A Microsoft e sua divisão de games Xbox estão sendo duramente criticadas por membros da indústria de jogos devido a organização de uma festa durante a GDC 2016. O evento, realizado na noite de ontem (17), contou com dançarinas em trajes curtos, que lembravam o de colegiais.
O evento reunia membros da indústria de jogos e a escolha em contratar as garotas - que também eram orientadas a socializar com os convidados - desagradou boa parte dos presentes. Engana-se que as críticas vieram somente de mulheres: o próprio chefe de marketing da divisão Xbox, Aaron Greenberg, afirmou, via Twitter, estar "muito desapontado" com a decisão de colocar dançarinas vestidas com trajes diminutos em palcos elevados no meio da festa.
O executivo havia sido questionado sobre o tema na própria rede social e disse que vai cobrar explicações de sua equipe. Ao dar a resposta de que iria apurar com os envolvidos, Greenberg foi rebatido por uma desenvolvedora de games Brianna Wu, que estava presente na festa e reforçou que não é a primeira vez que uma situação dessas ocorre.
Curiosamente, no mesmo dia a empresa convidou mulheres relacionadas à indústria de jogos para um almoço. A sucessão de eventos - um destinado apenas a mulheres e outro com teor sexista - também foi criticado por quem estava presente, como o designer Emre Deniz, que considerou os fatos como uma "narrativa sexista".
Outro que se manifestou foi o chefe da divisão Xbox Phil Spencer, por meio de um comunicado divulgado à imprensa. Segundo o executivo: "Nós representamos o Xbox e a Microsoft de uma forma que não condiz ou está alinhada com nossos valores. Foi totalmente errado e não será tolerado. Eu sei que desapontamos muitas pessoas e eu estou pessoalmente comprometido em manter nossa atuação nos padrões mais elevados. Temos que garantir que a diversidade e a inclusão norteiem nosso trabalho diário e nossos valores. Todos nós faremos melhor em uma próxima oportunidade". Não houve outras manifestações por parte da empresa.
Email de desculpas do Phil Spencer:
"How we show up as an organisation is incredibly important to me. We want to build and reflect the culture of TEAM XBOX - internally and externally - a culture that each one of us can represent with pride. An inclusive culture has a direct impact on the products and services we deliver and the perception consumers have of the Xbox brand and our company, as a whole.
"It has come to my attention that at Xbox-hosted events at GDC this past week, we represented Xbox and Microsoft in a way that was absolutely not consistent or aligned to our values. That was unequivocally wrong and will not be tolerated. This matter is being handled internally, but let me be very clear - how we represent ourselves as individuals, who we hire and partner with and how we engage with others is a direct reflection of our brand and what we stand for. When we do the opposite, and create an environment that alienates or offends any group, we justly deserve the criticism.
"It's unfortunate that such events could take place in a week where we worked so hard to engage the many different gaming communities in the exact opposite way. I am personally committed to ensuring that diversity and inclusion is central to our everyday business and our core values as a team - inside and outside the company. We need to hold ourselves to higher standards and we will do better in the future."
Fonte:
http://jogos.uol.com.br/ultimas-not...r-festa-com-mulheres-seminuas-durante-gdc.htm
http://www.eurogamer.net/articles/2...ed-for-exotic-dancers-phil-spencer-apologises
O evento reunia membros da indústria de jogos e a escolha em contratar as garotas - que também eram orientadas a socializar com os convidados - desagradou boa parte dos presentes. Engana-se que as críticas vieram somente de mulheres: o próprio chefe de marketing da divisão Xbox, Aaron Greenberg, afirmou, via Twitter, estar "muito desapontado" com a decisão de colocar dançarinas vestidas com trajes diminutos em palcos elevados no meio da festa.
O executivo havia sido questionado sobre o tema na própria rede social e disse que vai cobrar explicações de sua equipe. Ao dar a resposta de que iria apurar com os envolvidos, Greenberg foi rebatido por uma desenvolvedora de games Brianna Wu, que estava presente na festa e reforçou que não é a primeira vez que uma situação dessas ocorre.
Curiosamente, no mesmo dia a empresa convidou mulheres relacionadas à indústria de jogos para um almoço. A sucessão de eventos - um destinado apenas a mulheres e outro com teor sexista - também foi criticado por quem estava presente, como o designer Emre Deniz, que considerou os fatos como uma "narrativa sexista".
Outro que se manifestou foi o chefe da divisão Xbox Phil Spencer, por meio de um comunicado divulgado à imprensa. Segundo o executivo: "Nós representamos o Xbox e a Microsoft de uma forma que não condiz ou está alinhada com nossos valores. Foi totalmente errado e não será tolerado. Eu sei que desapontamos muitas pessoas e eu estou pessoalmente comprometido em manter nossa atuação nos padrões mais elevados. Temos que garantir que a diversidade e a inclusão norteiem nosso trabalho diário e nossos valores. Todos nós faremos melhor em uma próxima oportunidade". Não houve outras manifestações por parte da empresa.
Email de desculpas do Phil Spencer:
"How we show up as an organisation is incredibly important to me. We want to build and reflect the culture of TEAM XBOX - internally and externally - a culture that each one of us can represent with pride. An inclusive culture has a direct impact on the products and services we deliver and the perception consumers have of the Xbox brand and our company, as a whole.
"It has come to my attention that at Xbox-hosted events at GDC this past week, we represented Xbox and Microsoft in a way that was absolutely not consistent or aligned to our values. That was unequivocally wrong and will not be tolerated. This matter is being handled internally, but let me be very clear - how we represent ourselves as individuals, who we hire and partner with and how we engage with others is a direct reflection of our brand and what we stand for. When we do the opposite, and create an environment that alienates or offends any group, we justly deserve the criticism.
"It's unfortunate that such events could take place in a week where we worked so hard to engage the many different gaming communities in the exact opposite way. I am personally committed to ensuring that diversity and inclusion is central to our everyday business and our core values as a team - inside and outside the company. We need to hold ourselves to higher standards and we will do better in the future."
Fonte:
http://jogos.uol.com.br/ultimas-not...r-festa-com-mulheres-seminuas-durante-gdc.htm
http://www.eurogamer.net/articles/2...ed-for-exotic-dancers-phil-spencer-apologises