Na real mesmo é que as ofertas de emprego na área de games cresceram mais do que o desenvolvimento de novos profissionais.
Olha só pra MS: liberou crescimento de TODOS os estúdios dela. Tem vaga aberta que não acaba mais. Só que não é só a MS.
Todas as grandes estão contratando. A produção de jogos nunca foi tão grande e está crescendo.
Olha o que as grandes chinesas tem investido, isso inclusive permite que estúdios menores nasçam, levando consigo veteranos da indústria como o diretor da série Yakuza.
Só que por ser uma indústria brutal com seus trabalhadores, hoje eles estão se aproveitando dessa situação para exigir melhores condições, ou não se sujeitar a determinadas condições que no passado era "só assim pra conseguir um bom emprego". Coisa comum o estúdio oferecer uma vaga, você mudar de estado, levar família, organizar o que vai fazer com as crianças e 4 meses depois tá na rua porque "deu ruim" com o financiamento do projeto. Direitos trabalhistas? Praticamente nenhum nessa hora, te vira.
Com a Covid, houve um avanço nas ferramentas de trabalho à distância. Com isso muitos lugares passaram a aceitar trabalho remoto em várias posições, assim como alguns trabalhadores passaram a SOMENTE aceitar trabalhos remotos pra não sofrer mais situações como a que eu descrevi acima. Só que essa rotina de trabalho híbrido é uma coisa que tem que ser aperfeiçoada em cada lugar. Há exceções como o estúdio de Ori, que todo mundo é trabalho remoto, os caras montaram um estúdio com pessoas de vários locais do mundo. Mas isso demanda planejar a estrutura pra isso funcionar bem. E tem gente que não se adapta, inclusive lideranças.
MS vai botar todo mundo a aprender a trabalhar com o Teams.