OPINIÃO IMPOPULAR
As exclusividades são bem mais fortes no PlayStation porque MS jogou a toalha da guerra de consoles faz tempo, não faz questão de exclusivos e não dá a mesma relevância que a Sony na venda de
consoles.
Isso é constatado no modelo de negócio deles, hoje
Xbox é muito mais um ecossistema que hardware. O
Game Pass Ultimate é evidência disso. Não duvido que com o avanço do Xcloud, enxuguem ainda mais a linha de produção de
consoles. A MS já explicitou que não enxerga a Sony como concorrente, sim Google e Amazon.
OBS: Ênfase em
consoles, porque na indústria de videogames como um todo estão mais fortes que nunca.
Nessa eu tô com o
@Shivan, não enxergo uma relação direta entre exclusividades serem mais fortes no PS porque a Microsoft não está mais tão focada em vender consoles. No fundo, jogos exclusivos representam mais conteúdo para os seus consumidores, independente do meio por onde eles irão consumir esse conteúdo. O que o
Xbox está fazendo é caminhar para diminuir a dependência dos consoles, diversificar a fonte de receita em diversos meios (vendas nos consoles e PCs, assinaturas em consoles, PCs, mobile, futuramente TVs, vai saber até em outras plataformas que hoje são concorrentes), mas o console ainda é o pilar fundamental do negócio, é dali que sai a maior parte da receita, do lucro, da imagem de marca, da identificação dos consumidores, do engajamento.
A mudança de foco da Microsoft com relação a exclusivos não é de hoje e sim resultado de uma conta que não estava mais compensando. Exclusividades temporárias custam muito dinheiro e nem sempre trazem os benefícios pretendidos, é algo parecido com o financiamento de jogos exclusivos sem ter posse sobre a IP. Tem aquele papo que a exclusividade temporária de Rise of the Tomb Raider teria custado $100 milhões para a Microsoft, 100 milhões de dólares para um único jogo que nem é da Microsoft. Pra ter uma noção dos custos, com $35 milhões a Remedy fez Control e com $47 milhões a Guerrilla fez Horizon Zero Dawn, duas IPs que pertencem aos estúdios e podem gerar novos frutos no futuro. É por isso que a Microsoft praticamente quadruplicou a estrutura da
Xbox Game Studios nos últimos três anos: pra ter braço pra criar coisas novas e ter propriedade sobre essas coisas novas, para não depender mais de tantas parcerias externas que envolvem contratos, licenças, burocracia e que, às vezes, resulta até em jogos muito bons mas que beneficiam mais o próprio estúdio do que a Microsoft.
E tem também a questão do
market share. A gente não sabe quais foram os termos da exclusividade de Final Fantasy VII Remake, por exemplo, mas tenho certeza absoluta que se a Microsoft tentasse a mesma coisa e o jogo fosse exclusivo de
Xbox, o custo seria muito maior, já que o público potencial que a Square perderia com esse movimento seria maior também.