Tópico Oficial Microsoft anuncia a compra da Activision Blizzard ||| APROVADO ||| Game Pass só em 2024

Com o novo prazo de conclusão (18 de outubro), quando a aquisição será completada?


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Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,394
4,019
Brasilia DF
Ele está olhando de forma holística… você está pensando apenas nos números brutos sem
Levar em consideração as projeções, e o quão bem a Sony sabe se fazer delas. A Sony está começando a velejar por outros mercados ( até demorou), com finalidade de atrair novos usuários: filme, Uncharted, Homem Aranha que é um dia heróis mais conhecidos, série do GOW pela Amazon e agora, Wolverine. Então, naturalmente,pode resultar em um potencial enorme de novos usuarios. O resultado disso vai ser uma distância maior e essa mesma vai servir como alicerc, na hora de negociar contratos de exclusividade e conseguir cobrir a grana que poderia render com a Xbox. Já vimos isso na prática, com mídias físicas, que, grandes produtoras optavam por não lançar mídia física pro Xbox. algumas produtoras nipônicas também consideravam que não valeria a pena gastar recurso e tempo. A Sony tendo isso em mãos, conseguiria fazer uma franquia igual ao Fifa ou outra muito forte abrir mão do Xbox e isso, poderia levar as outras pelo mesmo caminho. Vale lembrar que ela tinha comprado a exclusividade de praticamente todos os jogos de relevância da Bethesda nesse começo de ciclo , até o Starfield, que estava negociando. Se o Xbox continuar no erro e perder relevância, a Sony consegue tirar ela do mapa, igual fez com as outras em 2000
mais um dado relevante… isso significa uma renovação.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Só tem uma coisa que pode cagar o futuro do Xbox , o XGP dar errado e parar de crescer e até perder assinantes.

Alguém enxerga isso acontecendo ?
Eu não , muito menos agora com seus desenvolvedores entrando nos eixos.

PS deve continuar líder por um bom tempo , principalmente no ramo de consoles , o Series além de já estar tendo uma campanha melhor que a do Xone , agora tem a XCloud para dar apoio , além do PC , tudo o que importa é o Xbox continuar lucrando cada vez mais. Um ou outro ajuste vai acontecer no meio do caminho , normal.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Está, o Xbox Series vem se saindo melhor que o Xbox One isso não é achismo, é um fato.
Bom, acho que varia muito da métrica utilizada. É difícil falar em termos de lucro/prejuízo da divisão pois essas coisas não são reveladas claramente. Falam de receita, usuários e tal, mas a rentabilidade e lucro ainda é um segredo. E os modelos de negócio são extremamente distintos entre XO e XS, difícil comparar. Eu paguei R$199 em Halo 5: Guardians em 2015, e hoje jogo de graça via Game Pass, com outro tipo de remuneração. Halo Infinite teve mais "jogadores simultâneos" que Guardians, mas é difícil saber qual teve maior "ROI".

O que dá pra dizer com clareza é que a Xbox Series teve um início forte nas vendas de console, uma métrica mais objetiva. Mas de 2022 pra cá, essa vantagem caiu bastante. Hoje essa diferença entre Series e One é bastante marginal, coisa de 5%.

 
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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
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a
Melhor é algo subjetivo, em momento algum tratei disso. Agora se você estiver falando de vendas e popularidade, pode esquecer. A Sony vai vender muito mais e vai aumentar ainda mais a diferença esse ano. É justamente por isso que a MS precisa da Activision, para tentar dar uma equilibrada nas coisas. Sony muito na frente não é bom pra ninguém, nem pra quem ter Xbox e nem pra quem tem Playstation.
Mas ela não está, fica tranquilo que se continuarmos a diferença será cada vez menor, rs
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,120
3,845
a
Bom, acho que varia muito da métrica utilizada. É difícil falar em termos de lucro/prejuízo da divisão pois essas coisas não são reveladas claramente. Falam de receita, usuários e tal, mas a rentabilidade e lucro ainda é um segredo. E os modelos de negócio são extremamente distintos entre XO e XS, difícil comparar. Eu paguei R$199 em Halo 5: Guardians em 2015, e hoje jogo de graça via Game Pass, com outro tipo de remuneração. Halo Infinite teve mais "jogadores simultâneos" que Guardians, mas é difícil saber qual teve maior "ROI".

O que dá pra dizer com clareza é que a Xbox Series teve um início forte nas vendas de console, uma métrica mais objetiva. Mas de 2022 pra cá, essa vantagem caiu bastante. Hoje essa diferença entre Series e One é bastante marginal, coisa de 5%.


A diferença é que o Series "indiretamente" enfrenta o Switch também, que é um COLOSSO em vendas. E mesmo assim está a frente. 2023 e 2024 só tem a melhorar.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
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2,021
Jundiaí
Bom, acho que varia muito da métrica utilizada. É difícil falar em termos de lucro/prejuízo da divisão pois essas coisas não são reveladas claramente. Falam de receita, usuários e tal, mas a rentabilidade e lucro ainda é um segredo. E os modelos de negócio são extremamente distintos entre XO e XS, difícil comparar. Eu paguei R$199 em Halo 5: Guardians em 2015, e hoje jogo de graça via Game Pass, com outro tipo de remuneração. Halo Infinite teve mais "jogadores simultâneos" que Guardians, mas é difícil saber qual teve maior "ROI".

O que dá pra dizer com clareza é que a Xbox Series teve um início forte nas vendas de console, uma métrica mais objetiva. Mas de 2022 pra cá, essa vantagem caiu bastante. Hoje essa diferença entre Series e One é bastante marginal, coisa de 5%.


O Q3 HORROROSO do ano fiscal de 2022 contribuiu bastante pra essa desaceleração do Series.

"XSX|S Vs. XOne Worldwide:
Gap change in latest month: 663,044 - XOne
Gap change over last 12 months: 780,331 - XSX|S
Total Lead: 1,128,237 - XSX|S
Xbox Series X|S Total Sales: 20,359,602
Xbox One Total Sales: 19,231,365"

Antes disso as coisas estavam bem, mas o Xbox One não foi nenhum sucesso em vendas, estar a par não é um bom sinal. O que os analistas estão achando preocupante é que o estoque está normalizando e o Series S ficou um descontaço por muito tempo, então a diminuição nas vendas seria só por falta de interesse mesmo.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
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São Paulo
Só tem uma coisa que pode cagar o futuro do Xbox , o XGP dar errado e parar de crescer e até perder assinantes.
É difícil perder assinantes, mas chegar em uma estagnação pode ser bastante complicado, porque tudo indica que a GP não é lucrativa hoje e seu Break-Even está ficando cada vez mais alongado. Logo, manter-se no mesmo lugar = prejuízo, ainda mais com essas expectativas astronômicas da divisão com o mobile:


Isso pode irritar investidores que analisam friamente os números de um determinado produto/serviço. Se não é lucrativo e não está cumprindo as metas, pode tornar-se alvo de mudanças, sejam elas boas (pisar acelerador com mais investimento) ou más (desistir do modelo de produto/serviço).

O fato é o seguinte: ano passado, foi divulgado por uma consultoria que a Game Pass não atingiu a meta estabelecida de crescimento. No ano fiscal anterior, também, apesar de ter sido em uma magnitude menor.


Esse ano - e aí os especialistas me corrijam - foi a primeira vez que a Microsoft não divulgou o crescimento da Game Pass em números. Só disse que "cresceu" e divulgou coisas como "horas jogadas" (lol). Eu duvido bastante que ela tenha chegado sequer perto da meta estimada que a Xbox/Microsoft tinha.

Enfim, resumindo, o que quero dizer é que a situação da Xbox não seria confortável se ela "parasse" de crescer. A Xbox One se manteve com uma userbase pequena de jogadores pagando $60 por game, já serviços como a Game Pass precisam de uma base de assinantes gigantesca para se viabilizar financeiramente. Então crescimento, expansão de marketshare etc é lei nesse momento. Não podem se dar ao luxo de enfrentar estagnação.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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5,124
Santa Catarina
Muitos não curtem aceitar que o Series possa estar quase tão 'ruim' quanto o One. Ninguém imaginava isso até metade do ano passado, mas de fato foi um ano HORRÍVEL para os consoles da MS que refletiu tudo agora final do ano e nem Series S por 199 + fifa deu conta de acompanhar seus rivais.

Quanto mais distante o PS5 ficar na frente mais poder de negociação a Sony vai ter e não tem dinheiro da MS que salva, pq isso não é uma brincadeira de queimar dinheiro.

Agora, eu sou extremamente positivo quanto ao futuro da GamePass, pq assim como o PlayStation é sinônimo de videogame, GamePass tá bem próximo de ser para assinaturas. Com a Activision em mãos e levando em consideração o meu gosto para consumo de jogos eu to é bem tranquilo com o Xbox, e prefiro ele ao PS5. Aliás, 2022 pra mim foi excelente como um assinante da GamePass.

Mas gente, não doi assumir que o PS novamente tá voando na frente do Xbox em números de consoles e jogos vendidos, e que infelizmente isso possa significar mais jogos thirds exclusivos pro lado azul, principalmente onde o Xbox não tem mercado.
 

KaykyEleuOreo

Guerreiro
Junho 10, 2019
837
893
Kreusberg
Muitos não curtem aceitar que o Series possa estar quase tão 'ruim' quanto o One. Ninguém imaginava isso até metade do ano passado, mas de fato foi um ano HORRÍVEL para os consoles da MS que refletiu tudo agora final do ano e nem Series S por 199 + fifa deu conta de acompanhar seus rivais.

Quanto mais distante o PS5 ficar na frente mais poder de negociação a Sony vai ter e não tem dinheiro da MS que salva, pq isso não é uma brincadeira de queimar dinheiro.

Agora, eu sou extremamente positivo quanto ao futuro da GamePass, pq assim como o PlayStation é sinônimo de videogame, GamePass tá bem próximo de ser para assinaturas. Com a Activision em mãos e levando em consideração o meu gosto para consumo de jogos eu to é bem tranquilo com o Xbox, e prefiro ele ao PS5. Aliás, 2022 pra mim foi excelente como um assinante da GamePass.

Mas gente, não doi assumir que o PS novamente tá voando na frente do Xbox em números de consoles e jogos vendidos, e que infelizmente isso possa significar mais jogos thirds exclusivos pro lado azul, principalmente onde o Xbox não tem mercado.
então voltamos para 2013?
agora seriao, não acho preocupante, 2022 final de ano teve gow ragnarok AAA blockbuster contra um AA legal mas não é atrativo pro casual, como o xbox iria tankar nesse fim de ano?, óbvio que acabou vendendo mais, agora 2023 será promissor (se tudo der certo claro) ai que recupera o folego nas vendas. essa coisa de third exclusivo tem um custo e uma hora sony n vai conseguir tankar os custos ainda mais com a dívida maior que seu valor de mercado.
 
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ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
uma hora sony n vai conseguir tankar os custos ainda mais com a dívida maior que seu valor de mercado.
A taxa dívida/valor da Sony atualmente tá em 0,52.

1675381982994.png

Com aproximadamente $80 bilhões em valor de mercado em setembro/22 (data desse gráfico), daria uns $43 bi. Não sei a quantas anda agora que já rodou mais um trimestre, a empresa assumiu bastante dívida no último ano pra investir em diferentes frentes.
 

KaykyEleuOreo

Guerreiro
Junho 10, 2019
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Kreusberg
A taxa dívida/valor da Sony atualmente tá em 0,52.

Ver anexo 9094

Com aproximadamente $80 bilhões em valor de mercado em setembro/22 (data desse gráfico), daria uns $43 bi. Não sei a quantas anda agora que já rodou mais um trimestre, a empresa assumiu bastante dívida no último ano pra investir em diferentes frentes.
interessante... mas n consigo entender que vender mais gera mais third exclusivo do que a sony ter cultura de pagar exclusividade.
 

sehloco

Guerreiro
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então voltamos para 2013?
agora seriao, não acho preocupante, 2022 final de ano teve gow ragnarok AAA blockbuster contra um AA legal mas não é atrativo pro casual, como o xbox iria tankar nesse fim de ano?, óbvio que acabou vendendo mais, agora 2023 será promissor (se tudo der certo claro) ai que recupera o folego nas vendas. essa coisa de third exclusivo tem um custo e uma hora sony n vai conseguir tankar os custos ainda mais com a dívida maior que seu valor de mercado.
2013 xbox era somente o console.
2020 tem o console + gamepass que inclui One/Series/PC/cloud, tem as vendas avulsas na Steam.
O console, hoje, está semelhante no quesito vendas em relação ao One, mas o ecossistema se encontra em uma situação muito mais confortável e madura.

Minha dúvida é, será que o gamepass já é maior que o console, popularmente falando? Será que a procura por gamepass está maior?
Esse ano será interessante. Com tanta coisa boa a lógica será um boom considerável nas vendas de console, ao ponto de voltar a ter a margem de 3-5 milhões comparado ao One. Se continuar encostado e muito atrás do PS5 porém com muita procura pela gamepass, isso será o suficiente para ternos uma noção melhor doq será prioridade para a MS.
 

ronabs

opa
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interessante... mas n consigo entender que vender mais gera mais third exclusivo do que a sony ter cultura de pagar exclusividade.
Não é que gera mais necessariamente, mas torna isso mais barato, dá mais poder de barganha para a produtora do console.

Digamos que Microsoft e Sony batam na porta da Capcom pra que Devil May Cry 6 seja exclusivo definitivo da sua plataforma da atual geração de consoles. A Sony divulgou recentemente que o PS5 alcançou 32M de unidades vendidas e estimativas colocam o Series X|S ali pelos 21M-23M. Quando cada uma delas fizer a proposta, a Capcom vai estipular uma estimativa de vender, sei lá, 3M de jogos pra valer a pena financeiramente pra ela, levando em consideração que:
  • Sendo exclusivo de PS5, serão 32M de consoles disponíveis pra vender 3M de cópias (9,37% da base instalada), abrindo mão de 23M de consoles potenciais;
  • Sendo exclusivo de Xbox, serão 23M de consoles disponíveis pra vender os mesmos 3M de cópias (13,04% da base instalada), abrindo mão de 32M de consoles potenciais.
Ou seja, para a Capcom, tornar o jogo exclusivo de Xbox nessas condições é mais arriscado, porque ela teria que ter um desempenho melhor do que no PS5 - afinal, o público potencial é menor. E esse risco tem um custo que a Microsoft teria que recompensar pagando algo extra. Já no caso da Sony, seria o contrário: como a base instalada é maior, um número menor de potenciais consumidores ficariam de fora e aí esse custo extra seria menor do que um eventual acordo com a Microsoft.

Sobre a Sony ter cultura de pagar por exclusividade, todas tem em maior ou menor escala. A diferença da Sony é que ela costuma ir atrás de grandes jogos com mais frequência (Final Fantasy, Silent Hill, Street Fighter, etc., pra ficarmos em exemplos mais recentes). Mas a Microsoft também faz esse tipo de acordo principalmente com jogos menores, não deve ser coincidência que um número grande de títulos que foram lançados no Xbox primeiro (Death's Door, Nobody Saves the World, Rogue Legacy 2, The Artful Escape, The Ascent, The Medium, Tunic, entre vários outros só nos últimos dois anos) cheguem só meses depois em outras plataformas. Muitos deles, inclusive, lançam já no Game Pass. Não dá pra acreditar que isso é de graça, sem nenhum dedinho da Microsoft lá para "bloquear" (usando um termo muito utilizado pra dizer como a prática da Sony fazer isso é ruim e prejudica os consumidores) esses jogos das outras plataformas por um período X de tempo, especialmente levando em conta o que falamos acima sobre o exemplo de DMC6: entre Xbox Series/One, PS5/PS4 e Switch, lançar exclusivamente para Xbox nos consoles é pegar um bolo, cortar em três pedaços e lançar para o menor, deixando os dois que são bem maiores de fora.
 
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Cheripe

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Sobre a Sony ter cultura de pagar por exclusividade, todas tem em maior ou menor escala. A diferença da Sony é que ela costuma ir atrás de grandes jogos com mais frequência (Final Fantasy, Silent Hill, Street Fighter, etc.). Mas a Microsoft também faz esse tipo de acordo com jogos menores, não deve ser coincidência que um número grande de títulos que foram lançados no Xbox primeiro (Death's Door, Nobody Saves the World, Rogue Legacy 2, The Artful Escape, The Ascent, The Medium, Tunic, entre vários outros só nos últimos dois anos) cheguem só meses depois em outras plataformas. Muitos deles, inclusive, lançam já no Game Pass
Inclusive PROVAVELMENTE com acordo de bloqueio temporário em outros serviços. E é justo, se você está com os direitos do marketing do jogo, não vai querer que a concorrente saia anunciando que logo logo o mesmo estará "de graça" na plataforma dela.
Surtaram quando o contrato de Re8 vazou e viram que a Sony faz isso, mas acredito que seja um dos pontos mais básicos ao adquirir direitos exclusivos de promover um título.
 
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Minha dúvida é, será que o gamepass já é maior que o console, popularmente falando? Será que a procura por gamepass está maior?
Se as estimativas colocam o Xbox Series X|S entre 21M-23M de consoles vendidos e o Game Pass tem 25M de assinantes (último número oficial divulgado), então, sim, o Game Pass é maior que o Xbox Series X|S.

Em um documento datado de novembro de 2022, enviado ao FTC como parte das suas argumentações, a Sony afirmou que esse número atualmente está em 29M de assinantes.



Sobre a procura, em outubro do ano pasasdo o Spencer falou que eles estão tendo um aumento grande de assinantes Game Pass no PC mas uma desaceleração no console, porque em algum momento, todo mundo que tem interesse de assinar o serviço já vai ter feito isso.

“We’re seeing incredible growth on PC ... On console, I’ve seen growth slow down, mainly because at some point you’ve reached everybody on console that wants to subscribe,” explains Spencer.
 

ronabs

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Inclusive PROVAVELMENTE com acordo de bloqueio temporário em outros serviços. E é justo, se você está com os direitos do marketing do jogo, não vai querer que a concorrente saia anunciando que logo logo o mesmo estará "de graça" na plataforma dela.
Surtaram quando o contrato de Re8 vazou e viram que a Sony faz isso, mas acredito que seja um dos pontos mais básicos ao adquirir direitos exclusivos de promover um título.
Já tem alguns anos que dizem que esse tipo de cláusula é padrão em acordos de marketing entre Microsoft/Sony e publishers. Ninguém quer botar uma grana pesada pra ajudar a promover o jogo (embalando a própria plataforma no processo) pra ver o mesmo jogo chegando a um serviço concorrente em uma janela de tempo em que a detentora do acordo ainda espera estar colhendo os frutos desse negócio.
 
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Se as estimativas colocam o Xbox Series X|S entre 21M-23M de consoles vendidos e o Game Pass tem 25M de assinantes (último número oficial divulgado), então, sim, o Game Pass é maior que o Xbox Series X|S.

Em um documento datado de novembro de 2022, enviado ao FTC como parte das suas argumentações, a Sony afirmou que esse número atualmente está em 29M de assinantes.



Sobre a procura, em outubro do ano pasasdo o Spencer falou que eles estão tendo um aumento grande de assinantes Game Pass no PC mas uma desaceleração no console, porque em algum momento, todo mundo que tem interesse de assinar o serviço já vai ter feito isso.

Pior que eu digo de forma popular mesmo. Vou dar uns exemplos
Ta muito comum encontrar vídeos do forza horizon 5 com mais de milhões de visualizações em videos aleatórios do tik tok e insta, nos comentários é comum vários perguntando qual jogo é, e nas respostas já está comum 'Forza, tem na gamepass' (isso em várias outras línguas tbm).
Raramente vejo alguém relacionar o jogo ao console.

Isso pra mim é interessante pq JAMAIS aconteceria do lado azul, alguém perguntando qual jogo e na resposta encontrar 'é demon's souls, tem na plus'.

Isso que estou falando de público fora da bolha, o consumidor em massa.


Para mim o termo GamePass já é maior, tem mais peso e procura entre as pessoas doq 'Xbox Series'. Logicamente o grosso dos assinantes estão no Xbox e continua sendo o principal pilar do ecossistema, mas não saberia te responder se oq vende é o Xbox e a GP é consequência ou se já é o contrário.

Edit: sabemos que a GP tem uma média de 25-30 milhões de assinantes ativos.
Mas isso não é bem uma métrica justa para comparar com consolea vendidos.
Nós não sabemos quantas pessoas experimentaram 1 mês de gamepass ou quantas pessoas já passaram pela gamepass, pq mesmo que não são ativos já é o suficiente para fazer o nome 'gamepasa' se espalhar muito mais rápido entre as pessoas.
 
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Pior que eu digo de forma popular mesmo. Vou dar uns exemplos
Ta muito comum encontrar vídeos do forza horizon 5 com mais de milhões de visualizações em videos aleatórios do tik tok e insta, nos comentários é comum vários perguntando qual jogo é, e nas respostas já está comum 'Forza, tem na gamepass' (isso em várias outras línguas tbm).
Raramente vejo alguém relacionar o jogo ao console.

Isso pra mim é interessante pq JAMAIS aconteceria do lado azul, alguém perguntando qual jogo e na resposta encontrar 'é demon's souls, tem na plus'.

Isso que estou falando de público fora da bolha, o consumidor em massa.


Para mim o termo GamePass já é maior, tem mais peso e procura entre as pessoas doq 'Xbox Series'. Logicamente o grosso dos assinantes estão no Xbox e continua sendo o principal pilar do ecossistema, mas não saberia te responder se oq vende é o Xbox e a GP é consequência ou se já é o contrário.
Entendi.

E sim, agora que tu explicou, vejo bastante gente falando em "tem no Game Pass" sem nem citar o Xbox no Twitter, quando alguém posta que está jogando alguma coisa e aparece outra pessoa pra perguntar que jogo é.

Um pouco pode se explicar porque, na nossa visão de quem consome muitos jogos, Xbox e Game Pass são praticamente a mesma coisa, é difícil imaginarmos alguém que compre um Xbox e não assine o serviço (apesar dessas pessoas existirem).
 
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Entendi.

E sim, agora que tu explicou, vejo bastante gente falando em "tem no Game Pass" sem nem citar o Xbox no Twitter, quando alguém posta que está jogando alguma coisa e aparece outra pessoa pra perguntar que jogo é.

Um pouco pode se explicar porque, na nossa visão de quem consome muitos jogos, Xbox e Game Pass são praticamente a mesma coisa, é difícil imaginarmos alguém que compre um Xbox e não assine o serviço (apesar dessas pessoas existirem).
Oq eu acho interessante dessa abordagem é saber que pessoas interessadas vão procurar esse tal de 'gamepass' e vão ver que roda no próprio celular da pessoa.

Problema que a MS não ajuda e não cria uma assinatura exclusiva para cloud.
 

ronabs

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A Microsoft pode enfrentar mais oposição regulatória no caso da Activision. Segundo o site Politico, que já vazou algumas coisas sobre a negociação antes, a Comissão Europeia que está analisando o caso (e já está fazendo uma investigação mais aprofundada, uma "fase 2" digamos assim) emitiu uma advertência formal antitruste contra a Microsoft, citando uma declaração de objeções que "expuseram as razões pelas quais o negócio pode ameaçar a concorrência legal no mercado de videogames".

 
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