[Opinião] Project Scorpio e as novas políticas da Microsoft

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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O modular citado não poderia ser na questão de fabricação? Linha de produção?

Vc mantém uma placa mãe, atualiza apenas a placa gráfica que é modular nele, talvez o processador (outro modulo) ou mais memoria ram (terceiro modulo) e pronto, novo modelo high end saindo da linha de produção.
Reduzindo custos de fabricação e de projeto...
 

Mr. Spectro

Jogador
Março 18, 2009
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Eu nunca fui de acompanhar notícias que na verdade são rumores. Quem me conhece sabe que dou preferência pro Xbox, mas mesmo assim, se a proposta da Microsoft é levar o pessoal do console pro PC, eu dou maior apoio, afinal, todo gamer com consciência sabe que não dá pra comparar. O que eu espero é que não fique em um "lenga lenga"; "disse que me disse" de anúncios. Torço pra tenham peito e assumam uma proposta!
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
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na verdade os consoles ja sao um PC. A unica diferenca eh que roda outro sistema e usa um controle proprio ao inves de um mouse/teclado

acho que o scorpio vai seguir nessa mesma linha, mas com a integracao de xbox vs PC cada vez maior. Nao significa que o PC vai virar um xbox ou que o xbox vai virar um PC, e sim que os servicos vao ir sendo unificados com o tempo. Como eh o caso do Xbox Play Anywhere, que ainda eh uma coisa cru mas na pratica isso vai fazer os jogos de xbox rodar no PC, assim como a microsoft tambem ja ta planejando fazer o contrario dos apps da windows store rodar no xbox

e nao duvido muito que conforme essa integracao for avancando, cedo ou tarde a microsoft ainda vai inventar de querer cobrar live no PC. Pra quem ja tem xbox isso nao vai mudar nada, mas pra quem so tem PC e sempre jogou gratis, isso vai gerar uma bela onda de reclamacao quando a microsoft inventar baboseira de cobrar por uma coisa que era pra ser gratis. No console ela consegue fazer isso pq o povo que tem console geralmente sai comprando tudo que ve na frente e nao liga de pagar caro. Mas no mercado de PCs onde o povo eh extremamente exigente e seletivo, ngm vai aceitar isso

entao sim, com o tempo o scorpio (e talvez ate o xone) vao ir se tornando cada vez mais parecidos com um PC. Mas nem tudo eh maravilha, nao esperem que o negocio seja 100% identico a um PC onde pra fazer um upgrade eh so tirar a tampa e trocar as peças. O hardware provavelmente vai continuar no mesmo molde do atual, onde eh tudo soldado na mesma placa mae. Por mais que digam que o hardware vai ser "atualizavel", acho que no maximo isso vai chegar no mesmo nivel de um notebook onde o maximo que da pra fazer eh trocar a RAM e o HD, mas nao a CPU ou a GPU. A microsoft nao eh boba e com ctz vai fazer isso pra obrigar a gente ficar comprando os consoles novos sempre que algum for lançado, pq se ela deixar o hardware 100% customizavel a pessoa isso vai dar menos lucro pra ela pq ai a pessoa vai gastar menos dinheiro comprando so a placa que tiver precisando
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Difícil apostar que o Scorpio já seja modular, até porque se ele fosse, não haveria necessidade de specs tão altas já no lançamento. Tem também os rumores que indicam que a AMD é que, mais uma vez, vai construir o Neo, o NX e o Scorpio. O S não conta por ser mero slim melhorado.

A AMD até poderia construir um modelo modular, mas aí ficam as dúvidas: os incrementos de hardware seriam lançados com que periodicidade? Só a AMD fabricaria e só a MS venderia? Não teria vantagem clara para o consumidor em ser modular se as peças forem vendidas com exclusividade já que isso jogaria o preço nas alturas (sem concorrência).

A única certeza que dá pra ter hoje é que os jogos do Scorpio serão UWPs e que rodarão no PC sem necessidade de ports, observando as specs, claro. Só duvido muito que as publishers abram mão de suas versões próprias de PC pra ficarem apenas com UWPs e aí você pode ter situações estranhas para a MS como exemplo: a EA lança um Fifa para Scorpio que também roda no PC via Windows Store, mas ela vai ter também uma versão no Origin rodando no velho .EXE e sem ter que pagar royalties para a MS, inclusive podendo fazer promoções bem mais interessantes que as da Windows Store. Logo, a MS vai ter que concorrer diretamente com o mercado de jogos do PC. Será mesmo que ela está disposta a isso? Ou ela pensa que pode mesmo fechar o Windows e fazer todo mundo ter que comprar via Windows Store? Tem que ser muito sonhador pra acreditar nessa última possibilidade.
 
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M

MASTER JNO

Visitante
Difícil apostar que o Scorpio já seja modular, até porque se ele fosse, não haveria necessidade de specs tão altas já no lançamento. Tem também os rumores que indicam que a AMD é que, mais uma vez, vai construir o Neo, o NX e o Scorpio. O S não conta por ser mero slim melhorado.

A AMD até poderia construir um modelo modular, mas aí ficam as dúvidas: os incrementos de hardware seriam lançados com que periodicidade? Só a AMD fabricaria e só a MS venderia? Não teria vantagem clara para o consumidor em ser modular se as peças forem vendidas com exclusividade já que isso jogaria o preço nas alturas (sem concorrência).

A única certeza que dá pra ter hoje é que os jogos do Scorpio serão UWPs e que rodarão no PC sem necessidade de ports, observando as specs, claro. Só duvido muito que as publishers abram mão de suas versões próprias de PC pra ficarem apenas com UWPs e aí você pode ter situações estranhas para a MS como exemplo: a EA lança um Fifa para Scorpio que também roda no PC via Windows Store, mas ela vai ter também uma versão no Origin rodando no velho .EXE e sem ter que pagar royalties para a MS, inclusive podendo fazer promoções bem mais interessantes que as da Windows Store. Logo, a MS vai ter que concorrer diretamente com o mercado de jogos do PC. Será mesmo que ela está disposta a isso? Ou ela pensa que pode mesmo fechar o Windows e fazer todo mundo ter que comprar via Windows Store? Tem que ser muito sonhador pra acreditar nessa última possibilidade.

Os rumores que circulam na internet baseados nessa intenção de integrar PC e console, leva muitos a crer que a MS esta mesmo se mexendo na intenção de fechar o Windows colocando pra fora dele (e do PC obviamente) todos os seus concorrentes, inclusive já teve gente grande falando da tecnologia "UWPs" e não foram elogios que saíram da boca deles.

Uma coisa é certa, a MS vai espremer, espremer, espremer até dar merd*! Mas sabemos que se esse dia chegar, o mundo se voltar mais uma vez contra ela.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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Pessoal, desestressem. É claro que o Scorpio será um console. A Microsoft não vai lançar uma "Steam Machine" em 2017. Vai ser um console mesmo, com SoC, arquitetura totalmente fechada, você não vai poder trocar chip, nem adicionar memória, nada. É legal discutir sobre um possível console modular, mas a discussão vai ficar só nisso mesmo - no plano das ideias. O console modular já existe, e chama PC.

Nem Sony, nem Nintendo, nem MS vão lançar qualquer coisa que se assemelhe à isso. O Phil Spencer brevemente mencionou esse conceito dentre vários outros nas entrevistas que ele deu na GDC, e os sites de notícia correram soltos como se ele tivesse dado uma palestra exclusivamente sobre isso. A mídia empolgou tanto que o Phil teve que dar uma entrevista ao podcast do Major Nelson dizendo claramente que a MS não está de maneira alguma desenvolvendo ou criando um console modular. Isso nem notícia nova é, achei que o pessoal do site já sabia.

Existem inúmeros problemas de hardware relacionados à criação de algo assim. A começar pela velocidade da interface. Eu já vi placa extensora de PCI Express com riser para conectar uma GPU paralela à MOBO, mas nunca ouvi falar de algo remotamente parecido para conectar uma CPU. Outro problema é a especialização dos consoles. Um console que permitisse upgrades não poderia ser especializado, pelo contrário, teria que ser generalista igual um PC. E isso implica em componentes mais complexos e mais caros. Outro ponto é o TDP (energia X temperatura). Ainda que arrumassem algum tipo de riser para plugar e tirar o SoC com facilidade, não teria jeito de comprar apenas o chip, teria que vir uma peça imensa contendo o SoC e o cooler tudo junto. E quanto mais forte o chip mais quente ele é e mais energia ele utiliza, e isso pode acabar abrindo caminhos para novos 3RL.

Por fim, mesmo um console modular teria uma vida curta, similar ao dos consoles atuais (5-6 anos). Explico; avanços em poder de processamento sempre implicam em avanços de comunicação entre os componentes. À medida que as GPUs foram ficando mais fortes, o barramento ISA virou AGP que virou PCI Express que já teve 3 versões e está saindo a 4*. Sem falar dos gargalos de performance, das limitações por causa da banda das memórias que são soldadas direto no PCB.
 
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xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
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Goiás
Pessoal, desestressem. É claro que o Scorpio será um console. A Microsoft não vai lançar uma "Steam Machine" em 2017. Vai ser um console mesmo, com SoC, arquitetura totalmente fechada, você não vai poder trocar chip, nem adicionar memória, nada. É legal discutir sobre um possível console modular, mas a discussão vai ficar só nisso mesmo - no plano das ideias. O console modular já existe, e chama PC.

Nem Sony, nem Nintendo, nem MS vão lançar qualquer coisa que se assemelhe à isso. O Phil Spencer brevemente mencionou esse conceito dentre vários outros nas entrevistas que ele deu na GDC, e os sites de notícia correram soltos como se ele tivesse dado uma palestra exclusivamente sobre isso. A mídia empolgou tanto que o Phil teve que dar uma entrevista ao podcast do Major Nelson dizendo claramente que a MS não está de maneira alguma desenvolvendo ou criando um console modular. Isso nem notícia nova é, achei que o pessoal do site já sabia.

Existem inúmeros problemas de hardware relacionados à criação de algo assim. A começar pela velocidade da interface. Eu já vi placa extensora de PCI Express com riser para conectar uma GPU paralela à MOBO, mas nunca ouvi falar de algo remotamente parecido para conectar uma CPU. Outro problema é a especialização dos consoles. Um console que permitisse upgrades não poderia ser especializado, pelo contrário, teria que ser generalista igual um PC. E isso implica em componentes mais complexos e mais caros. Outro ponto é o TDP (energia X temperatura). Ainda que arrumassem algum tipo de riser para plugar e tirar o SoC com facilidade, não teria jeito de comprar apenas o chip, teria que vir uma peça imensa contendo o SoC e o cooler tudo junto. E quanto mais forte o chip mais quente ele é e mais energia ele utiliza, e isso pode acabar abrindo caminhos para novos 3RL.

Por fim, mesmo um console modular teria uma vida curta, similar ao dos consoles atuais (5-6 anos). Explico; avanços em poder de processamento sempre implicam em avanços de comunicação entre os componentes. À medida que as GPUs foram ficando mais fortes, o barramento ISA virou AGP que virou PCI Express que já teve 3 versões e está saindo a 4*. Sem falar dos gargalos de performance, das limitações por causa da banda das memórias que são soldadas direto no PCB.

Concordo, aqui no fórum pessoal fala do PC como se ele não tivesse uma "geração", e ela possui sim: processadores trocam de soquete, GPU's e memória evoluem muito rapidamente a ponto de ter de trocar totalmente seu PC a cada 4-6 anos. Honestamente a única vantagem do PC ao meu ver é a retrocompatibilidade natural dos jogos.
Com relação ao console modular é muita dor de cabeça para todas as partes: fabricante, vendedores e consumidores; melhor mesmo os consoles fechados mesmo que eles sejam low, mid e high-end.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Concordo, aqui no fórum pessoal fala do PC como se ele não tivesse uma "geração", e ela possui sim: processadores trocam de soquete, GPU's e memória evoluem muito rapidamente a ponto de ter de trocar totalmente seu PC a cada 4-6 anos. Honestamente a única vantagem do PC ao meu ver é a retrocompatibilidade natural dos jogos.
Com relação ao console modular é muita dor de cabeça para todas as partes: fabricante, vendedores e consumidores; melhor mesmo os consoles fechados mesmo que eles sejam low, mid e high-end.
Até para o próprio consumidor é mais simples e objetivo comprar uma caixa prontinha pra jogar.
Eu imagino algo como: em 2017 lança o Scorpio, e este fazendo um dueto com o Xbox One até sair o sucessor. E assim vai indo.

Ao apostar forte na retrocompatibilidade, promove-se uma maior longevidade do software, mantendo comunidades on line vivas por muito mais tempo.
A retro em si não é algo novo nos consoles, mas por conta da era digital ela acaba tendo uma importância maior na transição de um equipamento para o outro.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Também não vejo um console modular acontecendo. Quando a MS fala em upgrades de hardware, eu entendo como upgrade da caixa toda.
Seja um PC ou um console.
 

Dungeonbitbr

Guerreiro
Junho 10, 2015
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maua
Pesquisem HTPC + Steam Big Picture e me digam como isso é diferente de um console. As linhas que separam consoles de PC estão cada vez mais borradas e a MS quer comandar essa barca.
incluindo cases para montagens mais perto de consoles mesmo.... O que falta ai para um Xbox One ?
valve4.jpg
 
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Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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Meu sonho é montar um case assim...
IMG_9175%20copy.jpg

O problema é que a fonte não é padrão ATX, e só a porcaria da Silverstone faz o modelo que cabe dentro dele. Além de quase não venderem essa marca no Brasil, ela ainda é cara, até mesmo lá fora. Por enquanto vai continuar só no sonho mesmo....meu console modular de verdade....com i7 6700k e GTX 1080 :rolleyes:
 

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