O grande ponto é que os Reaper são sintéticos orgânico, isso fica bem obvio no dois e muito mais obvio no 3 se você tiver a expansão leviatã, o três toca em em assuntos que nenhum outros toucou: origem do reapers, civilização dos protheans, cerberus clonar sheppard.... Esse papo de que o jogo foi corrido é furada, só podem ter jogado sem nenhuma dlc... Não faz sentido!! Pra mim o único final plausível é síntese... É o mais lógico....
Mass Effect 3 sofreu do que eu chamo de 'síndrome de encerramento de trilogia', no qual a necessidade de amarrar todas as pontas soltas deixadas pelos 2 primeiros jogos costuma deixar tudo mais corrido, e no caso do Mass Effect elas são muitas, criaram um universo maior do que se podia lidar. Além disso, simplificaram os elementos de Rpg e o impacto que as escolhas dos 2 primeiros jogos teriam durante a jornada. Todos os jogos tiveram alto valor, sendo que o 2 considero o mais equilibrado.O que não faz sentido é dizer que ME3 não foi corrido, mas afirmar indiretamente que DLC era essencial pra contar a história. Sou do tempo (não muito distante) em que jogos no lançamento já vinham completos com o mínimo necessário para contar ao menos a sua história principal. Não foi o caso de ME3.
Foi corrido sim, e muito.
M
Mass Effect 3 sofreu do que eu chamo de 'síndrome de encerramento de trilogia', no qual a necessidade de amarrar todas as pontas soltas deixadas pelos 2 primeiros jogos costuma deixar tudo mais corrido, e no caso do Mass Effect elas são muitas, criaram um universo maior do que se podia lidar. Além disso, simplificaram os elementos de Rpg e o impacto que as escolhas dos 2 primeiros jogos teriam durante a jornada. Todos os jogos tiveram alto valor, sendo que o 2 considero o mais equilibrado.
Não tiro sua razão.... O Mass Effect 3 foi lançado muito ruim e muito corrido, não discuto isso. Mas pra mim as expansões moldaram e melhoraram muito o jogo todo, inclusive acrescentando o que o @Nirv falou sem o "From Ashes" e o "Leviathan" o jogo não é nada. Mas pra mim o @Johannes falou o ponto chave, "cumprir os prazos da EA"... Empresa que não faz nada e atrapalha quem quer fazer alguma coisa. A diferença que tanto dizem do Mass Effect 1 esta justamente ai, foi feito pela Microsoft com um exclusivo PC/XBOX. Voltando a ME3, o jogo isolado é muito pobre porem o conjunto da obra faz toda a diferença.... Mas não entendo o que, na opinião de vocês, tem de indigno nos finais....O que não faz sentido é dizer que ME3 não foi corrido, mas afirmar indiretamente que DLC era essencial pra contar a história. Sou do tempo (não muito distante) em que jogos no lançamento já vinham completos com o mínimo necessário para contar ao menos a sua história principal. Não foi o caso de ME3.
Foi corrido sim, e muito.
Não tiro sua razão.... O Mass Effect 3 foi lançado muito ruim e muito corrido, não discuto isso. Mas pra mim as expansões moldaram e melhoraram muito o jogo todo, inclusive acrescentando o que o @Nirv falou sem o "From Ashes" e o "Leviathan" o jogo não é nada. Mas pra mim o @Johannes falou o ponto chave, "cumprir os prazos da EA"... Empresa que não faz nada e atrapalha quem quer fazer alguma coisa. A diferença que tanto dizem do Mass Effect 1 esta justamente ai, foi feito pela Microsoft com um exclusivo PC/XBOX. Voltando a ME3, o jogo isolado é muito pobre porem o conjunto da obra faz toda a diferença.... Mas não entendo o que, na opinião de vocês, tem de indigno nos finais....
Você está confundindo o 2 com o 3. Em ME2 ainda tem bastante interação com os NPCs, principalmente com os seus companheiros. É só lembrar que esse é o jogo das campanhas de "lealdade", 3-4 quests por NPC p/ ganhar poderes "extras" e uniformes alternativos. Tem MUITA interação nesse jogo. Após cada missão da campanha principal todos os NPCs tinham algo novo à dizer. Putz tinha até a psicóloga de bordo. O que diminuiu do 1 p/ 2 foram os pequenos diálogos em missões (NPC banter). O 1 tem bastante disso, principalmente nos elevadores. O 2 quase não tem, e o 3 tem menos ainda.No 2 além de matarem boa parte dos elementos do RPG, fiquei decepcionado com a falta de interação entre seus aliados durante as fases. No 1 eles conversavam entre si, faziam piadas, perguntavam coisas sobre a cultura um do outro. No 2 não tinha nada, lembro uma vez de jogando uma fase, teve uma hora que até me virei pra ver quais aliados estavam comigo porque ninguém falava nada. E isso que a missão era ir atrás da filha de uma das aliadas. Decepcionante
@Nirv Durante sua vida, nunca existiu um momento que você almejava algo e lotou por isso mas na hora "H" você parou e pensou que aquilo não era bem o que você queria? O jogo te deu uma oportunidade de escolher como finalizar independente de como você chegou lá. Todas as 3 decisões são maiores que o Sheppard, mas ao mesmo tempo precisam ser tomadas e por ele. Sheppard mudou muito do primeiro até o terceiro e vestiu a camisa da causa! Nada mais justo que ele tenha a possibilidade de escolher o caminho, afinal pessoas podem mudar de ideia. O meu único medo, é como o Andrômeda vai lidar com os 3 finais. Vai ser antes de Sheppard? Vai ser depois? Vão escolher um final como padrão? São muitas perguntas no ar.... Só descobriremos quando o jogo realmente sair.Tirando toda incoerência que já foi citada, o que mais me chateou foi o fato do final ser uma escolha e não uma consequência das suas escolhas. Tipo, mesmo com os finais meh, se o que você tivesse feito durante os jogos te levassem para um deles, pra mim já estava OK, mas o fato de ignorar tudo isso e você poder escolher, foi o fator chave pra eu achar bem bosta.
Vou começar a guardar dinheiro hoje.Hype a mil pelos 3 jogos , mas BF5 é sem sombra de dúvida meu favorito , mais um BF Premium pra conta .
Bom, já é praticamente consensual a falta de uma maior interação com os Npc´s em ME 3, tão bem vista em ME 1 e 2. Acredito que muita gente ficou decepcionada porque via em Sheppard o verdadeiro herói do universo e o agente transformador desse universo, mas o desfecho destoou demais dessa concepção formada ao longo da trilogia. No ME 3 os acontecimentos vão se seguindo, com pouco poder de escolha por parte do jogador, é como se estivesse saindo de agente transformador para apenas alguém sendo engolido pelos acontecimentos, sem poder fazer quase nada que mudasse esse panorama. Pelo menos foi assim que me senti jogando ME 3.@Nirv Durante sua vida, nunca existiu um momento que você almejava algo e lotou por isso mas na hora "H" você parou e pensou que aquilo não era bem o que você queria? O jogo te deu uma oportunidade de escolher como finalizar independente de como você chegou lá. Todas as 3 decisões são maiores que o Sheppard, mas ao mesmo tempo precisam ser tomadas e por ele. Sheppard mudou muito do primeiro até o terceiro e vestiu a camisa da causa! Nada mais justo que ele tenha a possibilidade de escolher o caminho, afinal pessoas podem mudar de ideia. O meu único medo, é como o Andrômeda vai lidar com os 3 finais. Vai ser antes de Sheppard? Vai ser depois? Vão escolher um final como padrão? São muitas perguntas no ar.... Só descobriremos quando o jogo realmente sair.
Você está confundindo o 2 com o 3. Em ME2 ainda tem bastante interação com os NPCs, principalmente com os seus companheiros. É só lembrar que esse é o jogo das campanhas de "lealdade", 3-4 quests por NPC p/ ganhar poderes "extras" e uniformes alternativos. Tem MUITA interação nesse jogo. Após cada missão da campanha principal todos os NPCs tinham algo novo à dizer. Putz tinha até a psicóloga de bordo. O que diminuiu do 1 p/ 2 foram os pequenos diálogos em missões (NPC banter). O 1 tem bastante disso, principalmente nos elevadores. O 2 quase não tem, e o 3 tem menos ainda.
Já ME3 era a secura de interação em pessoa. Diferente do 1 e do 2, os NPCs nem se quer te olhavam na cara para dar quest. Nem escolha de falas você tinha. Você simplesmente clicava na pessoa e vinha um diálogo pronto qualquer e piscava na tela que uma nova quest tinha surgido. Lembrou interação de NPCs de cidades em jogos JRPG. E mesmo os NPCs combatentes não tinham quase nada a dizer. Geralmente na missão de recrutamento inicial eles falavam mais, depois disso eles caiam no mesmo esquema dos NPCs fora da nave - não tem aquela câmera 1-a-1, sem escolha de falas, zero interação.
Isso é verdade... o jogo vai te preparando para a Omega4Relay, cada missão completada significava estar mais perto do 'grande momento'. Foi uma experiência foda, até onde me lembro foi a missão mais marcante pra mim em um jogo.Mass effect 3 é muito fraco. O começo é corrido, o final mais ainda. O ponto alto do jogo é a parte dos Krogan.
Tá pra vir um jogo que supere tanto em mecânica quanto em story telling a missão suicida do Mass Effect 2.
Eu achei a interação do dois diferentemente interessante da vista no um, os sistemas de lealdade deixaram muito foda, certas interações que vão de brigas até romances entre os próprios acompanhantes. O ponto fraco do 2 em relação ao 1 e o 3 é o sistema de reputação, que te obriga a seguir um dos dois caminhos(Paragon/Renegade) se não você não poderá tomar algumas decisões importantíssimas! Mas a verdade é que eu estava tão preocupado pensando em outras coisas e em nos plots possíveis que nem reparei na falta de conversa do 2 e 3 kkkkkkkkkNão confundi não.Estava me referindo justamente as conversas paralelas entre os NPCs durante as missões, como as conversas de elevador. No 2 colocaram uma cacetada de personagens interessantes na sua turma, mas parece que ficaram com preguiça de escrever diálogos entre eles.
Sobre o 3 ser ainda pior neste quesito, foi o que falei no começo, a relação entre expectativa X realidade. Do 1 pro 2 foi um choque. Pro 3 já fui com poucas expectativas, por isso talvez não tenha sentido tanto.
Tb espero que a EA invista em uma boa campanha para Titanfall e parem com essa invenção de "campanha" em formato de partida multiplayer, o mesmo desperdício se deu com Evolve.Apesar de também não ter gostado do final de ME 3, ainda assim, adoro a série. Comprarei no lançamento, a não ser que venham dezenas de críticas ao jogo, o que acho difícil, pois a EA costuma segurar as críticas até o lançamento.
Titanfall, gostei, mas também espero que tenha uma campanha decente. Não aquilo que chamaram de campanha.
Battlefield, espero que não venha como Hardline. Não gostei do jogo.