Tópico Oficial Microsoft anuncia a compra da Activision Blizzard ||| APROVADO ||| Game Pass só em 2024

Com o novo prazo de conclusão (18 de outubro), quando a aquisição será completada?


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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
É pra bater o desespero ou ainda tá de boa a aquisição?
Falando sério, Tauguro, por enquanto está normal. O órgão regulador do Reino Unido, num primeiro momento parece ter comprado as preocupações da Sony. Mas ainda é cedo pra saber como vai resultar a análise deles.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
76,168
Rio Grande do Sul
Falando sério, Tauguro, por enquanto está normal. O órgão regulador do Reino Unido, num primeiro momento parece ter comprado as preocupações da Sony. Mas ainda é cedo pra saber como vai resultar a análise deles.
Ainda acredito que o maior perigo não para um bloqueio, mas para concessões, é a questão do mercado de streaming.

A parte da Sony é bem fácil de contra-argumentar, a Microsoft não vai virar líder de mercado da noite para o dia, os consumidores não vão sair correndo de um console para outro, a Sony tem total capacidade de investir em novos jogos/parcerias para tentar criar algo interessante nesse espaço (não no tamanho de Call of Duty, mas a expertise da Bungie agora permite voos mais altos nos jogos on-line). A gente tem vários exemplos de como posições de liderança/força no mercado de consoles acabaram resultando em menos opções para os jogadores (Nintendo na época dos anos 80-90 onde era basicamente "ou lança exclusivo pra mim ou nem quero ver", Sony com um domínio absurdo de mercado na época do PlayStation 1 e 2 abarrotando exclusividades third party abanando a sua ampla vantagem de base instalada, o próprio Xbox no final da geração 360 exigindo que jogos independentes fossem lançados ou exclusivos ou pelo menos no mesmo dia que no PlayStation - e que manchou demais a imagem da marca no mercado independente na virada de geração 360/One, servindo de embrião para um novo modelo do excelente ID@Xbox que temos hoje). E, hoje, a posição de líder da Sony nesse segmento permite que ela faça coisas como aumentar preço de jogos first party para $70 (apesar de várias outras grandes publishers também seguirem essa linha, é a única fabricante que embarcou até o momento), aumentar o preço do console em $50 por conta do aumento de custos de fabricação (enquanto Microsoft e Nintendo seguraram), não incluir seus jogos first party em um serviço no lançamento, etc. Coisas que beneficiam ela em primeiro lugar, e não necessariamente o consumidor.

Já quando entram no ainda embrionário mercado de serviços de jogos em nuvem, a coisa aperta porque a Microsoft tem uma posição privilegiada de estrutura de servidores ao redor do mundo, liderança incontestável (mais de 70%) do mercado de sistemas operacionais para computadores/laptops, uma posição invejável do ponto de vista dos jogos em si (através do Xbox, com IPs estabelecidas que os jogadores já gostam hoje em dia), e que seria somada às IPs da Activision. A gente viu recentemente o Google decidindo sair desse mercado, muito por erros próprios no Stadia, mas ainda assim, dando um empurrãozinho no argumento de que, pra quem está de fora do mercado de jogos, é muito difícil de entrar - e isso, no longo prazo, pode resultar em um mercado mais restrito, onde poucas empresas são realmente relevantes. Diferente do Cade aqui no Brasil, que concluiu que o modelo de assinatura de jogos ainda não é um mercado em si, mas um complemento de algo maior, parece que o CMA não tem esse entendimento. E aqui, a Microsoft se faz bem de sonsa, dizendo que os jogos do Xbox Cloud Gaming não utilizam o Azure (contradizendo ela mesma - "Estamos criando um futuro que combina o legado dos games de Xbox com o poder da Azure") ou que a posição do Windows não é relevante já que eles "não fazem streaming de jogos de PC" (esquecendo que promovem o PC como um ponto de contato com os jogos em nuvem do Game Pass e cujo app Xbox vem pré-instalado).

A Microsoft tem dito que quer manter Call of Duty no PlayStation, mas em casos assim, só palavras não valem muita coisa sem um compromisso assinado mesmo. Da mesma forma, vejo eu que existe uma possibilidade da compra ser aprovada com uma condição de que a Microsoft não limite alguns dos títulos da Activision apenas a seus serviços de streaming, deixando-os disponíveis para que outras empresas também contem com eles em seus serviços (Call of Duty, Diablo, Overwatch, etc.) e cobrando um valor justo, que não seja abusivo ao se aproveitar da posição priviliegiada de ser dona deles. Inclusive, a Microsoft salientou isso nas respostas para o CMA, dizendo que prejudicar ou degradar serviços rivais diminuiria significativamente a adoção da tecnologia, e que pelo contrário, ela incentiva que mais empresas passem a adotar esse método de distribuição, que é fundamental para que o mercado de jogos em nuvem tenha sucesso no longo prazo.
 
Última edição:

GustavoApSilva

Guerreiro
Setembro 14, 2015
770
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Araraquara
Reino Unido não aceita a compra, o resto do mundo sim.
Aí a Microsoft chega e diz:
"Ok então, já que vcs não aceitaram, o reino Unido vai ficar sem Call Of Duty agora beleza?"
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,875
18,435
Juiz de fora
Ainda acredito que o maior perigo não para um bloqueio, mas para concessões, é a questão do mercado de streaming.

A parte da Sony é bem fácil de contra-argumentar, a Microsoft não vai virar líder de mercado da noite para o dia, os consumidores não vão sair correndo de um console para outro, a Sony tem total capacidade de investir em novos jogos/parcerias para tentar criar algo interessante nesse espaço (não no tamanho de Call of Duty, mas a expertise da Bungie agora permite voos mais altos nos jogos on-line). A gente tem vários exemplos de como posições de liderança/força no mercado de consoles acabaram resultando em menos opções para os jogadores (Nintendo na época dos anos 80-90 onde era basicamente "ou lança exclusivo pra mim ou nem quero ver", Sony com um domínio absurdo de mercado na época do PlayStation 1 e 2 abarrotando exclusividades third party abanando a sua ampla vantagem de base instalada, o próprio Xbox no final da geração 360 exigindo que jogos independentes fossem lançados ou exclusivos ou pelo menos no mesmo dia que no PlayStation - e que manchou demais a imagem da marca no mercado independente na virada de geração 360/One, servindo de embrião para um novo modelo do excelente ID@Xbox que temos hoje).

Já quando entram no ainda embrionário mercado de serviços de jogos em nuvem, a coisa aperta porque a Microsoft tem uma posição privilegiada de estrutura de servidores ao redor do mundo, liderança incontestável (mais de 70%) do mercado de sistemas operacionais para computadores/laptops, uma posição invejável do ponto de vista dos jogos em si (através do Xbox, com IPs estabelecidas que os jogadores já gostam hoje em dia), e que seria somada às IPs da Activision. A gente viu recentemente o Google decidindo sair desse mercado, muito por erros próprios no Stadia, mas ainda assim, dando um empurrãozinho no argumento de que, pra quem está de fora do mercado de jogos, é muito difícil de entrar - e isso, no longo prazo, pode resultar em um mercado mais restrito, onde poucas empresas são realmente relevantes. Diferente do Cade aqui no Brasil, que concluiu que o modelo de assinatura de jogos ainda não é um mercado em si, mas um complemento de algo maior, parece que o CMA não tem esse entendimento. E aqui, a Microsoft se faz bem de sonsa, dizendo que os jogos do Xbox Cloud Gaming não utilizam o Azure (contradizendo ela mesma - "Estamos criando um futuro que combina o legado dos games de Xbox com o poder da Azure") ou que a posição do Windows não é relevante já que eles "não fazem streaming de jogos de PC" (esquecendo que promovem o PC como um ponto de contato com os jogos em nuvem do Game Pass e cujo app Xbox vem pré-instalado).

A Microsoft tem dito que quer manter Call of Duty no PlayStation, mas em casos assim, só palavras não valem muita coisa sem um compromisso assinado mesmo. Da mesma forma, vejo eu que existe uma possibilidade da compra ser aprovada com uma condição de que a Microsoft não limite alguns dos títulos da Activision apenas a seus serviços de streaming, deixando-os disponíveis para que outras empresas também contem com eles em seus serviços (Call of Duty, Diablo, Overwatch, etc.) e cobrando um valor justo, que não seja abusivo ao se aproveitar da posição priviliegiada de ser dona deles. Inclusive, a Microsoft salientou isso nas respostas para o CMA, dizendo que prejudicar ou degradar serviços rivais diminuiria significativamente a adoção da tecnologia, e que pelo contrário, ela incentiva que mais empresas passem a adotar esse método de distribuição, que é fundamental para que o mercado de jogos em nuvem tenha sucesso no longo prazo.

Mas se o Phil estiver certo e existir 2 Bi de possíveis usuários , a MS está longe de ter algum tipo de monopólio no Stream , agora vantagem é algo comum de ter mesmo.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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27,403
Ribeirão Preto
Sim. Se a Microsoft finalizar a compra, eu ganho a opção de jogar tudo via Game Pass. Se não finalizar, de qualquer forma a Activision já está acabando com a obrigatoriedade da Battle.net no PC e voltando a lançar seus títulos na Steam, então eu não vou precisar pagar preço de console nesses jogos, posso comprar em diversos distribuidores diferentes, como Nuuvem e GMG.
 
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Reações: Rafaelkar

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Lembrei que aparentemente o Bobby Kotick tb vai sair ganhando independente do resultado dessa negociação. Triste. ?
Na verdade ele e a mesa diretora são farinha do mesmo saco.
Se acontecer de saírem mais ricos, como aconteceu com a mesa diretora da Zenimax, paciência, que sejam ricos em outro lugar. Não atrapalhando a vida dos consumidores já é o que precisamos, o resto deixa o karma dar conta.
 
Agosto 30, 2019
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Rio de Janeiro
Reino Unido não aceita a compra, o resto do mundo sim.
Aí a Microsoft chega e diz:
"Ok então, já que vcs não aceitaram, o reino Unido vai ficar sem Call Of Duty agora beleza?"
Os órgãos mais importantes são os dos Estados Unidos e União Européia, que estão caminhando para serem aprovados. Se o órgão britânico ficar isolado na decisão, a questão seria judicializada e revertida nos tribunais superiores daquele país.

Não há com o que se preocupar, até 30 de junho de 2023, a compra estará finalizada.
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,081
2,591
Todos sabemos que a fala da MS em manter COD no PS é muito frágil. O PS está certo em se preocupar como dependente da franquia (mas como vcs, tbm adoro ver o choro). O @ronabs colocou excelentes pontos acima e gente, cá entre nós, a MS não vai deixar COD livre leve e solto no PS podendo amarrar versões, como a própria Sony salientou.

Sou leigo nesses assuntos, mas pelo que vida Zenimax e da Fox, pela Disney, o órgão americano influencia muito na decisão dos demais.

Esse CMA está jogando pro PS, está claro pra mim. Não tem imparcialidade ali pelo cerne das "preocupações" e essas perguntas pros devs são mais pra ter um álibi, pra quando negarem ou fizerem exigências. É tipo aquele "diz leitor" que alguns jornais usavam muito aqui no BR quando não tinham fonte. Mais uma vez, sou leigo nisso e tudo isso não passa de especulações das vozes na minha cabeça.

Continuando, não vejo como negarem isso. não consigo ver um cenário onde essa aquisição tenha um motivo plausível pra ser negada, mas um motivo que possa ser defendido e não simplesmente: "vai prejudicar a concorrência". Acredito que deva haver restrições do tipo: tudo que sair pra COD no xbox tem que sair no PS, quando vimos recentemente que a Sony não joga assim quando pegou uma exclusividade temporária de um modo de jogo do COD.

Esse CMA é tipo a imprensa que estamos acostumados a ver nas análises e games e se no meio de uma aquisição como essa eles recebem o Ryan, mostra que o processo é muito zoado. Isso me lembra uma juíz que julgava uma causa minha contra o Itaú e meses depois o vejo entrando na agência do mesmo banco que eu processei.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
Eu também sou bem leigo nessas questões jurídicas. Já falaram aqui, mas o que essas compra de barulho do CMA pela Sony pode influenciar na decisão final? Quais são cenários possíveis e mais prováveis.

Não sei o que tá mais cansativo ultimamente: política, choro pela compra da AbK ou o povo cumprir o objetivo da partida de Overwatch e não saírem correndo atrás de kill.
20220406-225955.jpg
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Eu também sou bem leigo nessas questões jurídicas. Já falaram aqui, mas o que essas compra de barulho do CMA pela Sony pode influenciar na decisão final? Quais são cenários possíveis e mais prováveis.

Não sei o que tá mais cansativo ultimamente: política, choro pela compra da AbK ou o povo cumprir o objetivo da partida de Overwatch e não saírem correndo atrás de kill.
20220406-225955.jpg
Aqui tem uma opinião que pode dar uma ajuda:


Parece que a CMA já tem um histórico de questionar grandes M&A.
 
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Reações: Ryuu

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,318
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Pernambuco

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Eu li que eles perderam um processo contra o Facebook na compra do Giphy por situações bem parecidas com essas sem pé nem cabeça da AbK.
Na verdade, foi o Facebook quem perdeu em duas instâncias e ainda levou uma pequena multa de US$ 70 milhões por não fornecer informações sobre o processo.

 
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Reações: ronabs e Creis92

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