Loja do Xbox 360 será fechada em julho/24 - jogos/DLCs seguirão funcionando normalmente

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,574
75,542
Rio Grande do Sul
Xbox-360-Logo_JPG-53470e558f00fd0aded4.jpg

Em novembro, o Xbox 360 completará 18 anos, e a Microsoft informou que está se preparando para fechar a loja do querido console - que foi o primeiro Xbox de muita gente.

A partir de 29 de julho de 2024, não será mais possível comprar jogos, DLCs e outros conteúdos de entretenimento da loja do Xbox 360 no console e no marketplace do Xbox 360. O aplicativo de filmes e TV do console também deixará de funcionar no mesmo dia no Xbox (não vai mais nem poder assistir o que o jogador possuir) - mas o conteúdo comprado seguirá disponível no PC e Xbox One e Series normalmente.

Importante: isso não vai impedir que os jogos e DLCs sigam funcionando, incluindo o multiplayer em títulos que ofereçam suporte e tenham seus servidores abertos, é apenas o fechamento da possibilidade de comprar novos conteúdos na loja do 360 mesmo. Os jogos seguirão jogáveis no Xbox 360 e, para aqueles que são retrocompatíveis, no Series X|S e One também.

Uma coisa que isso impacta é que, a partir desse dia, só será possível comprar jogos de Xbox 360 que são retrocompatíveis e funcionam no Series X|S e One, o equivalente mais ou menos 1/3 da biblioteca do console. Os outros 2/3 ficarão restritos ao Xbox 360 de quem já tenha comprado suas versões digitais (se ainda estiverem disponíveis, porque muita coisa já foi removida da loja também por questões de licenciamento) ou possua suas cópias físicas. A Microsoft confirmou que seguirá promovendo descontos em jogos retrocompatíveis caso as publishers queiram colocá-los em promoção.


Algumas perguntas e respostas do artigo no Xbox Wire:
Ainda vou poder jogar meus jogos de Xbox 360 depois de julho de 2024?
Sim, você ainda vai poder jogar games que você comprou no Xbox 360. Se você adquiriu o jogo digitalmente ou tem um disco físico, você ainda pode jogar. Se você deletou um jogo que já tinha comprado, mas quer jogar de novo, você ainda vai poder fazer o download novamente.

E quanto a jogos multiplayer por meio da rede Xbox? Ainda posso jogar com meus amigos?
Sim. Mesmo após julho de 2024, você ainda vai poder jogar e se conectar com amigos pelo multiplayer nos jogos que adquiriu, contanto que a produtora do jogo ainda dê suporte aos servidores online. Você ainda poderá salvar seus jogos e progresso na nuvem, e se optar por continuar com algum desses jogos disponíveis no Xbox One e Xbox Series X|S, esses jogos salvos na nuvem serão transferidos.

Ainda posso comprar e jogar títulos de Xbox 360 retrocompatíveis?
Não haverá nenhuma mudança para comprar ou jogar títulos do Xbox 360 retrocompatíveis. Após 29 de julho de 2024, você ainda vai poder comprar centenas de grandes games e DLCs retrocompatíveis de Xbox 360 e do Xbox original no Xbox One, Xbox Series X|S e Xbox.com. Acreditamos na celebração da rica história dos jogos e trabalhamos arduamente para preservar o maior número possível de jogos por meio do nosso programa de retrocompatibilidade.

Para aqueles que queiram continuar a jogar games de Xbox 360 no Xbox Series X|S, trabalhamos para melhorar esses títulos para que eles se apresentem e tenham o melhor desempenho como nunca antes, enquanto permanecem com mesma essência da versão original. Você pode jogar esses títulos de Xbox 360 com boost de taxa de quadros, Auto HDR e tempos de carregamento mais rápidos.

Posso continuar a fazer streaming e download de conteúdos da Microsoft Filmes e TV e que eu comprei no Xbox 360?
O aplicativo Microsoft Filmes e TV ainda está disponível em dispositivos que rodam Windows 10 em diante, Xbox One e Xbox Series X|S. Qualquer conteúdo que você adquiriu da loja do Xbox 360 vai permanecer em sua biblioteca e ficará disponível para assistir nesses dispositivos. Além disso, todos os conteúdos adquiridos no Filmes e TV com função Movies Anywhere podem ser transmitidos e feito o download no aplicativo Movies Anywhere ou no site.

 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Até que foi longe.
Já tem anos que só comprava conteúdo retrocompatível, mesmo tendo ainda um X360.
Recentemente comprei uma coletânea da Capcom com jogos Darkstalkers pra suprir o meu jogo de 360 que não é retrocompatível. A nova coletânea é muito mais completa, o meu do 360 é tipo 20% do conteúdo.
Torcendo pra que a compatibilidade dos jogos de Xbox One tenha vida longa nas gerações seguintes. Foi a primeira geração em que a MS resolveu se comprometer com isso de fato; no meio da geração o Spencer já indicava que a ideia era, dali pra frente, manter uma compatibilidade semelhante ao PC pra não ter o trabalho que foi a retro do 360.
O primeiro teste/mudança de geração isso foi aprovado, vamos ver daqui uns anos se a ideia vai se manter. Eu acredito que sim devido à arquitetura utilizada.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Interessante é que muitas reclamações são bem intensas, porém eu gostaria de uma resposta honesta dos reclamantes para a seguinte pergunta: quantas vezes você usou o 360 para comprar conteúdos não-retrocompatívies nos últimos 2 anos?
Não haverá novos lançamentos lá, como não há já há anos. A loja está estática.
Continuará como está POR UM ANO praticamente. Acho que é um tempo de aviso generoso.

A Sony ameaçou fechar a do PS3 e voltou atrás. Mas não deve manter assim indefinidamente também.
 
Última edição:

andersonflira

Guerreiro
Março 14, 2018
459
572
São Paulo
Se algo interessar é bom correr
Os jogos que eu gostaria ja nem estão disponiveis mais, Forza 4, não da pra comprar o F1 Racer tambem não. quero pegar um 360 e fazer uma mini biblioteca com jogos fisicos não disponiveis na retro. Forza 4 e mortal Kombat serão os primeiros.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
O futuro é a emulação do PC mesmo, mas até na Steam eu consigo comprar um game de 2005 e 2023 e rodá-lo na mesma plataforma.

Console parece que não consegue segurar o abandonware em razão das cláusulas da época.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
É triste mas não tem jeito , faz parte da evolução. Mas pra quem quer manter uma jogoteca " eterna " , tem ae os consoles desbloqueados , inclusive com Reset Glitch que podem rodar jogos do HD interno e externo
 
  • Curtir
Reações: Samuel DW

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,120
3,845
a
Seria interessante fazer duas boas promoções, uma em Dezembro e outra em Junho e ai mantendo o suporte dos jogos já está de bom tamanho, é a evolução das coisas.
 

SonicSM

Casual
PXB Gold
Agosto 4, 2009
723
633
Conceição dos Ouros - MG
Tenho 2 360, e um deles com o kinect. Mas os controles originais pararam de funcionar, e pra comprar só achei com fio de umas marcas bem duvidosas. Infelizmente eles estão parados. Mas foi a geração que mais joguei, devido a disponibilidade de tempo e os meus filhos ainda eram pequenos. Hoje estão casados e têm seus próprios consoles. Agora quase não tenho tempo disponivel. O meu negócio me consome muito tempo, e o pouco tempo livre , estou exausto, afinal com 51 anos a disposição não é a mesma. Mas vai deixar saudades, morando junto do master system e mega drive, que foram os primeiros consoles que comprei.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
19,033
Manaus
Isso terá mais impacto com os gamers retro que resolverem comprar algum jogo direto pelo x360. Mas se considerarmos que a massa de jogadores já estão no Xbox One / Series, a biblioteca da retrocompatibilidade ainda estará disponível, que embora seja 1/3 do total, ainda é respeitável.
 
  • Curtir
Reações: gamcai

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Isso terá mais impacto com os gamers retro que resolverem comprar algum jogo direto pelo x360. Mas se considerarmos que a massa de jogadores já estão no Xbox One / Series, a biblioteca da retrocompatibilidade ainda estará disponível, que embora seja 1/3 do total, ainda é respeitável.
E se o cara é muito retro mesmo, ele deve ter fixação por mídia física. E essas não vão deixar de funcionar, apenas o acesso a compra de conteúdos pela loja digital.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF e tric-one

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,120
3,845
a
E se o cara é muito retro mesmo, ele deve ter fixação por mídia física. E essas não vão deixar de funcionar, apenas o acesso a compra de conteúdos pela loja digital.
Com certeza, a maioria da galera retro mesmo ainda está na aquisição das midias fisicas e fez algum barulho quando os novos titulos não estão vindo nesse molde (e em breve será cada vez mais natural essa transição).
 

Maxximoff

Guerreiro
Dezembro 14, 2014
469
595
Campina Grande
Agora é que o desbloqueio RGH vai ficar "interessante". Pq tem muito jogo do 360 que não é retrô compatível, e difícil de achar a mídia física, quando acha é absurdamente caro, sem a mídia digital, vai ser uma boa opção apesar de não ser legal.
 

tric-one

Guerreiro
Maio 1, 2018
1,647
1,707
Brasil
Eu nem tenho um Xbox 360 e fiquei triste pela notícia. Recentemente voltei a jogar no meu PS3 e me bateu uma saudade de quando eu chegava da faculdade e pensava "vou jogar só um pouquinho de Mortal Kombat antes de dormir". Nisso eu ia até as 3 da manhã... Sei lá, ver um videogame ir perdendo o suporte é como um amigo que avisa que vai embora da cidade. Um dia ele põe a casa a venda. No outro ele dá uma festa e depois se vai. :(
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
962
2,021
Jundiaí
Com o fechamento da loja perderemos para sempre esse grande clássico aqui ?

Esse é TOP
Zerei ele esse ano na pior versão possível (PS3, rodando direto do bluray com loadings infinitos) e recomendo todo mundo a jogar. Todo mundo tem que passar por essa experiência antes de morrer.
 
  • Curtir
Reações: tric-one

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)