Terminei
Soma ontem.
É um jogo relativamente antigo, lançado em 2015 (2017 no
Xbox) pela Frictional Games, conhecida pelas séries Penumbra e Amnesia, e que foi adicionado ao
Game Pass em outubro do ano passado. Justamente por isso, nunca tinha dado muita bola pra ele, já que não sou muito chegado em jogos que tenham uma temática de terror e tensão. Depois de escutar um podcast que falava sobre ele (só o começo, pulei boa parte pra não pegar spoiler, a descrição inicial já me pegou) e até um vídeo sobre
elevadores nos videogames (que postei em um resumo até), decidi que iria dar uma chance pra ele. Dois locais diferentes falando sobre ele só poderia ser um sinal. E o sinal deu bom.
Uma breve descrição: Soma é um misto de survival horror com um pouco de walking simulator e immersive sim no meio, aspectos estes que contribuem bastante para a imersão do jogador. A maior parte do jogo se passa dentro de uma estação submersa chamada Pathos II, com alguns momentos bem tensos no fundo do oceano também. Como falei, não sou muito apegado a jogos de dar susto, e o trabalho feito aqui para criar tensão nos ambientes, mesmo que muitas vezes não tenha nada, é bem bom. Já tinha comentado um tempo atrás como Outer Wilds é um jogo que conseguia nos fazer temer o espaço, o desconhecido que está lá fora, e Soma consegue fazer algo parecido por despertar a mesma sensação pra algo bem mais próximo de nós, as profundezas do oceano, um local que conhecemos pouco e que pode ser bastante intimidador também.
Mas o grande destaque vai para a história, que consegue levantar discussões morais bastante profundas, trazendo uma nova visão para o que é terror. São os monstros que conseguimos enxergar na nossa frente? É a nossa imaginação que nos prega peças e nos assusta mesmo quando não existe motivo para isso? Ou são as questões mais básicas da nossa existência que, por medo ou conveniência, preferimos evitar ao máximo de fazer? O que nos torna humanos? São poucos jogos que conseguem fazer isso de forma tão bem conduzida.
Além disso, é um jogo relativamente curto, terminei com um pouco mais de 8h, e também é fácil de fazer 1000G, são apenas 10 conquistas, 9 delas ligadas à história e 1 mais pro final que até dá pra perder mas é bem difícil.
Enfim, jogão.