Estou vendo uma discussão meio sem razão entre qual é melhor, MGS V ou The Witcher, por razão X e Y, e com duas propostas tão diferentes (RPG em um mundo fictício e Stealth intercalando lugares e fatos reais), é quase impossível alguém CRAVAR alguma coisa e ter razão. A maioria dos argumentos não vão bater, é quase como dizer o que é melhor, Forza ou FIFA.
Quando eu mencionei The Witcher, foi só em relação aos Bugs e otimização mesmo. Por mais que eu admire o trabalho da CDProjekt e entenda a menor equipe dela, temos que concordar que este é o único ponto que The Witcher pisa e muito na bola e Metal Gear se manteve muito bem em todas as plataformas com leveza. Não adianta atualização semanal, que os bugs são muitos, a otimização é problemática, a taxa de quadros não é das mais estáveis e aquele cavalo é uma anta. Fora isso, o jogo é fantástico. Mas é justo dizer que o mundo de The Witcher é mais vasto em termos de NPC's e diálogos e quests.
Antes de dizer que o mundo do Metal Gear é sem vida perto do The Witcher, vão estudar a geografia e vida animal daquele deserto daquele país na época do jogo. Cabras, carneiros e etc, é o que mais se encontra neste tipo de região seca e árida, quanto as vilas, estudem, ou mesmo ouçam as fitas de MGS para entender o conflito que houve no Afeganistão esta época, e quanta população havia residindo na zona de guerra. Nos próprios diálogos do jogo, dizem que muitos animais domésticos voltaram a vida selvagem depois da fuga dos fazendeiros e etc. Não dava pra viver ali. Não chegavam suprimentos e as fazendas eram saqueadas e transformadas em pontos avançados de soldados. Fazendeiros saqueados e famílias mortas ou violentadas.
Quanto a The Witcher, a CDprojekt construiu um mundo lindo e cheio de vida, aquela história e side quests tem sido fantásticas, mas como em Metal Gear ou mesmo GTA que são os melhores jogos de mundo aberto hoje junto com The Witcher, as missões acabam se repetindo da mesma forma. Não sejamos hipócritas. Você vai investigar uma vila, segue rastros e descobre que lá tem uma aparição e tem que matar. Você faz isso grande parte do jogo, e só muda o motivo, no fim das contas, nem os melhores jogos conseguem fugir de alguma repetição.
E lembrem-se a CDprojekt fez um trabalho formidável em dar vida ao mundo de The Witcher, mas o grosso dalí não foi criado por ela, e sim adaptado dos livros que são fantásticos. É mais difícil criar algo do zero como Metal Gear, Bloodborne e etc, do que usar universos ricos como Batman ou The Witcher.
O GOTY do do VGX tem tudo para cair na disputa dentre Metal Gear Solid V e The Witcher 3, e qualquer um do dois que ganhar, será merecido. Já para outros, o GOTY pode ser Metal Gear, The Witcher, Bloodborne, Fallout, Tomb Raider ou Godzilla. Follow your dreams! Be happy!