Pai pretende processar a Microsoft após filho ter gasto mais de $4,500 dólares em microtransações

DonDiegoBRA

Chewie, we're home!
Janeiro 23, 2007
1,032
882
Tem falha dos 2 lados....
E nem foco somente na LIVE, eu falo de TODOS os servicos de distribuicao digital ou similares.

Ninguem me tira da cabeca que essa 'facilidade' é ate proposital.
Bastava tu botar ali um sistema de confirmacao duplo dos mais tabajaras/simples e tava resolvido o problema....

Mas a sacanagem é que esses servicos, via de regra depois q tu faz o primeiro cadastro, nao te pede ou pergunta mais nada, ainda mais se é coisa 'in game'.
Tu so confirma 1x (se mto) e deu, ja era.... nao pede para confirmar senha, nao pede uma segunda informacao, nada...

Em casos similares, envolvendo Apple Store, Google Play qndo comprovado que o sistema é fragil (tipo esse de so clicar uma vez) e que o produto em questao pode ser acessado por criancas (jogos/app com censura livre por exemplo) é ate pacifico o entendimento que o pai ou responsavel TEM que ser ressarcido sim!

Enfim, galera tem que entender que um ADULTO fazendo isso é uma coisa.
Uma criança de 4-6 anos, realmente pode nao saber o que esta fazendo.

Culpa é so dos pais ou responsaveis?
Creio que não, pelo contrario eu diria... como eu disse la no inicio, é super simples de se resolver esse problema (a nivel tecnico), mesmo que fosse em 1995, imagina em 2015....

Pelo menos na Live não é assim.
No Xbox One eu tenho o meu perfil e minha filha tem o dela. Apenas o meu perfil está autorizado a fazer compras.
O perfil dela está marcado como proteção para a família e controle dos pais. Até mesmo para adicionar amigos ou realizar vídeo chamada ela precisa da senha da conta principal do console, que por motivos óbvios ela não tem.

Resumindo, pai imbecil. Tinha todas as ferramentas necessárias para evitar esse tipo de coisa e mesmo assim deu uma de trouxa...
 

Jorge Bortolini

Jogador
Agosto 25, 2014
89
31
Mesmo assim, nem todo os pais sabem mexer em um console. O que ele devia ter feito é guardado bem o seu cartão de crédito.
Me desculpe mais tambem duvido que ele gastou 4.500 dolares em um mes... o pai não acompanha a sua fatura todo o mes???
E outra, eu tenho o meu cartão de credito e uso tambem o da minha mae para comprar... então toda a vez que eu usar o cartão dela posso entrar com um processo contra a loja que que foi realizada a compra... isso é ridiculo...mas se tratando de US é possivel que ele ganhe o caso.
 

Matusko

Jogador
Setembro 13, 2007
2,511
1,023
E outra, eu tenho o meu cartão de credito e uso tambem o da minha mae para comprar... então toda a vez que eu usar o cartão dela posso entrar com um processo contra a loja que que foi realizada a compra...

Vc nao.
Mas sua mae sim.

No direito, é o famoso embate entre:
Principio da boa fé objetiva X Abuso do Direito

E só ela alegar que vc é relativamente incapaz (idade, capacidade mental, etc) ou completamente incapaz (viciado que rouba o cartao da mae para gastar em drogas) ou ate mesmo se ela comprovar que vc é prodigo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Pródigo )!

O ganho desse tipo de causa, pro consumidor, é mais do que certa.

E isso é bom.
E isso é certo.
 

Genaro

Novato
Julho 25, 2012
1,081
1,096
Provavelmente a MS vai ressarcir o indivíduo pela incompetência dele em ser um pai presente, afinal isso é troco e bala pra empresa e ela já teve que fazer isso antes.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
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Rio Grande do Sul
Pelo menos na Live não é assim.
No Xbox One eu tenho o meu perfil e minha filha tem o dela. Apenas o meu perfil está autorizado a fazer compras.
O perfil dela está marcado como proteção para a família e controle dos pais. Até mesmo para adicionar amigos ou realizar vídeo chamada ela precisa da senha da conta principal do console, que por motivos óbvios ela não tem.

Resumindo, pai imbecil. Tinha todas as ferramentas necessárias para evitar esse tipo de coisa e mesmo assim deu uma de trouxa...


É a história de não conhecer as ferramentas. Como um pai compra um ~brinquedo~ para o filho, coloca em sua frente e deixa ele mexer sem saber do que se trata ou como funciona? Vai me desculpar, pode até dizer que a criança é nova demais para compreender isso, mas é aí que o pai entra na história e para isso que existe o responsável. Os métodos de segurança existe e se você colocou o cartão de crédito na conta do SEU filho, você esta simplesmente dando a liberdade pra ele fazer o que ele quer.

"Mas eu não conheço o funcionamento dos jogos e do console...", então você é culpado mais uma vez, em deixar uma criança que ainda não tem responsabilidade em mexer em algo que você não possui conhecimento.

É estranho que quando o jogo é proibido para menores, o discurso é diferente: "ah, mas eu tenho idade para interpretar o que é ruim ou o que não é, e meu pai me educou super bem..." Agora quando o dinheiro entra, a culpa é da operadora de cartão ou da empresa que tem um sistema ~falho~. Sinceramente? Pra mim isso não cola.
 

Fenix Cas

Jogador em horas vagas
Agosto 24, 2014
781
493
É a história de não conhecer as ferramentas. Como um pai compra um ~brinquedo~ para o filho, coloca em sua frente e deixa ele mexer sem saber do que se trata ou como funciona? Vai me desculpar, pode até dizer que a criança é nova demais para compreender isso, mas é aí que o pai entra na história e para isso que existe o responsável. Os métodos de segurança existe e se você colocou o cartão de crédito na conta do SEU filho, você esta simplesmente dando a liberdade pra ele fazer o que ele quer.

"Mas eu não conheço o funcionamento dos jogos e do console...", então você é culpado mais uma vez, em deixar uma criança que ainda não tem responsabilidade em mexer em algo que você não possui conhecimento.

É estranho que quando o jogo é proibido para menores, o discurso é diferente: "ah, mas eu tenho idade para interpretar o que é ruim ou o que não é, e meu pai me educou super bem..." Agora quando o dinheiro entra, a culpa é da operadora de cartão ou da empresa que tem um sistema ~falho~. Sinceramente? Pra mim isso não cola.
Exatamente, pra mim seria aquele negocio, se a MS implanta um sistema obrigatório de verificação por senha ou código o que ia dar de gente na net reclamando da burocracia não ia da nem pra conta, ai quando fica fácil no estilo, aperte 2 botões, o povo reclama pois é mt fácil gastar dinheiro, enfim, so uso o cartão da minha mãe e mesmo assim eu tenho total certeza do que estou comprando e se posso pagar então eu acho sim que o pai é culpado pois existe uma opção de criação de perfil para menores, ou melhor, bota o cartão na compra que deseja e depois exclui, ou melhor ainda, se não sabe mexer com tecnologia não compre.
 
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Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Bom, a ferramenta de controle está disponível, e é fácil e simples de ser utilizada, não usa quem não quer ou tem preguiça.

Em ambos os cenários, classifico como pessoa burra. E gente burra tem mais é que se @#$er mesmo.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
5,058
Rio Grande do Sul
Já to vendo a cena do tribunal:

Juiz: Meu filho, você confirma que usou o cartão de crédito do seu pai para comprar FIFA Points e packs no FIFA 15?
Filho: Sim meritíssimo, gastei $4500 em tudo isso.
Juiz: Você está confirmando que fez a burrada meu filho, não tenho outra escolha a não ser julgar como improcedente esse processo movido pelo seu pai.
Filho: Se bem que nem to usando o CR7 e Messi TOTY que tirei nos packs meritíssimo .... se é que me entende ...
Juiz: Caso encerrado! Microsoft culpada! Terá que ressarcir todo o pai do menino!

hahahhha
 

Will_Bravo7

Novato
Junho 16, 2014
882
517
Acho justo ele reaver o valor sim, afinal o xbox não foi concebido para ser uma armadilha gigante para pais que CONFIAM EM SEUS MOLEQUES, ficou claro que as compras foram efetuadas sem consentimento do dono do cartão e tals, que não se repita e tudo mais, seria uma atitude de boa fé da MS por 4500 dólares, vejam bem são uns 15 mil reais. Mão que a lei esteja a favor do cara, mas certamente se reaver o valor, mantem o cliente que poderá atrair novos clientes, esse tipo de marketing negativo nunca é bom, o cara ja vai falar mal do console para todos os pais dos amiguinhos dos filhos dele.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,655
3,403
Uma dúvida

O Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, diz
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Nesse caso da Live, se enquadra também? Por mais que seja especificado que não tem reembolso, isso pode ser uma brecha para contornar esse artigo?
 

Matusko

Jogador
Setembro 13, 2007
2,511
1,023
Acho justo ele reaver o valor sim, afinal o xbox não foi concebido para ser uma armadilha gigante para pais que CONFIAM EM SEUS MOLEQUES, ficou claro que as compras foram efetuadas sem consentimento do dono do cartão e tals, que não se repita e tudo mais, seria uma atitude de boa fé da MS por 4500 dólares, vejam bem são uns 15 mil reais. Mão que a lei esteja a favor do cara, mas certamente se reaver o valor, mantem o cliente que poderá atrair novos clientes, esse tipo de marketing negativo nunca é bom, o cara ja vai falar mal do console para todos os pais dos amiguinhos dos filhos dele.


Exato...

Galera, esquecam a MARCA que esta sendo processada, pelo menos por agora..... dificuldade que nego tem de tirar a camisa do time na hr de avaliar uma situacao como essa chega a ser ate comica.

Pensem no caso, na situacao. E nao em -quem- esta sendo processado.

Se o pessoal leu mesmo a materia (aposto que 99% nao leu) vai ver que:
- o pai ASSUME a sua parcela de culpa! Em nennhum momento ele tira o corpo fora ou joga a responsa no colo de outros.
- ele nao pede danos morais ou algo assim, justamente por isso. (mesmo tendo direito a isso)
- ele quer apenas o reembolso do que foi gasto pelo filho dele, repito, mais de 15 mil reais em um intervalo de tempo ridiculo, tudo isso para vc ganhar 'cards in game para usar em um modo especifico de jogo do Fifa 15'.
- junto com o reembolso, e ae que entra o lado legal desse processo, ele pede que caso tenha sucesso no seu pedido a MS (e por tabela, ate por efeito de jurisprudencia, as outras empresas) seja MAIS CLARA nesse sentido. Avisando que o jogo contem compras 'in game' e que nao precisam de cadastro adicional, alem do que vc ja tem no console.

.so isso.

Galera tem todo direito de achar q nao tem validade isso tudo q o cara esta fazendo. Ok, e nem tem o que debater nesse sentido.
Mas se fossem de fato advogados da MS e como argumento usassem apenas essa teoria do 'pai imbecil' so faria o advogado do autor soltar foguete, era a garantia de um ganho de causa de maneira plena, se bobear tomando um piti do juiz na audiencia por ser tao rasteiro em termos de argumentos de contrarrazoes! =D

No caso pratico ae, realmente seria pedir mto para o jogo por exemplo 'travar' as compras in game depois q vc gastou 1mil reais em 2-3 minutos (ja sendo um absurdo)?
Claro que nao né gurizada..... e vou dizer mais, em TODOS os outros ramos de comercio esse bloqueio ja existe! Tentem torrar uma grana no cartao em uma loja e vai na sequencia em outra e gasta um valor equivalente para ver se a transacao vai ser aceita ou se vao mandar vc ligar para o 0800 e confirmar alguns dados antes....

Pq que no 'mundo real' que em tese e a principio é mto mais seguro para esse tipo de negocio tem todas essas restricoes por default, e justamente no 'mundo virtual' onde os riscos sao infinitamente maiores nem se cogita isso?
Quem ganha? Quem perde?
Pois é....

Tipo, é JUSTAMENTE ASSIM que funciona a nossa sociedade saca? Principalmente em termos de evolucao de direitos e nas relacoes de consumo.
Se tem que puxar a brasa para um assado, defender mais, criar mais direitos, proteger e favorecer alguem, etc.... TEM QUE SER SEMPRE PRO CONSUMIDOR!
.nunca. NUNCA ao contrario!!

É assim que gira a roda gurizada....

Se alguem tiver real interesse, façam uma busca basicona no google mesmo e vejam decisoes similares envolvendo principalmente a Google Play e a Apple Store. Vai ter mta gente surpresa na quantidade de 'pai imbecil, trouxa, burro e otario' que pelos olhos dos magistrados tem plena razao e direito nos seus pedidos de reembolso por compra equivocada (principio da boa fé, como citei antes)...

Nao tem 'modelo perfeito' de um lado, pai 'imbecil' do outro, pessoas normais 'no meio' e ponto final.
Tudo é relativo, tudo é questionavel, tudo é passivel de mudanca....ser definitivo nesse tipo de situacao é o erro mais grotesco que qualquer um poderia incorrer.

Galera simplesmente estagnar e de maneira definitiva querer 'fechar' um sistema dizendo q ele esta perfeito, beira a ingenuidade social (em potencia maxima).

Ainda bem que -na vida real- nao é assim, senao todo mundo tava fu%$do e mal pago... (e sem direito a reembolso)

No fundo, é um retrato desse mundo egoista que a gente vive hj, o ja famoso mote -nao me afeta, nao me importa- (ouvi esssa perola por aki inclusive)
Ate que um dia, rola com vc ou com algum conhecido .... ae, bueno, ae sao outros 500, ae o sistema é do mal, nao tem imbecil nenhum na historia mas sim um leigo/casual que foi enrolado, todo mundo e vitima do capitalismo selvagem...

.tenso.
 
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Galera, esquecam a MARCA que esta sendo processada, pelo menos por agora..... dificuldade que nego tem de tirar a camisa do time na hr de avaliar uma situacao como essa chega a ser ate comica.

Pensem no caso, na situacao. E nao em -quem- esta sendo processado.

Se o pessoal leu mesmo a materia (aposto que 99% nao leu) vai ver que:
- o pai ASSUME a sua parcela de culpa! Em nennhum momento ele tira o corpo fora ou joga a responsa no colo de outros.
- ele nao pede danos morais ou algo assim, justamente por isso. (mesmo tendo direito a isso)
- ele quer apenas o reembolso do que foi gasto pelo filho dele, repito, mais de 15 mil reais em um intervalo de tempo ridiculo, tudo isso para vc ganhar 'cards in game para usar em um modo especifico de jogo do Fifa 15'.
- junto com o reembolso, e ae que entra o lado legal desse processo, ele pede que caso tenha sucesso no seu pedido a MS (e por tabela, ate por efeito de jurisprudencia, as outras empresas) seja MAIS CLARA nesse sentido. Avisando que o jogo contem compras 'in game' e que nao precisam de cadastro adicional, alem do que vc ja tem no console.

.so isso.

Galera tem todo direito de achar q nao tem validade isso tudo q o cara esta fazendo. Ok, e nem tem o que debater nesse sentido.
Mas se fossem de fato advogados da MS e como argumento usassem apenas essa teoria do 'pai imbecil' so faria o advogado do autor soltar foguete, era a garantia de um ganho de causa de maneira plena, se bobear tomando um piti do juiz na audiencia por ser tao rasteiro em termos de argumentos de contrarrazoes! =D

No caso pratico ae, realmente seria pedir mto para o jogo por exemplo 'travar' as compras in game depois q vc gastou 1mil reais em 2-3 minutos (ja sendo um absurdo)?
Claro que nao né gurizada..... e vou dizer mais, em TODOS os outros ramos de comercio esse bloqueio ja existe! Tentem torrar uma grana no cartao em uma loja e vai na sequencia em outra e gasta um valor equivalente para ver se a transacao vai ser aceita ou se vao mandar vc ligar para o 0800 e confirmar alguns dados antes....

Pq que no 'mundo real' que em tese e a principio é mto mais seguro para esse tipo de negocio tem todas essas restricoes por default, e justamente no 'mundo virtual' onde os riscos sao infinitamente maiores nem se cogita isso?
Quem ganha? Quem perde?
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Tipo, é JUSTAMENTE ASSIM que funciona a nossa sociedade saca? Principalmente em termos de evolucao de direitos e nas relacoes de consumo.
Se tem que puxar a brasa para um assado, defender mais, criar mais direitos, proteger e favorecer alguem, etc.... TEM QUE SER SEMPRE PRO CONSUMIDOR!
.nunca. NUNCA ao contrario!!

É assim que gira a roda gurizada....

Se alguem tiver real interesse, façam uma busca basicona no google mesmo e vejam decisoes similares envolvendo principalmente a Google Play e a Apple Store. Vai ter mta gente surpresa na quantidade de 'pai imbecil, trouxa, burro e otario' que pelos olhos dos magistrados tem plena razao e direito nos seus pedidos de reembolso por compra equivocada (principio da boa fé, como citei antes)...

Nao tem 'modelo perfeito' de um lado, pai 'imbecil' do outro, pessoas normais 'no meio' e ponto final.
Tudo é relativo, tudo é questionavel, tudo é passivel de mudanca....ser definitivo nesse tipo de situacao é o erro mais grotesco que qualquer um poderia incorrer.

Galera simplesmente estagnar e de maneira definitiva querer 'fechar' um sistema dizendo q ele esta perfeito, beira a ingenuidade social (em potencia maxima).

Ainda bem que -na vida real- nao é assim, senao todo mundo tava fu%$do e mal pago... (e sem direito a reembolso)

No fundo, é um retrato desse mundo egoista que a gente vive hj, o ja famoso mote -nao me afeta, nao me importa- (ouvi esssa perola por aki inclusive)
Ate que um dia, rola com vc ou com algum conhecido .... ae, bueno, ae sao outros 500, ae o sistema é do mal, nao tem imbecil nenhum na historia mas sim um leigo/casual que foi enrolado, todo mundo e vitima do capitalismo selvagem...

.tenso.

Eu vou tentar entrar nesse raciocínio que você nos colocou e gerar uma hipótese com ele: se eu tenho um carro, e deixo a chave dele na porta da minha casa e meu filho pega a chave, entra no carro, e destrói ele, eu posso ligar para a marca do carro e pedir o concerto dele por não haver uma segurança de verificação na hora de liga-lo? Acho que não né?

E sobre Google Play e Apple Store, já contem aviso sobre compras dentro do aplicativo, o que já serve de alerta para qualquer usuário. Mas acho bem difícil alguém ler, só vão ler depois que acontece a merda. Ou alguém aqui lê os termos de compromisso que ~assinamos~ todos os dias?
 
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DonDiegoBRA

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Pensem no caso, na situacao. E nao em -quem- esta sendo processado.

Se o pessoal leu mesmo a materia (aposto que 99% nao leu) vai ver que:
- o pai ASSUME a sua parcela de culpa! Em nennhum momento ele tira o corpo fora ou joga a responsa no colo de outros.
- ele nao pede danos morais ou algo assim, justamente por isso. (mesmo tendo direito a isso)
- ele quer apenas o reembolso do que foi gasto pelo filho dele, repito, mais de 15 mil reais em um intervalo de tempo ridiculo, tudo isso para vc ganhar 'cards in game para usar em um modo especifico de jogo do Fifa 15'.
- junto com o reembolso, e ae que entra o lado legal desse processo, ele pede que caso tenha sucesso no seu pedido a MS (e por tabela, ate por efeito de jurisprudencia, as outras empresas) seja MAIS CLARA nesse sentido. Avisando que o jogo contem compras 'in game' e que nao precisam de cadastro adicional, alem do que vc ja tem no console.

.so isso.

Galera tem todo direito de achar q nao tem validade isso tudo q o cara esta fazendo. Ok, e nem tem o que debater nesse sentido.
Mas se fossem de fato advogados da MS e como argumento usassem apenas essa teoria do 'pai imbecil' so faria o advogado do autor soltar foguete, era a garantia de um ganho de causa de maneira plena, se bobear tomando um piti do juiz na audiencia por ser tao rasteiro em termos de argumentos de contrarrazoes! =D

No caso pratico ae, realmente seria pedir mto para o jogo por exemplo 'travar' as compras in game depois q vc gastou 1mil reais em 2-3 minutos (ja sendo um absurdo)?
Claro que nao né gurizada..... e vou dizer mais, em TODOS os outros ramos de comercio esse bloqueio ja existe! Tentem torrar uma grana no cartao em uma loja e vai na sequencia em outra e gasta um valor equivalente para ver se a transacao vai ser aceita ou se vao mandar vc ligar para o 0800 e confirmar alguns dados antes....

Pq que no 'mundo real' que em tese e a principio é mto mais seguro para esse tipo de negocio tem todas essas restricoes por default, e justamente no 'mundo virtual' onde os riscos sao infinitamente maiores nem se cogita isso?
Quem ganha? Quem perde?
Pois é....

Tipo, é JUSTAMENTE ASSIM que funciona a nossa sociedade saca? Principalmente em termos de evolucao de direitos e nas relacoes de consumo.
Se tem que puxar a brasa para um assado, defender mais, criar mais direitos, proteger e favorecer alguem, etc.... TEM QUE SER SEMPRE PRO CONSUMIDOR!
.nunca. NUNCA ao contrario!!

É assim que gira a roda gurizada....

Se alguem tiver real interesse, façam uma busca basicona no google mesmo e vejam decisoes similares envolvendo principalmente a Google Play e a Apple Store. Vai ter mta gente surpresa na quantidade de 'pai imbecil, trouxa, burro e otario' que pelos olhos dos magistrados tem plena razao e direito nos seus pedidos de reembolso por compra equivocada (principio da boa fé, como citei antes)...

Nao tem 'modelo perfeito' de um lado, pai 'imbecil' do outro, pessoas normais 'no meio' e ponto final.
Tudo é relativo, tudo é questionavel, tudo é passivel de mudanca....ser definitivo nesse tipo de situacao é o erro mais grotesco que qualquer um poderia incorrer.

Galera simplesmente estagnar e de maneira definitiva querer 'fechar' um sistema dizendo q ele esta perfeito, beira a ingenuidade social (em potencia maxima).

Ainda bem que -na vida real- nao é assim, senao todo mundo tava fu%$do e mal pago... (e sem direito a reembolso)

No fundo, é um retrato desse mundo egoista que a gente vive hj, o ja famoso mote -nao me afeta, nao me importa- (ouvi esssa perola por aki inclusive)
Ate que um dia, rola com vc ou com algum conhecido .... ae, bueno, ae sao outros 500, ae o sistema é do mal, nao tem imbecil nenhum na historia mas sim um leigo/casual que foi enrolado, todo mundo e vitima do capitalismo selvagem...

.tenso.

Acho que ninguém aqui disse que não existe validade no ato cara. O fundamento básico de qualquer constituição é que a pessoa busque seus direitos sempre que se sentir lesada. O que podemos julgar é que ele tinha todas as ferramentas para evitar essa dor de cabeça e que ele não se faça de coitado, pois está mais pra trouxa mesmo. Mesmo que seja de direito e ele consiga reaver a grana de volta, poderia ter evitado toda essa dor de cabeça se tivesse pesquisado um pouco.

Essa discussão em nada tem a ver com marca ou empresa, mesmo se fosse na PSN, Google Play ou Apple Store, meu julgamento sobre um pai que não sabe controlar o acesso dos seus filhos em meios digitais, seja para compras ou até mesmo pornografia, é que o mesmo é um imbecil e como bem disse o @bburgarelli, gente assim tem é que se ferrar mesmo.
 
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Matusko

Jogador
Setembro 13, 2007
2,511
1,023
Te entendi, mas nao tem como comparar Max mano velho!
Tu estas confundido uma conduta 'inexperiente/equivocada' que gerou um dano direto com uma situacao que envolve 100% dolo e desde a origem fica clara a intencao de 'patifar' do autor.

O caso pratico é uma relacao de consumo. No Brasil por exemplo, definida e orientada basicamente pela Constituicao+CDC (codigo de defesa do consumidor)
Esse teu exemplo NAO é similar ou sequer parecido! É uma questao de transito, habilitacao, etc.... tb com regulamentacao propria e completamente distinta/nao aderente ao caso do pai do muleke ae.

Limão <-> laranja saca?

E outra, lembra do principio que eu to citando e batendo com martelo:
.principio da boa fé.
Seu caso nao tem esse elemento fundamental para o que eu defendo/alego aki. Entende?

No Direito Material, é requisito da validade de um negócio jurídico a manifestação de boa-fé das partes. As partes, além de estarem proibidas de agir com dolo e de se aproveitar de momento de fraqueza, desespero ou inexperiência, sob pena de nulidade, devem atuar com diligência, integridade e honestidade.

Dando continuidade à análise do significado da boa-fé, deve-se observar outra perspectiva a ser citada que é a da ligação existente entre a boa-fé e a ética. A palavra ética, em grego, significa caráter e de acordo com a interpretação feita por Aristóteles, ética é a busca do bem.

A ética é representada pelos costumes sociais, ultrapassando assim a mera acepção de pensamento e atingindo a esfera das condutas dos homens. Dessa forma, ética seria justamente o conhecimento do bem acrescido da prudência prática nas ações humanas.
Fonte e otima leitura, bem acessivel tb -> http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11246





E respondendo o teu exemplo, obvio que nao teria fundamento.
Pq alem da falta da boa fé, ja EXISTE UMA LEI EM VIGOR que diz, entre outra coisas que o 'ato de dirigir' é um direito, mas tem ressalvas, entre eles a idade e perfeita habilitacao do condutor. Tb ja existe uma previsao sobre responsabilidade, qndo e como recai em terceiros, etc..

Se falta essas questoes, tu nem entra no 'merito' saca? Processo ja morre na origem...
Abrass!!
 

Matusko

Jogador
Setembro 13, 2007
2,511
1,023
Mesmo que seja de direito e ele consiga reaver a grana de volta, poderia ter evitado toda essa dor de cabeça se tivesse pesquisado um pouco.

Concordo mano velho.
Mas vc esta pensando 'com a tua cabeca' por mais louco que isso seja! hahaha
Digo isso, pq a galera aki, que fomenta e frequenta um forum de jogatina, qndo se depara com uma situacao como essa, certamente vai rotular o pivo dessa historia de noob do ano pra pior, mas no geral? No contexto? No todo?

Todos os pais ou responsaveis DEVEM saber entao que dentro do jogo FIFA 15, game de censura livre, que ele tem e seu filho eventualvem acessa ou deu de presente para o mesmo tem compras IN GAME que podem ser feitas sem esforco algum (ou ate mesmo por engano), ao infinito e sem direto ao reembolso??

Todos sabem disso? Ou deveriam saber?? Como é feito esse aviso??

É realmente um SACRILEGIO tu botar ali uma trava ou sistema duplo de verificacao sabendo que pode ocorrer esse tipo de problema (certamente longe de ser unico)? Vai prejudicar quem??

Entende?

Pq que em toda porta de elevador tem um aviso para vc 'olhar' se o mesmo esta de fato no andar qndo a porta abre??
Nao é obvio para nos constatar isso?
Sim.

Mas para mta gente, pode ser a diferenca entre cair no fosso e se ferrar ou chamar o guardinha para avisar q o elevador esta estragado...

.contexto, todo, coletivo.

Abrass!!
 
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Max

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Te entendi, mas nao tem como comparar Max mano velho!
Tu estas confundido uma conduta 'inexperiente/equivocada' que gerou um dano direto com uma situacao que envolve 100% dolo e desde a origem fica clara a intencao de 'patifar' do autor.

O caso pratico é uma relacao de consumo. No Brasil por exemplo, definida e orientada basicamente pela Constituicao+CDC (codigo de defesa do consumidor)
Esse teu exemplo NAO é similar ou sequer parecido! É uma questao de transito, habilitacao, etc.... tb com regulamentacao propria e completamente distinta/nao aderente ao caso do pai do muleke ae.

Limão <-> laranja saca?

E outra, lembra do principio que eu to citando e batendo com martelo:
.principio da boa fé.
Seu caso nao tem esse elemento fundamental para o que eu defendo/alego aki. Entende?


Fonte e otima leitura, bem acessivel tb -> http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11246





E respondendo o teu exemplo, obvio que nao teria fundamento.
Pq alem da falta da boa fé, ja EXISTE UMA LEI EM VIGOR que diz, entre outra coisas que o 'ato de dirigir' é um direito, mas tem ressalvas, entre eles a idade e perfeita habilitacao do condutor. Tb ja existe uma previsao sobre responsabilidade, qndo e como recai em terceiros, etc..

Se falta essas questoes, tu nem entra no 'merito' saca? Processo ja morre na origem...
Abrass!!

Eu entendi, nem entrei no mérito de lei, direito, até porque disso eu não entendo bulhufas nenhuma, e até por não entender eu sempre tento medir minhas ações na hora de compra, mas mesmo assim sempre caio no conto das empresas. Mas, deixando isso de lado, a minha hipótese ,que inventei, foi só para medida de ~ilustrar~ o que aconteceu com o pai e seu filho. É um absurdo o que comentei, mas fica próximo com a minha opinião na qual expressei aqui, que o pai deve sim se responsabilizar pelo seu filho, que é de menor, e por isso ele deve cuidar onde deixa a ~chave do seu carro~. Entendeu onde quero chegar? Se todos os pais se preocupasse mais com as ~chaves de seus carros~, talvez nossas crianças não fizessem tanta cagada na internet.
 
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