Microsoft anuncia reajuste do Series S no Brasil - novo valor sugerido R$ 3.599

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,689
Rio Grande do Sul
Tenho a impressão que os fãs BR ditos como " apaixonados " , são extremamente chatos também, e por qualquer deslize estão sempre fazendo campanhas e reclamações nas redes sociais marcando os líderes da plataforma.

Obviamente não tenho provas, e eles nunca falariam algo assim abertamente, mas a gente vê como a XboxBR foi se encolhendo ao longo do tempo.
Então, por isso que comentei do descompasso entre o que a comunidade espera e o que a marca faz (ou pode fazer) em termos de comunicação por aqui. Tanto por esses eventuais erros, que acontecem e é do jogo, mas são muito visados e criticados (lógica Tetris: nossos acertos desaparecem, nossos erros se acumulam) quanto por algo que é difícil de aceitar, mas: nós (que acompanhamos muito a marca) geralmente não somos o público da comunicação prioritária, porque já nos informamos em outros locais e já somos bastante engajados com a plataforma. Falar com a gente é só pra dar biscoito mesmo.

Aproveitando a tangente, tem também uma percepção de que o público engajado espera que a marca seja mais combativa nas redes, da mesma maneira que as pessoas se comportam no dia a dia, respondendo provocações, se exaltando o tempo todo. E, salvo raras exceções, a comunicação oficial não vai fazer essas coisas, tanto por linha editorial como porque precisa seguir uma série de regrinhas chatas pra um caramba pra qualquer coisa que seja publicada. Um ponto positivo que percebo aqui é nas lives que a XboxBR faz: apesar de não envolver tanta gente (falando de um canal com quase 300 mil inscritos), consegui perceber que a pessoa que cuida do chat manja dos jogos e interage muito, conhece/cria relação com algumas pessoas que acompanham, esse ponto é bem legal. Se o "Ademiro" estiver lendo isso, parabéns pelo trabalho.

Voltando, somando essas duas coisas (não ser o público prioritário e dando mais peso para erros do que acertos), se cria esse distanciamento que faz a marca parecer cada vez menos ativa com o passar do tempo.

O que me faz pensar que é isso mesmo, é o Phil enfatizar nas últimas entrevistas que o Brasil é o segundo maior mercado de PC Game pass, eles tem os números, eles sabem de ondem vem o lucro de cada país, tem muito gente por exemplo que comprou um séries S pra jogar apenas , FIFA, CoD ou fortinaite , eu conheço alguns, e que não gastam um centavo na loja , nem nesses jogos, não assinam game pass, esse cara é apenas prejuízo pro Xbox, comprou um console com um grande subsídio e não devolveu nada como por exemplo assinar o game pass, tenho certeza que se todo séries S vendido no Brasil estivesse com uma assinatura ativa de game pass, era capaz da Microsoft cortar o preço pela metade do console ao invés de aumentar mil reais.
Tem dois conceitos muito importantes no mercado de videogames (produtos e serviços como um todo, na verdade), que são o CLV (customer lifetime value) e o LTV (lifetime value). Os dois representam conceitos similares do valor que o consumidor irá entregar durante o seu ciclo com determinado produto, a diferença é que o CLV é a projeção (englobando custos e receitas, com base em diferentes metodologias e análises de comportamentos de usuários parecidos) enquanto o LTV é o resultado final apenas das receitas que entraram a partir daquela pessoa.

No teu exemplo, a Microsoft tem uma projeção do que espera que o usuário entregue (X) ou um mínimo necessário pra que esse consumidor seja viável (Y). Mas o usuário não atinge nenhum dos dois, ter um cara assim na plataforma, sem perspectiva de mudança no comportamento de consumo, é quase pior do que nem ter ele em primeiro lugar. O meu LTV não deve ser lá essas coisas também, por conta dos meios que uso para estender minha assinatura Game Pass (Rewards/Ambassadors) ou do volume cada vez menor de jogos que compro (apesar de que, esse ano, quando Baldur's Gate 3 chegar, serão 3 lançamentos, mais alguns outros perdidos ao longo do ano). Bota nesse meio aí pessoas que usam dos mesmos métodos, e fazem compras na Argentina/Eneba, e muitos usuários que são engajadíssimos com a marca podem ser pouco rentáveis (ou nem ser, dependendo do caso).

Aumentar o preço do Series S é uma sacanagem imensa com o público que tinha uma opção mais acessível pra entrar na atual geração. Mas, falando em termos de negócios mesmo, elevar o ticket de entrada também significa elevar o eventual retorno que aquele jogador pode oferecer, já que quanto maior o preço de entrada, maiores as condições da pessoa seguir gastando alguma coisa. Esse retorno também poderia aumentar fazendo o contrário (diminuindo o preço de entrada ou do Game Pass, para encontrar novos consumidores que talvez gastassem mais), com o risco de aumentar o prejuízo no curto prazo, algo que as empresas topam fazer só até certo nível.
 
Última edição:

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,258
19,047
Manaus
Então, por isso que comentei do descompasso entre o que a comunidade espera e o que a marca faz (ou pode fazer) em termos de comunicação por aqui. Tanto por esses eventuais erros, que acontecem e é do jogo, mas são muito visados e criticados (lógica Tetris: nossos acertos desaparecem, nossos erros se acumulam) quanto por algo que é difícil de aceitar, mas: nós (que acompanhamos muito a marca) geralmente não somos o público da comunicação prioritária, porque já nos informamos em outros locais e já somos bastante engajados com a plataforma. Falar com a gente é só pra dar biscoito mesmo.

Aproveitando a tangente, tem também uma percepção de que o público engajado espera que a marca seja mais combativa nas redes, da mesma maneira que as pessoas se comportam no dia a dia, respondendo provocações, se exaltando o tempo todo. E, salvo raras exceções, a comunicação oficial não vai fazer essas coisas, tanto por linha editorial como porque precisa seguir uma série de regrinhas chatas pra um caramba pra qualquer coisa que seja publicada. Um ponto positivo que percebo aqui é nas lives que a XboxBR faz: apesar de não envolver tanta gente (falando de um canal com quase 300 mil inscritos), consegui perceber que a pessoa que cuida do chat manja dos jogos e interage muito, conhece/cria relação com algumas pessoas que acompanham, esse ponto é bem legal. Se o "Ademiro" estiver lendo isso, parabéns pelo trabalho.

Voltando, somando essas duas coisas (não ser o público prioritário e dando mais peso para erros do que acertos), se cria esse distanciamento que faz a marca parecer cada vez menos ativa com o passar do tempo.


Tem dois conceitos muito importantes no mercado de videogames (produtos e serviços como um todo, na verdade), que são o CLV (customer lifetime value) e o LTV (lifetime value). Os dois representam conceitos similares do valor que o consumidor irá entregar durante o seu ciclo com determinado produto, a diferença é que o CLV é a projeção (englobando custos e receitas, com base em diferentes metodologias e análises de comportamentos de usuários parecidos) enquanto o LTV é o resultado final apenas das receitas que entraram a partir daquela pessoa.

No teu exemplo, a Microsoft tem uma projeção do que espera que o usuário entregue (X) ou um mínimo necessário pra que esse consumidor seja viável (Y). Mas o usuário não atinge nenhum dos dois, ter um cara assim na plataforma, sem perspectiva de mudança no comportamento de consumo, é quase pior do que nem ter ele em primeiro lugar. O meu LTV não deve ser lá essas coisas também, por conta dos meios que uso para estender minha assinatura Game Pass (Rewards/Ambassadors) ou do volume cada vez menor de jogos que compro (apesar de que, esse ano, quando Baldur's Gate 3 chegar, serão 3 lançamentos, mais alguns outros perdidos ao longo do ano). Bota nesse meio aí pessoas que usam dos mesmos métodos, e fazem compras na Argentina/Eneba, e muitos usuários que são engajadíssimos com a marca podem ser pouco rentáveis (ou nem ser, dependendo do caso).

Aumentar o preço do Series S é uma sacanagem imensa com o público que tinha uma opção mais acessível pra entrar na atual geração. Mas, falando em termos de negócios mesmo, elevar o ticket de entrada também significa elevar o eventual retorno que aquele jogador pode oferecer, já que quanto maior o preço de entrada, maiores as condições da pessoa seguir gastando alguma coisa. Esse retorno também poderia aumentar fazendo o contrário (diminuindo o preço de entrada ou do Game Pass, para encontrar novos consumidores que talvez gastassem mais), com o risco de aumentar o prejuízo no curto prazo, algo que as empresas topam fazer só até certo nível.
Pois é, não basta gostar, mas também gastar.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Acho que esse assunto já deu oque tinha que dar.
Mas, é bacana ter essa visão, especialmente pra quem ainda estava com medo do fim dos consoles e Rewards. Esse último parece que vai ser reformulado junto com o sistema de conquista e funcionarão juntos.


Fico muito feliz de ver isso.
Que bom que o Ranieri teve essa oportunidade e aproveitou.
Como ele mesmo disse, o que vai ou não acontecer é responsabilidade da Microsoft, mas pelo menos eles vieram pegar um feedback de quem realmente poderia dar uma noção pra eles, e não uma agência qualquer ou terceirizado com interesses paralelos.
 

patriciocarval

Guerreiro
Outubro 9, 2014
246
349
Garanhuns - Pernambuco - Brasil
Acho que esse assunto já deu oque tinha que dar.
Mas, é bacana ter essa visão, especialmente pra quem ainda estava com medo do fim dos consoles e Rewards. Esse último parece que vai ser reformulado junto com o sistema de conquista e funcionarão juntos.



Esse vídeo do Ranieri com a descrição do evento e a conversa com Spencer foi melhor do os outros veículos de imprensa tradicional informou.
 
  • Curtir
Reações: Asprobocop

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Saíram alguns números da Black Friday de 2023. Foi a pior Black Friday da história da Xbox nos últimos 10 anos, em números absolutos e principalmente em relação à Playstation (proporção de 3.5:1 é inédita). Nunca havia chegado nesse patamar, em toda vida útil do Series e One. Forza Motorsport e Starfield tiveram um impacto nulo na venda de hardware.



Mas tem algo ainda mais impressionante que salta aos olhos: o cenário Europeu. A Xbox vinha vendendo ali seus 2:1, 1.5:1, chegou até encostar em alguns momentos. Mas algo rolou esse ano, a "boca do jacaré" foi abrindo até desembocar nessa situação de impressionantes 7:1. Não sei se foi estoques ou algum problema de logística, mas essa situação da Xbox simplesmente estar sumindo do mercado europeu com marketshares de 10% é real. É total mindshare, e nesses casos é difícil recuperar o mercado dado a tendência exponencial de venda de consoles.

HdOXy5d.png


Não sei se o aumento do preço do Series S por aqui teve a ver com a contenção de danos nos estoques dos mercados desenvolvidos. É possível, vimos isso acontecer com a Series X no lançamento.
 

CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
Outubro 19, 2011
2,495
3,525
Saíram alguns números da Black Friday de 2023. Foi a pior Black Friday da história da Xbox nos últimos 10 anos, em números absolutos e principalmente em relação à Playstation (proporção de 3.5:1 é inédita). Nunca havia chegado nesse patamar, em toda vida útil do Series e One. Forza Motorsport e Starfield tiveram um impacto nulo na venda de hardware.



Mas tem algo ainda mais impressionante que salta aos olhos: o cenário Europeu. A Xbox vinha vendendo ali seus 2:1, 1.5:1, chegou até encostar em alguns momentos. Mas algo rolou esse ano, a "boca do jacaré" foi abrindo até desembocar nessa situação de impressionantes 7:1. Não sei se foi estoques ou algum problema de logística, mas essa situação da Xbox simplesmente estar sumindo do mercado europeu com marketshares de 10% é real. É total mindshare, e nesses casos é difícil recuperar o mercado dado a tendência exponencial de venda de consoles.

HdOXy5d.png


Não sei se o aumento do preço do Series S por aqui teve a ver com a contenção de danos nos estoques dos mercados desenvolvidos. É possível, vimos isso acontecer com a Series X no lançamento.

7 pra 1 não ?
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,689
Rio Grande do Sul
Não sei se o aumento do preço do Series S por aqui teve a ver com a contenção de danos nos estoques dos mercados desenvolvidos. É possível, vimos isso acontecer com a Series X no lançamento.
Pouco provável que um aumento de R$ 1.000 (que nem chegou a isso para o consumidor) tenha relação, seria necessário um grande volume de vendas pra compensar.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF e Rafaelkar

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
8,006
12,535
Barbacena
Pouco provável que um aumento de R$ 1.000 (que nem chegou a isso para o consumidor) tenha relação, seria necessário um grande volume de vendas pra compensar.
Tbm acho um certo exagero, mas tbm acho que tá mto estranho algumas ações do Microsoft com relação ao console.

Pra mim o cheque da Activision pesou no orçamento da plataforma. Confesso que na minha lista de prioridades a Activision nem estaria nela... curioso por 2024, vamos ver o que aguarda a plataforma no ano que se aproxima.

Pra mim 2023 foi fantástico, diversas adições ao gamepass que me amarrei, Rewards salvou o ano aqui, além do SX ter me entregado desempenho bem legal.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Pouco provável que um aumento de R$ 1.000 (que nem chegou a isso para o consumidor) tenha relação, seria necessário um grande volume de vendas pra compensar.
Em 2021 foi muito difícil encontrar o Series X nacionalmente, falo por experiência própria. Uma das justificativas que eu li na época era que a Microsoft estava empenhada em abastecer prioritariamente o mercado europeu, que é mais lucrativo. Não sei o quanto disso é de fato uma política interna da Microsoft, e o quanto ela ajuda também.
7 pra 1 não ?
Pelo menos não foi em casa. A situação nos EUA também não é lá das melhores, a XS já chegou a levar em 2021, mas segue controlada no 2:1. Está mais para Brasil x Uruguai em 50.

Chupa essa, Felipão.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,835
18,346
Juiz de fora
Saíram alguns números da Black Friday de 2023. Foi a pior Black Friday da história da Xbox nos últimos 10 anos, em números absolutos e principalmente em relação à Playstation (proporção de 3.5:1 é inédita). Nunca havia chegado nesse patamar, em toda vida útil do Series e One. Forza Motorsport e Starfield tiveram um impacto nulo na venda de hardware.



Mas tem algo ainda mais impressionante que salta aos olhos: o cenário Europeu. A Xbox vinha vendendo ali seus 2:1, 1.5:1, chegou até encostar em alguns momentos. Mas algo rolou esse ano, a "boca do jacaré" foi abrindo até desembocar nessa situação de impressionantes 7:1. Não sei se foi estoques ou algum problema de logística, mas essa situação da Xbox simplesmente estar sumindo do mercado europeu com marketshares de 10% é real. É total mindshare, e nesses casos é difícil recuperar o mercado dado a tendência exponencial de venda de consoles.

HdOXy5d.png


Não sei se o aumento do preço do Series S por aqui teve a ver com a contenção de danos nos estoques dos mercados desenvolvidos. É possível, vimos isso acontecer com a Series X no lançamento.


O cenário de consoles não é bom, ainda mais com a PS fazendo promoções muito fortes.
Mas a MS deve estar lucrando em outras entradas, como foi dito no último relatório.

Não descarto que eles estejam mesmo planejando lançar alguns jogos em outras plataformas, acho que os próximos 3 anos devem dar para fazer uma leitura do quanto os exclusivos vão fazer diferença na estratégia.

Eu só quero ter o XGPU recebendo jogos, o serviço continua muito a frente dos concorrentes. Não entendo porque as pessoas não estão adquirindo o console nem que seja como segunda plataforma, mas sei que se o Xbox não se manter num crescente este belo serviço pode a vir acabar algum dia.
Isto pra mim é que seria péssimo.
 
  • Curtir
Reações: Lobo Larsen

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)