbox. Assumindo que a MS vai injetar muita grana e talento nesses estúdios.

Mas e se o objetivo for de fomentar o Gamepass com jogos novos porém menores e de escopo mediano?

Tipo, todo mundo achou que State of Decay 2 seria muito melhor que o anterior porque a MS estaria por trás com dinheiro infinito, mas não foi nada disso. Foi o mesmo estúdio, com os mesmos caras e fizeram um jogo um pouco melhor que o anterior (no aspecto tecnico), mas nada no nível AAA que se esperava de um exclusivo da plataforma.
Mas é justamente o que parece ser :
AAA devem ficar a cargo de :
Coalition
Iniative
343
Playground( 2 ou 3 estúdios)
E quem sabe Ninja Theory e Rare

O resto ali entre AA e jogos pra apoiar o Gamepass.

Como o nosso amigo já disse se vai ser AAA só o resultado final mesmo.
Mas essa chuva de jogos fodões e mega milionários que o pessoal tá esperando acho que não vai ter não.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,025
Manaus
Com as recentes aquisições, a line up first party promete ser bem diversificada, com jogos A, meio A, muitos A´s... enfim, A pra todos os gostos.

Pensando no Gamepass, que é parte fundamental da atual estratégia, a Microsoft poderá oferecer um fluxo constante de bons lançamentos M$ Studios para o serviço, com vistas de investir mais forte até em jogos que em teoria são tidos como 'de nicho'. Sinceramente, é mais isso que estou vislumbrando: Qualidade e variedade.
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Eu ainda estou com um pé atrás com relação a essas aquisições. Os fãs de Xbox estão vendo como mais estúdios para fazer jogos AAA exclusivos pro Xbox. Assumindo que a MS vai injetar muita grana e talento nesses estúdios.

Mas e se o objetivo for de fomentar o Gamepass com jogos novos porém menores e de escopo mediano?

Tipo, todo mundo achou que State of Decay 2 seria muito melhor que o anterior porque a MS estaria por trás com dinheiro infinito, mas não foi nada disso. Foi o mesmo estúdio, com os mesmos caras e fizeram um jogo um pouco melhor que o anterior (no aspecto tecnico), mas nada no nível AAA que se esperava de um exclusivo da plataforma.
Pois é, estou pensando a mesma coisa. E esse texto do Jason fala justamente disso, de forma bem coerente e sensata, inclusive. Acho que só o tempo para dizer, mas espero que não seja assim, pois pessoalmente não me agrada essa ideia.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,593
35,786
São Paulo
Voces realmente acham que a Microsoft vai contratar pessoas e dizer: vc vai ter que fazer um jogo mediano. se fizer algo muito bom, estará demitido.

Eu hein...

Com tantos estudios, é O-B-V-I-O que haverá um cronograma a fim de alimentar o principal serviço da empresa, quem tiver mais capacidade, vai entregar mais, quem tiver menos, vai entregar menos. Nao existe mágica, a industria do entretenimento sempre será fruto da imaginaçao, e mentes brilhantes conseguem se adaptar se houver espaço. E é exatamente isso que a Microsoft está oferendo.

Uma empresa que nao entregou AAA no passado nao tem como fazer isso da noite pro dia, mas quando não ha uma guilhotina na cabeça fazendo com que o desespero tome conta, as coisas evoluem naturalmente. Phil Spencer já deixou claro que a liberdade criativa será a essencia desses estudios, entao eles terão o direito de aceitar os desafios quando estiverem preparados.
 
Última edição:

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,119
3,844
a
Voces realmente acham que a Microsoft vai contratar pessoas e dizer: vc vai ter que fazer um jogo mediano. se fizer algo muito bom, estará demitido.

Eu hein...

Com tantos estudios, é O-B-V-I-O que haverá um cronograma a fim de alimentar o principal serviço da empresa, quem tiver mais capacidade, vai entregar mais, quem tiver menos, vai entregar menos. Nao existe mágica, a industria do entretenimento sempre será fruto da imaginaçao, e mentes brilhantes conseguem se adaptar se houver espaço. E é exatamente isso que a Microsoft está oferendo.

Uma empresa que nao entregou AAA no passado nao tem como fazer isso da noite pro dia, mas quando não ha uma guilhotina na cabeça fazendo com que o desespero tome conta, as coisas evoluem naturalmente. Phil Spencer já deixou claro que a liberdade criativa será a essencia desses estudios, entao eles terão o direito de aceitar os desafios quando estiverem preparados.
Concordo 100% com vc Raymon.

Imagino um aluno, posso tirar 10, mas que tal um cinquinho?

Todo mundo quer fazer um jogo perfeito galera, mas na prática não é assim que funciona.

A Microsoft investiu, pra ter seu conteudo First forte agora também, pode ficar com a estratégia do First lançando mais parcerias com as thirds.

Sobre jogos AAA ou AA, ela terá que dosar um pouco os estudios, não vai sair apenas jogos AAA e nem só jogos AA, acho que é o certo também, dosando os lançamentos entre os estudios e fazendo o mais importante, bons jogos!!!
 
  • Curtir
Reações: Rodrigo Takeda
Janeiro 6, 2013
887
647
Rio de Janeiro - NI
Concordo 100% com vc Raymon.

Imagino um aluno, posso tirar 10, mas que tal um cinquinho?

Todo mundo quer fazer um jogo perfeito galera, mas na prática não é assim que funciona.

A Microsoft investiu, pra ter seu conteudo First forte agora também, pode ficar com a estratégia do First lançando mais parcerias com as thirds.

Sobre jogos AAA ou AA, ela terá que dosar um pouco os estudios, não vai sair apenas jogos AAA e nem só jogos AA, acho que é o certo também, dosando os lançamentos entre os estudios e fazendo o mais importante, bons jogos!!!
Tbm concordo com o você e o Raymon. O quê eu enxergo agr com a adição de todos esses estúdios, é a MS dizendo aos seus fãs de quê a marca Xbox está mais forte do quê nunca. Outra coisa quê consigo imaginar, é que agr o Xbox e o Gamepass, podem ser supridos com muito mais lançamentos diluídos durante o ano todo.
 
  • Curtir
Reações: Guilherme Augusto

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Eu acho q a estrategia da MS é clara e não ve quem não quer.
Eu tbm concordo que a MS não tem nem mais como bater de frente com a sony, mas não vejo isso como uma forma ruim.
Vejo a MS explorando um mercado pouco explorado nos games que é o mercado de assinatura e isso é otimo pois ela agrega um diferencial para sua marca.
Concordo com o Raymon que a MS não vai focar em fazer jogo mediano, mas temos que levar em consideração que não se faz um god of war da noite para o dia.
Enfim eu atualmente sou bem satisfeito com meu xone, ele tem um nicho de jogos que me atrai e isso é o que importa.
A ms não ta preocupada que vc tenha ps4 ou nintendo switch, ela ta preocupada em focar e trazer a marca dela pra dentro da sua casa e isso ela vai conseguir facilmente com seu gamepass.
 

Lightwarrior-JF

Guerreiro
Julho 9, 2015
1,393
1,102
juiz de fora - MG
Eu acho q a estrategia da MS é clara e não ve quem não quer.
Eu tbm concordo que a MS não tem nem mais como bater de frente com a sony, mas não vejo isso como uma forma ruim.
Vejo a MS explorando um mercado pouco explorado nos games que é o mercado de assinatura e isso é otimo pois ela agrega um diferencial para sua marca.
Concordo com o Raymon que a MS não vai focar em fazer jogo mediano, mas temos que levar em consideração que não se faz um god of war da noite para o dia.
Enfim eu atualmente sou bem satisfeito com meu xone, ele tem um nicho de jogos que me atrai e isso é o que importa.
A ms não ta preocupada que vc tenha ps4 ou nintendo switch, ela ta preocupada em focar e trazer a marca dela pra dentro da sua casa e isso ela vai conseguir facilmente com seu gamepass.

Estou gostando de ver Morts[emoji28]
Mas é o que eu penso , tenho os 2 consoles também mas me divirto muito mais no Xbox , tenho lá o PS4 pra exclusivos e alguns deles estão lá parados como o Spiderman , Nioh e etc , porque prefiro passar mais tempo jogando hora FH4 e hora novos jogos do Gamepass. Mas porque estou dizendo isso ? Porque não adianta colocar um monte de AAA só pra fazer listinha , o importante é você se identificar com o tipo de jogo que o console oferece. O gamer que está esperando a MS se tornar uma Sony provavelmente vai se decepcionar e o cara que ainda não viu o valor do Xbox e seus benefícios dificilmente vai mudar de idéia mesmo a daqui 5 anos.
O povo pediu jogos " jogos AAA" e a MS se moveu para isso , mas vamos esperar 5 anos ou mais esperando que cada estúdio contratado crie eles ? E claro que não

Achei interessante o Phill falar da intenção dele dos Terceiros lançarem seus grandes jogos direto no Gamepass , talvez em algum momento isso venha a acontecer.
Penso que o Gamepass vai trazer muitas possibilidades , e isso é muito animador

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Estou gostando de ver Morts[emoji28]
Mas é o que eu penso , tenho os 2 consoles também mas me divirto muito mais no Xbox , tenho lá o PS4 pra exclusivos e alguns deles estão lá parados como o Spiderman , Nioh e etc , porque prefiro passar mais tempo jogando hora FH4 e hora novos jogos do Gamepass. Mas porque estou dizendo isso ? Porque não adianta colocar um monte de AAA só pra fazer listinha , o importante é você se identificar com o tipo de jogo que o console oferece. O gamer que está esperando a MS se tornar uma Sony provavelmente vai se decepcionar e o cara que ainda não viu o valor do Xbox e seus benefícios dificilmente vai mudar de idéia mesmo a daqui 5 anos.
O povo pediu jogos " jogos AAA" e a MS se moveu para isso , mas vamos esperar 5 anos ou mais esperando que cada estúdio contratado crie eles ? E claro que não

Achei interessante o Phill falar da intenção dele dos Terceiros lançarem seus grandes jogos direto no Gamepass , talvez em algum momento isso venha a acontecer.
Penso que o Gamepass vai trazer muitas possibilidades , e isso é muito animador

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
Exatamente...galera quer q a MS vire sony, mas esquece, mesmo com todo o dinheiro dela, MS tem outro foco.
MS ta querendo retornar as casas dos gamers, quer associar seu conteudo com assinaturas e serviços...esse é o foco da MS.
E a galera que tem xone ta satisfeita e isso que importa.
Eu tenho os dois consoles e prefiro ps4, mas isso não me tira o direito de jogar meu xone...E olha que engraçado, eu ligo meu xone todos os dias, mesmo depois de ter passado horas em RDR2 no PS4 eu dou aquela corridinha em forza.
Sendo mais frio ainda, eu não me importo com o futuro do xbox, muito menos com o futuro da sony, sabe pq ? Pq sou consumidor, se MS cagar no pau eu paro de comprar e pronto...assim q eu penso.
Não acho errado o cara que acredita na plataforma e apoia incondicionalmente, porém eu não faço isso não...Geração passada tive xbox 360...essa geração MS cagou no pau mudei pra PS4...se a sony cagar mudo pra nintendo e assim por diante.
Eu as vezes vejo certas pessoas prezas ao console como se fosse algo imutável, blz é um ponto de vista, mas pra mim que sou gamer mesmo, o que importa é o jogo e não a marca que ele é produzido.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)