Mark Cerny: "Knack vai ser a segunda compra do jogador hardcore."

GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
1,294
543
Durante uma visita ao estúdio da Sony no Japão, Colin Moriarty, editor da IGN, teve a oportunidade de entrevistar Mark Cerny sobre Knack, onde disse ser um título secundário, ou uma "segunda compra":

"Crash Bandicoot foi a IP mais vendida pelo Playstationn 1, mas o mundo mudou. Acho que parte do motivo de nós criarmos "jogos de mascotes" naquela época era por ser o que o hardware podia suportar. Nós fazíamos jogos com personagens de cabeça grande porquê tínhamos pixels do tamanho do seu punho."

Mas tudo isso mudou quando os hardwares permitiram que os designers criassem jogos mais fotorealísticos. Com isso, Cerny e seus contemporâneos perceberam que a audiência preferia esses jogos aos títulos de mascote que ele ajudou a criar no passado, como Spyro the Dragon e Ratchet & Clank.

"Além disso, nossa audiência também envelheceu", continuou Cerny. "Nossa audiência era sumariamente de adolescentes naquele tempo, no tempo de Sonic the Hedgehog... então é bem claro que o núcleo dos jogadores se distanciou dos jogos de personagem."

Então, onde Knack se encaixa no ecossistema do Playstation 4? E por que criar um jogo de um gênero que está perdendo popularidade? Bom, em primeiro lugar, Cerny gosta de fazer jogos de plataforma. Ele tem raízes no gênero se voltarmos a Kid Chameleon e Sonic the Hedgehog no Megadrive. Mas ele também acredita que esse gênero é um caminho para atrair novos jogadores aos consoles. Knack, de alguma maneira, é uma forma de convencer as pessoas a entrar em um mundo que elas não sabiam conheciam, ou não tinham interesse.

"Eu sabia que haveriam vários jogos core no lançamento", admite Cerny, "mas eu não via títulos mais simples. Então com um jogador hardcore, certamente você comprará o Playstation 4 e Killzone, Watch Dogs ou Destiny. Mas e o resto da família? Esse foi o principal pensamento por trás de Knack"

Matéria original: http://www.ign.com/articles/2013/09/...-playstation-4

Entrevista interessante, tanto pelo criador do jogo colocar seu título como "secundário", quanto pela visão sobre o atual mercado.
 
  • Curtir
Reações: Elano

Matusko

Jogador
Setembro 13, 2007
2,511
1,023
Cara ele usa o termo -second purchase-
No sentido de ser a 'segunda compra' da pessoa que compra um PS4, caso seja um jogador hardcore!

Ele apenas ta dizendo que sabe que o jogador hardcore nao vai comprar um PS4 por causa desse jogo, mas ve meritos no que ele esta propondo, que é uma volta a raizes (ele cita os jogos que serviram de insparacao) e uma 'porta de entrada' para o jogador casual nessa nova geração.

O titulo correto do topico, se for levar no sentido do que o Mark Cern falou, seria:

"Knack vai ser a segunda compra do jogador hardcore."

Depois ele traça um paralelo com a epoca do PS1 (fez isso pq ele ajudou a desenvolver esse console, entao fala com conhecimento de causa), onde o publico medio/alvo era com uma faixa etaria bem mais baixa que a atual e o apelo aos 'mascotes' era mto mais forte ate pela dificuldade de se criar algo mais profundo ou denso, em termos graficos/fisica.

Em nenhum momento ele rebaixa o titulo ou usa um termo como vc citou!

So dizendo....
 

Elano

Jogador
Março 18, 2006
1,049
97
Bem realista da parte dele (e humilde, posso acrescentar). Não há dúvidas de que Knack é um título secundário, e seria estupidez ficar tentando supervalorizar o título, como muitos produtores fazem com seus próprios jogos.

Mesmo sendo secundário, é o único jogo que pretendo comprar no lançamento do PS4 juntamente com BF4, e será o motivo de comprar o segundo controle. Tenho jogado muito em coop com minha filha, e esse título parece ser excelente pra isso.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Sou suspeito pra falar já que "Amo" jogos estilo plataforma, mascotes e tudo mais (qdo o jogo presta é claro!) senti muita falta de jogos assim no Xbox 360, mas penso o seguinte: Ele tem razão ao falar de como as coisas mudaram e funcionam hoje em dia e por isso faz sentido ele ver o jogo dele ocupando um segundo momento de compra, mas como tudo ou quase tudo na vida, nada se perde apenas se "dá um tempo" e um dia tudo volta e volta com tudo. O que quero dizer com isso é que, hoje nossa maior opção entre um jogo e outro tem como foco principal algum tipo de guerra e muitas armas e no geral somente mortes e mais mortes, sangue e mais sangue e tudo cada vez mais real. OK! Eu curto jogar jogos assim, mas nem tanto pra ficar só nisso, eu quero outros tipos de jogos também.

A Sony já se mostrou ser mais aberta no sentido de oferecer uma grande variedade de jogos, eu acho que está na hora de resgatar os mascotes, acreditar neles e de criar outros a exemplo do knack. Imagine por um momento você crir um personagem (mascote) carismatico com um mundo rico e vivo, colorido e muita coisa pra explorar com chefões etc, e tudo isso com uma jogabilidade dos dias de hoje, pega as habilidades do "Prince of Percia" como exemplo e atribui ao novo mascote, agora imagina ele fazendo uso dessas habilidades e com alguns poderes atiracolo, junta isso mais a experiencia que as produtoras hoje em dia tem e quando querem usar já provaram que conseguem fazer jogos magnificos, pois bem, o resultado são os jogos com mascotes voltando com força total pra quebrar a rotina do mata mata.

Mario, Donkey Kong, Zelda mandam abraço pra todos que pensam que mascotes estão fora de moda, a única coisa de errado na Nintendo é a mentalidade da própria Nintendo na hora de construir um console, fora isso, ela é 10.

Vai Sony, acredita e invista em jogos assim, mas por favor, crie um jogo que preste, veja como a Nintendo faz (copião tanta coisa mesmo ;) ) e usa o poder do PS4 pra resgatar os mascotes com mundo fantásticos.

Fico na torcida para o Knack ser o primeiro de muitos! ;)
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Eu adorava jogos de plataforma, mas nao sei se hoje consigo joga-los por muito tempo.
PElo fato dessa geração ter pouquissimos assim, acredito que perdi o interesse, mas sempre é bem vindo.....
O foda é que geralmente esses jogos na metade vc já cansou, pq nao passa de ser sempre a mesma coisa....Na verdade é a falta de criatividade que anda matando estilos que nos gostavamos!

O que eu mais gostava nesses jogos era que acada chefão tinha um modo de ser morto e descobrir o modo era o legal....Infelizmente os jogos estão cada vez mais faceis pra todo mundo jogar
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
É esse tipo de postura sincera e humilde que precisamos ver mais nessa indústria. Estou cansado de ler "nosso jogo tem os melhores gráficos já feitos ...ou que o console x poderia suportar", ou pior ainda "nosso jogo vai durar a geração inteira...venderá bilhões".

Nada melhor que um produtor que conhece o público que ele deseja atingir.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
É um título necessário, ainda mais para o Playstation que foca muito no hardcore.

Não concordo com a opinião de alguns colegas que dizem que no Xbox não tem muito este tipo de jogo. Banjo&Cia estão ai. Na verdade, se contarmos com os jogos para Kinect, o Xbox tem muito mais ofertas a là Knack que o Playstation. Mas obviamente estes títulos não chamam a atenção e não passam no radar da maioria. O próprio Knack passaria desapercebido se não fosse um título de lançamento.
 

creator

Jogador
Janeiro 7, 2007
3,345
975
Concordo totalmente com ele. Eu mesmo serei um dos que o comprarei como uma segunda opção, caso compre o PS4. Gostei demais do que vi até agora.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Até faço piada com o jogo, mas gosto de jogos desse estilo, e certamente eu gostaria de comprar Knack se tiver grana quando eu pegar um PS4!
 

GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
1,294
543
Depois de jogar o primeiro Crash que começou com aquela coisa horrível de Titans, e o Spyro: A Hero's Tail no PS2, eu meio que desanimei com jogos plataformas, só tendo jogado os jogos do Sonic depois(dando parafuso na mente de muita gente dizendo isso). Mas concordo com o Master JNO, ainda tem muito espaço para BONS jogos do gênero, e com Knack sendo feito por quem criou o Crash, bom, já tem MUITO crédito. rs
 
C

Convidado

Visitante
Já que é um jogo de "segunda linha" eles poderiam deixar de graça na PSN+ ou vender por um preço menor.

Honestidade é ok, mas infelizmente isso deixa os compradores do PS4 só com Killzone como exclusivo AAA 100% hardcore por alguns meses.
 

Luiz Trindade

Jogador
Junho 9, 2008
817
226
Só eu achei esse jogo supervalorizado? Ele não será nem minha terceira, nem quarta compra. Aliás...ele nem será comprado por mim. Vou de PS4 no começo da geração mas nem um pouco por causa desse título.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)