+ O que é um jogo repetitivo ?

thebereis

Jogador
Setembro 15, 2014
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46
Esta ai uma pergunta que poucas pessoas fazem hoje em dia... O que é um jogo repetitivo, qual é o limite de repetição para que o jogo seja considerado repetitivo ?
Eu tive essa questão no mês passado, quando o tão esperado Destiny foi lançado, isto porque muitas pessoas o consideram repetitivo devido ao fato de você atirar nos inimigos, defender seu fantasma e atirar em mais inimigos, mas porque ele é considerado assim ? Afinal a idéia base do jogo é esta. Os jogos antigos, principalmente os Beat up ( acho que escrevi errado haha), tinham seus gameplays com a mesma coisa, andar e bater em inimigos, mas eles nem sempre eram considerados repetitivos ou chatos.
Em Fifa a única coisa que você faz é disputar jogos, em Ryse a única coisa que você faz é matar os caras com uma espada e algumas armas diferentes, em Assassins creed seu gameplay se baseia em fazer pakour, matar inimigos, explorar o mapa e ver a hsitória. Tudo nestes jogos se repetem. Então lhe pergunto... O que faz um jogo ser repetitivo ?
E ai podemos entrar em outro "problema" que seria a duração do jogo, por exemplo, Forza Horizon 2, se ele te desse 100h de duração só com corridas ele seria um jogo longo e repetitivo ? E se ele Tivesse só 5h Seria um jogo curto, mas que não fosse repetitivo ?
Não pensem que estou debochando os gamers dizendo que não existe jogo repetitivo, estou mesmo com essa dúvida. Porque a base dos jogos é sempre a mesma, mas o que faz ele não ser repetitivo. Sei que algumas respostas serão " a diversificação das missões, fazer coisas diferentes" , mas eu nao posso mudar muita coisa em um Fifa, posso ter mais modos de jogo, mas a base continuara a mesma...
 
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Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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É uma questão subjetiva, cada um vai ter a sua tolerância. Jogos de corrida por exemplo, são sempre repetitivos, principalmente os que querem ser levados a sério.

Já sobre Destiny especificamente, a questão vai também pela capacidade da Bungie que era esperada, mas que não aparece durante Destiny, seja de forma intencional ou de capital humano que foi absorvido pela 343. Invariavelmente, você vai contra um mob de inimigos até um local aleatório, coloca o fantasma para alguma atividade e aguarda. Isso de uma desenvolvedora que botou de última fase de um blockbuster de tiro em primeira pessoa uma fuga desenfreada pilotando com veículo (Halo 3). Até Halo 2 tem mais variedade nas atividades do que Destiny.
 

Nirv

Guerreiro
Outubro 21, 2010
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Como estou com pressa não vou me aprofundar muito mas, se você for generalizar o Plot de cada jogo TODOS serão "repetitivos". Porém, dando o exemplo do FIFA: Sim, você simplesmente, disputa jogos, mas TODOS eles são diferentes entre si. Sejam com táticas, adversários melhores ou piores, etc.. NENHUM jogo é igual ao outro. Diferente de Assassin's Creed, por exemplo, que você tinha que escalar prédios, exatamente da mesma maneira, para pegar bandeiras/pontos de visão.
Após chegar em casa, edito a resposta para argumentar melhor sobre isso, se necessário.
 
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Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
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Pra mim repetitivo é quando o jogo para de dar prazer em seu gameplay e nem sempre isso é um resposta técnica e/ou com muitos critérios, vou pegar o exemplo do mestre da repetição, o Diablo. Desde o inicio até o final o jogo funciona da mesma forma, avançado matando tudo que vê pela frente e coletando itens.

Algumas pessoas vão jogar umas 3h e nunca mais voltar por falar que o jogo é repetitivo, já um outro tipo de público vai ficar encantado cada vez que sobe de nível e ganha habilidades novas, cada vez que encontra um item lendário e a cada vez que sente que a dificuldade está fácil demais e é necessário subir o nível para matar monstros mais fortes e ter recompensas melhores, basicamente um hamster correndo em sua rodinha.

A única coisa que faz tecnicamente o jogo ser taxado como repetitivo é quando não existe nenhuma progressão (lvl, itens, dificuldade...), de resto tudo isso é subjetivo e uns vão achar o jogo repetitivo e outros vão adorar aquela gameplay confortável e familiar que dá um grande prazer de jogar.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
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Realmente @Nirv, Fifa cada jogo é um jogo, assim como Forza cada corrida é única.
Já as campanhas são mais "repetitivas" em jogos como AC, que tem um perfil mais específico.
Estou jogando Shadow of Mordor e o fator repetição é bem destacado, porém sempre divertido, pois cada "capitão" é um orc diferente.
 
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thebereis

Jogador
Setembro 15, 2014
66
46
FIFA: Sim, você simplesmente, disputa jogos, mas TODOS eles são diferentes entre si. Sejam com táticas, adversários melhores ou piores, etc.. NENHUM jogo é igual ao outro. .
Na teoria eu até concordo contigo, mas na prática isso não funciona muito bem, Normalmente as partidas no FUT sempre calham de voce ganhar duas partidas( dependendo da sua habilidade) e no terceiro ou no quarto o jogo o computador decide piorar todos os seus jogadores, esta certo... os jogos não são iguais, mas idéia base é voce sempre fazer o mesmo.
É uma questão subjetiva, cada um vai ter a sua tolerância. Jogos de corrida por exemplo, são sempre repetitivos, principalmente os que querem ser levados a sério..

é Bem como voce disse... Vai de cada pessoa com sua tolerância. Eu acho Forza Horizon 2 hipnotizante, não consigo parar de jogar ele, mas seu gameplay é um tanto repetitivo.
 
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Reações: paul_gamer

Pedras

Jogador
Novembro 9, 2005
1,133
287
Como o Burga disse vai a tolerância e "acrescento gosto" de cada um, ex: esse jogo do mês do Xone de ficar empurrando um caixão pra la e pra ca achei repetitivo ao ponto de ser chato, e não gosto de jogos de corridas por ser muito repetitivos ainda mais se for um jogo serio, se for de corrida gosto estilo Burnout ou Rally.
 

thebereis

Jogador
Setembro 15, 2014
66
46
Como o Burga disse vai a tolerância e "acrescento gosto" de cada um, ex: esse jogo do mês do Xone de ficar empurrando um caixão pra la e pra ca achei repetitivo ao ponto de ser chato, e não gosto de jogos de corridas por ser muito repetitivos ainda mais se for um jogo serio, se for de corrida gosto estilo Burnout ou Rally.
Aquele Chariot a única coisa boa que tem é ser bonito, de resto ,_, preferia ganhar um filme gratis.
 

Totolento

Novato
Maio 17, 2011
21
17
Paulínia
Muito legal o tópico. Interessante pensar sobre esse tema.

Acho que citaram bons exemplos aí, como corrida, FIFA, Diablo, etc. Mas em síntese, acho que o problema não é o jogo SER repetitivo e sim nós SENTIRMOS que o jogo é repetitivo. Elaborando melhor, podemos comparar Destiny e, como citado por muitos ao se criticar Destiny, Call of Duty. Os dois jogo são basicamente formados por fases com inimigos que devem ser mortos, lugares que devem ser analisados, etc. Desconsiderando o fato de COD ter algumas missões de carros, tanques, aviões e tal, acho que a grande diferença entre COD e Destiny é que o primeiro consegue contar uma história. Destiny falhou em contar uma boa história. "Ah, mas o lore do jogo é extenso". Ok., mas eu preciso de um celular, um computador ou um tablet pra ver isso. O JOGO em si não me conta nada, aí, eu acabo apenas percebendo que executo ordens, cumpro missões, etc, sem muito propósito, ou sem muita explicação. Somam-se a isso, o fato do Destiny ter protagonistas fracos e tudo mais. Só pra constar, eu estou jogando Destiny praticamente todos os dias, estou viciado no jogo, mas, sinceramente, ainda acho um jogo fraco, que apenas me cativou pelo gameplay e muito mais pelo multiplayer e as missões cooperativas. Tirando a necessidade de fazer os bounties, não tenho incentivo nenhum pra voltar à campanha e jogar novamente as fases.
Peguemos Borderlands como exemplo agora. Também é um jogo repetitivo, vc mata monstros, inimigos, cumpre objetivos e tal, mas acaba ficando tão fascinado com a questão de loot, da comédia do jogo, da diversidade de itens, entre outras coisas, que a repetitividade do jogo fica em segundo plano; ela não se sobrepõe às outras sensações ao jogar. Depois de muito tempo acaba cansando também, mas em primeira instância, o jogo não é SENTIDO como repetitivo (ao menos essa é minha impressão). O mesmo com Forza, com Diablo e outros.
Enfim, acho que é mais ou menos isso. O impacto da repetitividade do jogo depende muito daquilo que vc percebe ao jogar e não tanto da mecânica absoluta, pois, no fundo, praticamente todos os jogos seguem um estilo de execução: no futebol vou sempre correr e chutar bola; na luta vou sempre dar socos, chutes, especiais; no FPS vou sempre atirar e assim por diante. Mas o quando a história, os personagens e a experiência de jogo cativam o jogador, esses fatores repetitivos se tornam secundários.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Creio que o que torna um jogo repetitivo é a tolerencia do jogador, conforme dito acima.
Se vc gosta da premissa do jogo não irá se importar em fazer o mesmo tipo de missão.
Eu por exemplo achei Assassins Creed incrivelmente chato e repetitivo....Porém algumas pessoas que gostaram da ideia de assassinar adoraram o jogo...
Creio que isso vá muito do jogador em sí, pois é dificil vc mudar o jogo a todo instante todo momento freneticamente.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,456
10,148
Cotia
Realmente @Nirv, Fifa cada jogo é um jogo, assim como Forza cada corrida é única.
Já as campanhas são mais "repetitivas" em jogos como AC, que tem um perfil mais específico.
Estou jogando Shadow of Mordor e o fator repetição é bem destacado, porém sempre divertido, pois cada "capitão" é um orc diferente.
Vc disse tudo agora....Shadow of Mordor se resume a executar os capitães...Porém cada um é cada um e tem fraquezas e forças diferentes.
Se vc não curte a premissa do jogo, em 4 missões vai dizer que o jogo é chato...E isso é uma questão puramente pessoal.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,720
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Rio Grande do Sul
Além do gosto pessoal, que é um ponto muito importante e não tem como ser debatido, pra mim, um jogo começa a ser repetitivo no momento em que consegue ser tão maçante, tão cansativo, que mata a diversão.
Na nossa infância, jogávamos alguns títulos por meses a fio, e nem por isso eles se tornavam repetitivos, porque eram divertidos de jogar.

Hoje, pra justificar os $60 cobrados, muitos jogos são inflados de forma artificial, e nós sentimos quando isto é feito de forma forçada, só pra dar uma sensação de longevidade maior. Depois de um certo ponto, perde a graça.
E nós, como público, também temos um pouco de culpa, pois tudo tem que ser foda, tem que ser a melhor coisa do mundo, e não é bem assim.
Às vezes, só queremos chegar do ponto A ao ponto B, sem milhares de coisas atrapalhando o caminho.
 
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Madmau

Jogador
Agosto 12, 2007
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É uma questão subjetiva, cada um vai ter a sua tolerância. Jogos de corrida por exemplo, são sempre repetitivos, principalmente os que querem ser levados a sério.

Já sobre Destiny especificamente, a questão vai também pela capacidade da Bungie que era esperada, mas que não aparece durante Destiny, seja de forma intencional ou de capital humano que foi absorvido pela 343. Invariavelmente, você vai contra um mob de inimigos até um local aleatório, coloca o fantasma para alguma atividade e aguarda. Isso de uma desenvolvedora que botou de última fase de um blockbuster de tiro em primeira pessoa uma fuga desenfreada pilotando com veículo (Halo 3). Até Halo 2 tem mais variedade nas atividades do que Destiny.
Sinto cheiro de Fanboy:D
 
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Daniel F. D.

Novato
Maio 16, 2007
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Basicamente todo jogo é repetitivo, o problema é como isso é disposto/mostrado ao jogador. Explico melhor:

Um jogo como o Forza 5 é MUITO repetitivo mas isso é algo a se esperar, o problema é a falta de modalidades dos campeonatos pois é sempre a mesma coisa, uma séria de x número de corridas nas mesmas poucas pistas....

Destiny que tinha tudo pra ser um senhor jogo se mostra MUITO repetitivo aonde as únicas coisa que as pessoas fazem é mata inimigos que ficam dando respawn nos mesmo lugares, procurar baús e coletar itens espalhados pelo mapa.... o jogo tinha um enorme potencial o que gerou um enorme hype mas o que se mostra é um jogo relativamente fraco (e olha que eu insisto em jogar... jogo quase todo dia na esperança que ele vá melhorar)

Tomb Raider apesar de basicamente ter que fazer as mesmas coisas (quebrar caixas ou pilhar cadáveres e atirar nos inimigos) faz isso de uma maneira sensacional pois existe muita coisa a se explorar no jogo e o cenário muda constantemente dando a impressão ao jogador que tu realmente está progredindo no jogo.
 
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AkRaJ3

Novato
Junho 15, 2010
1,240
866
BH
Eu gosto de Assassin's Creed...

Ligando pro psiquiatra.*
A verosemelhanca que o jogo tem e uma historia bem construída vale maos que os assassinatos em si
Alem disso todos que ficarem curiosos com a historias reais sobre pessoas e locais o jogo sempre tem uma enciclopédia dentro dele, que toda vez que fala algo que é fictício eles deixam alguma frase tipo "mas não se sabe se isso é verdade ou algo estranho não acha" e por ai vai

Nada no mundo é mais repetitivo do que respirar. #fikdik kkkkkkk
 

thebereis

Jogador
Setembro 15, 2014
66
46
é Engraçado que cada pessoa que escreve aqui a sua opinião, diz os jogos que acha repetitivo e os que gostam como Tomb Raider, Fifa, AC e etc, já justificam o porque de não acharem ele repetitivo hahahaha
 
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Reações: AkRaJ3

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