Enfim, fui derrotado pelo "Fator Brasil"
Começo com uma pergunta: qual o significado prático de uma pré-venda de jogos?
Isso, para mim, tem duas respostas:
Nos Estados Unidos (e, acredito, em outros países):
Usa do Hype formado em torno de um título qualquer para antecipar as vendas antes mesmo que esse produto exista. Como bonificação para os clientes que pagaram por algo que ainda não existe, eles dão alguns brindes, seja em forma de DLC's, camisetas, ítens de jogo especiais, descontos, etc.
E, claro, no dia do lançamento oficial do jogo, a pessoa que comprou antecipadamente o tem em mãos.
No Brasil:
Usa do mesmo Hype. Mas você não tem desconto, não tem brinde, não tem DLC's, não tem ítens de jogo, muitas vezes a caixa nem vem com manual.
E, como tem acontecido com frequência, o cliente recebe o jogo depois de todo mundo, inclusive depois que o produto já está nas lojas.
Vivenciei isso no lançamento de Gears Of War 3 e li testemunhos de pessoas que passaram por isso com Gears Of War 2.
Neste lançamento mundial de Halo 4 não podia ser diferente.
Comprei meu produto assim que vi anunciada a pré-venda, empolgado por poder ter acesso a uma versão "limitada" do título Halo 4, comprei no site da Americanas.com, paguei à vista e esperei...
Mas, pouco antes da data de lançamento, veio o primeiro aviso de que as coisas não seriam não tranquilas assim.
Recebi um mail da Americanas informando que o produto não seria entregue no prazo devido a atrazos do fornecedor.
Eu pensei: "como assim? eu paguei há 2 meses, não pedi o produto ontem! se eu pago antecipado eles já sabiam da demanda e tiveram 2 meses para fabricar o produto!"
Mas aparentemente no Brasil as coisas não são bem assim.
Agora, 07/11/2012, não tenho o produto e não tenho previsão de recebê-lo. Começo a ler notícias de quem comprou a versao Standard em lojas e já ouço comentários sobre a "localização" do produto.
Outro choque! A dublagem está mecânica, parece sessão da tarde. E olha que a dublagem de Halo sempre foi nota 10. Mas pecaram nessa nova versão.
Então eu pergunto: porque comprar a versão brasil? valorizar o mercado nacional é correto! mas quando o mercado nacional vai me valorizar? quando meu dinheiro investido não me deixará um gosto amargo na boca ao receber um produto mal feito. Com péssima dublagem e falhas de sincronia entre a boca do personagem e a voz? (a voz acaba e a boca contina se movendo).
Se a Microsoft vem pra cá oferendo preços acima dos praticados em outros países, justificando essa diferença no valor com os gastos de "localização", desculpe! Me recuso a pagar serviço mal feito!
E atrazar entrega de compra feita com 2 meses de antecipação, por favor né? Isso é pura incompetência, ou seja, o "Fator Brasil".
Pré-venda? Nunca mais!