Mas mesmo assim isso não (deveria abrir) abre precedente nenhum. Starfield e Redfall são IPs novas, Starfield quando foi anunciado não tinha sido anunciado pra nenhuma plataform, era só um logo e o link do site da bethesda.
Não cria naquelas. Starfield não tinha plataformas anunciadas e Redfall nem tinha sido revelado, mas acredito que ninguém aqui pense que eles seriam exclusivos de
Xbox caso a Bethesda não tivesse sido comprada.
Sobre o assunto do dia, a preocupação levantada pelo CMA sobre a compra prejudicar atuais competidores não é lá tão forte, uma vez que da trinca
Xbox + PlayStation + Switch, a Microsoft está em último em venda de consoles e em segundo em receita e número de assinantes. Comprando a Activision (repito: comprando a Activision), a receita do
Xbox passará a ser praticamente equivalente à do PlayStation. Então, nesse ponto, o chão que sustenta o argumento é bem frágil, ainda mais pelas declarações da Microsoft de seguir oferecendo Call of Duty em plataformas concorrentes.
Mas a outra parte, de que isso pode impactar potenciais futuros players é bem considerável, especialmente no mercado crescente de streaming (que engloba, além de Microsoft, a Sony, Nintendo, Amazon Luna, Apple Arcade, Nvidia, Netflix, entre várias outras). Lembram quando a Microsoft começou a falar, há alguns anos, que os verdadeiros concorrentes para o futuro não são Sony ou Nintendo, e sim gigantes como Amazon, Google, Facebook, etc.? Ou seja: nessa hora, a empresa está morrendo pela boca, afinal, ela mesma já admitiu que se preocupa com futuros entrantes no mercado. Uma compra da Activision pode muito bem ser interpretada objetivando dificultar a entrada dessas novas empresas, uma vez que seus serviços ficariam sem esse conteúdo ou até com acesso, mas em termos bem menos favoráveis (disponibilizando depois de um tempo ou cobrando taxas abusivas).
Uma coisa que pode acontecer é essa compra passar mas com algumas concessões, especialmente envolvendo Call of Duty, que é a galinha dos ovos de ouro ali. Além de seguir oferecendo o jogo em plataformas concorrentes (o que a Microsoft parece disposta a fazer), é possível que a empresa tenha ainda que aceitar oferecer o jogo em serviços concorrentes - caso estes queiram contar com o conteúdo e ofereçam a devida compensação financeira para tal, não tornando Call of Duty uma exclusividade do
Game Pass em serviços.