Microsoft - Nova divisão de jogos na nuvem se prepara para um futuro além do Xbox

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Eu acho que essa ideia de investir em nuvem, é que empresas usem o Azure, imaginem a Sony ou Nintendo usando a nuvem da Microsoft, ou ainda, uma empresa faz um jogo para plataformas concorrentes, e por trás roda no Azure, isso também geraria um Marketing positivo para a Microsoft.
Esse poderia ser um belo filão para a MS explorar com certeza.
Nintendo Network - Powered by Microsoft Azure
 
  • Curtir
Reações: Daniel Atilio

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
Como é a tecnologia... Há pouco menos de 1 ano achava isso muito longe da realidade, pricipalmente para o terceiro mundo. Mas agora depois das redes de fibra passivas e os cabos para estas redes custando bem menos do que um cabo de cobre. Não existe outro caminho. Consoles de mesa e pc gamers como conhecemos estão com os dias(anos) contados.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,291
19,121
Manaus
Como é a tecnologia... Há pouco menos de 1 ano achava isso muito longe da realidade, pricipalmente para o terceiro mundo. Mas agora depois das redes de fibra passivas e os cabos para estas redes custando bem menos do que um cabo de cobre. Não existe outro caminho. Consoles de mesa e pc gamers como conhecemos estão com os dias(anos) contados.
Pior que é mesmo. Nos tempos da faculdade, a muito tempo atrás, lembro de uma amiga minha que morava na Europa me falando o quão bacana era usar o Youtube como TV, baixar em segundos aquilo que deseja... e eu apenas com minha super veloz internet de 1mb hehe

Então se empresas grandes como Microsoft e Google já fazem movimentos determinados visando a computação na Nuvem, é porque acreditam que já na próxima década isso não só será viável, como também o padrão.
 
  • Curtir
Reações: Leo Garrucha

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,185
3,957
a
Eu crio que daqui um tempo jogaremos os exclusivos da MS no PS5, no Xbox, na sua Samsung 4k, no computador, no notebook... Console não da tanto lucro como jogos e serviços há algum tempo já, tanto é que a MS contabiliza assinaturas na live e não consoles vendidos. A MS percebeu de serviços e licenças de software (jogos) dão mais lucratividade que os hardwares. Pelo menos é o que percebo, por isso esse meu chute.

Quem não quer os exclusivos na MS na concorrência que me perdoe, mas não tem mal algum nisso, e dou um conselho, quebrem esse paradigma pois me parece que a tendencia é essa, não já... mas a médio e longo prazo!
Eu acho que não funcionaria, pelo contrário, seria uma grande "quebra" pra Divisão.

Imagine você com um PS5, você tem a opção de usar o aplicativo Xbox. Mas você terá o PS5, irá assinar a PSN e talvez, pague mensalmente 1, 2, 3 vezes quando sair algum exclusivo do Xbox ao seu gosto.

Isso iria quebrar MUITAS assinaturas da Xbox Live, e consequentemente do Game Pass, porque se a pessoa ja tem os consoles(PS5 ou um Switch 2) ja facilita ela continuar com os serviços de ambos.
Ja os usuarios da TV, pode abrangir uma quantia pequena, pois o publico que sempre jogou, irá optar por pegar algum console em alguma parte do seu ciclo. Pode pegar um publico, mas será uma fatia pequena.

Isso só funcionaria se ela excluir seus concorrentes do negócio, logo de cara nunca rodar num PS5, Switch ou outro console que viria a entrar no mercado, porque ai com as Tv´s mesmo pegando pouco publico, não afetaria a vida do console.
 
  • Curtir
Reações: Leo Garrucha

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Por causa do marketing desastroso da microsoft toda vez que vejo um post falando de "nuvem" ja fico com um pe atras e lembro de todo blablabla dos anos anteriores.

Apesar do gamepass acho que a microsoft precisa mostrar mais para mudar esta visao. Ate la esta visao da nuvem parece mais papo de marketeiro.



Enviado do meu SM-G610M usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Leo Garrucha

Casual
Janeiro 28, 2010
572
432
Concordo com vc, apesar de achar que a decisâo ainda nâo foi tomada. Ou seja, penso que o próprio rumo das decisões atuais da MS a levará a este cenário. Minha dúvida é se eles manteriam um console próprio (acho que sim, com diferenciais em relação à concorrência). A manutenção de um Xbox seria importante pois seria o ponto de contato do usuário padrâo com os serviços da MS.

Enviado do meu SM-T560 usando o app mobile do PXB!

Bem isso que você falou, acho que manteria um console mas com diferenciais (serviços exclusivos, vantagens de Hardware... algo assim)
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Leo Garrucha

Casual
Janeiro 28, 2010
572
432
Eu acho que não funcionaria, pelo contrário, seria uma grande "quebra" pra Divisão.

Imagine você com um PS5, você tem a opção de usar o aplicativo Xbox. Mas você terá o PS5, irá assinar a PSN e talvez, pague mensalmente 1, 2, 3 vezes quando sair algum exclusivo do Xbox ao seu gosto.

Isso iria quebrar MUITAS assinaturas da Xbox Live, e consequentemente do Game Pass, porque se a pessoa ja tem os consoles(PS5 ou um Switch 2) ja facilita ela continuar com os serviços de ambos.
Ja os usuarios da TV, pode abrangir uma quantia pequena, pois o publico que sempre jogou, irá optar por pegar algum console em alguma parte do seu ciclo. Pode pegar um publico, mas será uma fatia pequena.

Isso só funcionaria se ela excluir seus concorrentes do negócio, logo de cara nunca rodar num PS5, Switch ou outro console que viria a entrar no mercado, porque ai com as Tv´s mesmo pegando pouco publico, não afetaria a vida do console.

Sei lá... discordo um pouco, mas acho que o fórum é para isso, mas discutirmos ideias.
Acho que se a MS quer ser líder no segmento de jogos on demand ou por assinaturas, ser o netflix dos jogos, o serviço dela tem que rodar em tudo que é dispositivo.
Na minha TV tenho o netflix e amazon Prime... sem contar outras opções que nem assino, e esse serviço não é amarrado com o Hardware.

Outro ponto que penso é, para MS o que importa é o dinheiro pingando, não importa em que hardware estará rodando os jogos dela ou o serviço dela, o que importa é dinheiro caindo na conta... e a gente sabe que console não é oque da lucro.

Logico que posso estar errado, não faço parte da staff de planejamento estratégico da MS, isso é só um chute, mas... qual a diferença entre eu jogar num Xbox pagando live e XBGP e jogar num PS5 e pagar o XBGP + Live? Tá certo que isso dificilmente acontecerá mais por causa da Sony, mas creio que num futuro não seremos obrigados a tem console.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,680
76,000
Rio Grande do Sul
Microsoft tem evitado comparações diretas de vendas desde 2014, excetuando um ou outro mês em que vão bem, e abrindo espaço em um novo mercado muito mais lucrativo. Hardware é legal, é massa ter o console na estante, mas criar um gasta muito dinheiro. Bilhões de dinheiros em pesquisa, desenvolvimento, protótipos, fornecedores. É como a questão de jogos single/MP+GAAS: jogos single/hardware podem até render dinheiro, mas é preciso muito investimento pra colocá-los no mercado; serviços/assinaturas e live services, por outro lado, tem potencial de monetização no longo prazo e margens de lucro absurdamente maiores. Pensa que Ori levou quase quatro anos pra ser desenvolvido e foi vendido por $19.99, e por esse mesmo preço dá pra comprar 24 loot boxes em um Overwatch da vida, sendo que esse conteúdo das loot boxes levou menos de 1/10 do tempo de Ori pra ser criado e comercializado - e o comprador ainda corre o risco de não ganhar o que quer, ou seja, grana limpa pra empresa porque esse cara pode ir lá e tentar a sorte de novo.

Por isso que um dos caminhos foi expandir os jogos pro Windows 10: o mercado já estava ali e precisaria exatos 0 dinheiros de investimento pra abrir as portas dos jogos de Xbox a milhões de potenciais consumidores.

Sobre a situação da expansão da marca além do Xbox (console) para Xbox (serviço), achei esse comentário aqui interessante.

If you follow/watch a Youtuber called Rand Al Thor, he's well connected with Microsoft. He stated this week Spencer needed to re-apply for his post when Nadella got the top job. His pitch was to put Microsoft titles and services on all available platforms, expanding the gaming division beyond Xbox. That's Spencer's brief, and why he's been promoted.

1st party investment was cut for a full year, hence cancellations and lack of announcements. Microsoft are now investing in new projects, but according to Rand, all are targeting next-gen and whatever future platforms GamePass is on. Coming down the line are a mech game, spin-offs of both Halo and Gears, Perfect Dark, Fable and a few other projects. He also made it clear he wasn't convinced what was in store would change the tide to any great degree.
 
Última edição:

PerijonesBR

Guerreiro
Abril 1, 2017
370
396
Rio de Janeiro
Microsoft tem evitado comparações diretas de vendas desde 2014, excetuando um ou outro mês em que vão bem, e abrindo espaço em um novo mercado muito mais lucrativo. Hardware é legal, é massa ter o console na estante, mas criar um gasta muito dinheiro. Bilhões de dinheiros em pesquisa, desenvolvimento, protótipos, fornecedores. É como a questão de jogos single/MP+GAAS: jogos single/hardware podem até render dinheiro, mas é preciso muito investimento pra colocá-los no mercado; serviços/assinaturas e live services, por outro lado, tem potencial de monetização no longo prazo e margens de lucro absurdamente maiores. Pensa que Ori levou quase quatro anos pra ser desenvolvido e foi vendido por $19.99, e por esse mesmo preço dá pra comprar 24 loot boxes em um Overwatch da vida, sendo que esse conteúdo das loot boxes levou menos de 1/10 do tempo de Ori pra ser criado e comercializado - e o comprador ainda corre o risco de não ganhar o que quer, ou seja, grana limpa pra empresa porque esse cara pode ir lá e tentar a sorte de novo.

Por isso que um dos caminhos foi expandir os jogos pro Windows 10: o mercado já estava ali e precisaria exatos 0 dinheiros de investimento pra abrir as portas dos jogos de Xbox a milhões de potenciais consumidores.

Sobre a situação da expansão da marca além do Xbox (console) para Xbox (serviço), achei esse comentário aqui interessante.

If you follow/watch a Youtuber called Rand Al Thor, he's well connected with Microsoft. He stated this week Spencer needed to re-apply for his post when Nadella got the top job. His pitch was to put Microsoft titles and services on all available platforms, expanding the gaming division beyond Xbox. That's Spencer's brief, and why he's been promoted.

1st party investment was cut for a full year, hence cancellations and lack of announcements. Microsoft are now investing in new projects, but according to Rand, all are targeting next-gen and whatever future platforms GamePass is on. Coming down the line are a mech game, spin-offs of both Halo and Gears, Perfect Dark, Fable and a few other projects. He also made it clear he wasn't convinced what was in store would change the tide to any great degree.
Então Ronabs, acho que este rumor vai na direção do que falei anteriormente. A MS vai se reposicionar no mercado gamer, mudando o foco de hardware para software (serviços). Por isso a ênfase na expressão "beyond Xbox". Inclusive não acho que o console xbox vá acabar, mas que o jóia da coroa agora será a nuvem. E não acho impossível que a médio ou longo prazo tenhamos franquias atualmente exclusivas da MS rodando no PS e Switch, pois o ganho financeiro seria considerável.

Claro que estamos especulando aqui e tudo vai depender de como o mercado vai se comportar. Particularmente acho que a MS está um pouco "otimista demais", ou seja, a transição será mais lenta.

E galera, apenas para controle, informo que tenho os dois consoles mas prefiro Xbox, ok? Rsrsrs. Porém os últimos movimentos da empresa na minha opinião indicam que ela não acredita que o console de mesa tenha muitos anos pela frente.


Enviado do meu Moto G (5S) usando o app mobile do PXB!
 

OLD-MAN

Guerreiro
Fevereiro 23, 2007
2,036
3,695
Rio de Janeiro
Microsoft anuncia DXR, um grande passo para jogos com gráficos realistas.
Na GDC, a Microsoft anunciou um novo recurso para DirectX 12: DirectX Raytracing (DXR). A nova API oferece tração para o já conhecido DirectX, inaugurando uma nova era de jogos com iluminação, sombras e materiais mais realistas. Um dia, essa tecnologia poderia permitir tipos de imagens foto-realistas .O Raytracing adiciona efeitos de ilumitação avançados e podem gerar gráficos ultra-realistas, A rasterização foi amplamente otimizada para tentar restringir a quantidade de trabalho que o GPU deve fazer; com raytracing qualquer objeto pode contribuir com sombras ou reflexos para uma cena.

 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)