Lançamentos de jogos exclusivos de PS5/PS4

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Esse Kena pareceu muito bacana mesmo, tecnicamente impecável.

Espero que acabe saindo no Xbox depois dos 3 meses, mas o histórico dos últimos exclusivos temporários não têm animado muito quando se trata de portes para a Xbox.
Essas exclusividades temporárias da Sony já não tem período fixo a muito tempo.
Tudo depende de como o jogo se sai em relação ao público.

FFVII vende até hoje, e a Sony não larga a exclusividade. Nioh, mesma coisa. (esses dois podem ter relação em serem portados pro PS5 tambem)
Godfall que foi mal, caiu em menos de um ano.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
FFVII vende até hoje, e a Sony não larga a exclusividade. Nioh, mesma coisa. (esses dois podem ter relação em serem portados pro PS5 tambem)
Godfall que foi mal, caiu em menos de um ano.
Sim, nesse caso do FF7 me parece que são renovações de contratos de exclusividade.

Mas no caso do Godfall (e até NiOh), acho que a desenvolvedora simplesmente não tem interesse em portar para a Xbox mesmo, pois o prazo de exclusividade já caiu faz tempo.

Em resumo: não é porque um jogo é exclusivo temporário que ele vai sair imediatamente em outras plataformas. No caso da Xbox, costuma demorar mais (ou nem chegar).
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Aí é que tá, ninguém sabe se existe um prazo mesmo, porque ele nunca é falado.

Acho que o mais próximo que a Sony chegou disso foi num vídeo que ela postou dizendo até quando era exclusivo, mas aí depois ela removeu e ninguém sabe mais nada.
Godfall divulgaram o prazo certinho, o prazo venceu mas ainda não se tem expectativa de lançar para Xbox:

images

FF7 também foi assim:

images


Porém, com a versão Integrade, a Sony foi lá e renovou o contrato por mais 6 meses:

images


NiOh quando saiu também era Timed Exclusive, inclusive a Tecmo falou abertamente sobre o jogo ir para o Xbox em algum momento, e que isso só dependia "da vontade dos fãs".


Muita coisa é exclusiva temporária, acaba o período e não sai para Xbox. Não sai simplesmente por falta de interesse mesmo, diria que é até preocupante de certo modo.
 
  • Curtir
Reações: HenriquePerche

BlackKnight

Guerreiro
Novembro 2, 2020
245
327
São Paulo
Me parece ser mais algo de gestão. Imagino que as desenvolvedoras têm recursos limitados e as vezes não "compensa" colocar pessoas para trabalhar num port quando poderiam estar trabalhando num próximo jogo. Aí poderia entrar um terceiro somente para fazer o port mas gerir esse tipo de relacionamento também exige recursos e pessoas, o que acaba caindo no mesmo problema.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Me parece ser mais algo de gestão. Imagino que as desenvolvedoras têm recursos limitados e as vezes não "compensa" colocar pessoas para trabalhar num port quando poderiam estar trabalhando num próximo jogo.
Isso depende pra quem é o porte, né.

Geralmente exclusividade temporária no Xbox, deu 3 meses certinho e o jogo já tá com launch na Playstation. The Medium foi assim, Yakuza: Like A Dragon no PS5 etc.

O contrário não vem sendo muito válido.
 
  • Curtir
Reações: BlackKnight

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
962
2,021
Jundiaí
Isso depende pra quem é o porte, né.

Geralmente exclusividade temporária no Xbox, deu 3 meses certinho e o jogo já tá com launch na Playstation. The Medium foi assim, Yakuza: Like A Dragon no PS5 etc.

O contrário não vem sendo muito válido.
Nesse caso acho que se a MS já garantir o port no gamepass por uma boa grana, o estúdio faz. Se for só contar com as vendas no xbox, eles preferem deixar pra lá.
 

Nerd Guapo

Guerreiro
Maio 3, 2018
1,794
2,636
Brasil
Isso depende pra quem é o porte, né.

Geralmente exclusividade temporária no Xbox, deu 3 meses certinho e o jogo já tá com launch na Playstation. The Medium foi assim, Yakuza: Like A Dragon no PS5 etc.

O contrário não vem sendo muito válido.
OPINIÃO IMPOPULAR

As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de consoles.

Isso é constatado no modelo de negócio deles, hoje Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.

OBS: Ênfase em consoles, porque na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
 
Última edição:

PerijonesBR

Guerreiro
Abril 1, 2017
361
379
Rio de Janeiro
OPINIÃO IMPOPULAR

As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de consoles.

Isso é constado no modelo de negócio deles, hoje Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.

OBS: Ênfase em consoles, por que na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
É isso mesmo. Microsoft não acredita mais em competir pela venda do hardware, o que explica o pouco apetite por exclusivos temporários de outras plataformas. Se ela está certa ou não, só o tempo irá dizer.
 
  • Curtir
Reações: Nerd Guapo

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Ah, eu acho que a MS tá no caminho certo pra ela sim.
Tem público fiel, é uma empresa que pode investir em compra de estúdios pra enriquecer o game pass. Sabe que ela consegue um lucro maior nas assinaturas, inclusive disponibilizando esses de várias formas e plataformas.
Se encontraram na indústria, só não da forma tradicional como estávamos acostumados.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Shivan

Desde o Oddysey
Moderador
Novembro 21, 2006
8,211
13,483
Belo Horizonte
OPINIÃO IMPOPULAR

As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de consoles.

Isso é constatado no modelo de negócio deles, hoje Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.

OBS: Ênfase em consoles, porque na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
Só discordo na parte dos exclusivos. Acabou de gastar uma fortuna pra ter exclusivos com a compra da Zenimax e outros estúdios.
 
  • Curtir
Reações: Creis92

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,519
Rio Grande do Sul
OPINIÃO IMPOPULAR

As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de consoles.

Isso é constatado no modelo de negócio deles, hoje Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.

OBS: Ênfase em consoles, porque na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
Nessa eu tô com o @Shivan, não enxergo uma relação direta entre exclusividades serem mais fortes no PS porque a Microsoft não está mais tão focada em vender consoles. No fundo, jogos exclusivos representam mais conteúdo para os seus consumidores, independente do meio por onde eles irão consumir esse conteúdo. O que o Xbox está fazendo é caminhar para diminuir a dependência dos consoles, diversificar a fonte de receita em diversos meios (vendas nos consoles e PCs, assinaturas em consoles, PCs, mobile, futuramente TVs, vai saber até em outras plataformas que hoje são concorrentes), mas o console ainda é o pilar fundamental do negócio, é dali que sai a maior parte da receita, do lucro, da imagem de marca, da identificação dos consumidores, do engajamento.

A mudança de foco da Microsoft com relação a exclusivos não é de hoje e sim resultado de uma conta que não estava mais compensando. Exclusividades temporárias custam muito dinheiro e nem sempre trazem os benefícios pretendidos, é algo parecido com o financiamento de jogos exclusivos sem ter posse sobre a IP. Tem aquele papo que a exclusividade temporária de Rise of the Tomb Raider teria custado $100 milhões para a Microsoft, 100 milhões de dólares para um único jogo que nem é da Microsoft. Pra ter uma noção dos custos, com $35 milhões a Remedy fez Control e com $47 milhões a Guerrilla fez Horizon Zero Dawn, duas IPs que pertencem aos estúdios e podem gerar novos frutos no futuro. É por isso que a Microsoft praticamente quadruplicou a estrutura da Xbox Game Studios nos últimos três anos: pra ter braço pra criar coisas novas e ter propriedade sobre essas coisas novas, para não depender mais de tantas parcerias externas que envolvem contratos, licenças, burocracia e que, às vezes, resulta até em jogos muito bons mas que beneficiam mais o próprio estúdio do que a Microsoft.

E tem também a questão do market share. A gente não sabe quais foram os termos da exclusividade de Final Fantasy VII Remake, por exemplo, mas tenho certeza absoluta que se a Microsoft tentasse a mesma coisa e o jogo fosse exclusivo de Xbox, o custo seria muito maior, já que o público potencial que a Square perderia com esse movimento seria maior também.
 
Última edição:

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
OPINIÃO IMPOPULAR

As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de consoles.

Isso é constado no modelo de negócio deles, hoje Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.

OBS: Ênfase em consoles, porque na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
Não acho que ter mais jogos no seu ecossistema tenha a ver com vender consoles. Tem a ver com vender consoles, mas tem a ver, também, com software, taxa de captura do público e até o próprio Game Pass.

Tipo, meu comentário talvez tenha sido mal interpretado. Não digo da quantidade de exclusivos temporários da PS vs Xbox, mas sim o fato de que exclusivos temporários vêm mais motivo para serem lançados no Playstation ao fim do contrato do que na Xbox.

Talvez seja a Microsoft que não corra atrás desses jogos, enquanto a Playstation corre?
Talvez seja um corolário da cultura "it's all Game Pass", onde jogos cuja dev não tem interesse de colocar no Game Pass recebem incentivo zero?
Pode ser simplesmente o fato de uma base menor, agora ainda menos propensa a comprar os games?

Acho que dá pra levar tudo em consideração.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,221
14,440
Pernambuco
OPINIÃO IMPOPULAR

As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de consoles.

Isso é constatado no modelo de negócio deles, hoje Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.

OBS: Ênfase em consoles, porque na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
É como falaram acima: todo o discurso da Microsoft vai contra isso que ela não se importa com exclusividade. Ela vive reafirmando que "as compras não acabaram", os insiders mais confiáveis vivem falando de negociações com vários estúdios grandes, médios e pequenos e até publishers, como a Bethesda. Tem a estratégia de lançar um jogo a cada 3 meses, que demanda mais times internos do que os que ela tem atualmente. E por aí vai.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,549
4,420
Farroupilha
Nada mais que um grupo do Whatsapp ou Telegram , que o pessoal usa para combinar as vagas da compra de um jogo ( Xbox/PS).

Xbox : Primário / Secundário

PS : Primário PS4 / Primário PS5 / Secundário PS4 ou 5
Nada mais que um grupo do Whatsapp ou Telegram , que o pessoal usa para combinar as vagas da compra de um jogo ( Xbox/PS).

Xbox : Primário / Secundário

PS : Primário PS4 / Primário PS5 / Secundário PS4 ou 5
Posso participar do grupo?
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)