Phil Spencer pergunta: "por que você se importa com 60 fps?"

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,220
Rio Grande do Sul
Como é de praxe nessa época de E3, passam as conferências e as pessoas envolvidas passam por diversas rodadas de entrevistas com trocentos veículos diferentes, boa parte destas abordando o mesmo assunto.

Antes de ir pro assunto do título do tópico, vamos pra parte boa.

Durante uma destas conversas, com o GameCentral, Phil Spencer falou que o motivo de ir a E3 é informar e entreter as pessoas que estão interessadas no Xbox. Por isso que apresentaram 42 jogos, 22 deles com conteúdos exclusivos para o console. Comentou também sobre os estúdios exclusivos, destacando a Rare e o risco que acompanha lançar uma nova IP. Segundo ele, a taxa de sucesso de um novo título (da indústria) fica em torno de 25% a 30% - o que motiva as sequências de títulos consagrados sendo maioria ao invés de novas IPs.

Quando perguntado sobre a reação do público sobre a retrocompatibilidade com o Xbox original, disse que é normal a recepção da galera na conferência, porque muitas daquelas pessoas são fãs de Xbox há 15 anos. O complemento que encaixa na lógica foi que o maior jogo apresentado (em questão de público/alcance), Minecraft, foi um dos menos exaltados de toda a conferência.

Mas em um determinado ponto, a coisa começou a tomar outro caminho. O entrevistador, que não tava com cara de good guy "faça seu trabalho Microsoft PR", comentou sobre aquela imagem daquele inseto, utilizada um tempo atrás pra mostrar a diferença do poder gráfico do Xbox One X e HDR e tal, disse que mesmo um amigo que trabalha pra um site de tecnologia disse que "é, acho que dá pra ver uma diferença aqui". E que neste ponto, morava o problema: as pessoas estavam mais obcecadas por números do que por jogos, "meu número é maior que o seu número, meu console tem dois pterodáctilos a mais que o seu". E, com tudo isso, um dos jogos mais aclamados pelo visual foi The Last Light, um jogo que "poderia ser jogado em um Commodore 64" - não literalmente, mas o Phil entendeu o ponto de ser um jogo mais simples e que possivelmente terá a mesma qualidade gráfica no One e One X.

E chegamos à questão do FPS. Vou só traduzir pra ver como foi.

GameCentral: O que me frustra é ver que o único número que me importa é o único que nem você nem a Sony são obcecados por alcançar. Que é 60 fps, algo que entendo ser mais fácil do Xbox One X alcançar do que outros consoles.
Phil Spencer: Isso está correto. Mas... (risos) por que você se importa com 60 fps?
GC: É o único número que afeta o gameplay, e mesmo assim é o único que nenhuma das duas empresas toca. Ninguém vai reconhecer a diferença entre 4K e 1080p e essas baboseiras...
PS: Você acaba de quebrar seu argumento.
GC: Como?
PS: Você disse que esses jogos poderiam rodar num Commodore 64, mas eles não rodariam a 60 fps em um Commodore 64.
GC: Uridium rodava..
PS: (risos) Eu não estou discordando de você. Mas é uma opinião subjetiva que acha que é a única que importa.
Ambos: (risos também)
GC: Mas é a única que afeta o gameplay.
PS: Visuais afetam o gameplay.
GC: Mas não a resolução. Nem perto da diferença que um bom frame rate faz.
PS: Não me entenda mal. Eu gosto de frame rate. Eu amo Ori, é uma das razões que me fazem amar jogar Forza Motorsport. Mas você tem que voltar pra algo que você disse antes: a maioria das pessoas. Em quantos fps roda Minecraft?
GC: Eu sei, mas uma taxa de fps abaixo do que precisa ser - e isso varia conforme o jogo - é percebido. As pessoas podem não identificar o problema, mas elas notam que tem algo errado.
PS: Algumas percebem. Outras só querem se divertir jogando Lego Batman.
GC: Você pode ensinar isso. Mostre: esta é a diferença que faz. O Xbox One X está trazendo isso pra você.
PS: (risos) Você tem uma causa, eu gosto disso. Eu não esperava você sair de "eu não me importo com HDR10 ou Dolby Vision mas me importo com 60fps".
GC: ...
PS: Mas você está certo. Este console vai tornar mais possível aos desenvolvedores para tornarem a resolução e o frame rate mais consistentes, mais do que qualquer outro console no mercado.
GC: Eu adoraria ver 60 fps como algo padrão...
PS: Eu vou te dizer, como alguém que tem tocado uma plataforma por um tempo, determinar decisões de gameplay é uma situação ruim pra uma fabricante se posicionar. Os desenvolvedores são incentivados a dar a melhor experiência que puderem, nós dois concordamos com isso. Então se eles acham que é 60 fps e que isso vai ajudar, em termos de vender mais cópias, eles terão como fazer. Nem todos entendem a diferença entre 60 fps e 30 fps. Eles não são tão técnicos quanto você.

Fonte: http://metro.co.uk/2017/06/14/phil-...st-people-just-want-to-go-play-games-6707712/
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: clscaca e Burgos

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
"Ninguém vai reconhecer diferenças entre 1080p e 4K e essas baboserias"

b17e8de1836236248c64b0c18c17870a.jpg
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,653
36,042
São Paulo
EU nao me importo. sou muito mais os 4k (do qual eu percebo incrivelmente mais, pelo fato de trabalhar com gráfico)
 
  • Curtir
Reações: brenicio

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Como ele disse, é questão de gosto pessoal... eu mesmo abro mão de visual para conseguir jogar a 60FPS, na minha opinião eu torna a jogatina muito mais agradável aos olhos do que um visual incrivelmente aprimorado.

Por palavras e complicado de explicar... só jogado mesmo para ver como é.

Um mês mais ou menos atrás um amigo meu que tem PS4 estava me falando que 30 e 60 frames eram tudo a mesma coisa.... peguei o Last of Us dele e falei: joga aí cara.

Passou 10 minutos eu entrei nas opções e mudei de 60 para 30... meu irmão, ele só faltou ficar vesgo... a diferença de tanta que nossos olhos chegam a precisar de uns minutos para se acostumar. Sem falar que um famerate baixo também influencia no seu tempo de resposta, tempo de atualização da tela ou algum techtalk chato desses.

Não tenho equipamento para rodar 4K aqui em casa, mas já tive experiências muito positivas quando experimentei essa resolução em algumas ocasiões... Porém, se me perguntar o que eu prefiro, eu escolho os 60 sem pensar duas vezes.

E mesmo o Scorpio sendo o "console mais forte já feito" vão ter jogos que que não vão dar 4k@60 nele... é algo que quem tem uma noção de hardware de comprador sabe que é quase impossível sem usar de artimanhas como abaixar qualidade de textura e efeitos, ou até mesmo usar resolução dinâmica e em algumas partes (como AC: Origins vai fazer). Aí entendo essa do Phill dizer que não faz tanta diferença... ainda mais quando você marketeia um aparelho como "its a monster".

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Tatical

Guerreiro
Maio 9, 2017
86
30
Só se percebe o framerate se ele dropar e for instável. De resto, é perfeitamente possível jogar a 60 fps e a 30 fps.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Não, de jeito nenhum.

Você esta tirando essa frase do contexto.

O Phil está questionando porque o jornalista está OBCECADO em sustentar que FPS é o ÚNICO fator que importa. E também deixando erroneamente a idéia que o unico beneficio possivel no X é resolução, e nada mais.

No PRO faria sentido ja que vimos varios titulos com checker/upscale e inconsistencia de FPS comparado com o PS4. No X isso ainda não é conhecido.

Dizendo assim no titulo do topico faz parecer que o Phil esta criticando jogadores que gostariam de 60fps e que ele acha isso irrelevante.

AGORA, a pergunta que não quer calar:

Onde estava a imprensa quando o chefão da Sony disse que "1080p fará de você um jogador melhor e mais preciso" ?

Isso sim esta afirmando com todas as letras que resolucao altera o gameplay
 

creator

Jogador
Janeiro 7, 2007
3,345
975
Não é o tipo de coisa que você devia dizer depois de lançar O CONSOLE MAIS PODEROSO DE TODOS OS TEMPOS ALMOST UNFAIR
Não achei, ele apenas respondeu dessa maneira porque reparou que o cara do Game Central estava sendo um babaca.
É óbvio que não é só o framerate que afeta o gameplay. Caso contrário ele pode parar de jogar a geração nova e continuar na passada, ou até mesmo na anterior, porque não? Porque evoluir os gráficos? Vamos fazer um geração com 20 anos.
Achei a última resposta dele excelente.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,220
Rio Grande do Sul
Você esta tirando essa frase do contexto.
Foi uma pergunta dele - Phil Spencer pergunta
Coloquei a pergunta dele, entre aspas ainda - "Por que você se importa com fps?" - indicando que não era algo geral, abrangente, mas específico.
No texto, coloquei todo o contexto anterior da conversa, pra mostrar onde, como e o porquê ela foi feita.
Inclusive falei que o entrevistador era daqueles que enchia o saco mesmo, não o típico:
Pergunta - Uau, que show legal hein.
Resposta - Sim, foi muito legal ver a emoção do público.

Onde estava a imprensa quando o chefão da Sony disse que "1080p fará de você um jogador melhor e mais preciso" ?
A imprensa eu não sei. Eu achei ridículo na época, assim como continuo achando menos relevante hoje, mesmo tendo TV 4K e tendo noção da diferença que faz em relação a 1080p.
"you can aim and shoot at enemies with pixel-perfect accuracy."
hahahaha

Que bom que o Xbox não divulgou oficialmente aquelas frases "feel every pixel", "pixel purity" que soltaram no Twitter ontem.

DCN_X4BUQAAX8Ns.jpg
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: fblipe e Schwarzz

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,314
3,386
Será que seria mto difícil ter a opção pra recolher entre resolução e framerate ? Por exemplo se o jogo não rodar 4k60 ter a possibilidade de escolher um dos dois e não só o que for imposto.
Eu acho que esse tipo de coisa depende muito do jogo, jogos como da franquia Souls 60 é muuuito mais interessante do que 4K mas acho que em jogos mais visuais o 4K pode ser mais interessante.



Enviado do meu iPhone usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: Linho e GameStrike

Gularr

Casual
Outubro 28, 2009
329
176
Belo Horizonte-MG
Sempre me perguntei por que 60fps era tão importante. O que importa é a experiencia, se ta a 60 ou 30 ou o raio que o parta no final das contas o jogo se for bom todos vão gostar.
A GC foi meio infeliz nisso, pq POW quer FPS? Monta um belo PC que vc vai ter, o console nunca foi focado na potência, pois não tem como abrir e melhorar um componente nele.
Ainda hoje acho ridículo esse tipo de comparação, eu mesmo nem sei para que serve os FPS, pois como consumidor o que eu quero é um jogo que me agrade, se ta a 60FPS ou menos para mim que estou pagando não faz diferença, mas muitas pessoas que reclamam desta questão nem sabe para que serve e esta lá resmungando, dá para entender?
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,592
5,630
"determinar decisões de gameplay é uma situação ruim pra uma fabricante se posicionar." PHIL

Desde o ano passado o Phil já tinha dito que não ia forçar os desenvolvedores a nada e que eles poderiam fazer os jogos da maneira que quisessem. Ele disse que o 4K não seria algo imposto, então porque ele iria impor os 60fps? Se ele tivesse dito que os produtores fossem obrigados a entregar os jogos a "true 4K" ou "60fps" chamariam ele de ditador e tals.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Acho estranho as pessoas colocarem na conta de MS e Sony a questão dos jogos rodarem a 30 ou 60 fps.

Veja, os consoles tem uma quantidade conhecida de poder de processamento, os desenvolvedores sabem disso.
Eles poderiam perfeitamente, assim como alguns fazem, definir que o jogo será tão belo quanto possível desde que rode a 60 fps. Isso implicaria em mapas menores, menos detalhes, menor resolução, todas as anteriores... mas é uma decisão de quem está fazendo o jogo.

Talvez Forza tivesse ainda mais realismo visual se rodasse a 30 fps, mas a Turn 10 decidiu que pro jogo deles 60 fps era fundamental.

Então, repito, por quê não direcionar a reclamação para os desenvolvedores?


Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Será que seria mto difícil ter a opção pra recolher entre resolução e framerate ? Por exemplo se o jogo não rodar 4k60 ter a possibilidade de escolher um dos dois e não só o que for imposto.

Alguns jogos tem isso.

Ni Oh é pra mim o que melhor usa esses Menu.

Tem lá opção de jogar com 30fps travados e gráficos melhores.

Ou 60 fps com gráficos piorzinhos.

É INFINTAMENTE melhor jogar no modo 60 fps, não tem nem comparação a fluidez de comandos.

Excelente video do DF sobre o assunto na época da 'controversia' do Destiny 2.



Comparação no modo do nioh

 
Última edição:

Asmita

Casual
Maio 1, 2017
22
10
O que deu pra entender que o entrevistador tava tentando tirar o Phill do sério , mas realmente o que importa pra mim é que o game esteja da melhor forma possível , mas que eu pego o X2 com ctz eu pego

Enviado do meu XT1635-02 usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: UterFavelado

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Acho estranho as pessoas colocarem na conta de MS e Sony a questão dos jogos rodarem a 30 ou 60 fps.

Veja, os consoles tem uma quantidade conhecida de poder de processamento, os desenvolvedores sabem disso.
Eles poderiam perfeitamente, assim como alguns fazem, definir que o jogo será tão belo quanto possível desde que rode a 60 fps. Isso implicaria em mapas menores, menos detalhes, menor resolução, todas as anteriores... mas é uma decisão de quem está fazendo o jogo.

Talvez Forza tivesse ainda mais realismo visual se rodasse a 30 fps, mas a Turn 10 decidiu que pro jogo deles 60 fps era fundamental.

Então, repito, por quê não direcionar a reclamação para os desenvolvedores?


Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!

É simples. Quem está empurrando hardware para alcançar os míticos 4k não são os devs. Eles não pediram especificamente "queremos 4k". Na verdade, não dá pra dizer nem mesmo que os consumidores pedem 4k.

Dito isso, se há poder para gerar o 4k a 30 fps, ao menos que deem a opção de se alcançar os 60 fps reduzindo a resolução. Se o cara prefere ou não 60 fps ao custo de redução de resolução a meu ver isso é questão pessoal, mas a opção tem que estar lá e isso não existe na maioria absoluta dos jogos do PS4 Pro.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

SynC

Guerreiro
Julho 26, 2016
524
330
São Paulo
Só se percebe o framerate se ele dropar e for instável. De resto, é perfeitamente possível jogar a 60 fps e a 30 fps.
Creio que depende muito do jogo, por exemplo, quando não tinha placa de vídeo no meu PC, jogava CS:GO em mapas mais fechados, eu pegava cerca de 65 FPS, em mapas mais abertos chegava aos 35/40 (isso quando não passava dentro de smoke e molotov, caia pra uns 20 :joy:) e cara, a diferença pelo menos em jogos FPS é gritante, só passava raiva (isso quando não era em competitivo) enfim, msmo depois de conseguir uma placa de vídeo, eu sacrifiquei os gráficos e resolução deixando todos no Low pra ganhar no FPS. Graças a isso, hoje em dia eu sei a diferença que é ter os 60 FPS cravado.
 
  • Curtir
Reações: 2JLR

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,728
76,220
Rio Grande do Sul
Taxa de frames vai passar a fazer diferença quando uma desenvolvedora for maluca o suficiente de lançar um jogo grande AAA rodando a 30fps em um console e a 60fps em outro. Aí vai dar aquele estalo.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)