Ah muito tempo eu bato nesta tecla. Enquanto a MS insistir em focar seu marketing em poder, configuração, o console mais poderoso da geração e do mercado, nuvem e outros quesitos técnicos que só interessam pra gente chata como a gente aqui deste fórum, ela vai errar..
Eu começo a escrever e quando vejo já tem um wall imenso, prometo reduzir, mas dessa vez vai assim mesmo
Sobre poder, não é bem por aí... Quer dizer, falar de poder é importante, mostrar games bonitos que justifiquem o upgrade para a nova geração é essencial. A Microsoft sofreu por ter um
Xbox One mais fraco que a PS4, e a diferença era irrisória. Muita gente, inclusive jogadores casuais que eu conheço, compraram o PS4 não por conta dos jogos (jogos, alias, que ele não tinha, já que foi lançado com Killzone e Knack), mas porque era mais potente. Não sabia nada sobre resolução ou framerate, mas sabia sobre a força, porque a Sony investiu na história do 1080p. Isso é meio que um consenso hoje, o boom do PS4 foi em grande parte por conta disso.
Desde seu lançamento, em novembro de 2013, o PlayStation 4 tem sido a plataforma dominante da nova geração de consoles, superando o
Xbox One e o Wii U com facilidade durante quase todos os meses até hoje, e voltando a deixar
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Beleza, poder é importante mas não é tudo. Jogos mobilizam as pessoas bem mais.
Concordo 100%, afinal do que serve o poder a não ser pra rodar jogos? Ghost of Tsushima é um jogo bonito, tem um gameplay interessante e parece realmente um AAA competente, mas ele foi anunciado em 2017, é resultado de uma política de first party da Sony lá atrás que agora dá seus resultados. A Microsoft deveria fazer o mesmo? Concordo,
mas com o quê? Aí entra no problema de first party da Microsoft, que apesar de todos os estúdios e rumores, AINDA sofremos disso e vai se refletir na nova geração COM CERTEZA, por mais que a galera ache que isso são "águas passadas". Os movimentos da indústria são refletidos 3 ou 4 anos depois, estamos vendo hoje o que foi planejado 3 ou 4 anos atrás, o
Series X ainda vai sofrer o que foi pensado lá atrás. Não adianta: rumor e hype de estúdio NÃO VAI VENDER, isso sim é coisa de bolha. A medida que esses games tomarem forma e começarem a sair, aí sim teremos impacto. Digo isso só pra situar a situação em que a Sony e a Microsoft se encontram e entendermos porque não temos um Ghost of Tsushima saindo daqui 2 meses na
Xbox. Não dá pra cobrar isso deles hoje, são posições diferentes.
Enfim, voltando à questão dos first partys. Sei que a galera não gosta muito de falar sobre isso, mas nem sempre foi assim e nós podemos discutir aonde exatamente esse problema começou, se foi lá em 2013, se foi um pouco depois... Eu acredito que de 2017 pra frente a Microsoft simplesmente ESQUECEU que precisa de games,
jogos de grande produção mesmo, mais Quantum Break e menos State of Decay 2. Não seguiu a linha de contratos que tinha, como Titanfall, Ryse, Rise of the Tomb Raider, Sunset etc, fechou a Lionhead e outros, e o problema de first party se tornou visível HOJE. Eu sei, a coisa no futuro parece promissora, mas o que a Sony mostra hoje vai impactar na PS5 diretamente, e é bem provável que vai sobressair o
Series X, principalmente se houverem atrasos com relação ao
COVID-19. A Sony tem mais coisas prontas no gatilho que é só dar um "totozinho" que já sai até com Bundle pra PS5 e vende horrores. Quem não lembra de The Last of Us Remastered? A Microsoft, por outro lado, pode ter problemas com os novos estúdios, jogos atrasando e saindo mais tarde. E aí vamos ter que se contentar com o que saiu esses últimos anos aí.
Phil Spencer, patrão da divisão
Xbox da Microsft, não tem qualquer dúvida que o impacto da …
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Então o que dá pra fazer
HOJE? Mostrar o que tem (Julho) e apostar em abordagens de curto prazo. Gamepass vem funcionado bem, e mostrar que é uma plataforma mais forte
também ajuda. A maioria dos jogos são multiplataformas, mostre que o seu console é o MELHOR lugar para se jogar, onde você terá a melhor experiência no geral. Crie um novo caminho, crie uma alternativa, nem sempre o parâmetro de comparação precisa ser a Sony. Joga com o que tem, e o que tem hoje, principalmente, é um
console mais poderoso e o Gamepass, então use-os aos seu favor, esse é o diferencial da concorrência, faça o seu melhor com isso. Enquanto isso, continua colocando os games no forno e torcendo pra que saiam redondinhos.