NOTINHA DO STARFIELD - Metacritic [PC - 87] e [XSX - 83]

Qual será a média de nota de Starfield no Metacritic?

  • 95+

  • 90+

  • 85+

  • 80+

  • 70+

  • 60+


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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,617
75,706
Rio Grande do Sul
Não adianta a gente se iludir. A verdade é que não existe imparcialidade. Nem você é imparcial. Somos humanos e é da nossa natureza ser parcial. O que eu acho é que os sites tentam um pouco mais do que a gente, pois é obrigação deles. Mas no fim são humanos como nós.
Perfeito.

Muita gente se considera imparcial como se as suas opiniões não tivessem nenhuma dose de paixão e preferências envolvidas, tanto em aliviar para um lado como pesar para outro. Nessa lógica, uma suposta "imparcialidade" da mídia só será alcançada quando essa passar a fechar com a sua própria - já que essa sim é 100% objetiva e válida, devendo ser adotada por todos os outros, não é mesmo?

Pessoal tá lá criticando o 7 da IGN como uma prova de que ela odeia o Xbox quando ela deu, durante essa geração:
  • 8 para Age of Empires IV e Psychonauts 2;
  • 9 para As Dusk Falls, Grounded, Halo Infinite e Hi-Fi Rush;
  • E 10 para Forza Horizon 5, Flight Simulator e Pentiment.

A não ser que eles nos aplicaram uma jogada de xadrez 5D e passaram três anos dando notas boas só pra poder chegar a esse exato momento e dar essa punhalada nas costas do Xbox.
 
Última edição:

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,260
19,053
Manaus
Não adianta a gente se iludir. A verdade é que não existe imparcialidade. Nem você é imparcial. Somos humanos e é da nossa natureza ser parcial. O que eu acho é que os sites tentam um pouco mais do que a gente, pois é obrigação deles. Mas no fim são humanos como nós.
Acho que à medida que a MS for lançando mais jogos notáveis, a percepção geral também irá melhorar, seja dos jogadores ou até mesmo dos avaliadores, até chegar num ponto em que mais pessoas possam ouvir "Xbox" e numa fração de segundos associar a "alto nível".
O problema não é a falta de imparcialidade, mas a parcialidade pouco favorável.

Olhando para a quantidade de estúdios e franquias que hoje estão sob o guarda chuva do Xbox, ainda que possam aparecer umas maçãs podres aqui e ali na colheita, o cenário futuro que se desenha é de uma safra geral recorde.
 

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
3,058
3,736
Americana, SP
Acho que à medida que a MS for lançando mais jogos notáveis, a percepção geral também irá melhorar, seja dos jogadores ou até mesmo dos avaliadores, até chegar num ponto em que mais pessoas possam ouvir "Xbox" e numa fração de segundos associar a "alto nível".
Ou seja, você quer parcialidade, pois em teoria isso não deveria ser necessário para reconhecer bons jogos. Não importa se o Xbox tem 100 jogos ruins e 1 bom. Esse 1 bom teria que ser bem avaliado se for bom. E o contrário também. Não importa se o Xbox tem 100 jogos maravilhosos. Quando aparecer 1 ruim no meio, tem que ser mal avaliado. Isso seria imparcialidade. Associar uma marca qualquer com um nível de qualidade já é parcialidade. E volto a afirmar: todos somos parciais. ?
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,242
14,502
Pernambuco
A não ser que eles nos aplicaram uma jogada de xadrez 5D e passaram três anos dando notas boas só pra poder chegar a esse exato momento e dar essa punhalada nas costas do Xbox.
Eu tenho certeza que vai ter gente que vai acreditar exatamente nisso. Eu não duvido de nada. Se brincar você acabou de dar uma nova perspectiva pra eles.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,260
19,053
Manaus
Ou seja, você quer parcialidade, pois em teoria isso não deveria ser necessário para reconhecer bons jogos. Não importa se o Xbox tem 100 jogos ruins e 1 bom. Esse 1 bom teria que ser bem avaliado se for bom. E o contrário também. Não importa se o Xbox tem 100 jogos maravilhosos. Quando aparecer 1 ruim no meio, tem que ser mal avaliado. Isso seria imparcialidade. Associar uma marca qualquer com um nível de qualidade já é parcialidade. E volto a afirmar: todos somos parciais. ?
É humanamente impossível avaliar um jogo de forma totalmente isolada, pois quem avalia sempre irá levar em consideração as suas próprias referências gamísticas e bagagem cultural. A percepção de qualidade também é algo variável, onde fatores externos também contribuem para a quantificação dessa qualidade, que no caso é a nota.

Resumindo, Starfield é aquele jogo da virada de chave daquela má fama (ou pelo menos resquício dela) de que o Xbox não faz jogo grande fora da tríade.
 
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Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
3,058
3,736
Americana, SP
É humanamente impossível avaliar um jogo de forma totalmente isolada, pois quem avalia sempre irá levar em consideração as suas próprias referências gamísticas e bagagem cultural. A percepção de qualidade também é algo variável, onde fatores externos também contribuem para a quantificação dessa qualidade, que no caso é a nota.

Resumindo, Starfield é aquele jogo da virada de chave daquela má fama (ou pelo menos resquício dela) de que o Xbox não faz jogo grande fora da tríade.
Ou seja, já que somos todos parciais, temos que puxar a parcialidade para o nosso lado. Faz sentido. Mas não quer dizer daí que os jogos Xbox sejam verdadeiramente bons. Só quer dizer que conseguimos virar a chave da parcialidade.
 
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,838
18,348
Juiz de fora
No final acho que acabou dando bom , principalmente pela proposta do jogo , que abraçou muitas coisas.

Sobre a nota da IGN US , a princípio parecia parcial também , mas olhando as outras notas do Xbox acaba não fazendo muito sentido. Tem também a questão da pessoa não gostar por N motivos. Inclusive nós mesmos , costumamos dropar algum jogo em algum momento , e depois mais tarde com calma ou em outra ocasião , a perspectiva sobre o game costuma mudar bastante.
 
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Rafael Nunes

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 3, 2016
1,610
1,901
São Caetano do Sul
Nada fora do esperado da Eurogamer Portugal

Screenshot_2023-09-05-12-57-05-917_com.android.chrome.jpg
Pior que os redatores fazem de propósito, pra fomentar guerra de console, os comentários são absurdos, galera é alienada demais.
 
Última edição:

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
1,698
3,272
Curitiba
Sobre a nota da IGN US , a princípio parecia parcial também , mas olhando as outras notas do Xbox acaba não fazendo muito sentido.
Mas ai que tá, não o IGN US nunca foi parcial, os jornalistas que formam a redação do site sim.

Até entendo o ponto do @ronabs no post acima, eu também sou do time que não existe conspiração contra o Xbox, mas, seguindo sua linha de raciocínio, existe a possíbilidade de a pessoa que deu 10 pro Flight Simulator ou pro Pentiment, pode não ser a mesmo que deu 7 pro Starfield. Assim como o cara que avaliou Starfield pode ser alguém sem o menor apreço por RPG's e Sandbox progressivo e a pessoa que avaliou Forza Horizon seja um amante de corridas.

Existem dezenas de variáveis que impactam hoje nas avaliações, mas atualmente os jogos se separam em 2 nichos:
  • Os jogos espetaculares
  • Os outros.

    Starfield parece que não é espetacular
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,617
75,706
Rio Grande do Sul
Existem dezenas de variáveis que impactam hoje nas avaliações, mas atualmente os jogos se separam em 2 nichos:
  • Os jogos espetaculares
  • Os outros.

    Starfield parece que não é espetacular
Uma coisa que tenho visto cada vez mais em alguns fãs de Xbox (não digo nem aqui mas fora do PXB, em outros fóruns de marca ou multiplataforma ou ainda em redes sociais), e que está sendo nítido no caso de Starfield, é como muitos estão se aproximando a passos largos de um comportamento que criticavam tanto em fãs de PlayStation/Nintendo ao longo dos anos: o fato de que você não pode não adorar um jogo grande e exclusivo.

Gostou de [INSIRA QUALQUER JOGO EXCLUSIVO COM GRANDE EXPECTATIVA AQUI] mas não achou perfeito? Deu só 8 ou 9 de 10? Com certeza não é tão fã assim.
Pior: acha que é só um jogo bom e segue a vida (no campo do 7-8)? Obviamente é um infiltrado para sabotar a marca.

Isso vindo de uma comunidade que, por muitos e muitos anos, teve como diferencial aceitar que opiniões contrárias existem, que nem todo jogo é pra todo mundo e tá tudo certo, no fim do dia o importante é (ou era) jogar e se divertir com os amigos, seja em sessões multiplayer ou compartilhando as experiências com os outros. Parece que o sentimento de querer ser percebido como ter os melhores jogos tomou conta e ai de alguém que tente levantar qualquer crítica. Acompanhar notícias de Starfield tá um inferno porque a maioria das coisas que ganha repercussão consiste em 1) gente falando mal de Starfield e 2) gente reclamando de quem tá falando mal de Starfield (essas duas volta e meia se alternam, a ponto de que, por vezes, o maior papo entre fãs da marca é falar mal de quem tá falando mal do jogo). Em terceiro, vem gente falando de Starfield de boas, compartilhando coisas legais e experiências que estão encontrando.

Esses dias, estava lendo a história do dia em que o Jeff Gerstmann (ainda na Gamespot) resolveu dar 8,8 para Zelda Twilight Princess e como isso enfureceu uma parcela dos fãs da Nintendo. Detalhe, com takes (em 2006) iguais aos que vemos hoje, do tipo "a Sony pagou pra baixar a nota", ou coisas absurdas como "Jeff G está em uma missão solitária para acabar com o Wii". Ou seja, o discurso é sempre o mesmo: se não gosta tanto, não vale, não pode, tem que ter algo excuso por trás. Está acontecendo a mesma coisa com Starfield e provavelmente acontecerá com mais e mais jogos, à medida que o Xbox for lançando jogos tratados como eventos na indústria. Infelizmente, é um ônus de quem cresce demais.



Sei que muita gente não vai gostar de ler esse comentário, por jogar uma luz negativa em algo partindo do lado de cá. Mas é uma oportunidade de pegar e olhar se nós, enquanto comunidade, não estamos replicando o mesmo tipo de comportamento que criticamos em outros grupos.
 
Última edição:

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
1,025
Brasil
Acho que o mundo se tornará um lugar mais feliz quando as pessoas entenderem que agregadores de notas não significam o valor de uma obra mas sim um espaço para tendências. Que um jogo 97 e um jogo 87 a rigor não possuem diferença nenhuma, a não ser que em um deles tu vai encontrar um campo mais próximo da unanimidade enquanto que no outro houve uma certa repartição. E daí te cabe ler, jogar e procurar entender em qual aspecto que tu se encaixa.

Que um jogo 97 não é necessariamente melhor que um 87 ou que um 77 ou 57. E o melhor que tu pode fazer caso tenha gostado de um jogo que a maioria não curtiu é continuar acompanhando as análises que mais se identificam contigo, mas ler opiniões diversas também pode ser edificante. Mais da metade das análises de Starfield são 90+, então ainda é um jogo que a tendência é gostar ou gostar muito, enquanto apenas uma ínfima minoria avaliou em menos de 80.

Eu li os reviews dessas notas mais baixas e realmente me pareceram análises bem superficiais, alguns aspectos me soa como bobagens absurdas, na minha concepção. Mas aí eu deixo de acompanhar essa pessoa e começo a dar menos valor ao que ela tem a dizer.

Não se apeguem a notinha, se apeguem a própria jogatina e ao que outros seres humanos tem a dizer. Aí vocês começam a construir um caminho mais acertivo do que vale pra vocês ou não.

Eu adorava na época que assinava EGM onde a maioria dos reviews, pelo menos dos jogos grandes, eram analisados por três pessoas. Se um cara que eu não curtia dava uma nota muito baixa eu não dava o mesmo valor do que outro que tinha uma forma de relacionar com games mais parecidas com a minha. Aí tu finalmente começa a usar a crítica como uma ferramenta a teu favor, e não essa parada que é hoje que é só faísca pra briguinhas imbecis.
 

Tato BR

Mestre
PXB Gold
Fevereiro 24, 2009
6,091
2,468
São Paulo
Nada fora do esperado da Eurogamer Portugal

Ver anexo 10625
Pior que os redatores fazem de propósito, pra fomentar guerra de console, os comentários são absurdos, galera é alienada demais.
Eurogamer é um dos veículos de notícias sobre jogos mais egocêntricos do mundo. É óbvio que iam tirar uma casquinha após "chorarem" que não receberam uma chave pra analisar o jogo com antecedência.
 

tavo08tom

Go ahead. Make my day!
PXB Gold
Dezembro 5, 2013
4,525
7,683
Jaraguá do Sul - SC
Uma coisa que tenho visto cada vez mais em alguns fãs de Xbox (não digo nem aqui mas fora do PXB, em outros fóruns de marca ou multiplataforma ou ainda em redes sociais), e que está sendo nítido no caso de Starfield, é como muitos estão se aproximando a passos largos de um comportamento que criticavam tanto em fãs de PlayStation/Nintendo ao longo dos anos: o fato de que você não pode não adorar um jogo grande e exclusivo.

Gostou de [INSIRA QUALQUER JOGO EXCLUSIVO COM GRANDE EXPECTATIVA AQUI] mas não achou perfeito? Deu só 8 ou 9 de 10? Com certeza não é tão fã assim.
Pior: acha que é só um jogo bom e segue a vida (no campo do 7-8)? Obviamente é um infiltrado para sabotar a marca.

Isso vindo de uma comunidade que, por muitos e muitos anos, teve como diferencial aceitar que opiniões contrárias existem, que nem todo jogo é pra todo mundo e tá tudo certo, no fim do dia o importante é (ou era) jogar e se divertir com os amigos, seja em sessões multiplayer ou compartilhando as experiências com os outros. Parece que o sentimento de querer ser percebido como ter os melhores jogos tomou conta e ai de alguém que tente levantar qualquer crítica. Acompanhar notícias de Starfield tá um inferno porque a maioria das coisas que ganha repercussão consiste em 1) gente falando mal de Starfield e 2) gente reclamando de quem tá falando mal de Starfield (essas duas volta e meia se alternam, a ponto de que, por vezes, o maior papo entre fãs da marca é falar mal de quem tá falando mal do jogo). Em terceiro, vem gente falando de Starfield de boas, compartilhando coisas legais e experiências que estão encontrando.

Esses dias, estava lendo a história do dia em que o Jeff Gerstmann (ainda na Gamespot) resolveu dar 8,8 para Zelda Twilight Princess e como isso enfureceu uma parcela dos fãs da Nintendo. Detalhe, com takes (em 2006) iguais aos que vemos hoje, do tipo "a Sony pagou pra baixar a nota", ou coisas absurdas como "Jeff G está em uma missão solitária para acabar com o Wii". Ou seja, o discurso é sempre o mesmo: se não gosta tanto, não vale, não pode, tem que ter algo excuso por trás. Está acontecendo a mesma coisa com Starfield e provavelmente acontecerá com mais e mais jogos, à medida que o Xbox for lançando jogos tratados como eventos na indústria. Infelizmente, é um ônus de quem cresce demais.



Sei que muita gente não vai gostar de ler esse comentário, por jogar uma luz negativa em algo partindo do lado de cá. Mas é uma oportunidade de pegar e olhar se nós, enquanto comunidade, não estamos replicando o mesmo tipo de comportamento que criticamos em outros grupos.

Cara, falou tudo! Concordo com tudo o que você disse.

Mas tu não achas que isso vem porque a comunidade está começando a se orgulhar de como as pessoas olham para os produtos da marca? Ex: Pessoal da Nintendo se orgulha porque, por mais que Zelda ganhe as maiores notas, a franquia Mario é sinônimo de jogos num modo geral, qualquer pessoal NO MUNDO que nunca jogou um jogo sequer na vida vai saber quem é o personagem Mario da Nintendo. E o pessoal do PS que se orgulha das suas franquias colecionarem GOTY e notas altas, e porque tem bem mais PS do que Xbox no mundo.
 
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Reações: ronabs

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,617
75,706
Rio Grande do Sul
Cara, falou tudo! Concordo com tudo o que você disse.

Mas tu não achas que isso vem porque a comunidade está começando a se orgulhar de como as pessoas olham para os produtos da marca? Ex: Pessoal da Nintendo se orgulha porque, por mais que Zelda ganhe as maiores notas, a franquia Mario é sinônimo de jogos num modo geral, qualquer pessoal NO MUNDO que nunca jogou um jogo sequer na vida vai saber quem é o personagem Mario da Nintendo. E o pessoal do PS que se orgulha das suas franquias colecionarem GOTY e notas altas, e porque tem bem mais PS do que Xbox no mundo.
É uma possibilidade, sim.

Do que eu vejo, o público sempre demonstrou esse orgulho mas também uma certa insatisfação pelo mercado e os outros jogadores não enxergarem a marca da mesma forma. Por vezes, até parecia que a Microsoft sempre seria a terceira colocada, o underdog da parada, independente do que fizesse. Mas hoje, cada empresa está seguindo uma linha de negócios distinta e cada uma delas pode muito bem ser a primeira em sua determinada estratégia.

Com isso, se renova o orgulho porque estamos vendo os frutos desse crescimento e as portas que estão se abrindo: novos jogos, formas de consumo, estúdios, publishers. Já comentamos algumas vezes, anos atrás, como o Xbox era por vezes deixado de canto das conversas, e não é por existir algo contra a marca, é uma razão puramente comercial: portais, influencers, youtubers vão dar mais atenção para as plataformas que mais vendem, mais tem público, mais geram dinheiro, etc., não tem jeito, quem mora fora do eixo Rio-São Paulo vive isso muito bem quando o assunto é futebol, por exemplo.

Mas comentamos também que, tudo correndo o planejado, o Xbox chegaria a um patamar onde não poderia mais ser ignorado. Onde passaria a ter seus momentos de destaque dentro da indústria também, não como coadjuvante mas até mesmo como protagonista em alguns momentos, como agora com Starfield. Pra quem sempre esperou por essa hora, é tentador olhar de cima pra baixo e dizer que os outros devem aceitar a nova realidade, aceitar que jogo XYZ é bom sim e quem discorda tá errado ou não deve ser levado em consideração - e esse é um ponto fundamental onde o usuário/fã pode decidir se vai se tornar herói ou vilão.

Herói e vilão são termos exagerados, mas servem para mostrar o contraste entre 1) aproveitar que um jogo é bom, foi bem recebido e está fazendo sucesso e 2) se indignar que ele deveria estar fazendo ainda mais sucesso e que os outros estão errados em discordar (comportamento que foi, por anos, criticado em fãs de outras empresas na defesa de seus jogos mais importantes). Não tem muita diferença entre a turma da Nintendo pistolando pelo 8,8 de Twilight Princess e a galera revoltada com alguns 8,5 de Starfield agora.
 
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Reações: tavo08tom e CaioNF

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,430
13,741
Rio de Janeiro
Isso vindo de uma comunidade que, por muitos e muitos anos, teve como diferencial aceitar que opiniões contrárias existem, que nem todo jogo é pra todo mundo e tá tudo certo, no fim do dia o importante é (ou era) jogar e se divertir com os amigos, seja em sessões multiplayer ou compartilhando as experiências com os outros.
Respeitar opiniões contrarias no xbox é lenda, aqui sempre foi toxico como em qlqr lugar
 

andersonflira

Guerreiro
Março 14, 2018
460
572
São Paulo
Sinceramente eu não consigo entender essas metricas de notas para jogos, exitem tantos tipos de jogos diferentes com tamanhos e valores de produções de todos os tipos, e todos entram no mesmo balaio de notas, não me entendam mal , mas acho que quanto maior o projeto e mais ambicioso, mais dificil é chegar na perfeição, como se compara um jogo tipo starfield com por exemplo Vampire Survivor? Veja bem, não estou aqui dizendo que porque um é mais "simplorio" ele não mereça notas altas ou não seja divertido, não é essa a questão. E sim como voce pega 2 jogos com diferenças tão gigantescas de produção e julgam "igualmente" o que é levando em consideração? apenas a diversão ou que atigiu o que foi proposto? tambem não sei qual seria a melhor forma de se medir isso, eu por exemplo não levo notas em consideração, ja gostei muito de jogos considerados notas 6, e detestei outros notas 9 por exemplo, gosto é algo muito pessoal, eu por exemplo ficaria muito feliz se Starfiel fosse um jogo 95 +, mesmo sabendo que talvez eu não vá gostar muito, por não ser muito minha vibe esse estilo de jogo, mas ficaria feliz pela comunidade xbox que esparava muito por isso.
 

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